FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Acontecimentos


 Formatura de Despedida do 3º ano

No dia 8 de novembro, a Fundação Osorio realizou a última formatura regulamentar do 3º ano do Ensino Médio. Na cerimônia foram entregues os distintivos da Legião de Honra aos alunos que se destacaram com média igual ou superior a 8.0 em todas as disciplinas, durante o ano letivo.

A despedida foi marcada por forte emoção, alunos e professores, juntos durante todo este ano, ombro a ombro, na busca dos melhores resultados, nesta importante etapa da vida escolar.

Para alguns desses jovens, este momento representa o fim de um ciclo de 12 anos. A grande maioria aqui entrou nas classes de alfabetização, aos 6 anos de idade, e estão deixando a Fundação para prestar o vestibular e enfrentar novos desafios no mundo profissional.

  • Assista ao vídoe da formatura no


 Eleição da Diretoria do Grêmio Osorio

No dia 31 de outubro, nos Pavilhõos Epitácio Pessoa e Marquês do Herval, na nossa Escola, em um ambiente de disputa fraterna e democrática, foram realizadas as eleições para a direção do Grêmio Estudantil Osorio em 2020.

Sagrou-se vencedora a chapa “De Glória”, que tem como representantes os seguinte alunos:

Raphael Muniz – Presidente

Rafaela Marinho - Vice-Presidente

Maria Eduarda – Tesoureira

Joana Pinto – Vice-Tesoureira

Leticia Costa – Secretária

O Coronel Luiz Sérgio Melucci Salgueiro, presidente da Fundação Osorio, se reuniu com a equipe vencedora para apresentar os cumprimentos e transmitir as primeiras orientações para a nova gestão do Grêmio.


 X Feira de Ciências e Tecnologia da Fundação Osorio

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi muito destacada por professores e alunos da Fundação Osorio. Nos dias 22, 23 24 de outubro do corrente ano, grupos de alunos participaram da Feira Científico Tecnológica do Instituto Militar de Engenharia - IME - 2019, ocasião em que apresentaram trabalhos, dentre os quais, um - "Antropoentomofagia" - de autoria de alunos do 3° ano do Ensino Médio/;Profissionalizante conquistou o 2° lugar naquele certame. O trabalho intitulado "Microscopia", da autoria de alunas do 7° ano do Ensino Fundamental, foi premiado com Menção Honrosa. Ao final da Semana, no dia 25 de outubro, aconteceu a X Feira de Ciências e Tecnologia da Fundação Osorio. O Projeto de Iniciação Científica gerou uma exposição de trabalhos de alunos do Ensino Médio/;Profissionalizante, na Quadra de Esportes da escola e oficinas e experimentos, nas salas de aula do pavilhão Epitácio Pessoa e no Laboratório de Ciências. O 2° Segmento do Ensino Fundamental também apresentou seus trabalhos, nas diferentes salas do já referido pavilhão, bem como os alunos do 1° Segmento, que produziram arte com material reciclado, tudo contribuindo para o grande sucesso em que se constituiu o evento. O êxito alcançado foi fruto do trabalho perseverante e competente da equipe de professores de Biologia, Física, Química, Psicologia, Ciências Físicas e Biológicas, Matemática, Geografia e Artes.


 Xadrez na praça

Muitas foram as investidas da escola na tentativa de criar um “Clube de Xadrez”, sem que a ideia se tornasse uma realidade. A falta de uma liderança, de um aficionado pelo jogo, talvez possam explicar esta falta do nosso estabelecimento de ensino.

Constatando que o interesse pelo jogo de xadrez precisa ser despertado, resolvemos trazer o “xadrez para a praça”, disponibilizando um tabuleiro para aqueles que quiserem aproveitar mais este recurso na Fundação Osorio.

Memória, concentração, planejamento e capacidade para tomar decisões são algumas das múltiplas razões pelas quais “é uma boa” usar o xadrez como ferramenta de desenvolvimento pessoal. A complexidade do jogo, suas variadas possibilidades, estratégias e o ineditismo de cada partida já garantem o sucesso do empreendimento.

O Corpo de alunos organizou um “Jogo exibição” onde os alunos Pedro Mannarino e Moisés Matias, ambos do 1º ano do Ensino Médio, se enfrentaram inaugurando, oficialmente, o nosso tabuleiro.

A Major Ana Lucia, professora de Matemática, está organizando um pequeno torneio entre os voluntários.

Alunos! Vamos jogar xadrez.


 Visita do DECEx

Uma manhã de trabalho marcou a visita do Chefe do DECEx à Fundação Osorio. O Gen Ex Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva acompanhado de seu Vice-Chefe, de todos os seus Diretores e de alguns assessores diretos, assistiu a uma formatura do Corpo de Alunos e visitou a escola conhecendo suas dependências e toda infraestrutura existente em apoio aos alunos. Interagindo com a Direção, Administração e com o Corpo Docente, o Gen Tomás tomou conhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na Casa de Osorio, dos indicadores da gestão do ensino, das peculiaridades de nosso estabelecimento de ensino.

Toda a comitiva deixou a escola no meio da tarde com a promessa de continuar apoiando o processo de melhoria contínua de nosso estabelecimento de ensino.

Fundação Osorio formando hoje, o cidadão do amanhã.


 21 de Setembro - Dia da Árvore

Cercada por uma área de proteção ambiental, com uma riquíssima flora representativa da mata atlântica e com uma fauna muito diversificada, a Fundação Osorio se preocupa constantemente com a preservação da natureza. Nos últimos anos, a escola vem tomando crescentes cuidados para não agredir o meio ambiente e desenvolvendo projetos que fortaleçam a consciência ecológica dos seus alunos.

Nesta manhã, apoiados pelo Comando Militar do Leste, realizamos uma solenidade comemorativa do "dia da árvore", 21 de setembro. Com a presença de um grupamento de militares da Cia Cmdo 1ª RM, de alunos da escola, plantamos em nosso jardim, diversas mudas de plantas características da região.

O principal objetivo do evento foi difundir conhecimentos, "dar o exemplo" para que, juntos, possamos enfrentar e vencer os desafios futuros ligados ao meio ambiente. "Amar, cuidar, recuperar a natureza é uma obrigação de todos".


 O DIA H

No dia 21 de agosto,foi realizado na Fundação Osorio o evento denominado O DIA H, que é um desdobramento do Projeto BRABO é SER HONESTO, conduzido pelo Professor Adriano Vieira desde 2018.

Neste dia, as turmas do 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental montaram estandes de vendas de produtos no pátio da escola. Os estandes estavam bem ornamentados e organizados, porém, não existia nenhum vendedor, apenas uma caixa em cada estande de vendas para ser colocado o dinheiro. Os alunos adquiriam, individualmente, doces, salgados, entre outros produtos, sem nenhuma intervenção ou fiscalização, pagavam e até mesmo pegavam o troco. Os professores, sentindo-se motivados com a causa, também aderiram ao projeto e montaram uma barraca de vendas juntos com a administração da Escola, reforçando o espírito de Honestidade da Fundação.

Todos os envolvidos vivenciaram o valor Honestidade, reforçando os princípios de fazer o certo, ainda que ninguém esteja vendo, de sermos honestos nas "nossas intenções", antes de realizarmos nossas ações.

Um dos objetivos do projeto é mostrar aos nossos alunos que não devemos apenas defender valores inegociáveis como a Honestidade, a Solidariedade e a ética, mas devemos sim praticá-los no dia a dia, ou eles serão apenas palavras sem sentido.

Colocando em prática o valor Solidariedade, todo o dinheiro arrecadado foi doado para o Departamento de Ações Sociais do Grêmio Estudantil Osorio para ser aplicado em projetos de ajuda a pessoas carentes.

Um fato inusitado aumentou o brilho do evento: no final do dia de aula, ao entrar na sala para fazer a limpeza, a funcionária Teresa Henriques, da empresa LOKSERV, observou que alunos do sexto ano haviam esquecido a caixa com o dinheiro arrecadado nos estandes, cerca de quatrocentos reais. Esta, imediatamente entregou a caixa com a quantia na sala da chefia do corpo de alunos. Desta forma o Dia H teve um final espetacular para todos envolvidos no evento.


 Transformadores da FO

Após muitos anos com problemas sérios no suprimento de energia elétrica da Fundação Osorio, a atual administração investiu pesado em melhorias nessa área, implementando mudanças necessárias para suportar às crescentes demandas de energia na escola, em virtude do aumento do número dos computadores e da quantidade de aparelhos de ar condicionado que foram instalados para um maior conforto do alunado.

As alterações foram gradativamente implementadas com a substituição do cabeamento de entrada, modernização do Quadro de Distribuição até chegarmos à troca dos transformadores existentes e na compra e instalação de um novo transformador de 300 KVA. Ganhamos todos com essa operação e ainda conseguimos doar os dois antigos equipamentos de 112,5 KVA a duas Unidades na Vila Militar: Escola de Sargentos de Logística - EsSLog e o Batalhão Escola de Comunicações - BEsCom.

Parabéns a todos os "guerreiros" participantes dessa empreitada vitoriosa.


 Despedida da Professora Ana Cristina

Texto escrito pela Professora Sueli

Chefe da Divisão de Ensino


Querida amiga


Já nos despedimos em outro momento. As lágrimas saltaram dos nossos corações e escorreram pelo rosto sem que pudéssemos detê-las, pois a saudade já começava a se instalar, embora saibamos que tudo que começa um dia tem fim.

Hoje, voltamos a nos encontrar. Desta vez, para agradecer o trabalho que você desenvolveu junto aos professores, alunos e toda a comunidade, formada pelos integrantes da Fundação Osorio.

Foram trinta anos de um bom combate, com vitórias contundentes, sucessos moderados e mitigação de problemas que a escola não podia e não pode ainda solucionar. Durante todo esse tempo, você foi incansável na conquista de novos conhecimentos, na busca obstinada de melhores estratégias para alavancar o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem, na doação diária de sua paciência frente as limitações de cada um de nós, na tolerância com as nossas resistência aos novos procedimentos e até aos novos saberes, na persistência para ultrapassar os obstáculo e na fidelidade aos princípios da ética e do respeito ao outro.

Por tudo isto, a Fundação Osorio lhe é profundamente agradecida.

Você, com seu conhecimento, capacidade profissional, delicadeza de trato, fará muita falta, apenas compensada pro saber que é decorrente de grande vitória pessoal.

Seu combate, agora, será em outro lugar, com outras pessoas, em outras atividades.

A felicidade existe, com certeza, mas não se eterniza no mesmo lugar. Você entendeu que era hora de buscar outros horizontes a saborear outras dimensões de felicidade.

Afinal, ao sol sempre renasce ao amanhecer. Eternamente, muito obrigada.



 Troca da Guarda do "Monumento aos Pracinhas"

No dia 4 de agosto de 2019, uma representação formada por 19 alunos e 2 militares da Fundação Osorio participou da tradicional cerimônia de Rendição Mensal da Guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), o “Monumento aos Pracinhas”, localizado no Aterro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro.

Idealizado pelo Comandante da Força Expedicionária Brasileira, Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes, com projeto dos arquitetos Marcos Konder Netto e Helio Ribas Marinho, o Monumento foi inaugurado em 1960, sendo administrado, desde então, pelo Exército Brasileiro. A sua segurança é realizada em sistema de rodízio mensal entre Marinha, Exército e Aeronáutica.

A postura e a apresentação individual dos nossos alunos contribuíram para abrilhantar o evento, no qual o Exército assumiu a guarda ao monumento, substituindo a Força Aérea.


 Modelo Diplomático no Colégio Militar do Rio de Janeiro

No período de 1 a 4 de agosto, 14 alunos do Ensino Médio da Fundação Osorio participaram do III RioMUN (Modelo das Nações Unidas do Rio), evento realizado no Colégio Militar do Rio de Janeiro, que reuniu delegações dos Colégios Militares de Curitiba, Porto Alegre, Santa Maria, Juiz de Fora, Brasília, Manaus, além de outras instituições de ensino público da cidade.

O objetivo do encontro foi simular reuniões diplomáticas, nacionais e internacionais, para debater e apresentar soluções para questões relevantes de diversas nações. O evento proporcionou aos alunos participantes um enriquecimento acadêmico e pessoal, resultante do contato com pessoas de diferentes regiões do Brasil, além da oportunidade de colocar em práatica conceitos aprendidos em sala de aula.


 Visita à AMAN

Aproveitando o recesso escolar, um grupo de alunos do Ensino Médio visitou a Academia Militar das Agulhas Negras-AMAN, no dia 16 de julho. A comitiva foi composta por 68 alunos, acompanhados por 15 professores, inspetores e funcionários da escola. O passeio a Resende, no estado do Rio de Janeiro, foi planejado pela Divisão de Ensino e pelo Corpo de Alunos depois de muitas apresentações e reflexões sobre o tema "Orientação Vocacional", já que a carreira das armas, atualmente, é uma das principais opções dos nossos estudantes.

A visita começou com uma apresentação no auditório da AMAN seguida de perguntas sobre as origens e objetivos daquela organização militar. Em seguida o grupo foi conduzido às instalações do conjunto principal, área de educação física, salas de aula, equitação, parques (áreas de ensino militar) e estande de tiro. Nesses deslocamentos nossos alunos tiveram a oportunidade de ver os cadetes de diversas armas e serviços em atividade.

Durante o almoço oferecido pelo comando da AMAN à Fundação Osorio toda a comitiva presente teve contato direto com instrutores e cadetes no monumental refeitório da Academia. A parte da tarde foi destinada à realização de um "tour" histórico, conduzido pelo Cel Ramirez, um dos mais antigos professores presentes, que lembrou o pioneirismo do Marechal José Pessoa, idealizador da AMAN e o apoio de Henrique Laje na construção das edificações daquele estabelecimento de ensino militar em Resende, entre tantas outras curiosidades.

A visita foi encerrada com a presença do comandante da AMAN, Gen Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que cumprimentou a todos e destacou a importância do estudo na formação profissional de qualquer indivíduo.

Com certeza, o pleno sucesso da visita pode ser constatado na vibração e no entusiasmo do grupo, além das crescentes perguntas dos alunos sobre as condições de ingresso, datas e providências a tomar. Seguimos firmes para o segundo semestre convictos que estamos despertando vocações.


 Jogos da Amizade2019

Novamente uma delegação de alunos da Fundação Osorio esteve presente nessa edição dos Jogos da Amizade que reuniu atletas de todos os Colégios Militares, em Resende-RJ, na primeira semana de julho deste ano.

A participação simbólica da escola contou com todo o apoio da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial-DEPA e do comando do Colégio Militar do Rio de Janeiro. A nossa equipe, bem pequenina, soube representar brilhantemente nossa escola e conquistou 3 (três) medalhas, uma delas de ouro, na modalidade de judô sub-18 feminino, onde a aluna Maria Clara Leonídio Santiago da Silva ganhou todas as lutas, três delas por ippon.

Todas as atividades foram supervisionadas por profissionais de Educação Física, acompanhadas por professores e inspetores da escola, demonstrando que os resultados podem aparecer quando se trabalha com amor e muita dedicação. Esta é uma prova que o esporte leva ao congraçamento, incentiva o crescimento e canaliza energias positivas na consecução de objetivos educacionais.


 Festa Junina 2019

A Fundação Osorio realizou, no dia 15 de junho, com o apoio da Associação de Pais e Alunos da Fundação Osorio (APAFO), a sua tradicional festa Junina, com os objetivos de valorizar a cultura nacional, desenvolver atividades didático-pedagógicas e promover o congraçamento de alunos, professores, funcionários, familiares e amigos da instituição.

Além das barracas com comidas típicas e brinquedos para as crianças, o evento contou com lindas e impecáveis apresentaçóes de danças de todos os segmentos, preparadas com muita dedicação pelos professores, apoiados pelos pais e responsáveis dos alunos da nossa Escola.


 Aniversário de 88 anos do Correio Aéreo Nacional

A Guarda Bandeira da Fundação Osorio, composta por 33 alunos do Ensino Médio da nossa Escola, participou da cerimônia realizada na Base Aérea do Afonsos, no dia 12 de junho de 2019, em comemoração aos 88 anos do Correio Aéreo Nacional,

A solenidade, que foi presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, relembrou o dia 12 de junho de 1931, quando os Tenentes Nelson Freire Lavénère Wanderley e Casemiro Montenegro Filho decolaram do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, a bordo do biplano Curtiss Fledgling K-263 com destino ao Campo de Marte, em São Paulo, conduzindo um malote com duas cartas para ser entregue à sede dos Correios e Telegr´fos, na capital paulista.

A apresentação dos alunos da Fundação Osorio contribuiu de maneira expressiva para o brilho da cerimônia, além de representar dignamente o nome da nossa Escola.


 Sobrepeso

Em mensagem direta e pessoal aos comandantes, chefes e diretores de organizações militares, o comandante do Exército, Gen Leal Pujol, alerta a todos sobre os números que mostram percentuais preocupantes referentes ao "sobrepeso" e à "obesidade" entre as pessoas.

Além do importante alerta, encaminha algumas orientações à respeito do assunto e emite ordens bem específicas para a melhoria desses índices.

Aqui na escola, as crianças e os pais, também o público interno, têm sido alertados sobre os inconvenientes e sobre as consequências do "sobrepeso" e da "obesidade". Desde 2017, a Fundação Osorio vem medindo o "peso e a altura" dos seus alunos, disponibilizando em sua página eletrônica uma fórmula para o cálculo do IMC (índice de massa muscular) dos interessados.

Além disso, a escola tem feito algumas palestras sobre o assunto, conseguiu trazer uma nutricionista para o refeitório, ou seja, tem trabalhado bastante contra os maus hábitos alimentares e contra a natural adversidade ao treinamento físico. A direção da escola pretende montar uma série de dados dos alunos, em diversas faixas etárias, para intervenção imediata, pesquisa e/ou posterior utilização.

- É preciso ingerir menos calorias e queimar todos os excessos.

- Saúde é vida.

- Alerte, divulgue, participe!


 Olimpíada de Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional, criado em 2005,dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM. A competição é promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC.

No ano passado, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada. Este ano, no dia 21 de maio de 2019, cerca de 690 alunos da Fundação Osorio, do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, realizaram as provas que estimulam o estudo da Matemática e nos ajudam a identificar talentos nessa área.

No dia 10 de junho, os alunos Mateus Tinta, Pedro Albert e Pedro Manarino receberam a medalha de bronze pelos resultados obtidos na OBMEP 2018.


 TABELA HUMANA

Alinhada às comemorações dos 150 anos de existência da "Tabela Periódica", no dia 17 de maio, alunos da Fundação Osório participaram de uma segunda edição de atividades ligadas à disciplina de Química intitulada "Tabela Humana".

Neste ano de 2019, o projeto fez referência ao Ano Internacional da Tabela Periódica (Internacional Year of the Periodic Table of Chemical Elements - IYPT). O evento, conduzido pela professora Maria Olívia, envolveu os alunos do 9°Ano do Ensino Fundamental e do 1° ano do Ensino Médio, que representaram, de forma criativa, cada um dos 118 elementos químicos existentes na Tabela atual.

Originalmente criada, em 1869, pelo cientista russo Dmitri Ivanovich Mendeleiev, a Tabela Periódica dos Elementos Químicos é considerada uma das conquistas mais importantes e influentes da ciência moderna.

Os alunos caracterizados dentro das famílias (grupos de elementos químicos de propriedades semelhantes)apresentaram o conteúdo programático da disciplina a avaliadores, além de motivarem os alunos do 1° segmento a conhecerem o tema através de jogos, gincanas e atividades lúdicas diversas.


 Saúde bucal

No dia 28 de maio, a Fundaãço Osorio realizou uma atividade voltada para a saúde bucal dos alunos. A equipe de saúde da Escola, com o apoio de profissionais do Servião Social do Comércio, SESC-RJ, ministrou palestra sobre a prevenãço dentária para o 1° segmento e administrou a aplicaãço tópica de flúor para os alunos do 2° segmento e do Ensino Médio, com a autorizaãço prévia dos responsáveis.

O SESC-RJ também brindou os alunos da Fundaãço Osorio com 1000 escovas de dentes, para auxiliá-los no aprendizado de que prevenir é a melhor maneira de se conquistar uma ótima saúde bucal.


 "98 anos da Fundação Osorio"

Uma sequência de sensações, de imagens, de sons foram responsáveis pelas emoções sentidas pelos ex-alunos (as) da escola que aqui estiveram nas comemorações de mais um aniversário da Fundação Osorio. Em relato bem sintético uma das visitantes, lembrava dos professores, das salas de aula, dos cantos e recantos, falava da saudade, das experiências vividas repetindo o famoso: “parece que foi ontem”.

Foi um dia de festa comemorado por todos os que fizeram e pelos que fazem a história da Fundação Osorio.

A formatura escolar registrou o entusiasmo do corpo de alunos, a alegria das pessoas que receberam o diploma de “Amigo da Fundação” e o aplauso da plateia. Estiveram presentes na solenidade, o antigo Presidente da FO, Gen Ex Ney da Silva Oliveira, o Vice Chefe do DECEx, Gen Div Joarez Alves Pereira Jr, o Diretor do DPHCEx, Gen Div Carlos Alberto Mansur, o Dir do IME, Gen Div Luis Henrique de Andrade, além de representantes da CESGRANRIO, da Associação Comercial do Rio de Janeiro e de diversas organizações civis e militares da cidade.

Uma belíssima apresentação musical de alunos do 1° Segmento do Ensino Fundamental encerrou as atividades neste dia com muitas alegrias e emoções.

Relembre: a formatura ......

https://youtu.be/h7RjJNTnMeo

a apresentação musical .....

https://youtu.be/PMU0kDaaiAg

a presença dos ex-aluno (as) .....

https://youtu.be/QsmoWF35M5s

Parabéns Fundação Osorio


 Entronização de Nossa Senhora de Lourdes

Este ano, como parte das comemorações do 98° aniversário da Fundação Osorio, a atual administração escolar mandou instalar, com o auxílio da APAFO, uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes no pavilhão do Liceu, mais antigo prédio da escola.

Por ocasião dos cultos em ação de graças pelo aniversario da escola, realizados em 30 de maio de 2019, o padre Alessandro, coordenador da catequese dos alunos que vão fazer a primeira comunhão, realizou a “entronização de Nossa Senhora”, agora, bem perto de todos nós, continuará a nos proteger e abençoar.


 Jogos Internos - 2019

No período de 06 a 17 de Maio aconteceram os 19° Jogos Internos da Fundação Osorio, onde foram realizadas competições de atletismo, volei, handebol, futsal, câmbio e queimado.

Os Jogos Internos têm por objetivo a iniciação desportiva, com a finalidade de desenvolver o espírito de corpo de seus integrantes, revelando novos valores em diferentes modalidades.

Como resultado final, tivemos: em 1° lugar a equipe Azul (Ômega), com 236 pontos, em 2° lugar a equipe Amarela (Delta), com 229 pontos, em 3° lugar a equipe Vermelha (Alpha), com 223 pontos e em 4° lugar a equipe Verde (Sigma), com 214 pontos.

A Escola tem se preocupado em incentivar atividades saudáveis, sempre procurando integrar seus alunos e difundindo práticas preventivas para uma boa saúde.


 VI SINAV (Simulação Naval) no Colégio Naval

Entre os dias 01 e 05 de maio, uma representação de 14 alunos do Ensino Médio da Fundação Osorio participou da VI SIMULAÇÃO NAVAL, ocorrida no Colégio Naval, situado em Angra dos Reis. Integraram a delegação da nossa Escola a Tenente Elen Gomes, professora de espanhol, com os alunos Amaziles de Oliveira, Breno Luigi, Clara Vicente, Gabriel Rabello, João Carlos, Joana Pinto, Letícia Rodrigues, Maria Eduarda, Matheus Gustavo, Rafaela, Ranna Garofalo, Thiago Coelho, Vida da Silva, além do ex-aluno Vitor Laprovita.

Participarm do VI SINAV 22 delegações de 8 estados brasileiros, entre escolas públicas e particulares. Esta atividade é uma simulação acadêmica das Nações Unidas, em que os estudantes participantes, denominados "delegados", representam diplomatas de um país, jornal ou de uma ONG, ficando responsável por defender sua política externa dentro de um comitê, sob um determinado tema/situação.

O evento contou com total apoio do Colégio Naval, com a participação do seu comandante, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Serafim e da Capitão-de-Fragata Patrícia Pontes, Chefe do Departamento de Ensino.


 Centenário do eclipse solar de Sobral

Este ano, em 29 de maio, comemoramos o centenário do eclipse solar da cidade de Sobral, no Ceará, que comprovou a teoria da relatividade de Albert Einsten.

Trata-se de um evento importantíssimo para a ciência. Veja e comprove:


Clique aqui e assista ao vídeo

 Visita ao Instituto Militar de Engenharia

Como atividade prevista no Plano Geral de Ensino da Escola, no dia 16 de maio, alunos do 2º ano do Ensino Médio visitaram o Instituto Militar de Engenheira, onde puderam conhecer "in loco" as instalações, os tipos de Cursos de Engenharia que o Instituto oferece, bem como obtiveram informações sobre a forma de ingresso naquele estabelecimento de ensino.


 Feira Profissional 2019

Com a finalidade de permitir aos alunos do Ensino Médio acesso a conhecimentos que possam ser úteis em suas escolhas profissionais, a Fundação Osorio realizou, no dia 16 de maio, a terceira edição da Feira Profissional.

No evento, profissionais das áreas de Arquitetura, Direito, Medicina, Odontologia, Veterinária, Engenharia, Nutrição, Comunicação, Psicologia e Forças Armadas doaram parte do seu dia de trabalho para passar experiências de suas carreiras para os nossos alunos.


 10 de Maio 2019

A solenidade de entrega das boinas aos novos alunos da Fundação Osorio contou com a participação de um grande público na última sexta feira, dia 10 maio. A cerimônia cívico-militar destacou a insigne figura do Marechal Osorio, suas virtudes e suas qualidades, servindo de exemplo a todos nós: alunos, professores, funcionários, parceiros e amigos.

A emoção que os novos alunos demonstraram ao receber a boina azul marinho pode ser observada na vibração com que cantaram o hino da escola.


Osorio, nome de glória

Que este coro juvenil

Repetirá muitas vezes

Para orgulho do Brasil.


Presente à solenidade, o diretor da DEPA, Gen Bda Carlos Machado, dirigiu a palavra a todos os presentes, elogiou a formatura e ressaltou as crenças, princípios e valores que todos devemos cultuar.

Fundação Osorio, formando hoje o cidadão do amanhã.

Clique aqui e assista ao vídeo Clique aqui e assista ao vídeo

 Colégio Militar do Rio de Janeiro faz 130 anos

No dia 6 de maio de 2019, uma representação de 28 alunos da Fundação Osorio participou da cerimônia de comemoração do 130º aniversário do Colégio Militar do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do Exmo. Sr. Presidente da República, demais autoridades civis e militares, além da presença do diretor de Ensino da Fundação, o Coronel Luiz Sérgio Melucci Salgueiro.

Diferente do que foi veiculado na imprensa, a respeito de protestos de estudantes nas imediações do Colégio Militar, a Fundação Osorio não participou de qualquer manifestação registrada naquela região.


 Premiação Concurso "AMAZÔNIA AZUL"

A SOAMAR - Rio (Sociedade dos Amigos da Marinha do Estado do Rio de Janeiro) divulgou recentemente o resultado do concurso de redação sobre a nossa “AMAZÔNIA AZUL”.


Você sabe do que se trata?


Informe-se!


Participe no futuro!


Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=KLajUs0T7GY


  Merecido reconhecimento - Professora Sueli

No dia 17 de abril, a Professora Sueli Guimarães Gomes, que chefia a Divisão de Ensino da Fundação Osorio, foi agraciada com a Medalha Exército Brasileiro, em cerimônia comemorativa ao Dia do Exército, realizada no Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro.

A Medalha Exército Brasileiro, instituída em março de 2016, distingui cidadãos e instituições civis, militares das Forças Armadas e Auxiliares, que tenham praticado ação ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.

Estiveram presentes no evento, representando a Fundação Osorio, o Ten Cel Paiva, Chefe da Comnunicação Social; a Major Ana Lucia, coordenadora do segundo segmento e as alunas Luma e Sofia, do terceiro ano do ensino médio.


 Projeto Seja Positivo

Durante o 1º bimestre, os alunos do sexto ano do segundo segmento da Fundação Osorio (FO), sob a orientação do professor Adriano, disciplina português, desenvolveram atividades voltadas para identificar o "melhor" de cada um deles. Foram realizados debates em aula para que eles tenham ciência de que cada um tem um dom, de que todos são especiais. Por fim, as classes montaram uma exposição onde foram apresentados vários "Pensamentos Positivos" nacionais e internacionais. A ideia da exposição foi motivar os colegas das outras turmas a cada dia que chegam à nossa escola. A FO está fazendo a sua parte paracombater ou minimizar ideias negativas, sentimento de tristeza ou até mesmo de mau humor no estudante de hoje, futuro cidadão do amanhã. #UM PEQUENO PENSAMENTO POSITIVO PELA MANHÃ PODE MUDAR TODO O SEU DIA.

ESPALHE O BEM QUE A FELICIDADE VEM!

VENCEDOR NÃO É AQUELE QUE SEMPRE VENCE, MAS SIM AQUELE QUE NUNCA PÁRA DE LUTAR!

NENHUM OBSTÁCULO É TÃO GRANDE SE A SUA VONTADE DE VENCER FOR MAIOR!

SE A VIDA NÃO FICAR MAIS FÁCIL, TRATE DE FICAR MAIS FORTE!


 "Matando a Saudade"

No dia 8 de abril a Fundação Osorio recebeu a visita da Sra Georgina Valente de Oliveira da Silva, ex-aluna da Fundação Osorio, formanda da turma de 1960 da nossa Escola. Acompanhada de seu esposo, o Sr José Pereira da Silva, percorreu os locais onde iniciou, em 1957, o curso ginasial, correspondente ao 2º segmento do ensino fundamental de hoje.

As escadarias do Liceu e o local da sala de aula em que estudou, onde hoje funciona a assessoria jurídica da Fundação, evocaram da memória da Sra Georgina as lembranças mais valiosas de sua adolescência: o uniforme de mangas compridas, gravata borboleta e meias três quartos; a festa junina, realizada no pátio do Liceu; os trabalhos manuais das atividades extraclasse no segundo turno de aulas.

Com a experiência de mais de 50 anos de magistério, lecionando português e francês em diversas escolas da rede pública da cidade do Rio de Janeiro, a professora Georgina declarou emocionada:

- Eu fui muito feliz aqui. Esta é a melhor escola que conheci na minha vida.


 Projeto "Escovódromo na Escola"

Os alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental da Fundação Osorio receberam, em março deste ano, escovas dentárias, individualizadas e com proteção higiênica, para que possam realizar a escovação diária na escola. A ação faz parte do projeto "escovódromo na escola" que é desenvolvido sob a orientação da profissional de odontologia da Fundação.

O projeto compreende também a aplicação de flúor, com autorização prévia dos responsáveis, para os alunos do 1º ao 5º anos do ensino fundamental, além da realização de palestras lúdicas e educativas sobre a prevenção contra cárie. São cerca de 290 alunos beneficiados pelo projeto.


 Campanha "Minha Escola Smpre Limpa"

Vocês se lembram das alunas Luana Silva Gomes e Isabela Dias de Barros?


Em 2017, baseadas nos sentimentos de amor a Fundação Osorio, cuidado com meio ambiente e respeito ao próximo, elas iniciaram a campanha ”Minha Escola sempre limpa”.

Link: www.fosorio.g12.br/index.php?fosorio

Não podemos esquecer:

Vamos deixar nossa Escola sempre limpa.

“Lugar de lixo é no lixo! Faça sua parte”.


 Formatura de abertura do ano letivo de 2019

No dia 22 de março 2019 a Fundação Osorio realizou a Formatura de abertura do ano letivo para recepcionar os alunos matriculados neste ano, que agora integram o efetivo de 983 alunos da Escola em 2019, além de difundir e reforçar os principais valores cultuados pela Fundação: a ética, a honestidade, a disciplina, a responsabilidade, a lealdade, a solidariedade e o respeito.

O aluno Thiago Coelho de Melo do 3º ano do Ensino Médio proferiu as palavras de boas-vindas aos colegas recém matriculados. A Cerimônia contou com a presença dos pais dos novos alunos que puderam ver em destaque o desfile dos seus filhos.

Clique aqui e leia a mensagem de boas-vindas.

Clique aqui e veja a matéria sobre a Fundação Osorio na página do Comando Militar do Leste

Clique aqui e assista ao filme produzido pelo CML sobre a Fundação Osorio


 Reunião de Reponsáveis e Mestres dos alunos Ensino Médio/Profissionalizante – RRM

Família e escola são instituições que se completam na formação de crianças e jovens equilibrados, felizes e preparados pra o exercício de uma vida cidadã. Reuniões de Responsáveis e Mestres (RRM) são ocasiões em que as instituições que formam o futuro cidadão se encontram no intuito de trocarem informações sobre seus filhos/alunos de forma a melhor atender às necessidades específicas de cada um.

No último dia 12 de março, ocorreu a 1ª Reunião de Responsáveis e Mestres dos alunos do Ensino Médio/Profissionalizante.

Durante o encontro foram tratados assuntos de interesse de todos, tais como as aulas dos Componentes Curriculares do Ensino Técnico e Profissionalizante em Administração, ministradas em um único dia da semana, as aulas de Apoio de Matemática disponibilizadas para alunos que revelaram dificuldade no 9º ano do Ensino Fundamental ou em qualquer um dos anos do Ensino Médio, em 2018. O encontro, além de bastante concorrido, foi absolutamente proveitoso para todos.


 Atividades de Carnaval do 1º Segmento

No dia 28 de fevereiro, os alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental curtiram o Carnaval de uma maneira muito especial.

Tivemos desfile de fantasias, bailinho, lanche coletivo, cineminha e oficinas super criativas como: "Carnaval ecológico", com a confecção de confetes e serpentinas de papel reciclado e "Fazendo arte", com a confecção de enfeites carnavalescos e chocalhos de garrafas pet.


Foi Bom Demais!



 Oficina Pedagógica da Fundação Cesgranrio

A Fundação Cesgranrio realizou, no dia 19 de fevereiro, a primeira oficina transdisciplinar com os alunos do Ensino Médio da Fundação Osório. Esta primeira oficina, que teve como tema "Ora Bolas", faz parte de um projeto desenvolvido pela professora Ana Carolina Letichevsk e idealizado pelo professor Carlos Serpa, Presidente da Fundação Cesgranrio.

A idéia teve início a partir do Simpósio Nacional de Educação que aconteceu em 2018, no Windsor Florida Hotel. Neste simpósio, a mesa que foi coordenada pelo professor Ten Giorno, da qual participaram alunos de diversas escolas do Rio de Janeiro, discutiu questões relativas à educação brasileira. Assim, este grupo de professores e alunos continuaram realizando encontros periódicos com o intuito de planejar oficinas pedagógicas que tratassem o ensino em sua integralidade.

Deste modo, a primeira oficina "Ora Bolas" buscou trabalhar com os alunos conceitos na matemática, física, artes, literatura, educação física, bem como em muitas outras áreas do conhecimento, que tivessem a bola como elemento central e norteador do processo de ensino-aprendizagem.


 Ano Novo - APAFO

Obedecendo ao previsto no “Plano Geral de Ensino” - PGE de 2019- a escola reiniciou suas atividades escolares no dia 5 de fevereiro, com aulas para os alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental e para todo o Ensino Médio. Os alunos do 1º segmento começaram as aulas dia 06 após a conclusão da pintura e a arrumação das salas de aula do 1º ao 5º ano.

Partimos para um novo ano. Com muito entusiasmo e com a certeza de que estamos trabalhando orientados pelos nossos objetivos. A Fundação Osorio, como sempre, espera contar com os pais e responsáveis na busca do “sucesso escolar” de seus alunos. Há muito a ser feito, mas somente a união da família com a escola conseguirá os melhores resultados, neste ano de 2019.

Esperamos contar com maciça adesão de todos os pais/responsáveis pelos alunos na associação à APAFO - Associação de Pais de Alunos da Fundação Osorio -, órgão totalmente independente, que tem se mostrado grande aliado da escola nos muitos eventos que auxilia a patrocinar. A Direção da Fundação considera “ponto de honra” que os pais de seus alunos estejam cadastrados e regularmente colaborando com as atividades da escola.

Você pai, você mãe, já procurou a APAFO?


FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5