FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Atividades Grêmio - ano 2015


 Alocução - Formatura do Ensino Médio 2015


Alunas: NATALIA DA SILVA LEAL & RAYSSA CHRISTINA ABREU DOS SANTOS

Para muitos, a formatura é apenas um rito de passagem. Para outros, uma ocasião meramente formal. Hoje, em nome do terceiro ano, Turma Machado de Assis, decidimos comemorar um marco que determina o fim de um ciclo e o começo de outro. Por isso, é com grande satisfação e orgulho que estamos aqui para formalizar nossa tão esperada colação de grau. De antemão, gostaríamos de agradecer àqueles que nos ajudaram a chegar até aqui. Agradecer aos nossos mestres, que nos mostraram a beleza existente em aprender e a força necessária para mudar; aos funcionários, pelo apoio fora de sala de aula para desenvolver nosso aprendizado; e agradecer aos responsáveis, pela base sólida de amor e incentivo ao sucesso pessoal e escolar.

A formatura de 2015 é única. É única porque esse ano, não somos apenas nós que estamos mudando, o mundo inteiro está mudando junto. Se pudéssemos definir o ano em uma palavra, seria essa: mudança. Mudaram-se as turmas, médias, professores, regras e planos. Mudamos de escolha profissional, de média 3 para 2 turmas e de 5 para 6,25. São tantas as mudanças que pensar em algo que sempre foi o mesmo, no caso, nosso laço inexorável e indelével de amizade, alivia o coração e nos salva do afogamento diário em cobranças e surtos da famigerada adolescência. Procuramos, dessa forma, pensar em nós e em toda ambiguidade apaixonante da palavra. Somos nós, fomos nós e sempre seremos. Seremos o nós da primeira pessoa do plural, e mais que isso, seremos para sempre os nós que já deixaram de ser laço!

Ao lado de nossos companheiros, fomos ensinados a respeitar; seja trazendo a boina e a luva toda terça-feira ou apenas tirando o fone do ouvido para dar bom dia ao coronel na porta de entrada. Também nos ensinaram a tão valorizada disciplina, não só ao correr para chegar antes dos portões fecharem, como em todas as vezes em que tivemos de colocar a blusa para dentro da calça ou da saia.

Ao montar os grupos de estudo no WhatsApp e manter ativa a circulação dos resumos mais mastigados aprendemos a importância do companheirismo. E ainda, durante os melhores (e piores) momentos da festa de formatura, também compartilhamos do significado da união.

Após todos esses momentos, percebemos que muito além disso existe um entrelaçamento de fios, de linhas, problemas e conexões tão fortes, que me desculpe o resto, mas temos os melhores nós.

Todos aqui presentes, sentados com suas becas em prosa, têm momentos e memórias diversas para destacar. Porém, não importa se chegamos na classe de alfabetização, no sexto ano do Fundamental ou até mesmo no primeiro ano do ensino médio, tudo que vivenciamos dentro desta instituição será, em algum momento de nossas vidas, recordado.

Quando adultos, não lembraremos apenas do sempre surpreendente, “muito bem” do professor Carlos ou de como a Lenita sempre estava “a mando do capeta”, mas de como também foi difícil chegar ate aqui.

Cada trabalho feito com suor, cada nota que não foi tão alta quanto as da Aprigio ou da Larissa e cada teste entregue nos últimos cinco minutos do segundo tempo também serão lembrados. E por mais que não tenhamos nos desesperado tanto quanto a Yasmin e por fim, nos ajudado mais do que deveríamos (obrigada, Lohana e Louise) todos nós temos plena consciência das delícias e das dores com as quais convivemos até conquistar nosso lugar na lista de aprovados.

São tantas memórias marcantes, que não vai dar para esquecer todas as risadas e lágrimas que compartilhamos, pois nos dando conselhos sobre as provas da vida, nossos professores viraram amigos e nossos amigos viraram professores.

Numa época em que os valores estão invertidos, é mais do que importante também reconhecer os valores desses profissionais. É muito difícil expressar aqui tudo que eles nos ensinaram, porque as lições vão muito além do que caia nas provas. Se todos os jovens do Brasil tivessem oportunidade de aprender com os mestres que tivemos, certamente o país seria diferente: mais justo, mais democrático, mais rico, mais desenvolvido, mais reconhecido, mais respeitado, mais organizado e menos corrupto.

Sobre os nossos pais, é importante frisar que apenas uma força poderosa da natureza como o amor da família é capaz de capacitá-los para nos aturar nos momentos de estresse, já que não raro somos acometidos pelo fracasso, pelas dúvidas, brigas e notas ruins, que são partes indivisíveis da vida e nos fizeram apreciar ainda mais os bons momentos que tivemos nessa instituição. Discurso nenhum é capaz de expressar o quão gratos nós somos e, apesar de tentarmos, não somos capazes de transmitir em sua totalidade o que nós realmente sentimos, mas vale a tentativa de agradecer e dizer que amamos vocês.

Como se a saudade não fosse forte o suficiente, é importante saber que tudo a partir de agora fica mais difícil. Nossos erros não serão mais pontos perdidos em uma prova. Os problemas da vitória são muito mais agradáveis que os da derrota, mas não são menos difíceis. O ensino médio não é o começo do fim, e sim o fim do começo. Começo esse que proporcionará novas experiências, aprendizados, cobranças e novos nós. Sabemos que a partir de amanhã, cada um vai seguir seu próprio caminho, mas é impossível apagar a Fundação Osorio de nossa história. Agora podemos afirmar com propriedade que o saldo da experiência foi positivo e tudo valeu a pena.

Ao pegar nossos diplomas e nos despedir de nossos professores, estamos confiando em suas palavras, apostando em suas promessas e também prometendo uma única coisa: não falhar. Hoje, saímos daqui diferentes do que éramos quando entramos e graças a nossa formação, educação e capacitação – dentro e fora da Fundação Osorio, podemos fazer o bem e doar àqueles que precisam um pouco do que somos e aprendemos.

Obrigada!

 

 Conscientização (6º ano E.F. ao 3º ano E.M.)


O Grêmio Estudantil Osorio, juntamente com o Corpo de Alunos, pedimos a concientizaçã de todos os alunos quanto as normas da escola, entre elas:

Vale lembrar que na escola todos tem que fazer a sua parete. Pedimos aos alunos que cumpram as normas da escola, para que nós, do Grêmio, possamos trabalhar em prol de todos da melhor maneira possível.

 

Anna Clara Silva Santos – Presidente do Grêmio

 

 Hipismo Clássico


O Grêmio Estudantil Osorio, ficou sabendo que há uma aluna da nossa escola que pratica hipismo clássico. A aluna Isabelle Ribas Guimarães Silva faz parte da turma 152 e prática hipismo no Haras MSC, onde já participou de competições internas, sendo premiada pelas mesmas. Ela monta o Garanhão MSC Vitorino, e, através das fotos, pode-se perceber que tem o total controle sobre sua montaria. Em nome do corpo discente, o Grêmio Estudantil parabeniza a aluna Isabelle, desejando muitas conquistas hípicas.

       



 Grêmio Estudantil Osorio - Campanha do Agasalho


O Grêmio Estudantil e o Corpo de Alunos da Fundação Osorio estão realizando a Campanha do Agasalho. Para isso, pedimos encarecidamente a participação e ajuda dos alunos e de seus pais ou responsáveis, para a doação de agasalhos (moletons, casacos de lã e etc) e cobertores usados, em bom estado. Os donativos serão recolhidos pelo inspetor Silva, na segunda guarita, desta Escola, até o dia 07/07/2016, e serão levados à Cruz Vermelha do Rio de Janeiro, que fará a distribuição para as Instituições de caridade. Desde já, agradecemos a sua colaboração.



 



Formatura do Ensino Médio 2015


 Eleição da Diretoria do Grêmio Estudantil Osorio 2017


Como tradicionalmente acontece todo final de ano letivo, os alunos da Escola elegeram, no dia 4 de novembro, a nova Diretoria do Grêmio Estudantil Osorio, para o ano de 2017. Escolheram, entre duas chapas concorrentes, aquela que os representará ao longo do novo ano escolar. Num ambiente de respeito e camaradagem os alunos exerceram o direito de voto, demonstrando maturidade nessa prática democrática.

Parabéns à nova Diretoria eleita:

   Presidente: aluno Marcos Vinicius Marques Alves

   Vice-presidente: aluno Vitor Pereira Laprovita

   Tesoureiro: aluna Marcella Layla Barbosa Teixeira

   Vice-tesoureiro: aluno Paulo Henrique Gomes Mothé Salvador

   Secretário: aluno Pedhro Enrique Bussad de Carvalho


           





FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5