FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Avisos


 Convite Especial


No próximo dia 26 de outubro, sexta-feira, nossa escola homenageará, em formatura escolar os mais novos integrantes da "LEGIãO DE HONRA", alunos que se destacaram no corrente ano e obtiveram média global superior a 8,0 (oito).

Convidamos a todos para prestigiarem os destaques do ano na Fundação Osorio, valorizando o "mérito" e o "esforço" desses estudantes.

Na mesma oportunidade assistiremos a última formatura dos alunos do 3° ano do Ensino Médio que se afastarão da escola, por conclusão de curso, ao final deste ano.


 07 de setembro


Senhores

Iniciamos, hoje, a semana da Pátria. A Pátria não é de ninguém, ela pertence a todos os cidadãos de um país.

Nossa escola tem responsabilidades na difusão dessa importante data cívica.

Solicito-vos aproveitar toda e qualquer oportunidade para relembrar, comemorar e difundir os feitos de nossos antepassados relativos ao "7 de setembro".




 

 9 Hábitos de Pessoas Bem-Sucedidas


 


 Accountability


Obrigação que têm as pessoas, físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, às quais se tenha confiado recursos públicos, de assumir as responsabilidades de ordem fiscal, gerencial e programática que lhes foram conferidas, e de informar à sociedade e a quem lhes delegou essas responsabilidades sobre o cumprimento de objetivos e metas e o desempenho alcançado na gestão dos recursos públicos. É, ainda, obrigação imposta a uma pessoa ou entidade auditada de demonstrar que administrou ou controlou os recursos que lhe foram confiados em conformidade com os termos segundo os quais eles lhe foram entregues. Ver também Responsabilização.


Fonte: Tribunal de Contas da União (TCU).


 Mais um professor na FO


O Ministério da Defesa redistribuiu para nossa Escola a professora de Química ALINE JUNQUEIRA MAIA.

A efetiva transferência de mais um professor para a nossa Escola está alinhada com as ações em curso para aumentar a disponibilidade e a qualidade do nosso Corpo Docente.

Professora ALINE, seja bem-vinda à Fundação Osorio.

 

 Normas, princípios e valores


Em conversa com um grupo de professores, o Presidente da Fundação Osorio chamou a atenção de todos para a importância das normas, princípios e valores cultuados pela Escola e destacados no Plano de Gestão 2017/19.

Lembrou a todos que essa não é só uma responsabilidade dos colaboradores que trabalham junto ao Corpo de Alunos e sim de todos os integrantes desta Escola.

Cultuar, debater, insistir são verbos a serem incansavelmente conjugados na divulgação das ações que reforcem a disciplina, a lealdade, o respeito, que valorizem a ética e a honestidade e, sobretudo, estimulem a solidariedade e a responsabilidade.

Concluindo destacou que, num estabelecimento de ensino de excelência, princípios e valores são inegociáveis.

 

 FO x CMRJ no dia 28 Abril 2018


No dia 28 de abril, no próximo sábado, das 8h às 11h, a Fundação Osorio participará de jogos esportivos com o Colégio Militar do Rio de Janeiro – CMRJ, em confraternização das duas instituições de ensino. Serão disputadas competições nas modalidades de Voleibol, Handebol, Futebol Soçaite e Natação. Haverá também apresentação de Ginástica Rítmica de uma representação da FO.

Venha e prestigie sua Escola. Participe!

 

 Desportos aquáticos - Vagas Disponíveis


 

Estamos começando essa semana, no Parque Aquático Júlio Delamare (Maracanã), o Projeto Futuro da ABDA. Esse projeto, terá as seguintes modalidades: Polo aquático, Natação, Saltos ornamentais e Natação para portadores de necessidades especiais. Informo também que todo o projeto é gratuito e esperamos atender aproximadamente 3000 crianças. Solicito que se possível, divulguem o nosso e-mail, para agendamento do teste, para verificar o nível de habilidade e às inscrição.

E-mail:

rio@abdabauru.com.br

gostaria de divulgar um curso paraolímpico a pedido de uma colega da área pois o início foi adiado por falta de inscrições! Se puderem divulgar, agradecemos!

Jovens de 8 a 17 anos, deficientes visuais, físicos e intelectuais. Vagas abertas para escola de iniciação de esportes Paraolímpicos.

Email oficial, para inscrição, dúvidas etc.

formacaoesportivaparalimpica@cpb.org.br

AJUDEM A DIVULGAR !!

 

 Relatório de Gestão 2017


 

Encontra-se disponível para consulta o “Relatório de Gestão” da FO, relativo ao exercício de 2017. O documento foi concluído no prazo previsto, sendo apresentado e aprovado pelo Conselho Deliberativo da Escola em reunião no último dia 27 de março do corrente ano. Nele podem ser encontradas as principais realizações da Fundação para demonstrar a utilização dos recursos públicos provisionados.

Para acessar o “Relatório de Gestão 2017” clique aqui

 

 CONTROLE DO TRÂNSITO NA ESCOLA


 

Nos últimos anos, o crescimento populacional no Rio de Janeiro aumentou consideravelmente com reflexos em todas as áreas. A concentração urbana nas comunidades vizinhas à Fundação Osorio também cresceu muito. Verifica-se, no entanto, que apesar de o número de veículos particulares ter aumentado, não houve a devida expansão e melhoria do transporte público. Assim, a Rua Paula Ramos teve seu trçfego intensificado, particularmente, nos horários de pico, por ocasião da chegada e saída dos alunos da Escola. Para complicar a situação, o escoamento fica mais dificultado pelo fato de ser uma via de largura estreita, em terreno acidentado, com calçadas laterais diminutas e circulação de mão dupla.

Além dos óbices acima descritos, outra peculiaridade contribui para agravar o problema: só há um acesso à Rua Paula Ramos e, mesmo assim, é feito através de uma ponte sobre a Av. Paulo de Frontin. Como se não bastasse, a rua não tem saída e é desprovida de espaço útil para um efetivo escoamento de veículos e execução de manobras.

A falta de orientação de agentes de trânsito e de placas de sinalização, que combinadas com imprudência, imperícia e falta de urbanidade de alguns motoristas, em passado recente, tornavam o trânsito confuso e criavam um regime de "cada um por si", contribuindo para gerar um clima de insegurança para os alunos e ansiedade para pais e responsáveis.

A Fundação Osorio não poderia assistir a tudo isso e permanecer insensível, até porque a segurança de seus alunos é uma elevada prioridade. Mesmo sabendo que não é competência de uma escola organizar o trânsito, já que existem autoridades e órgãos oficiais diretamente responsáveis por ele, é sua competência atuar no sentido educativo de pessoas e no exercício da cidadania. Os alunos aprendem, não apenas na sala de aula, mas também enquanto vivenciam as experiências práticas da vida. Exercitam a sua cidadania quando estão em um carro particular ou no transporte coletivo, ou mesmo a pé, nos deslocamentos para a escola, quando devem ser educados para a convivência pacifica, no compartilhamento com outras pessoas dos mesmos espaços físicos e obedientes às mesmas normas estabelecidas coletivamente.

Por conseguinte, durante as férias escolares do meio do ano letivo de 2015, alguns funcionários (porteiros, motoristas e agentes administrativos) foram instruídos para tenta organizar e controlar o trânsito nesses momentos. Após uma fase experimental, o controle passou a ser realizado pela equipe de porteiros e vigias que, com auxílio de rádios transmissor-receptores, coletes, placas de sinalização e apitos, orientam balizam e delimitam áreas de desembarque e embarque durante os horários de pico.

O começo foi difícil, pois muitos motoristas, mal acostumados com a desordem, não compreendiam que o interesse da Escola é educacional e com foco na segurança e na preservação do bem-estar da coletividade. O espírito de cooperação e o bom senso têm ajudado bastante. A fim de melhorar o trabalho e evitar infrações corriqueiras. A administração da Escola solicita a todos que transitam por esses locais que:

- não fiquem parados por muito tempo nos portões da Escola;

- evitem atrapalhar o trânsito e a travessia da Rua nesses pontos;

- não estacionem em fila dupla, nos locais de embarque e desembarque;

- tenham muito cuidado em fazer os retornos necessários;

- respeitem a velocidade acima da permitida em área escolar e rua residencial.

Atualmente, podemos observar que o esforço foi recompensado. Uma nova situação muito diferente da anterior pode ser constatada diariamente na Rua Paula Ramos, onde o trânsito está fluindo de forma ordeira e segura. Acreditamos que todos têm se beneficiado com a novidade, gastando menos tempo em manobras e transitando nas imediações com maior harmonia e segurança.


Atenciosamente,
DIVISÃO DE ADMINISTRAÇãO



 Prazo do uniforme para os alunos


ATENÇÃO

 

O PRAZO PARA OS NOVOS ALUNOS ESTAREM UNIFORMIZADOS (ENXOVAL COMPLETO) E OS ALUNOS ANTIGOS, COM AS PEÇAS EM MAU ESTADO SUBSTITUÍDAS (INCLUSIVE O AGASALHO) E AS PEÇAS EM DESACORDO COM OS PADRÕES DA FUNDAÇÃO ACERTADAS, SERÁ ATÉ O DIA 07 DE MARÇO DE 2018.





FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5