FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Acontecimentos


 Visita ao Instituto Militar de Engenharia

Como atividade prevista no Plano Geral de Ensino da Escola, no dia 16 de maio, alunos do 2º ano do Ensino Médio visitaram o Instituto Militar de Engenheira, onde puderam conhecer "in loco" as instalações, os tipos de Cursos de Engenharia que o Instituto oferece, bem como obtiveram informações sobre a forma de ingresso naquele estabelecimento de ensino.

 

 Feira Profissional 2019

Com a finalidade de permitir aos alunos do Ensino Médio acesso a conhecimentos que possam ser úteis em suas escolhas profissionais, a Fundação Osorio realizou, no dia 16 de maio, a terceira edição da Feira Profissional.

No evento, profissionais das áreas de Arquitetura, Direito, Medicina, Odontologia, Veterinária, Engenharia, Nutrição, Comunicação, Psicologia e Forças Armadas doaram parte do seu dia de trabalho para passar experiências de suas carreiras para os nossos alunos.

 

  10 de Maio 2019

A solenidade de entrega das boinas aos novos alunos da Fundação Osorio contou com a participação de um grande público na última sexta feira, dia 10 maio. A cerimônia cívico-militar destacou a insigne figura do Marechal Osorio, suas virtudes e suas qualidades, servindo de exemplo a todos nós: alunos, professores, funcionários, parceiros e amigos.

A emoção que os novos alunos demonstraram ao receber a boina azul marinho pode ser observada na vibração com que cantaram o hino da escola.

 

Osorio, nome de glória

Que este coro juvenil

Repetirá muitas vezes

Para orgulho do Brasil.

 

Presente à solenidade, o diretor da DEPA, Gen Bda Carlos Machado, dirigiu a palavra a todos os presentes, elogiou a formatura e ressaltou as crenças, princípios e valores que todos devemos cultuar.

Fundação Osorio, formando hoje o cidadão do amanhã.

 

Clique aqui e assista ao vídeo

 

  Colégio Militar do Rio de Janeiro faz 130 anos

No dia 6 de maio de 2019, uma representação de 28 alunos da Fundação Osorio participou da cerimônia de comemoração do 130º aniversário do Colégio Militar do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do Exmo. Sr. Presidente da República, demais autoridades civis e militares, além da presença do diretor de Ensino da Fundação, o Coronel Luiz Sérgio Melucci Salgueiro.

Diferente do que foi veiculado na imprensa, a respeito de protestos de estudantes nas imediações do Colégio Militar, a Fundação Osorio não participou de qualquer manifestação registrada naquela região.

 

  Premiação Concurso "AMAZÔNIA AZUL"

 

A SOAMAR - Rio (Sociedade dos Amigos da Marinha do Estado do Rio de Janeiro) divulgou recentemente o resultado do concurso de redação sobre a nossa “AMAZÔNIA AZUL”.

 

Você sabe do que se trata?

 

Informe-se!

 

Participe no futuro!

 

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=KLajUs0T7GY

 

  Merecido reconhecimento - Professora Sueli

No dia 17 de abril, a Professora Sueli Guimarães Gomes, que chefia a Divisão de Ensino da Fundação Osorio, foi agraciada com a Medalha Exército Brasileiro, em cerimônia comemorativa ao Dia do Exército, realizada no Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro.

A Medalha Exército Brasileiro, instituída em março de 2016, distingui cidadãos e instituições civis, militares das Forças Armadas e Auxiliares, que tenham praticado ação ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.

Estiveram presentes no evento, representando a Fundação Osorio, o Ten Cel Paiva, Chefe da Comnunicação Social; a Major Ana Lucia, coordenadora do segundo segmento e as alunas Luma e Sofia, do terceiro ano do ensino médio.

 

  Projeto Seja Positivo

Durante o 1º bimestre, os alunos do sexto ano do segundo segmento da Fundação Osorio (FO), sob a orientação do professor Adriano, disciplina português, desenvolveram atividades voltadas para identificar o "melhor" de cada um deles. Foram realizados debates em aula para que eles tenham ciência de que cada um tem um dom, de que todos são especiais. Por fim, as classes montaram uma exposição onde foram apresentados vários "Pensamentos Positivos" nacionais e internacionais. A ideia da exposição foi motivar os colegas das outras turmas a cada dia que chegam à nossa escola. A FO está fazendo a sua parte paracombater ou minimizar ideias negativas, sentimento de tristeza ou até mesmo de mau humor no estudante de hoje, futuro cidadão do amanhã. #UM PEQUENO PENSAMENTO POSITIVO PELA MANHÃ PODE MUDAR TODO O SEU DIA.

ESPALHE O BEM QUE A FELICIDADE VEM!

VENCEDOR NÃO É AQUELE QUE SEMPRE VENCE, MAS SIM AQUELE QUE NUNCA PÁRA DE LUTAR!

NENHUM OBSTÁCULO É TÃO GRANDE SE A SUA VONTADE DE VENCER FOR MAIOR!

SE A VIDA NÃO FICAR MAIS FÁCIL, TRATE DE FICAR MAIS FORTE!

 

  "Matando a Saudade"

No dia 8 de abril a Fundação Osorio recebeu a visita da Sra Georgina Valente de Oliveira da Silva, ex-aluna da Fundação Osorio, formanda da turma de 1960 da nossa Escola. Acompanhada de seu esposo, o Sr José Pereira da Silva, percorreu os locais onde iniciou, em 1957, o curso ginasial, correspondente ao 2º segmento do ensino fundamental de hoje.

As escadarias do Liceu e o local da sala de aula em que estudou, onde hoje funciona a assessoria jurídica da Fundação, evocaram da memória da Sra Georgina as lembranças mais valiosas de sua adolescência: o uniforme de mangas compridas, gravata borboleta e meias três quartos; a festa junina, realizada no pátio do Liceu; os trabalhos manuais das atividades extraclasse no segundo turno de aulas.

Com a experiência de mais de 50 anos de magistério, lecionando português e francês em diversas escolas da rede pública da cidade do Rio de Janeiro, a professora Georgina declarou emocionada:

- Eu fui muito feliz aqui. Esta é a melhor escola que conheci na minha vida.

 

  Projeto "Escovódromo na Escola"

Os alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental da Fundação Osorio receberam, em março deste ano, escovas dentárias, individualizadas e com proteção higiênica, para que possam realizar a escovação diária na escola. A ação faz parte do projeto "escovódromo na escola" que é desenvolvido sob a orientação da profissional de odontologia da Fundação.

O projeto compreende também a aplicação de flúor, com autorização prévia dos responsáveis, para os alunos do 1º ao 5º anos do ensino fundamental, além da realização de palestras lúdicas e educativas sobre a prevenção contra cárie. São cerca de 290 alunos beneficiados pelo projeto.

 

  Campanha "Minha Escola Smpre Limpa"

Vocês se lembram das alunas Luana Silva Gomes e Isabela Dias de Barros?

Em 2017, baseadas nos sentimentos de amor a Fundação Osorio, cuidado com meio ambiente e respeito ao próximo, elas iniciaram a campanha ”Minha Escola sempre limpa”.

Link: www.fosorio.g12.br/index.php?fosorio

Não podemos esquecer:

Vamos deixar nossa Escola sempre limpa.

“Lugar de lixo é no lixo! Faça sua parte”.

 

  Formatura de abertura do ano letivo de 2019

No dia 22 de março 2019 a Fundação Osorio realizou a Formatura de abertura do ano letivo para recepcionar os alunos matriculados neste ano, que agora integram o efetivo de 983 alunos da Escola em 2019, além de difundir e reforçar os principais valores cultuados pela Fundação: a ética, a honestidade, a disciplina, a responsabilidade, a lealdade, a solidariedade e o respeito.

O aluno Thiago Coelho de Melo do 3º ano do Ensino Médio proferiu as palavras de boas-vindas aos colegas recém matriculados. A Cerimônia contou com a presença dos pais dos novos alunos que puderam ver em destaque o desfile dos seus filhos.

Clique aqui e leia a mensagem de boas-vindas.

Clique aqui e veja a matéria sobre a Fundação Osorio na página do Comando Militar do Leste

Clique aqui e assista ao filme produzido pelo CML sobre a Fundação Osorio

 

  Reunião de Reponsáveis e Mestres dos alunos Ensino Médio/Profissionalizante – RRM

Família e escola são instituições que se completam na formação de crianças e jovens equilibrados, felizes e preparados pra o exercício de uma vida cidadã. Reuniões de Responsáveis e Mestres (RRM) são ocasiões em que as instituições que formam o futuro cidadão se encontram no intuito de trocarem informações sobre seus filhos/alunos de forma a melhor atender às necessidades específicas de cada um.

No último dia 12 de março, ocorreu a 1ª Reunião de Responsáveis e Mestres dos alunos do Ensino Médio/Profissionalizante.

Durante o encontro foram tratados assuntos de interesse de todos, tais como as aulas dos Componentes Curriculares do Ensino Técnico e Profissionalizante em Administração, ministradas em um único dia da semana, as aulas de Apoio de Matemática disponibilizadas para alunos que revelaram dificuldade no 9º ano do Ensino Fundamental ou em qualquer um dos anos do Ensino Médio, em 2018. O encontro, além de bastante concorrido, foi absolutamente proveitoso para todos.

 

  Atividades de Carnaval do 1º Segmento

No dia 28 de fevereiro, os alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental curtiram o Carnaval de uma maneira muito especial.

Tivemos desfile de fantasias, bailinho, lanche coletivo, cineminha e oficinas super criativas como: "Carnaval ecológico", com a confecção de confetes e serpentinas de papel reciclado e "Fazendo arte", com a confecção de enfeites carnavalescos e chocalhos de garrafas pet.


Foi Bom Demais!


 

  Oficina Pedagógica da Fundação Cesgranrio

A Fundação Cesgranrio realizou, no dia 19 de fevereiro, a primeira oficina transdisciplinar com os alunos do Ensino Médio da Fundação Osório. Esta primeira oficina, que teve como tema "Ora Bolas", faz parte de um projeto desenvolvido pela professora Ana Carolina Letichevsk e idealizado pelo professor Carlos Serpa, Presidente da Fundação Cesgranrio.

A idéia teve início a partir do Simpósio Nacional de Educação que aconteceu em 2018, no Windsor Florida Hotel. Neste simpósio, a mesa que foi coordenada pelo professor Ten Giorno, da qual participaram alunos de diversas escolas do Rio de Janeiro, discutiu questões relativas à educação brasileira. Assim, este grupo de professores e alunos continuaram realizando encontros periódicos com o intuito de planejar oficinas pedagógicas que tratassem o ensino em sua integralidade.

Deste modo, a primeira oficina "Ora Bolas" buscou trabalhar com os alunos conceitos na matemática, física, artes, literatura, educação física, bem como em muitas outras áreas do conhecimento, que tivessem a bola como elemento central e norteador do processo de ensino-aprendizagem.

 

  Ano Novo - APAFO

Obedecendo ao previsto no “Plano Geral de Ensino” - PGE de 2019- a escola reiniciou suas atividades escolares no dia 5 de fevereiro, com aulas para os alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental e para todo o Ensino Médio. Os alunos do 1º segmento começaram as aulas dia 06 após a conclusão da pintura e a arrumação das salas de aula do 1º ao 5º ano.

Partimos para um novo ano. Com muito entusiasmo e com a certeza de que estamos trabalhando orientados pelos nossos objetivos. A Fundação Osorio, como sempre, espera contar com os pais e responsáveis na busca do “sucesso escolar” de seus alunos. Há muito a ser feito, mas somente a união da família com a escola conseguirá os melhores resultados, neste ano de 2019.

Esperamos contar com maciça adesão de todos os pais/responsáveis pelos alunos na associação à APAFO - Associação de Pais de Alunos da Fundação Osorio -, órgão totalmente independente, que tem se mostrado grande aliado da escola nos muitos eventos que auxilia a patrocinar. A Direção da Fundação considera “ponto de honra” que os pais de seus alunos estejam cadastrados e regularmente colaborando com as atividades da escola.

Você pai, você mãe, já procurou a APAFO?

 


FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5