FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Acontecimentos


  Torneio "O Legendário"

No dia nove de novembro foi disputada mais uma edição do "O Legendário", torneio esportivo cujo principal objetivo é realizar a integração e confraternização do público interno da Fundação Osorio.

Participaram da competição oito equipes dos diversos setores da Fundação. Sagrou-se campeão a equipe do “Rancho”, ficando em segundo lugar o time da "Portaria" e em terceiro o da "Seção de Informática".

O clima de sã competição e alegria imperou na confraternização.

 

  Recital de leitura

"(...) As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem, no céu livre por vezes um desenho, são puras, largas, autênticas, indevassáveis". (Carlos Drummond de Andrade)

Mais um ano letivo está chegando ao fim. Foi com muita emoção e alegria, que nos dias 05 e 07 de novembro, todos nós, escola e família, fomos presenteados com a apresentação de um lindo “Recital de Leitura” preparado carinhosamente pela equipe do 1º ano do Ensino Fundamental e realizado pelos alunos, que leram, cantaram, dançaram e se emocionaram.

Foi muito mais que a comemoração pelo término de uma importante etapa da vida escolar - a alfabetização. Foi o começo de muitas novas e felizes etapas que serão vividas pelos nossos alunos, que lendo e escrevendo descortinarão a vida.

Parabéns professores, alunos e famílias do 1º ano!

 

  Testemunho de uma mãe

Sic...


Venho por meio dessa comunicar e parabenizar o seu incrível trabalho, um trabalho tão maravilhoso e eficaz não pode passar em branco, através de nossas reuniões com os pais você carinhosamente nos deu mais, mais informações, mais conteúdos, mais orientações, e graças ao seu mais, minha família mudou, meu íntimo, mudou meu casamento. Dentro de cada reunião você nos ensina a importância da família, da mãe dentro da família, do pai como homem que leva como pilar essa família. O papel de educação familiar pregado em cada encontro nosso, voltado a cada reunião foi tão importante que a senhora deveria ver com os próprios olhos as mudanças sendo realizadas em cada família.

Meu marido que não demonstrava tanto sentimento em relações aos conteúdos escolares, começou a ter vontade de estar perto, de saber mais sobre a rotina do meu filho, meu marido observou como devemos agir em determinadas situações, e aprendeu lendo o livro mas maravilhoso que já li em minha vida, PAI MINUTO E MÃE MINUTO, tanto eu e meu marido lemos esses livros, que transformaram minha família de uma forma mágica ao ponto de observar rapidamente o que os livros e nossas reuniões estavam fazendo em minha família, dentro do meu lar.

Esse ano foi um ano de decisões, como a escola é meio período eu fiquei sem estrutura para trabalhar pois não tinha alguém fixo para tomar conta do meu filho enquanto estava fora, trabalhava no Clube Militar no Centro, onde tinha uma rotina muito gostosa, porém sabia que ele estava todos os dias em uma casa diferente para eu poder estar trabalhando, meu marido pediu que eu me afastasse do trabalho, pois aprendeu muito sobre formação de caráter e educação nessa fase, a importância da criança conviver em sua casa com sua rotina, ele me pediu então que saísse para me dedicar aos meus estudos e ao nosso filho, uma visão linda que só foi tida por ele através da escola e seus ensinamentos em cada reunião. Foi tudo tão bom, tão satisfatório, que meu coração se enche de alegria, como reuniões, escola e seus mandamentos uni e transformam as pessoas, hoje tenho um maridão que lê agenda do nosso filho, responde, leva, busca, pergunta como foi na escola, nunca o vi tão integrado no conteúdo escolar de nosso filho, e claro, óbvio que nosso filho e único filho, notou essa diferença e esta muito feliz em vê um pai tão pertinho e tão participativo.

Tudo isso tenho que agradecer, não foi apenas algumas reuniões de pais, foram reuniões de família, um encontro de sabedoria e união de casa e escola que fez incríveis resultados aparecerem.

Agradeço em nome do meu esposo em meu nome e claro do beneficiado maior, nosso filho, pois tudo mudou com seu trabalho.

Continue realizando esse trabalho impressionante com os próximos pais, ele muda vidas, que Deus te guarde e te ilumine, e agradeço a escola pela oportunidade de estar perto de excelentes profissionais, obrigada Fundação Osorio, com carinho.


Sic...


  Prêmio SAPOTI 2018

No corrente ano, foi instituído pela Presidência e pelo Corpo Docente da Fundação Osorio o Prêmio SAPOTI: concurso interno de desenho e redação.

O objetivo do concurso foi permitir aos alunos discorrer ou desenhar, àsombra da majestosa árvore presente em nosso pátio, sobre a quase centenária história da nossa escola, as inúmeras amizades construídas, os valores e princípios assimilados, a vibração das formaturas, as aulas maravilhosas, os mestres inesquecíveis, as gerações e gerações que passaram por esses bancos escolares e suas perspectivas de futuro.

O tema escolhido para este primeiro prêmio foi: "O Sapoti Centenário da Fundação Osorio".

Nos dias 29 e 30 de outubro, foram realizadas cerimônias de premiação para os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada ano escolar. Os vencedores além de serem agraciados com medalhas e diplomas, também escreveram seus nomes na célebre história da FO.


Clique aqui para ter acesso aos desenhos do 1° Segmento EF premiados
Clique aqui para ter acesso aos redações do 2° Segmento EF premiados
Clique aqui para ter acesso aos redações do Ensino Médio premiados

 

 

  Formatura FO 3ºEM e Legião de Honra

Quem teve a oportunidade de presenciar a formatura escolar da Fundação Osorio, do dia 26 de outubro, não pode deixar de se emocionar. Além do destaque que foi dado aos alunos que, por mérito, dedicação e estudo ingressaram na Legião de Honra, assistimos a uma rara demonstração de civismo e amor à escola por parte dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, que em sua última formatura se despedem da escola depois de 12 anos de estudos.

Exteriorizando esses sentimentos, com lágrimas nos olhos, o espetacular desfile dessa garotada nos encheu de orgulho e reforçou a nossa crença de que estamos no rumo certo, com objetivos muito bem alinhados, respeitando plenamente os princípios e crenças que nos foram passados pelos educadores que nos antecederam.

As espontâneas manifestações dos presentes, principalmente do corpo discente, ao aplaudirem seus colegas que deixam a escola confirmam a plena internalização desses valores. O garbo e a vibração dos alunos, evidenciaram que a “honestidade” de propósitos e a “disciplina” são valores essenciais para a conquista de resultados. Soaram como uma resposta, uma indiscutível prova do acerto do nosso trabalho.

Cabe ainda destacar que a presença maciça de familiares representou a “solidariedade” e o apoio incondicional dos pais e responsáveis à Direção e ao Corpo Docente deste estabelecimento de ensino. A atitude de “respeito”, a vibração e o entusiasmo, com que o hino nacional foi cantado por todos mostrou que, nós brasileiros, queremos um país melhor e que essa conquista só pode ser alcançada com crescentes e continuados esforços na área da educação e com muito trabalho por parte de todos.

Meu especial cumprimento aos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a concretização desse “momento mágico” que foi a nossa formatura escolar deste final de mês.

Cel Salgueiro

Presidente da Fundação Osorio

 

  "Destaque FO "O Globo" - Tijuca"


  Feira do Livro Juvenil

Durante os dias 02 a 05 de outubro, foi realizada a Feira do Livro Juvenil em nossa escola. Ao longo da semana, professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio/Profissionalizante tiveram a oportunidade de manusear, ler e adquirir diversas obras literárias expostas, de clássicos eternos a lançamentos nacionais e internacionais.

Todos os anos, a Fundação Osorio prestigia projetos e atividades que estimulam o hábito da leitura, pois tem ciência que tal prática é a mais eficiente para a construção do conhecimento e a formação de cidadãos responsáveis.


  3°Desafio Global do Conhecimento

Planejado pela Diretoria de EducaÇão Preparatória e Assistencial e envolvendo as 13 unidades do Sistema Colégio Militar do Brasil e a Fundação Osorio, aconteceu no Colégio Militar de Brasília, no periacute;odo de 2 a 5 de outubro, o 3° Desafio Global do Conhecimento, tendo como tema central "Inovações para conservação do meio ambiente e a transformação da sociedade do futuro".

Com o objetivo de promover o congraçamento entre os jovens participantes, estimular práticas voltadas para educação ambiental e incentivar os jovens alunos à pesquisa científica e cultural, o evento desdobrou-se em cinco atividades: MUNDO CM (jogo de simulação de órgãos internacionais, segundo modelo da ONU, que visa a desenvolver entre os alunos habilidades intelectuais e acadêmicas em um espaço pautado pelo pensamento crítico-reflexivo); FEIRA DE CIÊNCIAS; FEIRA DE ROBÓTICA; OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA (com questões elaboradas pelos alunos do Instituto Militar de Engenharia) e QUIZ (atividade lúdica no formato de sabatina).

Em seu primeiro ano de participação, a Fundação Osorio esteve presente no evento com quatro participantes: os alunos Lucas Pereira Leal e Vitor Pereira Laprovita, do 3° ano do Ensino Médio da turma 233, que participaram da atividade "Mundo CM"; os alunos Paulo Henrique Gomes Salvador, do 3° ano do Ensino Médio, da turma 232 e Brenda Barreto dos Santos, do 2° ano do Ensino Médio, da turma 222, que participaram da "Olimpíada de Matemática ".

Parabéns a todos que, com brilho e competência, representaram a Fundação Osorio!

 

  Show de Talentos/2018

Todos nascemos com algum tipo de talento. A educação da familia e da escola favorece o desenvolvimento de alguns dos muitos talentos que possuiacute;mos e de tantos outros concebidos pelo esforço e dedicação de cada um. Nossa escola é uma destas instituições que, a par de educar para a vida competitiva dos tempos modernos, incentiva o desenvolvimento de talentos inatos e de outros conquistados pela perseverança.

No último dia 22 de setembro, a equipe de música da Fundação Osorio, liderada e dirigida pela professora de Música, Ana Cristina Ribeiro, apresentou o Show de Talentos. 0 auditório da escola foi pequeno para receber tantos convidados que se surpreenderam e se encantaram com o que viram e ouviram. Durante mais de duas horas, olhos e ouvidos de uma platéia atenta e surpreendida foram brindados com a apresentação de alunos de todas as idades, ora evoluindo graciosamente no palco em números de danças clássica e moderna, ora executando peças musicais de rara beleza em diferentes instrumentos, ora exibindo vozes afinadas e interpretações emocionantes como jovens cantores, verdadeiras promessas artiacute;sticas para o show business brasileiro. A Banda de Música, sempre forte e vibrante foi vivamente aplaudida pelo auditório. Extraordinária foi a apresentação dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental que, sob a direção da professora de Liacute;ngua Portuguesa e Espanhol, Elen Gomes, mostraram desejo de participar do movimento de inclusão das pessoas desprovidas de audição no mundo dos ouvintes traduzindo para LIBRAS a letra da música "0 Sol".

Mas a emoção maior ficou reservada para o grande final: uma platéia atônita presenciou, ao vivo e a cores, o coro do 1° ao 5° anos do Ensino Fundamental da Fundação Osorio cantar uma canção de exaltação à Pátria Brasileira - Brasil - onde, nos seus acordes finais, se vislumbrava o Hino à Bandeira do Brasil adaptado aos compassos musicais da canção. Foi um privilégio viver momentos de beleza e deslumbramento, como os que experimentamos neste último sábado, tudo construiacute;do por pessoas que acreditam na força do trabalho e da educação, do exemplo e dos valores inegociáveis de disciplina, dedicação, perseverança e amor imenso à terra e ao povo brasileiro.


  Visita ao LQFEx

No dia 17 de setembro de 2018, 25 alunos do Ensino Médio realizaram uma visita ao Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército (LQFEx), localizado no bairro de Triagem, na cidade do Rio de Janeiro, na companhia dos professores Aline Maia e Paulo Sérgio da equipe de química da FO.

Durante a visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as atividades desenvolvidas e algumas das instalações do LQFEx, tais como a estação de purificação da água por sistema de osmose reversa, a estação de tratamento de efluentes e os laboratórios de controle de qualidade. Além disso, vivenciaram as atividades desenvolvidas por profissionais das áreas de Farmácia, Engenharia Química, Biologia e Meio Ambiente, o que pode contribuir para suas escolhas profissionais futuras.

Com certeza foi uma experiência fantástica para nossos alunos onde puderam verificar como vários dos conceitos químicos que aprendem em sala de aula são utilizados na prática em um laboratório que é referência em sua área de atuação.


  "Um olhar sobre a Escola Naval"

Os alunos do 6° ano visitaram a Escola Naval nos dias 25, 26 e 27 de abril. No dia 22 de agosto, no hall do 2° andar do Pavilhão Epitácio Pessoa, orientados pelos professores de Artes Tânia Garcia e Antônio de Pádua, realizaram a Exposição "Um olhar sobre a Escola Naval", retratando o que viram e sentiram na visita.

A diversidade dos quadros e trabalhos apresentados e os diferentes olhares atestaram o êxito de uma experiência inesquecível.


  "Escovódromo"

Dentro do “Programa de Boa Saúde” a Seção de Saúde realizou a aplicação de flúor nos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com intenso interesse e participação de todos. Paralelamente, ocorreram palestras educativas e atividades práticas para o estímulo de hábitos de higiene oral saudáveis na Escola. Um “escovódromo” foi instalado para que estas atividades pudessem ser praticadas e estimuladas no dia-a-dia.

Prevenir a cárie dentária é um dever de todos. Os alunos estão muito animados!


  PROERD

No dia 09 de agosto, encerrando a participação dos alunos das turmas do 5º ano, no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD, em uma parceria com a Polícia Militar, a Escola e a Família, realizamos uma cerimônia onde todos os alunos foram agraciados com o “Diploma PROERD” de participação no projeto. Este programa destina se a alertar quanto ao perigo do uso de diversas drogas existentes em nosso meio, despertando-lhes a consciência para o problema e também para a questão da violência.

Acreditamos que se conseguirmos ensinar os jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis eles serão capazes de fazer escolhas saudáveis em todos os aspectos de sua vida e não apenas quanto a se evitar as drogas.


  Visita ilustre

Em 1939, órfã de pai, chegava à Fundação Osorio, uma garotinha de cerca de 10 anos para estudar no antigo Curso Primário, atual Ensino Fundamental. Aqui, a menininha permaneceu até 1945, na qualidade de aluna interna. No último dia 13, a escola recebeu a visita de uma senhora de 90 anos, lúcida, saudável e com todas as lembranças de uma época que passou, vivas e intactas em sua memória.

Foi seu relato que nos fez saber de visitas ilustres, como a do Presidente Getúlio Vargas e da sra. Eva Perón à Fundação, da mesma forma que nos revelou, por exemplo, a existência de uma antiga piscina, no atual pátio do Sapoti, de dormitórios com camas com dossel para defender as internas dos ataques dos mosquitos, de aulas com o professor Guignard, artista reconhecido pelas telas que produziu.

A antiga aluna da Fundação Osório, Sra. Adahil Chaves Silveira Vargas, conduziu-nos numa viagem ao passado, onde a lembrança da senhora, Reitora Cassilda Martins, diretora da escola na época, sobressai pela sua dedicação, firmeza e amor a esta casa de educação, responsável pela formação de tantas jovens que, honrando a escola que as abrigou em momento difícil da vida, tornaram-se cidadãs úteis à Pátria onde nasceram.


  Concurso Nacional de Desenho e Redação

A Fundação Osorio, merecidamente, fez-se presente em um caderno virtual confeccionado pela Controladoria Geral da União (CGU) onde constam os trabalhos que ganharam o Concurso Nacional de Desenho e Redação de 2017. Assim, a dissertação “Somos todos cidadãos” produzida pela aluna Letícia Rodrigues Alberici, que foi orientada pelo professor Lopes, encontra-se em posição de destaque entre os vencedores do 9º ano do Ensino Fundamental.

Clique aqui e acesse o Caderno WEB – Trabalhos Vencedores 9º CDR e veja na página 33 o trabalho da aluna Letícia.


  CENSO ESCOLAR/2018

A Fundação Osorio completou com sucesso, em 31 de julho, a 1ª etapa do Censo Escolar/2018. Nesta etapa, que trata da matrícula inicial do ano em tela, a Instituição informou ao Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP -, dados relativos à Escola, às Turmas, aos Alunos e aos Profissionais da Educação, que nela atuam, com a finalidade de participar dos diferentes programas oferecidos pelo Ministério e das diversas avaliações promovidas pelo mesmo.


  Projeto Literário “Do caos à arte”

O ser humano – em sua busca por estratégias de sobrevivência em meio ao caos – utiliza-se da arte para expressar ou revelar os mais complexos sentimentos humanos, levando o leitor a questionar seu papel enquanto cidadão em meio à aparente normalidade que finge viver. O Projeto Literário da Fundação Osorio de 2018 foi pautado pelo desejo de suscitar nos discentes certa inquietude diante do insólito, fazê-los refletir sobre o significado da literatura e da arte.

Na cultura contemporânea, textos literários e não literários estabelecem diálogo intenso, provocando o estreitamento dos limites entre ficção e realidade. Isso significa dizer que, atualmente, a literatura e a arte estão mais integradas ao cotidiano. Constatamos isso quando, andando pelas ruas, observamos inúmeras manifestações artísticas, intervenções no espaço urbano que proporcionam fruição, mesmo que de forma efêmera. O projeto pretendeu refletir de que forma a arte dialoga com o cidadão carioca inserido em uma cidade caótica, cuja realidade beira o insólito.

No dia 11/07/2018, ocorreu a culminância do projeto literário desenvolvido ao longo do 2º bimestre com as dez turmas do Ensino Médio, o que fez o público presente se emocionar, rir e refletir sobre o tema “Do caos à arte”.


  Acordo de Cooperação - Redecomep-Rio

Ratificando o ingresso da Fundação Osorio na Redecomep-Rio foi assinado, no dia 4 de julho de 2018, o Acordo de Cooperação entre a Escola, a Rede Nacional de Pesquisa - RNP - e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.

Estiveram presentes ao encontro, os representantes das organizações envolvidas - Luiz Sérgio Melucci Salgueiro, Presidente da FO; José Luiz Ribeiro Filho, representante da RNP e Gabriell Carvalho Neves Franco dos Santos, Presidente da FAPERJ e Secretário de Estado de Ciência Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social. Este último, cumprimentando a plateia, expressou publicamente seu interesse em visitar o Estabelecimento de Ensino e ver, ao vivo, os avanços do processo de informatização da Escola.


  Festa Junina na Fundação Osorio

No sábado, 30 de junho, a Fundação Osorio realizou a sua já tradicional Festa Junina. A expressiva presença dos amigos da Escola, dos alunos e familiares confirmaram o sucesso do evento. A alegria e animação de todos foi a tônica da festa. Os alunos do 1° Segmento do Ensino Fundamental participaram nas danças de quadrilhas com empolgação e ânimo contagiante.

As brincadeiras típicas das Festas de São João, as danças, o correio do amor, os sorteios e pescarias, as comidas típicas e muita música animaram até o fim o arraial da Fundação Osorio.

Viva São João!


  Palestra no CMRJ

O presidente da Fundação Osorio, atendendo a um pedido do comandante do Colégio Militar, fez uma palestra sobre a nossa Escola para o corpo permanente e professores daquele estabelecimento de ensino. Falou das peculiaridades que fazem a FO uma “Escola Diferente”. Ressaltou a nossa missão, princípios e valores, principais objetivos e resultados alcançados. Destacou, ainda, a importância do apoio mútuo, da cooperação e da ampla interação entre organizações com interesses comuns para o melhoramento contínuo do ensino.

A palestra reforçou os laços que unem a FO ao grande parceiro, o Colégio Militar do Rio de Janeiro.

 

  Aniversário do Correio Aéreo Nacional

A Guarda Bandeira e uma comitiva de alunos da Legião de Honra da Escola esteve presente, em 12 de junho de 2018, integrando a tropa que desfilou em continência ao Comandante da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, na solenidade comemorativa dos 87 anos do Correio Aéreo Nacional - CAN e do Dia da Aviação de Transportes.

O Comando da Aeronáutica destacou, na ordem do dia, os feitos dos pilotos pioneiros desse trabalho em nosso país e da importância do transporte aéreo na integração nacional.

A Fundação Osorio homenageando os aviadores de ontem e de hoje!


  Levantamento de Governança e Gestão Pública

O TCU realizou recentemente um levantamento sistematizado das informações sobre a situação da governança pública em âmbito federal. O trabalho teve como principais objetivos identificar os pontos mais vulneráveis para induzir melhorias nessas áreas e divulgar os temas apresentados no trabalho para as organizações públicas participantes, incentivando, assim, uma mudança de comportamento na administração pública.

Acesse e veja na internet as recomendações do TCU no presente relatório:

  • Clique aqui para acessar o relatório

  • Veja também os resultados da autoavaliação da Fundação Osorio no o link abaixo:

  • Clique aqui para acessar os resultados

  •  Fundação Osorio integra a RedeComep-Rio

    A Fundação Osorio passou, efetivamente, a fazer parte na área do Rio de Janeiro das organizações que integram as Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), concretizando assim uma meta do Plano de Tecnologia da Informação e Comunicações (PDTIC) e do Plano de Gestão de nossa Escola.

    A ampliação da Redecomep é uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e tem como objetivo implementar redes de comunicações de dados de alta velocidade em regiões metropolitanas do Brasil.

    Ao integrar esse seleto grupo de participantes na cidade do Rio de Janeiro, a Fundação Osorio passa a ter acesso de alta velocidade à Internet. Isso significa um aumento de cerca de 20 vinte vezes a velocidade atual, além de trabalhar com custo muito menor. Outros benefícios tornam-se viáveis a partir de agora, tais como: ampliação da capacidade de transferência de dados, melhor qualidade em relação aos serviços, maior apoio aos trabalhos de pesquisa e mais rapidez e qualidade no acesso às informações em qualquer parte do mundo.

    Consequentemente, aumentamos a interatividade da comunicação com qualquer indivíduo onde quer que ele esteja, criando possibilidades para a implantação de um sistema de educação a distância, facilitando a recepção de arquivos pesados e, sobretudo, otimizando a elaboração e a instalação de aplicativos.

    A conquista desse objetivo pode ser considerada a vitória mais importante da Seção de Tecnologia da Informação desde que iniciamos o processo de informatização da Escola. Estão, pois, de parabéns os agentes envolvidos nessa guerra.


     Encerramento dos 18º Jogos Internos

    No dia 23 de maio chegamos ao final dos 18º Jogos Internos da Fundação Osorio. Os objetivos foram plenamente atingidos: estimular a prática esportiva na Escola, o desenvolvimento do espírito de equipe, a aceitação das diferenças, o respeito às regras e o riquíssimo aprendizado que surge no desenrolar das competições para lidar com situações do dia-a-dia.

    Ética, Honestidade, Responsabilidade, Disciplina, Lealdade, Solidariedade e Respeito são os princípios e valores aqui ensinados e colocados em prática ao longo dos jogos.

    Resultado Final:

    - 1º Lugar: Bandeira Verde, com 360 pontos;

    - 2º Lugar: Bandeira Vermelha, com 283 pontos;

    - 3º Lugar: Bandeira Azul, com 280 pontos e,

    - 4º Lugar: Bandeira Amarela, com 269 pontos.

    Prevaleceu o espírito da sã competição.

    Parabéns aos vencedores e a todos os competidores!


     Jogos Internos da FO 2018

    Uma novidade foi incorporada aos jogos internos da Escola que acontecerão na semana de 14 a 18 de maio. As equipes “verde, amarela, azul e vermelha” passarão a ter denominações específicas. A Matemática e o alfabeto grego ajudaram o Corpo de Alunos e a Seção de Educação Física a melhorar a competição. Assim sendo:

    A equipe Vermelha será também chamada de Alfa;

    A equipe Amarela será chamada de Delta;

    A equipe Azul será chamada de Ômega; e

    A equipe Verde será chamada de Sigma.

    Além da confraternização, o grande desafio deste ano será o de selecionar atletas da Fundação Osorio para disputar os “JOGOS DA AMIZADE”, competição anual entre os Colégios Militares de todo o Brasil, da qual participaremos com pequena representação.


     Fundação Osorio no aniversário do Colégio Militar do Rio de Janeiro

    Seguindo uma antiga tradição, a Guarda Bandeira da Fundação Osorio e uma representação de alunos compareceu às comemorações dos 129 anos de criação do Colégio Militar do Rio de Janeiro – CMRJ.

    A participação da Escola no desfile de encerramento foi marcada pela marcialidade, pelo garbo e grande empolgação dos nossos alunos.

    Impecável apresentação individual e coletiva da Fundação.

    Parabéns ao Corpo de Alunos e a todos os que contribuíram para isso.


     Visita ao Navio Veleiro Cisne Branco

    Cerca de cem alunos da Fundação Osorio visitaram na manhã de quinta-feira, 15, e sexta-feira, 16, o Navio Veleiro Cisne Branco (U 20).

    Sendo o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, ele foi incorporado à Marinha em março de 2000, e atualmente representa o Brasil em vários eventos náuticos nacionais e internacionais. Os alunos se familiarizaram com a mentalidade marítima e as tradições navais.

    Recebidos pelo Capitão de Mar e Guerra Batista, comandante do veleiro, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o interior de toda a embarcação construída aos moldes do século XIX.

    Além de conhecerem cada detalhe do convés, andaram pelo passadiço, pela Praça D'Armas e pelo Lobby da Santa, considerado o cartão postal do interior do Navio, onde está alocada uma maquete do próprio veleiro bastante rica em detalhes, retratando de maneira fiel e proporcional toda embarcação.

    Todos saíram encantados e orgulhosos da nossa Marinha de Guerra.


     Feira Profissional na Fundação Osorio

    A fim de atender o Objetivo Estratégico Nº4 do Plano de Gestão da FO – Melhorar e ampliar a educação profissionalizante –, e apresentar aos alunos várias opções de carreiras, a Fundação Osorio promoveu, por intermédio da Coordenação do Ensino Profissionalizante, a segunda edição da Feira Profissional.

    Neste ano, para os alunos do 1º e 3º ano, a Feira foi composta por diversas oficinas, nas dependências da Escola, envolvendo mais de 16 profissionais de diversas áreas – Engenharia, Direito, Medicina, Odontologia, Design, Forças Armadas, Veterinária, Letras, Comunicação Social, Marinha Mercante, Magistério, Psicologia, Dança, Relações Internacionais e Cinema. Para os alunos do 2º ano, a feira ocorreu na Universidade Veiga de Almeida, onde puderam assistir a palestras ministradas pelos professores dos vários cursos existentes na Universidade.

    Desta forma, nossa feira poderia ser traduzida pela feliz frase mencionada por um dos profissionais convidados: “Hoje sou o(a) homem/mulher que o(a) garoto(a) que eu era queria que eu fosse”.


     Inauguração das salas de aula do 2° ano

    A Fundação Osorio atendendo ao Objetivo Estratégico N°6 (OE 6) do Plano de Gestão - Modernizar a estrutura organizacional - inaugurou duas salas de aula que atenderão aos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental.

    Com uma estrutura moderna, as novas salas de aula são climatizadas e equipadas com mobiliário novo. São agora 4 salas de aula que atendem aos nossos alunos em processo de alfabetização.

    É a Fundação Osorio ampliando o seu "espaço alfabetizador".

    Nossos alunos agradecem!


     Estágio de Atualização Pedagógica para Inspetores

    A Fundação Osorio abriu oficialmente o ano letivo de 2018 com um café da manhã com a Direção e os inspetores, como parte do Estágio de Atualização Pedagógica. Seguindo a programação os inspetores assistiram palestras sobre as contribuiç천es de Vygotsky e Piaget para a educação, saúde da criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente, ministrada pelo Conselheiro Tutelar da Seção Tijuca.

    A atualização permanente de professores e inspetores pelo debate de temas educativos e troca de experiências, desenvolvendo e aprimorando conhecimentos, é uma preocupação da Fundação Osorio, sempre visando uma Educação de excelência para nossos alunos.



    FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5