FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Acontecimentos - Ano 2017


 Colação de Grau do Ensino Médio

Cerca de setenta alunos da Fundação Osorio celebraram na manhã do último sábado, 16 de dezembro, a colação de grau do Ensino Médio, no auditório Francisca Osorio Mascarenhas.

A cerimônia contou com a entrega dos diplomas de Esino Médio pelas mãos dos integrantes da mesa. Segundo o Cel Salgueiro, presidente da Fundação Osório, ver os alunos completando esse ciclo é emocionante. "É um momento muito especial, já que foram doze anos de convivência. Apesar de toda dificuldade a Fundação cumpriu com maestria a sua missão. Cada formando tornou-se plenamente capacitado para o mercado de trabalho, aos moldes da patrona da turma, a escritora Nísia Floresta. Desejo que ultrapassem todos os limites e obstáculos que possam surgir, pois a superação e profissionalismo acompanharam vocês nestes três anos". Ao desejar sucesso e felicidade aos alunos, o presidente destacou: "nunca desistam de seus sonhos".

Foram homenageados e premiados pela Escola, pelo IDMM, BIBLIEx e pela POUPEx os alunos Daniel Akira Takeyama Teixeira, Bruna Elaine Rodrigues dos Santos e Marcos Vinicius Marques Alves, respectivamente, primeiro, segundo e terceiro colocados.

O professor Bruno Jorge, paraninfo da turma, disse que ela deixará muitas saudades, não só pela intensa aprendizagem, mas também pelos momentos de alegria e risos compartilhados com todos.

Com muita empolgação o aluno Daniel Cardoso Sales Coelho, orador da turma, comparou estes três anos de ensino profissionalizante a uma viagem, que apesar das turbulências, houve muitas realizações, saudades e alegrias. Disse ainda que tais momentos serviram de crescimento e maturidade tanto pessoal como profissional, e que agora recebem um passaporte para um futuro novo, cheio de conquistas e realizações.

A cerimônia contou ainda com um vídeo que marcou o encerramento da celebração.

Sem dúvidas, uma vitória de todos!


 "Meio Milhão de Acessos"

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são importantes instrumentos pedagógicos para a construção e para a difusão do conhecimento, além de contribuir nos processos de melhoria contínua! e, também, na busca da excelência nas escolas.

Na semana de 11 a 15 de dezembro de 2017, site de Internet da Fundação Osorio atingiu a expressiva marca de meio milhão de acessos. Nos últimos três anos dobramos a média de acessos diários de duzentos e cinquenta para quinhentos visitantes, isto se deve ao cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Gestão atualmente em vigor na escola, envolvendo professores, alunos, responsáveis e o público de maneira geral.

São exemplos de conquistas alcançadas:

- a criação do Sistema de Gestão Escolar (SGE) que tem agilizado e facilitado o lançamento das notas das provas e, em consequência, a ampla divulgação do boletim escolar;

- a disponibilização de Fichas de Orientação Educacional (FOE) que orientam alunos e responsáveis antes da realização das provas;

- as Circulares da Divisão de Ensino, mensagens que informam aos responsáveis sobre todos os acontecimentos na escola;

- a informatização dos processos de solicitação de vagas e renovação de matrículas, que otimizou procedimentos e vem difundindo informações aos principais interessados;

- a criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que ampliou as dimensões de tempo/espaço na produção e difusão de conhecimentos, ligando professores e alunos mesmo fora das salas de aula;

- a criação de uma revista científica, em mídia eletrônica, que vem veiculando artigos de interesse e as melhores práticas dos docentes;

- a pronta divulgação das prestações de contas e informações financeiras e orçamentárias.

Parabéns a todos!

Fundação Osorio, formando hoje o cidadão do amanhã.


 Medalha Marechal Trompowsky

O Instituto dos Docentes do Magistério Militar - IDMM entregou na manhã do dia 11 de dezembro de 2017, no Salão de Honra da Fundação Osorio, a medalha Marechal Trompowsky ao Prof Dr Arno Wehling, atual Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IGHB, membro efetivo da Academia Brasileira de Letras e integrante do Conselho Editorial da BIBLIEx.

A medalha Marechal Trompowsky criada pelo Decreto Presidencial n° 33.245, de 8 de julho de 1953, é concedida, anualmente às personalidades civis, militares e, em especial, aos profissionais que exerçam ou tenha exercido funções de magistério com evidente demonstração de dedicação, competência profissional, probidade e contribuição para o engrandecimento do ensino no Brasil, através de seus exemplos.

Estiveram presentes ao ato solene o Cel Luiz Sérgio Melucci Salgueiro e toda sua equipe, o Cel Melquíades Soares dos Santos, representante do IDMM e dois alunos representando o Corpo Discente conduzindo o estandarte da Escola e Brasão do Marechal Osorio.


 "Praça da Alegria"

Lugar de colocar em prática os "Valores eternos".

Os alunos reuniram-se, ao longo do ano, nesse espaço que ficou belíssimo, para brincar e desenvolver relacionamentos saudáveis. Os jogos foram orientados e cuidou-se de incentivar a disputa, a competição de forma respeitosa e honesta.

Resgatou-se brinquedos antigos que despertaram nas crianças as capacidades de pensar, articular o raciocínio, desenvolver coordenação motora fina e ampla, enfim, que trabalham as Inteligências múltiplas afastando por algum tempo nossas crianças do computador e do celular, que tem contribuído muito para o mal uso e o embotamento de qualidades que toda criança precisa desenvolver.

A equipe do 1° Segmento do Ensino Fundamental contou com a ajuda dos pais voluntários. Destacou-se a mãe Iane Mayer que pintou nosso espaço e as mães Eliane e Patrícia, que estiveram sempre presentes ajudando com muito amor e carinho a obter os melhores resultados.

Sinceros agradecimentos a todos!


 Colhemos o que plantamos

Este projeto veio impactar as crianças e as famílias da FO.

Com a participação incondicional das famílias e com a alegria e entusiasmo das crianças, a Profº Ana Cristina e sua equipe transformaram o espaço de uma das entradas da Escola, construindo uma horta que foi cultivada pelos alunos.

As crianças trabalharam a terra, plantaram, regaram e cuidaram juntamente com os pais voluntários. Destacamos o envolvimento dos pais, Sr Gustavo e Sr Otávio que, incansavelmente, trabalharam para o sucesso desse projeto. Podemos contemplar com alegria as verduras e legumes que já estão em ponto de serem consumidos. Colhemos o que plantamos. Mais uma vitória na luta que travamos para a construção de uma sociedade melhor.


 9° Concurso de Desenho e Redação da CGU - 2017

TODO DIA É DIA DE CIDADANIA foi o tema da 9ª edição do Concurso de Desenho e Redação realizado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União - CGU. O objetivo da iniciativa foi despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais. O concurso foi direcionado a estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Além dos alunos finalistas, os 3 melhores de cada categoria, todos os professores orientadores também serão premiados. Veja em www.portalzinho.cgu.gov.br.

Na categoria Redação - 9° Ano do Ensino Fundamental, a Fundação Osorio teve a aluna Letícia Rodrigues Alberici na relação dos finalistas, sendo seu orientador o Prof Luiz Gustavo T M Lopes.

Parabéns aluna Letícia e Prof Lopes!


 5ª Regata Estadual de Remo

O aluno Victor Gabriel, da turma 191, integrante da equipe de remo do C.R. Vasco da Gama, competindo no barco four-skiff, na categoria Junior B, para atletas com idades de 15 a 16 anos, sagrou-se campeão da 5ª e última regata do Campeonato Estadual de Remo, realizada no dia 08 de outubro. A competição é organizada pela Federação Estadual de Remo do Rio de Janeiro. O aluno participou da "clínica de remo" realizada em junho na Fundação Osorio, com os técnicos do C.R. Vasco da Gama."

Parabéns, Victor Gabriel, pela grande vitória!


 9ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento Rio de Janeiro

Integrantes da Fundação Osorio participaram da 9ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento Rio de Janeiro. A prova foi realizada no dia 29 de outubro e a equipe da Escola foi constituída por 32 atletas que demonstraram espírito esportivo, abnegação, tenacidade, colaboração e disciplina.

O Esporte serve como exemplo e estímulo para a formação do cidadão de amanhã!!!!!!!


 Visita a um navio da Marinha do Brasil

No dia 05 de outubro de 2017, às 08h, alunos da Fundação Osorio, da Turma 191, partiram para a Base Naval do Mocanguê para uma visita ao Navio Multitarefa Bahia. Foram acompanhados do ST Everton, professor de Matemática , e do Inspetor Sgt CBMERJ Albuquerque.

Segue a descrição da visita contada por um aluno: "Chegando ao imponente navio fomos recepcionados pela tripulação e convidados a assistir uma breve palestra seguida de um lanche. Logo após, fomos divididos em grupos e acompanhados pela tripulação para explorar aquele grandioso navio.

O navio era simplesmente fantástico. Tinha um hospital enorme, transportava fuzileiros, combustíveis, aeronaves, blindados, carros e quase tudo o que as tropas apoiadas necessitam. Ele tem também quartos muito confortáveis e aconchegantes, além de salas com muitos equipamentos de alta tecnologia. Achamos muito capacitado!"

A experiência vivida pelos alunos foi, sem dúvidas, uma grande e inesquecível aventura. Ficou o sentimento de orgulho e um aprendizado de que o esforço de hoje proporciona um grande futuro. Serviu para dar consciência e estímulo ao estudo sério e contínuo, para que esse esforço possa viabilizar, com certeza, estar naquele navio sendo um médico, navegador, engenheiro, capitão, metalúrgico, enfermeiro, cozinheiro, barbeiro, sinaleiro, taifeiro, ou onde seu sonho o levar.


 Medalha Marechal Trompowsky

Como parte das comemorações do Dia do Professor na Fundação Osorio, foram agraciados com a Medalha Marechal Trompowsky, concedida pelo Instituto dos Docentes do Magistério Militar - IDMM, as personalidades abaixo:

Prof ARNO WEHLING, presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB

Cel PEDRO PAULO DE MIRANDA KLEIN, da Fundação Osorio

Cap ANDREA CARVALHO DE CASTRO ALBUQUERQUE, do Departamento de Educação e Cultura do Exército - DECEx

Cap AMANDA COUTO CALAZANS SILVA- Instituto de Biologia do Exército - IBEx

1º Sgt FLAVIO BARROSO DA SILVA, do Hospital Central do Exército - HCE

Profª FERNANDA PICANÇO DA SILVA ZAROUR PINHEIRO, da Fundação Osorio

1º Sgt ADRIANO VIEIRA DA SILVA, do 5º Batalhão Logístico Escola – 25º Btl Log(Es)

Prof MIGUEL MENDES BOREL, da Fundação Osorio

Prof ANTONIO DE PÁDUA LINO MENDES, da Fundação Osorio

Profª LILIAN AUGUSTE BRUNS CARNEIRO, da Fundação Osorio

A todos os agraciados os nossos parabéns!


 Show de Talentos – 2017

No último sábado, dia 7 de outubro, o auditório da Fundação foi cenário de mais um “show de talentos”, edição de 2017.

A equipe liderada pela professora Ana Cristina preparou diversos números para todos os presentes. Apresentaram-se professores, funcionários, alunos e colaboradores, com números de canto, dança e interpretações diversas. A platéia vibrando, aplaudiu e incentivou bastante todos os que se dispuseram a participar e exibir seus talentos e habilidades.

A integração dos diversos segmentos que compõem a Escola foi total. A presença dos pais e de convidados abrilhantou a festa, prestigiando todos aqueles que colaboraram com mais esse evento cultural promovido pela Escola.

Ao final do espetáculo, a banda de música dos alunos, sempre renovada, nos brindou com a 9º Sinfonia de Beethoven.


 Nova "Van" da Fundação Osorio

Depois de muitas solicitações e pedidos de apoio, a Diretoria de Material do Comando Logístico em Brasília – DF autorizou o fornecimento à Fundação Osorio da Van, "Citroen", com 15 lugares, em documento assinado em 30 de agosto de 2017.

Após os contatos e ligações burocráticas com o Comando Militar do Leste, a nova VAN chegou à Escola neste mês de setembro e foi, imediatamente, colocada à disposição de alunos e professores. Novamente, constatamos que o principal parceiro da Fundação Osorio, o Exército Brasileiro, está sempre pronto a colaborar com o trabalho desenvolvido por nossa equipe.

Nossas crianças agradecem!


 Semana da Pátria na Fundação Osorio

A Fundação Osorio comemorou o Dia da Pátria, o Sete de Setembro, com uma formatura cívica. A aluna Bruna Elaine, do Ensino Médio, fez a leitura do alusivo à data. O Pavilhão Nacional foi hasteado pelas professoras Rosa Cosenza e Maria Olivia. Todos cantaram o Hino Nacional e, encerrando a cerimônia, a realização do desfile de toda a Escola e sua Guarda Bandeira.


 Os haitianos e brasileiros que tiveram as vidas transformadas pela missão de paz no Haiti

Veja a participação do Sgt Adriano, professor da Fundação Osorio.

"Para o sargento carioca Adriano Vieira, a missão continuou viva depois que ele voltou ao Brasil, em 2015. O trabalho de assistência para as crianças haitianas despertou a vontade nele de fazer algo pelas crianças daqui." - Transcrito da reportagem no link:www.bbc.com/portuguese/internacional-41131346


 Visita ao Jardim Botânico

O 1° ano do Ensino Fundamental visitou o Jardim Botânico e experienciou os conteúdos trabalhados em sala de aula na disciplina de Ciências. Puderam ver de perto a diversidade de plantas existentes em nosso país. Observaram o Jardim Sensorial e contemplaram a beleza da Vitória Régia.

Foi uma manhã intensa, repleta de sensações maravilhosas!


 "Colhemos o que plantamos"

O Projeto "Colhemos o que plantamos" é uma vertente de um projeto maior que tem como objetivo trazer para nossas crianças e suas famílias uma profunda reflexão sobre os valores que acreditamos, disse a Profa Ana Cristina, responsável pelo projeto.

A manutenção de uma horta e de jardins construídos pelas crianças é uma experiência formidável. O prazer de mexer com a terra, plantar algo saudável e acompanhar e ser responsável pelo crescimento do fruto plantado, tem sido motivo de grande interesse, curiosidade e alegria para os alunos. Os pais participam e apóiam integralmente o projeto. A Escola agradece muito essa parceira sem a qual não seria possível a realização do trabalho.

Esperamos ansiosos, alunos, pais e professores, o momento de colhermos o que plantamos, em todos os sentidos.


 Feira Profissional na Fundação Osorio

No dia 17 de agosto, os alunos do Ensino Médio da Fundação Osorio vivenciaram momentos ricos e interessantes durante a Feira Profissional promovida pela Escola.

A Feira teve por objetivo permitir que os alunos tomassem conhecimento das experiências de profissionais bem sucedidos, que lhes passaram informações úteis no momento da escolha das áreas de trabalho.

A FEPRO foi concebida no formato de oficinas, fato que permitiu que os alunos pudessem escolher as palestras que mais lhes interessassem.

A Divisão de Ensino está de parabéns ao iluminar o caminho do nosso aluno na escolha da futura profissão.


 Uma visita cultural, direto das Minas Gerais!

Foi realmente um passeio cultural. Um passeio que marcou o recesso escolar e que deixou todos os participantes satisfeitos e com vontade de voltar. Maravilha!!!

Incialmente, visitamos o Museu Casa Guignard, em Ouro Preto-MG, a convite do Sr Gélcio Fortes coordenador do museu, que gentilmente nos mostrou um pouco da obra e da vida desse mestre das artes brasileiras, Alberto da Veiga Guignard, professor voluntário na Fundação Osorio de 1930 a 1943. Vibramos com as suas histórias, memórias e nos deliciamos com os registros deixados pelo famoso pintor naquela tradicional cidade mineira.

No dia seguinte, fomos ao Instituto Inhotim, em Brumadinho, a 56 Km da capital, conhecer o maior parque aberto de arte contemporânea existente no mundo. Extasiados ficamos diante das belezas naturais e do paisagismo deslumbrante, percorremos os jardins e exposições vivenciando e experimentando um pouco de cada sensação que a natureza e os artistas nos proporcionavam a cada curva do caminho. Até agora, as imagens, os sons e as sensações nos acompanham. O tempo foi pequeno diante de tantas coisas para se ver.

No retorno ao Rio de Janeiro, paramos em Congonhas do Campo e visitamos a basílica de Bom Jesus de Matosinhos para conhecer as esculturas de pedra-sabão de Antônio Francisco Lisboa, "o aleijadinho", emoldurando o adro, a fachada da igreja e em todas as estações da via sacra.

Respiramos cultura mineira o tempo todo, mas também provamos e aprovamos a deliciosa comida das Minas Gerais. A realização do passeio só foi possível graças uma parceria da Escola com os voluntários: alunos, pais, professores e funcionários. Esperamos que novas inciativas e novas parcerias como essa aconteçam e que elas possam congraçar um número cada vez maior de pessoas.

Além da nobre missão de passar conhecimentos e disseminar princípios e valores, acreditamos que a gestão escolar deve se preocupar em inovar, incentivar e buscar ativamente a participação de todos em nossas atividades.

Fundação Osorio formando hoje o cidadão do amanhã!


 XVII Jogos Internos da Fundação Osorio

Os jogos internos foram realizados no período de 05 a 14 de julho, com a participação de alunos do 1° Segmento, 2° Segmento e Ensino Médio. Valorizam a prática esportiva, a disciplina, o espírito de corpo e a construção da cidadania dos nossos jovens alunos.

As competições se desenvolveram com alegria e entusiasmo, em clima de sã camaradagem.


                                                                        Resultado Final

1° Lugar: Equipe AMARELA 120 Pontos

 

2° Lugar: Equipe AZUL 119 Pontos

 

3° Lugar: Equipe VERDE 116 Pontos

 

4° Lugar: Equipe VERMELHA 109 Pontos

 

 "Folha Dirigida" - destaque da FO

Em recente publicação na “Folha Dirigida” de 8 de junho, a Profa Terezinha Saraiva, ex-integrante do Conselho Deliberativo da Fundação Osorio, fez um registro elogioso ao trabalho de toda a nossa equipe em artigo sob o título “Um bom exemplo”. Confira na íntegra em Artigo Folha Dirigida

 

 Remo do Vasco da Gama na Fundação Osorio

Na semana de 5 a 9 de junho, profissionais do remo do Clube de Regatas Vasco da Gama, por iniciativa dos professores da Seção de Educação Física, aplicaram uma “clínica” com a finalidade de apresentar esta modalidade aos alunos e descobrir novos talentos. Mostraram as características desse esporte, falaram das competições e dos treinamentos.

A iniciativa despertou grande interesse, os alunos tiveram a oportunidade de praticar nas máquinas simuladoras, sentindo as peculiaridades do remo e o esforço necessário para um bom desempenho.


 

 Proyecto "EL Cuerpo Humano: artes marciales y salud"

O projeto “O Corpo humano: artes marciais e saúde” tem como objetivo apresentar a matéria Corpo Humano em espanhol e desenvolver atividades didático – pedagágicas que aprofundem seu conhecimento e oportunismo no contato dos alunos do 9º ano com as Artes Marciais, especificamente o Muay Thai, para estimular o educando a estar atento à sua saúde mental e física, como também à aprendizagem de uma nova habilidade.

No dia 08 de Maio, contamos com a presença do mestre Cristian, presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai e Esportes de Combate – CBMEC, e sua equipe. Foi apresentada uma palestra sobre a história e os benefícios da prática das Artes Marciais.

A participação de todos os alunos evidenciou o grande interesse despertado.


 

 Campanha "Minha Escola Sempre Limpa"

Dando prosseguimento ao projeto Minha Escola Sempre Limpa, um grupo de alunos e alunas do 5º ano, portando na blusa um crachá com os dizeres "Patrulha da Limpeza", reuniram-se no pátio Eurico Gaspar Dutra. Caminharam na hora do recreio e distribuíram panfletos com os dizeres “Lugar de lixo é no lixo! Faça sua parte!”, concitando a todos a não sujarem a Escola, deixando-a sempre limpa.

A Direção da Escola elogiou o grupo pela iniciativa e pelos bons exemplos e concitou-os a disseminarem a campanha.


 

 Visita ao Salão Honra da Fundação Osorio

Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e respectivas professoras visitaram o Salão de Honra – Museu da Fundação Osorio, acompanhados pelas supervisoras Lilian e Ana Cristina. O objetivo da visita foi propiciar a formação da memória dos fatos e eventos que constituem a história da Fundação Osorio. Acreditamos que as memórias são frutos do que, alguma vez, percebemos ou sentimos e, ao apresentarmos as memórias da nossa Escola, estamos formando laços entre a Fundação Osorio e seus alunos.

Agora, os espaços visitados passaram a ter sentido, uma vez que, em 10 de maio, dia do aniversário do General Osorio, eles fizeram o juramento do novo aluno e receberem a boina das mãos de suas madrinhas e padrinhos, materializando–se desta forma a sua condição de aluno desta renomada instituição. Como nos disse Marshall, (1988) “Nada há no intelecto que não tenha estado antes nos sentidos.”


 

 Reunião com Representantes de Turmas

Mais uma vez ocorreu na Escola a Reunião com Representantes de Turma (RRT) do Ensino Médio e do 2° Segmento para tratar de assuntos pertinentes ao dia-a-dia escolar.

As reuniões transcorreram em clima cordial, onde os alunos expuseram suas observações, necessidades e anseios. Debateram com a Direção da Escola temas administrativos e educacionais.

Parabéns ao Corpo de Alunos pela iniciativa!


 

 "10 de Maio" - Entrega da Boina aos Novos Alunos

A solenidade de entrega das boinas aos novos alunos da Fundação Osorio, no último dia 10 de maio, foi realizada na presença de convidados, padrinhos e madrinhas, que aqui estiveram homenageando as nossas crianças.

Com muito garbo e empolgação um desfile escolar encantou a platéia presente. Os "estandarte" da Escola e o "brasão" do Marechal Osorio foram, oficialmente, apresentados a todos os novos integrantes da comunidade escolar.

Com breves palavras, o Cel Salgueiro saudou todos os presentes e destacou os exemplos do nosso patrono, chamando atenção para os "princípios e valores" observados pela Escola, hoje, tão esquecidos pela nossa sociedade, que exige direitos, mas se esquece de cumprir com seus deveres.

Parabéns aos novos alunos!

Parabéns Gen Osorio!


 

 Fundação Osorio nas comemorações do aniversário do Colégio Militar do Rio de Janeiro

A Guarda Bandeira da Fundação Osorio compareceu às comemorações dos 128 anos de criação do Colégio Militar do Rio de Janeiro – CMRJ, Casa de Thomaz Coelho.

No desfile de encerramento da solenidade a representação de alunos da Escola desfilou com empolgação e garbo, demonstrando muita vibração por participar da tradicional festa do centenário Imperial Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Parabéns Colégio Militar do Rio de Janeiro!


 

 Professores da Fundação Osorio são agraciados

Todos os anos os alunos da FO são estimulados a participarem do Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União, um evento de âmbito nacional que busca despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania.

No Concurso de Desenho e Redação de 2016, três docentes da FO foram homenageados pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e CGU: os professores Adriano Vieira, Regina Célia e Tânia Garcia receberam certificados destacando-os como professores comprometidos com a formação cidadã de seus estudantes.

A FO parabeniza os nossos professores agraciados pelo excelente trabalho de incentivo à reflexão e ao debate desses relevantes temas no ambiente educacional.


 

 Pesquisa sobre o uso de celulares

      Recentes estudos têm mostrado que é prejudicial à saúde o uso sem limites das tecnologias de comunicação. Os alertas dos especialistas estão começando a aparecer.

      É preciso ser cuidadoso em relação ao universo digital que nos cerca, verificando constantemente até que ponto estamos dependentes dos celulares.

      Algumas regras podem ser ajustadas e evitar complicações e a coibir exageros com relação aos dispositivos móveis. Anotem:

Ao dormir, deixe o celular desligado ou no silencioso. O sonambulismo digital pode ser um sintoma de uso abusivo da tecnologia.
Silencie o celular durante as refeições. Respeite as pessoas que estão ao seu lado, valorize o momento presente e privilegie as relações ao vivo.
Evite usar o celular em lugares públicos e apertados, como o elevador ou transportes coletivos. A sua conversa é individual e não precisa ser compartilhada com as outras pessoas.
Celular ao volante pode causar acidentes. O risco de mandar mensagens ao dirigir equivale ao guiar após tomar quatro copos de cerveja.
Faça uma limpeza nos seus contatos de redes sociais. O número de amigos virtuais ou de curtidas em sua página não é indicador de sucesso nem de popularidade.
Crie horários específicos para navegar nas redes sociais. Garanta um controle maior sobre a tecnologia antes que ela domine você.
Desabilite as notificações de recebimento de mensagens. Elas desviam a atenção, atrapalhando a concentração e prejudicando o rendimento nos estudos ou no trabalho.

                                                                                                                                                                                   Fonte: Instituto Delete

 

 Dia do Exército Brasileiro!

Os holandeses realizaram a primeira tentativa de ocupação de nosso território em 1624, em Salvador, na Bahia. Os luso-brasileiros conseguiram expulsá-los no ano seguinte. No entanto, uma segunda investida, na capitania de Pernambuco, em 1630, foi mais bem-sucedida e, pouco a pouco, um grande espaço territorial foi conquistado. Os invasores europeus se instalaram em Recife e dominaram grande parte da região Nordeste do país. Na realidade, essa foi conhecida como a "Guerra do Açúcar" (1624 a 1654), quando os interesses geopolíticos de investidores estrangeiros da Companhia das índias Ocidentais sustentaram uma poderosa força militar para ocupar parte território brasileiro. Os comerciantes "flamengos" tinham grandes interesses econômicos no Brasil e queriam se beneficiar do comércio açucareiro e do mercado de

Apesar de se reconhecer que a administração holandesa no Recife trouxe alguns benefícios culturais e científicos para a capital pernambucana, a resistência ao invasor sempre esteve presente. Por outro lado, um sentimento nativista se instalou, progressivamente, no coração de nossa gente e começou a fundir os esforços para expulsar aqueles que eram os invasores do solo pátrio. Eles eram os estranhos, os protestantes calvinistas, os estrangeiros, eram aqueles que só queriam se aproveitar de nossas riquezas e da produção açucareira nordestina.

Inconformados, resistindo e sempre fustigando o adversário, os soldados da resistência brasileira continuaram combatendo. A índole guerreira de um Exército constituído por brancos, índios e negros foi forjada com sangue, suor e lágrimas. De batalha em batalha, lideranças naturais se destacaram e as vitórias começaram a aparecer e a estimular os combatentes. A criatividade, as manobras, a surpresa, a rapidez e a perseverança desaguaram numa forma única e peculiar de combater. As vitórias se sucederam e um ânimo redobrado impulsionou as tropas brasileiras rumo ao seu objetivo: expulsar os invasores.

Um pacto foi celebrado: "Nós abaixo assinados, nos conjuramos e prometemos em serviço da liberdade, a não faltar em nenhum tempo, com toda a ajuda de fazendas contra qualquer inimigo na restauração de nossa Pátria". Os líderes desse movimento foram os soldados que deram origem ao Exército Brasileiro. O marco dessa história de lutas e de sacrifícios foi "19 DE ABRIL DE 1648" , dia em que os holandeses foram derrotados na batalha do Monte das Tabocas.

Atualmente, nesta data se comemora o DIA DO EXÊRCITO. Ela representa o marco de um povo que se recusou a ser dominado por uma cultura estranha e hostil. Ao refletir e cultuar os feitos dos soldados de ontem, penso que os soldados de hoje continuam acreditando que a sua força sustenta as decisões estratégicas do Estado. Continuam acreditando nos princípios e valores que nos legaram os nossos antepassados, na esperança que eles conduzam o povo brasileiro aos seus mais nobres destinos. Tenho certeza que, vigilantes, os soldados de hoje continuam acreditando que o nosso Exército é o elemento final para a preservação dos interesses vitais de uma Nação como o Brasil.

O Exército Brasileiro é principal e mais importante parceiro da Fundação Osorio.

Parabéns soldados. Salve o Dia do Exército!

 

Luiz Sérgio Melucci Salgueiro,
Presidente da Fundação Osorio

 


 A Escola foi lembrada

Em recente pronunciamento ao pessoal da reserva, no dia 24 de março, assim se expressou o Gen Villas Bôas, Comandante do Exército:

Nesta mensagem, quero falar da Fundação Osorio. O Imperial Colégio Militar do Rio de Janeiro, hoje CMRJ, criado em 1889, atendia às necessidades de ensino apenas dos filhos órfãos de militares falecidos na Guerra da Tríplice Aliança. Com o objetivo de estender esse benefício também às filhas órfãs, a Fundação foi concebida em 1907 e inaugurada em 1921. Em um processo de aprimoramento, em 1993, a Fundação passou a admitir alunos do sexo masculino.

Além de ensino de qualidade, ao longo desses quase cem anos, esse renomado estabelecimento de ensino tem passado aos seus alunos valores; tais como respeito, companheirismo, disciplina, mérito e liberdade com responsabilidade. Procure saber mais da Fundação Osorio e de que maneira você pode ajudá-la a dar continuidade a esse importante trabalho por meio do site www.fosorio.ensino.eb.br


Gen Ex Villas Bôas
Comandante do Exército


 Um dia na Fazendinha

Para trabalhar o conteúdo “Animais” as turmas do 1º ano fizeram uma visita muito divertida: Fazendinha Estação Natureza. Lá, puderam interagir com diferentes bichinhos, observando suas características, cuidados, necessidades e curiosidades. Também plantaram um girassol e descobriram que os seres vivos necessitam de muito amor e atenção.

Foi uma manhã muito especial!



 "Minha Escola sempre limpa"
p>Iniciativa digna de elogios, de amor à Fundação Osorio, de cuidado com o meio ambiente e de respeito ao próximo, partiu das alunas Luana Silva e Gomes e Isabela Dias de Barros,, ambas do 5° ano, quando viram uma profissional da limpeza cuidando de uma sala de aula muito suja. As duas se comoveram com aquela cena e decidiram ajudá-la. A partir daquele momento, elas sentiram uma enorme vontade de fazer alguma coisa para que aquela cena não se repetisse. Foi assim que, em março de 2016, surgiu a chama da campanha para a manutenção das salas de aula sempre limpas: a campanha "Minha Escola sempre limpa".

A primeira medida adotada foi a limpeza e arrumação da própria sala de aula. Todos os dias, as duas alunas permaneciam na sala após o término da aula arrumando e limpando as mesas.

A segunda medida foi passar em todas as salas de aula da Vila Getúlio para conscientizar os demais alunos da necessidade de recolher e colocar na lixeira o próprio lixo.

Essas atitudes comoveram alguns colegas de classe que resolveram ajudá-las. Com o apoio deles, elas criaram um "grupo de limpeza". Esse grupo era formado pelos alunos Melissa, Caio Marcio, Fernanda Vieira, Victor Hugo e Bruna Beatriz. Ao término das aulas, esses alunos se dividiam em grupos e cada um limpava uma das salas de aula.

A campanha foi ganhando força no decorrer do ano. Cartazes foram espalhados por toda a Vila Getúlio e aos poucos, os alunos das outras séries passaram a cuidar de suas salas

Hoje, um ano depois do surgimento da ideia, a Luana e Isabela Dias retornam, com toda força, com a campanha "Minha Escola sempre limpa". Agora, o objetivo é mobilizar TODA a série, para que TODOS JUNTOS possam fazer a diferença.

Ao perguntar a cada uma delas sobre qual o sentimento dessa iniciativa, ambas se emocionaram. Relataram que estavam se sentindo úteis, felizes e satisfeitas com o sucesso da campanha e por terem feito amizade com todas as "tias" da limpeza.

PARABÉNS LUANA e ISABELA DIAS! Um exemplo que edifica e enobrece a Escola!



 Literatura de Cordel e a Casa de Rui Barbosa

A Literatura de Cordel representa uma manifestação literária da cultura popular típica do nordeste do Brasil. É considerada um gênero literário impressa em folhetos, pequenos livros pendurados em barbantes ou cordas, daí seu nome "cordel". A Fundação Casa Rui Barbosa possui o maior acervo da América Latina com mais de 9000 folhetos de Cordel. Convidamos para um passeio pelo site!!!!!


Clque aqui -> Literatura de Cordel e a Casa de Rui Barbosa


 Semana de adaptação dos novos alunos

Antecipando o início deste ano letivo de 2017, no período de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, foi realizada a adaptação dos novos alunos da Fundação Osorio. Num misto de alegria e ansiedade os novos alunos participaram dos eventos com bastante interesse e vibração contagiante.

Tudo teve início no auditório da FO com as palavras de boas vindas do presidente, Cel Salgueiro. Os alunos tiveram uma semana bem movimentada, com palestras diversas sobre o funcionamento das nossas seções e divisões. Conheceram o Manual do Aluno, os uniformes e o hino da Escola

Esperamos que todos tenham um ano letivo pleno de alegrias e realizações.





 

FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5