FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Acontecimentos - Ano 2014


  Cerimônia de Colação de Grau


    Em 19 de dezembro, foi realizada a cerimônia de Colação de Grau dos alunos concludentes do 3o ano do Ensino Médio e Profissionalizante.

    A Fundação Osorio deseja a todos os formandos da Turma "Santos Dumont" muita felicidade e o desejo de um futuro brilhante para todos.

    Na oportunidade, o Cel Salgueiro, Presidente da Fundação, dirigiu-se à turma que se despedia com as seguintes palavras:

   Autoridades presentes...

   Senhores pais, ilustres convidados.

   Professores, inspetores e todos os colaboradores aqui presentes. Nosso muito obrigado.

   A presença dos senhores e das senhoras abrilhanta a nossa solenidade.

   Mais um ano chega ao seu final, mais uma turma completa o seu ciclo de aprendizado em nossa Escola. O processo se repete e as alegrias também.

   A Turma de 2014, cujo patrono é Santos Dumont, é uma turma muito especial. Ela é constituída por um grupo de alunos dos mais dedicados que passaram pela nossa Fundação. Inspirados nos exemplos de coragem e de criatividade do "Pai da Aviação" vocês continuarão "voando bem alto" superando todos os obstáculos.

   Parabéns! Parabéns para vocês pelas conquistas alcançadas: ninguém reprovado, ninguém dependente neste final de ano, além do registro de uma média de graus das mais altas de que a Escola tem noticia, até os dias de hoje.

   Concluir com sucesso o Ensino Médio significou para todos vocês: superação, dedicação, estudo e capacidade. Muita capacidade!

   Vocês, formandos, são exemplos de pessoas vencedoras.

   Utilizem essa capacidade, essa garra, sempre que estiverem diante de dificuldades, de problemas. Enfrentem as situações adversas de cabeça erguida. Nunca desistam!

   Lutem pela concretização de seus sonhos. Vocês podem...

O sucesso de agora será também repetido amanhã. Tudo depende da vontade de cada um. Para pessoas determinadas, a capacidade e o potencial demonstrados nos bancos escolares são ferramentas para o crescimento pessoal, para o sucesso profissional, para as grandes conquistas da vida.

   Pensem nisso.

   Não se esqueçam, no entanto, de fazer o dever de casa: trabalhem, pois nada se consegue sem esforço. Estudem sempre! O saber não ocupa espaço. Nos caminhos da vida o conhecimento é importantíssimo. Para os mais aplicados as portas irão se abrindo e os problemas serão deixados para trás.

   Parabéns e muitas felicidades a todos!

   Meus alunos!

   Nunca se esqueçam de nossa Escola. Nossos braços estarão sempre abertos para abraçá-los. A prata da casa é sempre bem-vinda. A presença de vocês, no próximo ano, na formatura do aniversário da Fundação, é ponto de honra. Ajudem-nos a fazer desta data um momento de reunião, de confraternização com todos os que por aqui passaram.

   A Fundação Osorio forma hoje o cidadão do amanhã. A sensação do dever cumprido representa o maior prêmio pelo nosso trabalho. Temos certeza de que contribuímos para formar pessoas conscientes, críticas, capacitadas a decidir.

   Nesta oportunidade, nesta última cerimônia oficial, invoco “o legendário Gen Osorio” para que, com seus exemplos de combatividade e de amor ao nosso País, continue a inspirar todos vocês no trabalho e na vida pessoal.

   Ao concluir, desejo a todos os presentes um Feliz Natal e um Novo Ano, pleno de realizações, com muita saúde, com muita paz. Muito obrigado!!!!





  Almoço de Confraternização de Natal


    Com a participação de todos os integrantes da Fundação Osorio, foi realizado em 18 de dezembro, nosso tradicional Almoço de Confraternização de Natal. Durante o evento foi realizado um sorteio com vários brindes e cestas de natal entre todos os participantes presentes. Professores, inspetores, servidores civis e militares compartilharam momentos de alegria e descontração, comemorando a conquista de diversos objetivos neste final de ano.

    Parabéns a todos.

    Feliz Natal.

    Feliz Ano Novo.




  Reunião do Conselho Deliberativo - Terceiro Quadrimestre de 2014


    Cumprindo determinação estatutária, o Conselho Deliberativo da Fundação Osorio se reuniu em 10 de dezembro de 2014, com o objetivo de apreciar e avaliar as contas orçamentárias referentes aos meses de junho a setembro corrente ano, que foram aprovadas por unanimidade e sem restrições.

    Na oportunidade foram também exposta propostas de modificações pedagógicas, inovações, alterações de parâmetros de avaliação escolar entre outros assuntos.

    Ao final da reunião, um almoço de confraterniza encerrou as atividades do ano de 2014.





  Sorteio de vagas


    Foi realizado, em 09 Dez, o sorteio de vagas para o 1o ano do 1o seguimento do Ensino Fundamental "Porta de entrada na Fundação Osorio" .

    O Auditório Francisca Osório Mascarenhas esteve parcialmente lotado, com grande parte dos 558 (quinhentos e cinquenta e oito) pretendentes às vagas disponibilizadas.

    Em clima de muita emoção e transparência foram definidos 20 alunos contemplados com a matrícula para 2015.





  Era uma vez


    As turmas do 1o Segmento apresentaram, no encerramento do ano letivo, o espetáculo "Era uma vez...", produzido e interpretado pelos alunos do 1o ao 5o Ano do Ensino Fundamental.

    A apresentação fez uma "viagem" pela literatura infantil e pelas lendas brasileiras, trazendo personagens famosos dos contos de fada e dos clássicos, levantando temas ambientais como o desmatamento e a caça de animais silvestres.

    Por meio de muita música, danças, dramatizações, regadas por muita alegria e espontaneidade, os alunos deixaram uma mensagem sobre a importância da preservação do ambiente, que depende de cada um de nós!

    O auditório repleto confirmou a confiança de pais e responsáveis no trabalho desenvolvido pela escola.




  Solenidade Conclusão do 3o Ano do Ensino Médio/Profissionalizante


    Os alunos do 3o ano do Ensino Médio/Profissionalizante foram homenageados pela Direção da Escola, por seu Corpo Docente e Discente em formatura festiva, nesta quarta-feira (26 de novembro). Despediram-se da Fundação Osorio, 58 alunos, partindo para diferentes rumos que se abrem para jovens tão talentosos.




  Visita de Autores


    O autor de "Amazon Guerreiros da Amazônia", Ronaldo Barcelos, acompanhado do ilustrador, Ronaldo Santana, visitaram a escola, na terça-feira (25 novembro). Na oportunidade, debateram com os alunos do 5o ano do Ensino Fundamental, as histórias dos heróis, defensores da preservação da flora e da fauna da Região Amazônica.



  Cerimônia de Encerramento Ano Letivo - 2014


    A última formatura dos alunos, neste ano de 2014, ocorreu em ambiente festivo, no último dia 13 de novembro e foi marcada por muita emoção. Foram agraciados com medalhas de Honra ao Mérito os alunos que mais se destacaram na Olimpíada de Astronomia; receberam prêmios, os alunos do 2o ano do Ensino Médio/Profissionalizante que, com o trabalho "Compostagem", alcançaram o 2o lugar na Feira de Ciências do Instituto Militar de Engenharia - IME; foram destacados os alunos do Ensino Fundamental e do 1o ano do Ensino Médio/ Profissionalizante que apresentaram os trabalhos "Doenças Respiratórias", "Chuva Ácida" , "A Energia Move o Mundo" e "Sistema Circulatório", na Feira de Ciências da Escola e foram incorporados à Legião de Honra os alunos que mais se destacaram pelo alto aproveitamento escolar no corrente ano.




  Primeira Comunhão


    Em celebração realizada na Capela Santa Catarina de Siena, desta Fundação, foi realizada em 14 Nov 14, a Primeira Comunhão "Primeira Eucaristia" de 11 (onze) aluno(a)s do Primeiro Segmento. O evento religioso contou com a presença de professores, inspetores, familiares e convidados.




  Palestra sobre Indicadores de Desempenho


    Dando continuidade às atividades que visam ao aprimoramento da construção do "Mapa Estratégico da Fundaç.;ão Osorio" a Ten Cel ALYNE ALVES TRINDADE , DECEx, proferiu palestra, no dia 03 Nov, sobre "Indicadores de Desempenho" para todos os integrantes desta Fundação.

    Além da participação efetiva de todos, ficou bem claro que somente com muito trabalho os objetivos traçados podem ser alcançados.




  Visita da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente


   No último dia 21 de outubro do corrente ano, a Fundação Osorio teve a oportunidade de receber os inspetores da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente – DPCA, que proferiram uma palestra aos alunos do segundo Segmento sobre "As Redes Sociais e os perigos da Internet".

   Experientes e sabedores que a quase totalidade de adolescentes navegam nas diversas Redes Sociais, os inspetores puderam alertar aos nossos alunos sobre os principais riscos ocorridos no mundo digital. Cabe destacar também o grande interesse de todos sobre um tema tão importante na atualidade.




  Solenidade - Dia do Mestre e do Servidor Público


   Em solenidade realizada, em 23 out 14, presidida pelo Cel Luiz Sérgio Melucci Salgueiro, Presidente da Fundação Osorio, com a presença de convidados, civis, militares, do corpo docente e discente da escola, foi comemorado o dia do mestre e do servidor público. Após o içamento do pavilhão nacional, foi realizada, com a presença do Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar, a entrega da Medalha Marechal Trompowsky a civis e militares que mais se destacaram, no corrente ano, pelos relevantes serviços prestados na área de educação. Ao final da cerimônia, foi realizado "um almoço de confraternização" entre todos os integrantes da Fundação.





  Comemoração do dia da criança


   No último dia 10 de outubro, os alunos do 1o segmento do Ensino Fundamental foram brindados com a apresentação da peça “O Mágico de Oz” encenada pela Cia Teatral Sifuxipá.

   O evento, que aconteceu no auditório da escola, contou com a presença de professores, alunos e direção da Fundação Osorio e foi apoiado pela APAFO.




  Vacinação de alunas da Fundação Osorio contra o vírus HPV - 1a e 2a dose


   Foi realizada na Fundação Osorio, nos dias 25 e 26 de setembro de 2014, a vacinação das alunas na faixa etária entre 11 e 14 anos, com o apoio do Hospital Central Aristarcho Pessoa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

   Foram vacinadas com a 1a dose, 9 alunas e com a 2a dose, 108 alunas, num total de 117 alunas.




  Solenidade alusiva ao 118o aniversário de nascimento do Marechal do Ar Eduardo Gomes, Patrono da Aeronáutica


   Com uma apresentação impecável, muito garbo e vibração, a guarda-bandeira da Fundação Osorio participou, no dia 19 de setembro de 2014, no Campo dos Afonsos, da solenidade comemorativa ao 118o aniversário de nascimento do Marechal do Ar Eduardo Gomes, Patrono da Aeronáutica.

   A presença dos nossos alunos foi motivo de comentários elogiosos dos presentes naquele evento Cívico-militar.




  Visita do Secretário de Economia e Finanças


   Em visita à Guarnição do Rio de Janeiro, o Gen Ex ARAKEN DE ALBUQUERQUE, Secretário de Economia e Finanças, esteve na Fundação Osorio, a fim de conhecer o trabalho da Escola, sua administração e suas dificuldades.

   Durante toda a manhã do dia 17 de setembro ele e seus acompanhantes, o Gen Div PAULO CESAR SOUZA DE MIRANDA, Chefe do Centro de Controle Interno do Exército e o Gen Bda EXPEDITO ALVES DE LIMA, Diretor de Contabilidade, percorreram todas as instalações da escola conversando com professores, alunos e funcionários.

   A SEF teve uma especial atenção com a Fundação, quando recebeu no ano passado pedido de reavaliação de nosso orçamento anual e nos atendeu plenamente.





  Projeto Engenhoca.


   Sob o patrocínio da Petrobrás e a partir dos resultados na escola do ENEM, no dia 29 de agosto de 2014, aconteceu, no ginásio da escola, a culminância do Projeto Engenhoca, com a participação de quatro equipes de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental e do 1o ano do Ensino Médio/Profissionalizante.

   Foi uma manhã, em que prevaleceu saudável ambiente de competição quando os alunos colocaram em prática os conceitos e fundamentos científicos estudados em Física, Química e Matemática, estimulando o trabalho em equipe e aguçando a interatividade.




  Palestra sobre o significado dos Símbolos Nacionais, na Semana da Pátria.


   Com a finalidade de comemorar a Semana da Pátria no âmbito da Fundação Osorio, a Coordenação e professores do 1o Segmento planejaram, no período de um a cinco de setembro, uma série de atividades pedagógicas visando destacar aspectos Cívico-Sociais ligados à Semana da Pátria, O Cel Soares, Chefe da Seção Técnica da Fundação proferiu uma palestra cujo tema foi "os Símbolos Nacionais, seus conceitos, características e finalidades". Cabe destacar a intensa participação dos alunos ao longo da conversa, pois as perguntas, curiosidades e posicionamento foram uma constante nessa atividade. Desta forma, acreditamos que estamos formando "hoje o cidadão do amanhã".




  Sarau Literário.


   O mês de agosto foi, sem dúvida, muito proveitoso. Os alunos do 8o ano do Ensino Fundamental criaram textos teatrais, contando pequenas histórias, por eles, encenadas, no palco do auditório Francisca Osorio Mascarenhas, na manhã do dia 29, com muita propriedade e sucesso.





 

FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5