FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Acontecimentos - Ano 2021


 Formatura do Ensino Médio

Extrato do discurso do Cel Salgueiro na formatura do Ensino Médio.

Chegamos ao final deste ano de 2021 com excelentes resultados apesar dos problemas da pandemia e das crescentes dificuldades impostas pelas circunstâncias. Foi um ano complicado, totalmente atípico. Ninguém imaginava que os problemas a enfrentar com essa crise se prolongariam e as medidas de segurança teriam que ser mantidas por tanto tempo.

A escola se preparou para enfrentar três cenários: permanecer totalmente ligada no “ensino remoto”; implementar o “ensino híbrido”; e retornar plenamente ao "ensino presencial". A Direção de Ensino planejou e viveu as três situações nesse ano que agora se encerra. A turma que agora está se formando, a turma dos senhores, testemunhou todo esse esforço hercúleo das nossas equipes de trabalho constituídas por pessoas valorosas. Essas pessoas merecem os nossos aplausos, os nossos parabéns pela demonstração de garra, de persistência, de determinação e principalmente coragem.

A caminhada foi difícil, muito difícil e desgastante, mas conseguimos evitar a politização do problema "volta às aulas". Empreendemos uma retomada vitoriosa, gradativa, cautelosa e principalmente adequada à situação. No ano que vem, se Deus quiser, a normalidade deverá ser restabelecida e iremos colher os frutos de todo esse esforço.

Ainda este ano, em meio a tanta turbulência, comemoramos o Centenário de nossa escola (1921-2021). Apesar das restrições impostas pela pandemia, a data não passou em branco. Fizemos o que foi possível ser feito para comemorar condignamente esse evento tão importante. Destacamos de diversas formas a data de criação da Fundação Osorio, em 1 de junho de 1921, marco temporal que sempre foi motivo de orgulho, principalmente quando nos referirmos a todos aqueles que nos antecederam, pelo que fizeram e pelo legado que nos deixaram. É motivo de muito orgulho para todos nós a feliz escolha do nome dessa turma de alunos. Esta acertada decisão demonstra o amor que temos por este exemplar estabelecimento de ensino.

Queridos formandos, tenham todos a certeza de que vibrando estamos com a vitória dos senhores. Fiéis ao nosso lema, continuaremos "nos doando para ensinar". A tarefa de formar cidadãos plenos, em condições de contribuir, significativamente, com o desenvolvimento do País e da sociedade brasileira é uma nobre missão que nos enche de orgulho.

Tenham também a certeza que os recursos para seguir em frente e conseguir grandes vitórias já estão disponíveis. Nunca se esqueçam que estudar, analisar e sobretudo pensar antes de decidir são ferramentas que fazem parte da bagagem que a Fundação Osorio ajudou a incluir na "mochila" de cada um.

Que Deus os acompanhem.

Sejam muito felizes!


 Formatura do 5ª ano do Ensino Fundamental, realizada em 21 de dezembro de 2021.



Assista à Cerimônia: https://www.youtube.com/watch?v=BlB7dnDaDmY


 Formatura do 9ª ano do Ensino Fundamental, realizada em 21 de dezembro de 2021.



Assista à Cerimônia: https://www.youtube.com/watch?v=8BZMuesTyac


 1ª Eucaristia

No dia 26 de novembro, na Fundação Osorio, foi realizada a 1ª Eucaristia 2020/2021, dos alunos do Ensino Fundamental da Escola.

A Cerimônia foi presidida pelo Vice reitor do Seminário Arquidiocesano São José, Pe Alessandro Manoel dos Santos, acompanhado pelo diácono Murillo Reis e os Catequistas , Seminarista Pedro Henrique da S. Siqueira e Gabriel dos Santos Alves.

Ao final da cerimônia o presidente da Fundação proferiu palavras de cumprimentos aos alunos que fizeram a "primeira comunhão" e às famílias presentes.


 Olimpíadas Astronômicas

A Fundação Osorio realizou, no dia 9 de novembro de 2021, a entrega de medalhas aos alunos do 2º segmento do ensino Fundamental e Ensino Médio Profissionalizante participantes das 23ª e 24ª Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica dos anos de 2020 e 2021, das quais participaram cerca de 200 mil de estudantes de todo o país. No mesmo evento foram entregues certificados de Menção Honrosa aos alunos do Ensino Médio Profissionalizante participantes da Olimpíada Nacional de Ciências de 2019 e 2021, que contou com cerca de 2 milhões de estudantes dos vários recantos do território nacional.


 "Confraternização" – Veteranos Tu 72 e 73

Os integrantes da Turma de 1972 e 1973 da AMAN, moradores do Rio de Janeiro, prestigiaram a inauguração de um mastro de 37m na Fundação Osorio. A iniciativa de cunho cívico permitirá manter hasteado, dia e noite, o Pavilhão Nacional ao lado do Portão Histórico da escola. Em seguida, os veteranos presentes ao evento realizaram um encontro de confraternização celebrando os 199 anos de nossa Independência.

Apoiada nos recursos arrecadados pelos voluntários presentes, a Divisão de Administração serviu uma feijoada a todos, permitindo que as reminiscências e as lembranças desses velhos soldados pudessem embalar a amizade de algumas décadas.


 Projeto Bandeirão

Dentre os "princípios, crenças e valores" disseminados pela escola destaca-se o culto aos símbolos nacionais, dentre eles a Bandeira Nacional. Esta por estar sempre presente nas atividades escolares assume um papel de grande importância na formação de nossos alunos. Aqui na Fundação Osorio, sempre existiu uma preocupação de colocar em evidência as manifestações cívicas, seja para o público interno, como para todos os que estejam à nossa volta. Portanto, a ideia de instalar um grande mastro, ao lado da entrada do túnel Rebouças, no bairro do Rio Comprido, mantendo o Pavilhão Nacional hasteado em nossas dependências, dia e noite, valorizaria o maior símbolo nacional brasileiro e daria um bom exemplo de civismo a todos os pais, alunos, professores e transeuntes.

O "Projeto Bandeirão" saiu do papel e se concretizou. O tempo que tivemos à disposição nesses últimos meses foi plenamente aproveitado para os preparativos dos cem anos da escola.

Os primeiros passos apontavam para a existência de um patrocinador e para a busca das melhores condições para operacionalizar tudo isso. Procurando e conversando, chegamos à “Petra Gold” e ao Sr. Eduardo Wanderlei, alinhamos os nossos interesses e estabelecemos um cronograma de trabalho, fielmente apoiados pela Associação de Pais de Alunos da Fundação Osorio - APAFO, que intermediou e viabilizou o repasse de recursos para a concretização do projeto. As consultas e a confecção do projeto das fundações ficaram por conta dos engenheiros do 5º Gpt Eng, gentilmente cedidos pelo Comando Militar do Leste - CML. Ou seja, um mutirão de esforços para transformar em realidade um objetivo da escola. A todos os que colaboraram e participaram desse trabalho um especial agradecimento da Direção da Escola.



Veja o filmete que registra esse momento: https://youtu.be/elA6Ft4tiDs


 Merecido Reconhecimento

Em cerimônia realizada no Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste, no dia 25 de agosto de 2021, a professora Maria Helena Matias, da Fundação Osorio foi agraciada com a Medalha Exército Brasileiro, destinada a distinguir cidadãos e instituições civis que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome da Força Terrestre.

A referida comenda foi entregue à nossa professora, também coordenadora do 1° segmento do Ensino Fundamental, pelo General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, Vice-chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército.



Veja o filmete que registra esse momento: https://youtu.be/sa9Od0-KdKs


 Movimentação de pessoal no CD da FO

Cumprindo uma disposição estatutária e alinhada com as normas de “Governança Corporativa”, hoje respeitadas em todo o mundo, a Fundação Osorio realizou, no dia 17 de agosto, mais uma reunião do Conselho Deliberativo neste ano de 2021. Desta feita, os trabalhos foram realizados de forma totalmente presencial, mas com todas as recomendações de segurança observadas rigorosamente. Apenas durante o registro dos presentes, feito por uma fotografia, foram retiradas as máscaras por um pequeno instante. A todos os presentes, foram expostas as prestações de contas do primeiro quadrimestre deste ano e feitos diversos comentários sobre os projetos em andamento e sobre as dificuldades vividas pela escola no enfrentamento da pandemia, sobretudo na difícil caminhada de volta à normalidade. A Divisão de Ensino e a Divisão Administração fizeram breve exposição dos trabalhos em curso.

Nesta reunião, foram apresentadas as despedidas à Professora Maria Tereza Santos Calzavara e à Major QCO Magistério Kátia Raquel D’Errico de Carvalho, conselheiras que se afastam da escola a pedido, depois de profícuo trabalho e de muitas realizações profissionais e particulares. No mesmo momento foram feitas as apresentações da Cel QCO Adm Alyne Alves Trindade e da Professora Dilza Maria Teixeira Firmino, conselheiras recentemente nomeadas em Diário Oficial da União. As profissionais que se retiraram de nosso convívio, assim como as que chegaram, foram saudadas pelo Presidente da Fundação Osorio.


 Inauguração da estação de ginástica

No último dia 12 de agosto de 2021, a escola deu um importante passo dentro do “Projeto Vida e Saúde”, inaugurando uma estação de ginástica e de alongamento na área de esportes, junto ao nosso ginásio.

O projeto contou com o patrocínio da FHE – Poupex e foi facilitado pela APAFO. Ele materializa um antigo desejo dos profissionais da área de Educação física, instalando um conjunto de aparelhos em aço inoxidável no interior de nossas dependências, com o objetivo de aumentar as opções do treinamento físico de nossos alunos.

Estiveram presentes ao evento representantes da APAFO, uma delegação de alunos, professores e integrantes da Administração da Fundação Osorio.


 Despedidas de amigos da nossa Escola

No dia 3 de agosto de 2021 foram realizadas no salão nobre da Fundação Osorio as despedidas do Cel Pedro Paulo de Miranda KLEIN, do Ten Cel SAMUEL Roberto da Silva e da Ten DEBORAH Stoliar Rothband Calixto, que deixaram na história da nossa Escola um legado de excelentes trabalhos realizados em prol da Educação do nosso país.

Desejamos aos companheiros que se despedem sucesso e felicidade na nova etapa de vida que se inicia.


 Amigos e Parceiros

No último dia 21 de julho, o Presidente da Fundação Osorio esteve no Comando Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, em visita oficial, a fim de ratificar o acordo e o apoio mútuo existente entre aquela Corporação e a nossa Escola.

Na oportunidade o Cel Salgueiro entregou a Medalha Fundação Osorio ao Cel Figueredo, atual Cmt da PMERJ.


 A cautelosa e gradativa volta à normalidade

No dia 29 de junho a Escola recebeu mais um efetivo de alunos, agora do 9º ano, na caminhada em busca da normalidade. Foi uma recepção realizada com todas as medidas previstas nos protocolos de segurança das autoridades sanitárias.



 Link dos eventos dos 100 anos da Fundaço Osorio

Fundaço Osorio

Reveja os principais momentos das comemorações:

Evento
Link
Lacre da cápsula do tempo
https://youtu.be/a0d_pyPpuIE
Benção das Instalações
https://www.youtube.com/watch?v=KpNL8USHAmI
Içamento do Pavilhão Nacional
https://youtu.be/jC0814-F6aA
Lançamento do Selo Comemorativo
https://www.youtube.com/watch?v=8C5xU56rlok
Descerramento da placa
https://www.youtube.com/watch?v=nS2V07Qfotw
Solenidade cívico
https://www.youtube.com/watch?v=UhC0gLzvrEE&t=12s
Entrevista do Presidente da FO
https://www.youtube.com/watch?v=0fodcQ9taxU
Documentário 100 anos: O vazio que ficou
https://www.youtube.com/watch?v=ee3hkoC7bU8
Resultado do Concurso de Fotografias
http://www.fosorio.g12.br/index.php?fosorio=concfotoresult

 Estamos de volta às aulas!


 Solenidade cívico – 100 anos Fundação Osorio

A manhã do dia 1 de junho de 2021 foi dedicada às comemorações do centenário da escola. Encerrando as atividades previstas para esta data, uma cerimônia cívico-militar foi realizada no ginásio aberto para entregar o primeiro prêmio do concurso de fotografia; para, simbolicamente, entregar a "boina" a dois novos alunos matriculados neste ano e para condecorar autoridades, parceiros e amigos com a "Medalha Fundação Osorio", comenda especialmente criada para esta oportunidade.

Estiveram presentes Gen Ex Enzo Martins Peri antigo comandantedo Exército; Gen Ex José Eduardo Pereira Comandante Militardo Leste; Gen Ex André Luis Novaes Miranda Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; Gen Ex Uelinton José Montezano Vaz antigo Chefe do DECEX; Gen Div André Luiz Silveira Comandante da 1ª Região Militar; Gen Div Francisco Carlos Machado Silva Diretor de Educação Preparatória e Assistencial; Dr Herval Lacerda Alves Diretor de Pessoal do Ministério da Defesa; Cel Paulo de Oliveira Leite Provedor da Irmandade Santa Cruz dos Militares, além de outras autoridades civis, militares e religiosas.

Ao final da formatura, uma representação de alunos constituiu uma guarda de honra que desfiloupara todos os presentes, encantando a plateia pelo garbo e marcialidade.

Assista ao vídeo do evento.

https://www.youtube.com/watch?v=UhC0gLzvrEE&t=12s

"Fundação Ososrio, formando hoje o cidadão do amanhã".


 Inauguração da Placa comemorativa

Após o içamento do pavilhão nacional e o lançamento do selo comemorativo dos 100 anos da Fundação Osorio, a Direção da escola fez o descerramento de uma placa alusiva à data. A professora Sueli Guimarães Gomes, chefe da Divisão de Ensino proferiu algumas palavras, destacando o compromisso de todos com o lema: “doar-se para ensinar”.

Assista ao vídeo do evento.

https://www.youtube.com/watch?v=nS2V07Qfotw


 Lançamento do Selo Personalizado e do Carimbo Comemorativo

Como parte das comemorações do Centenário da Fundação Osorio, no dia 1º de junho de 2021, no salão da Escola, foi realizada a cerimônia de lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativo dos Correios, alusivos à data.

As peças formam uma composição única. Com artes criadas pela “designer ”Núbia Santos, especificamente para as comemorações dos 100 anos da Fundação, despertaram a atenção de apreciadores e colecionadores filatélicos. O selo personalizado traz em destaque a imagem do Marechal Osorio, com o número 100 estilizado, em referência ao centenário da fundação. Complementando a arte, são destacados o nome da instituição, o período comemorativo e o lema “formando hoje o cidadão do amanhã”.O carimbo é formado pelo número 100 estilizado, acompanhado do período comemorativo “1921 a 2021”. Circundando esta arte, na parte superior, é destacado o nome da instituição e, na parte inferior, as informações: correios, local e data de lançamento.

O lançamento de um selo e carimbo pelos Correios é um registro importante para toda a sociedade, pois marca, neste pequeno pedaço de papel, momentos e fatos relevantes da nossa história.Os selos, que circulam por todo o país e pelo mundo, divulgam a nossa cultura, as nossas riquezas naturais e o nosso patrimônio nacional. Em tempos de distanciamento, o selo também tem a capacidade de unir pessoas, seja por meio das correspondências, pelo colecionismo e, até mesmo, pelas exposições temáticas virtuais.

A cerimônia contou com a presença do Sr. Arnaldo Luiz Peres Marques dos Santos, Superintendente Estadual dos Correios do Rio de Janeiro. Participaram da obliteração do selo, tornando-o oficialmente lançado, a Professora Sueli Guimarães Gomes, Chefe da Divisão de Ensino e o Coronel Luiz Sérgio Melucci Salgueiro, Presidente da Fundação Osorio.

Assista ao vídeo do evento.

https://www.youtube.com/watch?v=8C5xU56rlok


 LACRE DA "Cápsula do Tempo"

Uma idéia genial, a de reunir numa cápsula lacrada diversos registros dos trabalhos em curso nestes últimos anos, a fim de preservar a memória e difundir a história da Fundação Osorio.

Textos, fotografias, utensílios, filmes foram colocados em um recipiente previamente preparado para serem utilizados por estudiosos e pesquisadores no futuro.

A "cápsula do Tempo" de nossa escola representa, também, o orgulho de toda a equipe que aqui trabalha com os resultados alcançados nos últimos anos.

Assista ao vídeo do evento.

https://youtu.be/a0d_pyPpuIE


 Estamos de volta às aulas!


 Prêmio Sapoti

Na manhã do dia 26 de maio de 2021, em frente ao Liceu da Fundação Osorio, ocorreu a formatura de premiação do Concurso Sapoti. O projeto é uma iniciativa do presidente de nossa escola com a finalidade de estimular a produção escrita dos alunos, levando-os a reconhecer que, há cem anos, nossa instituição se dedica ao ensino público de qualidade, figurando como uma das mais importantes escolas federais do país.

Os alunos, do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, foram estimulados pelos professores de Língua Portuguesa, de Redação e de Artes a produzirem desenhos e escreverem textos sobre o tema "A Fundação e Eu: memórias e perspectivas". Os agraciados, os três primeiros colocados de cada ano, receberam um certificado de honra ao mérito.


 Entrega da Medalha Marechal Trompowsky

No dia 20 de abril de 2021, o Presidente da Fundação Osorio reuniu-se com integrantes da Direção da Escola para entregar, no salão nobre, a Medalha Marechal Trompowsky aos profissionais que exercem funções diretamente ligadas às atividades de ensino com evidentes demonstrações de dedicação e competência profissional.

Foram contempladas com a honraria as seguintes professoras:

          Carla Cristina de Souza;

          Carolina Bonisson Cardoso Pereira;

          Érica Cavalcante de Albuquerque Dell Asem;

          Sandra Maria Rocha de Arruda e

          Simone Henrique Gonçalves.


 O Trabalho Continua XV


 NUPAM Day

 O Trabalho Continua XIV


 Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais

Para celebrar o 213º aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais, a Marinha do Brasil irá promover um evento imperdível, que será transmitido ao vivo, dia 5 de março, a partir das 19h, no canal da MB no YouTube. O palco será a histórica Fortaleza de São José, construída em 1736, na Ilha das Cobras, e contará com apresentações da Banda Marcial e da Banda Sinfônica do CFN. Por meio de narrativas, atrações musicais, culturais, exibição de vídeos e projeções mapeadas, o público poderá conhecer um pouco da história do CFN.

Reúna sua família e assista à transmissão ao vivo em https://www.youtube.com/marinhaoficial. Confira no banner abaixo:

 

 

 Aniversário da Cidade do Rio de Janeiro

Apresentação em homenagem a Fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro! Fundada em 1° de março de 1565, por Estácio de Sá, no Sítio Histórico da Fortaleza de São João.

O evento é fechado só para convidados! Às 16h.

Será transmitido ao VIVO, É só clicar no Canal CCFEx/Fortaleza de São João:

Clique aqui e assista!

 

 Cultos de Ação de Graças

Abrindo o ano letivo de 2021, a escola realizou no dia 8 de fevereiro três eventos religiosos. Uma missa na capela Sta Catarina de Siena, um culto evangélico e um culto espírita.

A presença de representantes do Corpo de Alunos, pais, funcionários e convidados deu um brilho todo especial a essa manhã dedicada aos nossos agradecimentos, preces e "ação de graças" pelas vitórias e resultados obtidos no ano que passou, apesar da pandemia. A fé e a esperança em dias melhores estiveram presentes em todas as nossas orações. Voltamos mais experientes e fortalecidos, esperando que a normalidade de nossas atividades aconteça no mais curto espaço de tempo possível.

 

 

 Responsabilidade Social

O que seria de nossas “vidas” se não agarrássemos as oportunidades que se apresentam?

A oportunidade apareceu e a aluna Vida agarrou.

Esta história teve início em dezembro de 2008, quando o projeto de responsabilidade social da Fundação Osorio com a comunidade da rua Paula Ramos contemplou a aluna Vida da Silva de Almeida Diniz, por sorteio, com uma vaga para o 1º ano do Ensino Fundamental, nesta Escola.

Nascida na Comunidade Paula Ramos, situada junto à nossa Escola, filha da Sra Veronice, que trabalhava como babá e do Sr Valdnei, pedreiro, a aluna Vida veio somar a seis filhas desta humilde família.

A sorte trouxe mais desafios. Conseguir material e uniforme para frequentar as aulas foi uma dificuldade superada com ajuda de professores, inspetores e da Associação de Pais de Alunos da Fundação Osorio (APAFO).

Ao finalizar o 6º ano, a aluna já pertencia ao seleto grupo de Legionários da Fundação Osorio, isto é, dos alunos que alcançam a média oito, em todas as disciplinas, durante dois anos consecutivos, título que jamais deixou de possuir até a conclusão do Ensino Médio.

Após doze anos de dedicação e empenho, e em meio a desafios excepcionais que todos tivemos que enfrentar, por conta da pandemia da Covid 19, a aluna Vida de Almeida Diniz se destacou como a 1ª colocação na conclusão do 3º ano do Ensino Médio, em meio a setenta e três alunos que se formaram neste ano.

Aquela semente, que ingressou no 1º ano do Ensino Fundamental, concluiu o terceiro ano do Ensino Médio, com destaque em mérito intelectual, na turma Professor Paulo Alves Moreira, neste ano de 2020.

A direção, professores, inspetores e demais integrantes da Fundação Osorio se orgulham da aluna Vida, que nos 12 anos em que freqüentou esta Escola soube honrar os valores aqui ensinados, tornando-se exemplo de dedicação e superação a ser seguido.

A Fundação Osorio orgulha-se da aluna Vida e dos seus pais pelo empenho na trajetória vitoriosa percorrida com tanto esmero e sucesso. A escola levou o conhecimento a uma aluna inteiramente disposta a adquiri-lo. Seus professores guardam na memória a figura da aluna dedicada e seus colegas da companheira solidária.

Desejamos que a sua próxima etapa seja, igualmente, brilhante! Parabéns e siga em frente com muitas realizações e muito sucesso .

 

 


FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5