FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Acontecimentos - Ano 2015


 Colação de grau.


  Bastante prestigiada, com o auditório cheio, a formatura do 3o ano do EM foi um grande sucesso, encerrando as atividades da Escola em 2015. Os resultados excederam às expectativas e a torcida agora é pelo sucesso nos concursos que vem por aí.

   Transcrevemos parte da fala do Presidente a todos os presentes:

   O Ensino nesta casa é levado a sério. Essa turma foi a primeira a enfrentar e vencer no 3o ano do Ensino Médio as mudanças implementadas na avaliação escolar. Vocês provaram que as alterações colocadas em prática tinham por finalidade a melhoria do curso e a melhoria do padrão de ensino da Fundação. Parabéns a todos pelo empenho demonstrado. De nossa parte, continuaremos trabalhando incessantemente, acreditando que nossa Escola pode ser o resultado de um sonho se todos acreditarem nele.

   Este ano encerramos as atividades escolares cônscios do dever cumprido. A nossa contribuição na formação de todos vocês está terminada. Entretanto, é preciso entender que esta formatura é apenas o fim de uma etapa, o trabalho de vocês continua. A busca da felicidade não para. A luta continua, vem aí o vestibular, a Faculdade, o novo emprego, a constituição da família e tantos outros objetivos a alcançar. Não poderia ser diferente, nossos sonhos são realizados com muita transpiração.

   Meus alunos... sejam felizes que Deus os acompanhe.

   A todos os presentes nossos votos de Boas Festas. Muito obrigado.


 "Café natalino"


  Na manhã do dia 18 de dezembro, a Escola realizou uma Confraternização de Natal, promovendo um café da manhã onde houve significativa participação de todos os seus integrantes.

   O Cel Salgueiro dirigiu algumas palavras ao pessoal, desejando a todos um Feliz Natal e um Ano Novo com muita saúde e paz. Prosseguindo, espera que os desafios do próximo ano se transformem em oportunidades e realizações.

   Feliz Natal!


 Conselho Deliberativo FO


  Os integrantes do Conselho Deliberativo da Fundação Osorio, em reunião realizada no último dia 9 de dezembro do corrente ano, tomaram conhecimento das principais dificuldades enfrentadas pela Escola e das providências que estão sendo tomadas para superá-las.

   Na oportunidade checaram também, a última prestação de contas da Fundação, os calendários e a documentação financeira. A reunião por encerrada com um almoço de confraternização.


 Um dia diferente – Feira Científico Cultural da FO


  Participando da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em 22 de outubro, aconteceu a Feira Científico Cultural, nas dependências da Escola. Os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio apresentaram os resultados dos projetos desenvolvidos durante o ano letivo pelas várias áreas do conhecimento. O Cel Salgueiro, Presidente da Fundação Osorio, abriu o evento seguido da apresentação do coral feminino.

   Orientados por seus professores, os alunos apresentaram os seguintes projetos:

   - Meio Ambiente e Sustentabilidade, Seres Vivos, Alimentação Saudável, Saúde Bucal, Distúrbios Alimentares, Desperdiço de Alimento, A Segunda Guerra Mundial: os efeitos dos bombardeios, ontem e hoje, Radioatividade, Produção de Soro Hiperimune, Pegada Ecológica, Pteridófitas – soros e o desenvolvimento de Samambaias Tegumentos – importância para os animais Fluorescência – como os animais vêm as plantas, Terrário e ciclo da água, Levantamento dos tipos sanguíneos na família e na Fundação Osorio, Compostagem.

   - Oficina de Produção Artística (mangá/pintura/origami), Exposição de esculturas e trabalhos realizados em sala de aula.

   - Jogo Educativo em História, Quilombo dos Palmares, Diáspora Africana, Barão de Mauá e a Modernização Econômica, Escravidão e Abolição no Brasil em Prosa e Verso.

   - Oficina "Halloween", projeção de vídeos em Espanhol, exposição de cartazes sobre Lendas e notícias, distribuição do jornal "F. O. Notícias" e "Daily Prophet", oficina "Diversidade de Linguagens (Libras)", apresentação de propagandas, de Literatura de Cordel e de fotos das visitas pedagógicas realizadas e painel "Viajantes e crônicas do século XXI"

   - Oficinas de Matemática sobre "Geoplano", "Tangran" e "ábaco"

   - Vídeos intitulados "Produção Criativa", produzidos durante as aulas de Administração.


 Banda na Escola


  Em 31 de agosto, a Banda de Música da AD/1 (Artilharia Divisionária da 1o Divisão de Exército), sediada em Niterói, apresentou-se no Auditório da Fundação Osorio dentro do programa "A Banda de Música nas Escolas". O maestro, o 1o Tenente Talina, de forma didática, mostrou todos os instrumentos que compõem a banda, destacando os seus tipos, suas famílias, suas peculiaridades e timbres. Os alunos interagiram e participaram intensamente.

   Ao final, os músicos brindaram a platéia com um belíssimo pout pourri em homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

   Foi uma manhã dedicada à boa música, um maravilhoso espetáculo. Nosso muito obrigado a AD/1 e ao maestro Talina!


 Palestra para as turmas do 2o ano - Animais domésticos


  No dia 24 de agosto as turmas do 2o ano receberam a visita da Dra Márcia, médica veterinária e mãe da aluna Alice Holanda da Turma 121. O encontro despertou o interesse da turma e foi muito proveitoso, pois os alunos fizeram várias perguntas e aprenderam como cuidar melhor dos seus animais de estimação.

   Todos entenderam que "ao cuidarem da saúde de seus animaizinhos também estão cuidando da própria saúde".


 Literatura de Cordel


  Na manhã do dia 27 de agosto, os alunos do 9o ano do ensino fundamental participaram de um grande evento sobre literatura de cordel.

   Os estudantes, orientados pelos professores de língua portuguesa Lopes e Adriano, produziram e expuseram seus cordéis em uma apresentação coletiva no refeitório da Escola. Em seguida, a FO teve a honra de assistir em seu auditório brilhante palestra do presidente e de membros da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.


 Fundação Osorio no Museu de Artes do Rio de Janeiro


  Nos dias 5,6,7,e 11 de agosto, as turmas do 8° ano, acompanhadas dos seus professores de Língua Portuguesa, Regina Andrade e Adriano Vieira, e dos inspetores Kelly, Anderson e Marinho, foram ao MAR (Museu de Artes do Rio), onde visitaram cinco exposições em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro.

   Nessa visita foi possível conhecer um pouco mais sobre a história do Rio desde quando virou capital, saber como os estrangeiros nos veem através de suas fotografias e identificar as modificações políticas, arquitetônicas e de costumes ocorridas na cidade. Os alunos também tiveram a oportunidade de entrar em contato com obras originais de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Clarice Lispector, Rachel de Queiroz e de outras figuras femininas que se destacaram nas artes na cena carioca a partir da semana de Arte Moderna de 1922.


 Apresentação do Coral da FO


   O Coral das meninas da Fundação Osorio esteve presente no dia 21 de agosto na Igreja São Francisco Xavier, na Tijuca, como parte das comemorações da Semana do Soldado.

   Na ocasião o Coral apresentou cantos de ambientação antes e depois da missa.


 Visita do Gen Montezano, Ch do DECEx


   Recebemos no último dia 20 de agosto a visita do Gen Ex Uelinton Montezano Chefe do DECEx que, percorrendo as nossas instalações, constatou e elogiou as melhorias que vêm sendo implementadas em todas as áreas. Na oportunidade, com a presença de todos os segmentos da Escola, foi feita no salão de honra, uma breve apresentação do coral de meninas de nossa Fundação. O Cel Salgueiro entregou ao Chefe do Departamento de Educação e Cultura Exército o “Diploma de Amigo da Fundação Osorio”, destacando e reconhecendo a atenção dispensada por aquela autoridade com todos os problemas da Escola, além da importante ajuda que ele sempre nos deu nos momentos de dificuldade.


 Formatura de 18 de agosto de 2015


   A formatura de 18 de agosto na FO destacou o trabalho dos "monitores de disciplinas" e fez a entrega dos certificados de menção honrosa aos alunos que se destacaram na 10a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em 2014.

   Os alunos "monitores de disciplina" são aqueles que mais se destacaram nos estudos durante os 1o e 2o bimestres e que se dedicam a auxiliar os colegas com dificuldades, sacrificando horas de lazer e descanso nessa nobre missão. Para destacar e estimular esses alunos foi criada uma plaqueta na cor azul, com a palavra Monitor em letras brancas, para ser colocada no lado esquerdo da blusa desses voluntários, enquanto permanecerem nessas funções.

   A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e tem dois principais objetivos: estimular o estudo da Matemática e revelar talentos nessa área.

   Parabéns aos novos monitores e aos alunos da Fundação que se destacaram na Olimpíada de Matemática.


  Visita ao CCBB - Picasso e a Modernidade Espanhola.


   Na segunda semana de agosto de 2015, as turmas do 1o Ano do Ensino Médio, acompanhadas pelos professores Alden, Bianca e Simone Greco, foram ao Centro Cultural do Banco do Brasil apreciar a exposição "Picasso e a Modernidade Espanhola". O evento foi extremamente proveitoso e contribuiu para apurar o olhar estético de nossos alunos, ampliando o seu conhecimento cognitivo e cultural.


  Visita ao Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) – Kandinsky.


   As turmas do 7º ano da Fundação Osorio, na segunda semana de julho, fizeram uma visita ao CCBB para ver a Exposição de Kandinsky, pioneiro e fundador da Arte Abstrata. A parte interativa da exposição fez muito sucesso. A oportunidade de ver as obras ao vivo e estar em grupo foi muito valorizado pelos alunos.

   A Profa Tania Garcia relata que fez, em sala de aula, uma experiência de pintura abstrata e o resultado foi surpreendente: envolvimento, participação e interação de todos. Agora é esperar a próxima.



  Encerramento dos 15º Jogos Internos


   Chegamos ao final dos nossos 15º Jogos Internos da Fundação Osorio. Atingimos plenamente os objetivos: estimular a prática esportiva na Escola, o desenvolvimento do espírito de equipe, a aceitação das diferenças, o respeito às regras e o riquíssimo aprendizado que surge no desenrolar das competições para lidar com situações do dia-a-dia.

   Os princípios e valores aqui ensinados foram evidenciados e colocados em prática: Ética, Honestidade, Responsabilidade, Disciplina, Lealdade, Solidariedade e Respeito.


   Resultado Final:

   - 1º Lugar: Bandeira Verde, com 642 pontos;

   - 2º Lugar: Bandeira Vermelha, com 636 pontos;

   - 3º Lugar: Bandeira Amarela, com 622 pontos e,

   - 4º Lugar: Bandeira Azul, com 592 pontos..


   Durante os Jogos foram doados 695 litros de leite ao Lar de Nazareth, residência de idosos.

   Parabéns aos vencedores e a todos os competidores!


  "Show de Talentos" - 11 de julho de 2015


   Mais uma vez realizamos em nossa Escola o "Show de Talentos", onde alunos de todos os segmentos participaram do evento com muita graça e beleza. A programação constou de apresentações individuais e grupos de músicas e danças. Tivemos também a presença de ex-alunos que nos brindaram com belíssimas apresentações.

   É muito bom saber que em nossa Escola temos alunos tão talentosos e competentes. Alunos que fazem a diferença numa sociedade tão agressiva e insensível. Os familiares dos alunos e funcionários, juntamente com a Presidência, estiveram presentes formando uma platéia educada e carinhosa. Vivemos uma manhã de muita alegria e beleza.

   Todos os participantes e organizadores estão de parabéns.

   "Fundação Osorio formando hoje o cidadão do amanhã"



  Visita ao Jardim Botânico


   Nos dias 2, 3,9 e 10 de julho, os alunos do 7º ano do ensino fundamental realizaram uma visita guiada ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, trabalhando conceitos iniciais acerca do Reino das Plantas ao abordar as características gerais de cada grupo, importância econômica e relações ecológicas entre os seres vivos observados. Nestas saídas de campo, os alunos enfrentam desafios e situações-problema, vendo na prática como aplicar os conceitos das Ciências Físicas e Biológicas aprendidos em sala de aula, passando a ser os agentes ativos do processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, a prática contribui para fixar a teoria, e torna a aprendizagem mais atraente e prazerosa.



 15º Jogos Internos da Fundação Osorio


   Em clima de muita animação os alunos da Fundação participaram da abertura do XV Jogos escolares internos. Na ocasião, depois de ruidoso desfile com flâmulas e bandeiras das quatro equipes participantes, foi realizado o acendimento da pira olímpica e o juramento do atleta.

   Após o término das provas bimestrais, no período de 6 a 16 de julho, os alunos participarão de competições de Handebol, Voleibol, Futsal, Orientação, Xadrez etc, com o objetivo de alcançar uma maior integração na Escola, além de estimular o gosto pelo esporte.

Ganhar ou perder faz parte do jogo. O que deve imperar sempre é o espírito de luta e da sã competição. Vamos torcer, vamos vibrar!



 Enquete sobre maioridade penal


   Aproveitando as discussões em todo o país sobre a redução da maioridade penal, nossa Escola realizou alguns debates sobre o tema, provocando uma maior reflexão sobre as consequências de todas essas mudanças.

   Logo em seguida, todos os 424 alunos do 2° Segmento do Ensino Fundamental e os 246 do Ensino Médio foram às urnas, no último dia 2 de julho, para dar a sua opinião individual.

   Vejam os resultados:

   - a favor da redução da maioridade penal obteve 62,4% dos votos;

   - contra a redução da maioridade penal obteve 27,9% dos votos;

   - indiferentes: 9,7% dos votos.


 Dia da Saúde


   A Fundação Osorio realizou, no dia 18 de junho, o evento do Dia da Saúde. Pelo segundo ano consecutivo recebemos a Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) que com sua valiosa colaboração proporcionam aos nossos alunos, novos conhecimentos sobre assuntos diversos: higiene corporal, escovação e saúde bucal, doenças auditivas e visuais, primeiros socorros e prevenção de acidentes, nutrição, práticas desportivas, DST, drogas e anabolizantes, etc.

   O entusiasmo e a participação dos discentes e das equipes de instrutores da EsSLog foram a tônica do evento. Nesta manhã contamos, ainda, com uma excelente apresentação de seus músicos, que nos brindaram com belos números do cancioneiro popular.

   A FO agradece à EsSLog sua inestimável colaboração nessa jornada de proveitosa aprendizagem.



 Festa Junina


   Realizou-se no segundo sábado de junho, no dia 13, a tradicional festa junina da Fundação Osorio. Como em todos os anos, o sucesso foi garantido pela maciça presença dos amigos da FO, alunos e familiares. A alegria estava estampada no semblante de todos e vinha das apresentações de dança dos alunos, das brincadeiras, do correio do amor, da premiação do "Sinhozinho" e "Sinhazinha", das barracas de comidas típicas e das conversas animadas.

   A participação e dedicação dos alunos e professores, dos funcionários e do setor administrativo da FO asseguraram o êxito da nossa festa junina em 2015.



  Aplicação tópica de Flúor


    Teve início em abril de 2015, no gabinete odontológico da Fundação Osorio, a aplicação tópica de flúor, gratuita, para os alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, com previsão de término em junho do presente ano. Com palestras informativas, de forma bem lúdica, a Drª Déborah Rotband falou sobre a importância dos hábitos alimentares e da higienização bucal na prevenção da cárie. A receptividade e participação dos alunos foi a melhor possível, um sucesso total.

    Para não deixar que o tema caia no esquecimento, contamos com a colaboração dos pais e responsáveis na atenção e cuidado que devem dispensar ao assunto, atuando junto aos filhos quanto aos hábitos alimentares e a higienização bucal. Prevenir para não remediar!



  Aniversário da Fundação Osorio


    (registro de um visitante).

    (Re)conheci a Fundação Osorio nesta manhã, e de lá saí animado a divulgar este testemunho.

    Retido no atendimento ao público, adentrei a área da programação central já terminando a formatura. Quando os acordes da banda ainda ecoavam, postei-me a observar o transitar dos alunos em direção aos pavilhões escolares e ao refeitório de onde seriam liberados para as suas residências. Dava gosto. Meninos, meninas e adolescentes nos uniformes alinhados, luvas brancas impecáveis, externavam imagem de alegria, disciplina, respeito e civilidade que remetia a idos de uma educação pública de qualidade inquestionável. Dispensava-se bola de cristal ou estudos sociopedagógicos diante daquelas simples, porém notórias manifestações associadas a valores de enriquecedora formação cidadã. Seria apenas o começo.

    Localizada no interior de uma área preservada da Mata Atlântica, a Fundação encanta na paisagem integrada à arquitetura neocolonial de construções centenárias, pé-direito alto e amplos espaços muito bem cuidados. Num deles, o prédio do Liceu, assistimos emocionante exibição de meninas do ensino fundamental interpretando belas canções a homenagear os quatrocentos e cinquenta anos da cidade do Rio de Janeiro. Bem mereceram, e a professora-regente, os intensos aplausos da plateia.

    Encerrada a apresentação, no trajeto ao refeitório observamos outras dependências do Liceu, capela e demais instalações de salas de aula, todas em excelente estado de conservação. Visível se mostrava a satisfação de funcionários ratificada no expressivo grupo de ex-alunas em contentamento inequívoco, na revivência ligeira de ternas e marcantes amizades.

    Em meio à conversa informal, durante excelente lanche servido, aprendi que a Fundação ora congrega cerca de mil e duzentas pessoas, das quais oitenta e quatro professores e novecentos e sessenta e um alunos. Parte dos recursos arrecadados provém da consignação voluntária em contracheques de militares do Exército, ativos e inativos, ignorando a Fundação os valores individuais descontados pelo Centro de Pagamento do Exército.

    Despedidas em marcha, me assomou a célebre frase – “Deus está nos detalhes”- recorrente no curso de minha breve permanência no local. Nos pequenos grandes pormenores do vaivém estudantil, na musicalidade de jovens talentos e abnegação da professora, no acumpliciamento de colaboradores às realizações e sonhos dos gestores, se pressente o sopro divino a empolgar, nesta quadra da sua existência, o Educandário da Rua Paula Ramos 52.

    Alma leve e rejuvenescida, saí de lá mais confiante no triunfo dos bons propósitos e do empreendedorismo saudável. Sempre resta a esperança de um mundo melhor quando vivenciamos experiências como a da visitação que fiz nesta data.

    Parabéns ao Diretor-Presidente, Coronel Salgueiro, sua digníssima equipe de colaboradores e os jovens alunos do modelar estabelecimento de ensino, honra da educação e do Exército Brasileiro na eminente figura do General Osorio.

    Vamos colaborar?

    Viva a Fundação Osorio, noventa e quatro anos formando cidadãos!

Rio de Janeiro, 01 de junho de 2015

Nilo Paulo Moreira - Cel Cav 72.



  94o ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO OSORIO


    Neste 01 de junho a Fundação Osorio se encheu de júbilo com a comemoração de seu nonagésimo quarto aniversário de criação. Para os alunos o dia começou, como sempre, com as aulas transcorrendo normalmente. Às 11h toda a escola se reuniu para uma grande formatura comemorativa.

    Na oportunidade, contamos com a presença de visitantes ilustres, ex-alunos e ex-professores, que atenderam ao nosso convite e vieram matar as saudades da escola e relembrar os bons tempos aqui vividos. A formatura constou do içamento do Pavilhão nacional, entrega de Diplomas de Amigo da Fundação e canto do Hino da Fundação Osorio. Encerrando a solenidade as palavras do presidente da FO e um brilhante e emocionante desfile. Os ex-alunos presentes participaram galhardamente, como nos bons tempos, do "desfile da saudade".

    Nossos visitantes puderam circular pela FO, por suas salas de aula e todas as instalações, ocasião em que interagiram com os atuais alunos. O coral da FO se apresentou no Salão de Honra encerrando a manhã festiva neste dia tão importante para o corpo docente, discente, ex-alunos, ex-professores, funcionários e visitantes. A escola estava em festa, quanta emoção, quanta saudade!



  Vacina anti-gripal


    Dentro do espírito da campanha de vacinação contra gripe em 2015, a Fundação Osorio Proporcionou a seus funcionários e professores a vacina em 19 de Maio de 2015. Foram aplicadas 160 vacinas na Fundação Osorio.



    A Fundação Osorio agradece ao Instituto de Biologia do Exército pela valiosa ajuda em colocar à nossa disposição o pessoal especializado e as vacinas necessárias à imunização do público interno desta Fundação.


 Premiação do Concurso Literário "Mulheres de Valor"


   O concurso literário realizado no 1° bimestre de 2015, tendo como tema Mulheres de Valor, sobre a vida e obra de mulheres, cujos nomes identificam as salas de aula do Pavilhão Epitácio Pessoa ou foram escolhidas pela Coordenações do 1° Segmento e Ensino Médio, premiou os seguintes alunos, com as respectivas homenageadas:

   Turma 111: Aluno Bernardo Alves de Souza

   Homenageada: ROSA REIS

   Turma 112: Aluna Luisa Lima Bruno Duarte

   Homenageada: RUTH ROCHA

   Turma 121: Aluna Juliana Fernandes Adão Paula

   Homenageada: MARIA HELENA MATHIAS

   Turma 122: Aluno Beatriz Lehmann Arnaud

   Homenageada: BIA BEDRAN

   Turma 131: Aluno Bruna Beatriz Gonçalves Fernandes

   Homenageada: CECÍLIA MEIRELES

   Turma 132: Aluno Thais Lopes Ferreira Ribeiro

   Homenageada: ANA MARIA MACHADO

   Turma 133: Aluna Manuela Homem Macário

   Homenageada: TARSILA DE AMARAL

   Turma 141: Aluna Eduarda Vergueiro de Souza

   Homenageada: TIA CIATA

   Turma 142: Aluna Bruna Pereira da Costa

   Homenageada: CHIQUINHA GONZAGA

   Turma 151: Aluno Eduardo Barbosa Ximenes

   Homenageada: DELFINA BENIGNINA DA CUNHA

   Turma 152: Aluna Rafaela Beatriz Galdino Macedo

   Homenageada: FRANCISCA DE SANDE

   Turma 161: Aluna Clara Lima Bruno Duarte

   Homenageada: ANA TRISTE

   Turma 162: Aluna Maria Fernanda Marques dos Santos de Almeida

   Homenageada: NÍSIA FLORESTA

   Turma 163: Aluna Camille Sanches Oliveira

   Homenageada: ANA MARIA MACHADO

   Turma 171: Aluna Paula Fernandes Ramos de Souza

   Homenageada: MARIA QUITÉRIA

   Turma 172: Aluna Heloísa da Costa Sant'Anna

   Homenageada: ANITA GARIBALDI

   Turma 173: Aluna Letícia Dalapicola Cezário

   Homenageada: ALICE DE MENDONÇA

   Turma 174: Aluna Vida da Silva de Almeida Diniz

   Homenageada: ORSINA DA FONSECA

   Turma 181: Aluno Lukas Nunes de Oliveira

   Homenageada: PRINCESA ISABEL

   Turma 182: Aluno Levi Lopes Silva Gomes Moreira

   Homenageada: CATARINA PARAGUAÇÚ

   Turma 183: Aluna Pâmela Daniely Peres de Barros

   Homenageada: JOANA DE GUSMÁO

   Turma 184: Aluna Ana Carolina de Lima Cordeiro

   Homenageada: CONDESSA DE BARRAL

   Turma 191: Aluna Ana Clara Bragante Teodoro

   Homenageada: CELINA DE PAULA MACHADO

   Turma 192: Aluna Gabrielle Nascimento Machado

   Homenageada: JOANA ANGÉLICA

   Turma 193: Aluno Vitor Pereira Laprovita

   Homanageada: CLARA CAMARÃO


  "12 de Maio" - Formatura de Entrega da Boina


    Respeitando e difundindo as suas tradições, a Fundaç ão Osorio realizou no dia 12 de maio a cerimônia de entrega das boinas aos novos alunos. Estiveram presentes à formatura da Escola, familiares, pais e responsáveis que, junto com todos nós, abraçamos e cumprimentamos todo o Corpo Discente, nesta semana em que comemoramos o nascimento de Manoel Luis Osorio, o Marquês do Herval, nosso Patrono. Na oportunidade foi feita a premiaç ão do Concurso Literário: "Mulheres de Valor", onde vários alunos tiveram seus trabalhos escolhidos por uma comissão julgadora formada para avaliar todos os concorrentes.

 Parabéns aos novos alunos!

 Parabéns Gen Osorio!




  Homenagem a Ex-funcionária


    Foi realizado no dia 04 de maio, a missa em sufrágio à alma da Inspetora Lenita Rocha, falecida no dia 25 de abril. Após a missa foi realizada uma cerimônia de denominação do "ESPAÇO INSPETORA LENITA ROCHA", no pátio contíguo ao Pavilhão Marquês de Herval, em homenagem à funcionária como forma de reconhecimentos pelos relevantes serviços prestados a esta Escola por mais de 15 anos. O evento contou com a presença da Direção da Escola, familiares, professores, inspetores, alunos e funcionários.





  Vacinação de Alunas da Fundação Osorio Contra o Vírus HPV 1ª Dose


    Foi realizada nos dias 13 e 14 de abril a vacinação contra o vírus HPV. Foram vacinadas 83 alunas na faixa etária entre 9 e 14 anos. O evento contou com o apoio do Hospital Central Aristarcho Pessoa do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, representado pelas 3° Sgt Sau Luiza e Ana Paula.





  Reunião do Conselho Deliberativo - Primeiro Quadrimestre de 2015


    Cumprindo determinação estatutária da Fundação Osorio foi realizada em 09 de abril de 2015, a primeira reunião de seu Conselho Deliberativo com o objetivo de abordar os seguintes itens da pauta:

    01 - Aprovação da Ata da última Reunião, realizada em Dezembro de 2014;

    02 - Aprovação da Prestação de Contas anual relativas ao ano de 2014 (Relatório de Gestão);

    03 - Aprovação dos Relatórios de Auditoria, de Out 14 a Dez 14;

    04 - Trabalhos desenvolvidos pela Divisão de Ensino e Divisão Administrativa e,

    05 - Apresentação e posse da Conselheira Professora Kátia Raquel D´Errico de Carvalho, nomeada a contar de 02 de Abril de 2015;




  Cerimônia de Abertura do Ano Letivo - 2015


    Com a presença de professores, inspetores, familiares, alunos e funcionários da Fundação Osorio foi realizada em 03 de março, a cerimônia de abertura do ano letivo de 2015. Na oportunidade, o aluno Ruan Ricardo Guimarães Silva, do 3o ano do Ensino Médio/Profissionalizante, fez a leitura do texto de boas vindas, de sua autoria, aos novos integrantes da Escola.

    "Quando damos boas-vindas para alguém, demonstramos a alegria de um reencontro ou expectativa do início de uma nova amizade. A proximidade faz com que as almas se toquem e por um momento dividam entre si a deliciosa sensação de estar diante daquele que em determinado momento, fará parte de nossa vida.

    Hoje, 03 de março de 2015, novos alunos chegam a Fundação Osorio e buscam novos conhecimento para trilhar um novo futuro. Ao vestir esse uniforme, cada aluno representa, escreve parte da história da escola e, assim, colabora para o verdadeiro dever desta Instituição de Ensino: O de Transmitir o conhecimento, participando na formação do indivíduo e preparando-o para ser um excelente profissional no mercado de trabalho.

    Ser aluno da Fundação Osorio não é somente vestir esse uniforme. é cultuar ao mesmo tempo o respeito ao próximo, a disciplina, nesse Corpo de Alunos.

    Portanto, novos alunos, aproveitem a oportunidade para viver esse novo momento intensamente e aprender um pouco mais sobre vocês mesmos e sobre o mundo que os cerca.

    Sejam responsáveis em cada escolha que fizerem a fim de contribuir para o crescimento da escola. Por fim, lembrem-se de agradecer por fazer parte de uma instituição de referencia no pais.

    Sejam bem-vindos à Fundação Osorio!"




  Inauguração da Biblioteca


    Em simples cerimônia, foi inaugurada no dia 11 de fevereiro, a Biblioteca Francisca Osorio Mascarenhas. A nova instalação, que ocupa um espaço de aproximadamente 200 m², possui um acervo de mais de 12.000 livros, vários computadores com acesso à internet, tudo instalado num amplo e confortável espaço para pesquisar e estudar com tranquilidade e acessível a todos os alunos, professores e funcionários da Fundação.





 

FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5