Muitos têm sido os esforços da escola na “recuperação escolar”, ajustes no calendário, aulas de reforço e até os critérios de avaliação que foram revistos. Fizemos a nossa parte.
Ultimamente, observamos que nem todos os alunos têm aproveitado as oportunidades oferecidas pela escola. As faltas registradas, particularmente no Ensino Médio, e principalmente no 3º ano, têm nos preocupado bastante. É preciso repensar as decisões tomadas. Pais e alunos precisam acompanhar os esforços que estão sendo dispendidos com esse objetivo.
Afinal de contas, trabalho, merendas e dinheiro público estão sendo gastos.
Reflita!
A Presidência
Produzido em 1972, estrelado por Tarcísio Meira, o filme "Independência ou Morte" retrata um importante momento histórico do nosso país. Parabéns Brasil! (1822 - 2022)
A pandemia paralisou o mundo, afetando significativamente o trabalho das escolas e o aprendizado dos estudantes. Aqui na FO não foi diferente, os últimos resultados oriundos de verificações de aprendizagem e de avaliações diagnósticas confirmaram as previsões feitas pelos nossos especialistas.
Mas é preciso reagir, é preciso recuperar o tempo perdido.
A nossa escola empreendeu o projeto denominado “Matemática básica” para todo o Ensino Médio, que consiste no oferecimento de aulas desta disciplina com conteúdos fundamentais para a resolução de questões de Física, Química, Biologia e da própria Matemática.
Participe... colabore ... acompanhe!
O PISA-S é um projeto da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que contribui para melhorar as oportunidades de aprendizagem e o bem-estar dos alunos, capacitando professores e líderes escolares por meio de conexões globais e de comparação internacional das aprendizagens dos alunos com base em três escalas - Leitura, Matemática e Ciências - obtidas pelo PISA.
O PISA-S é uma avaliação digital, composta por mais de 140 itens - 47 de Leitura, 40 de Matemática e 54 de Ciências - cujo objetivo é o de ajudar, nas escolas, a entender as habilidades adquiridas pelos alunos de 15 anos para desenvolverem o pensamento crítico e aplicarem, criativamente, os seus conhecimentos a novos contextos. Para além dos testes cognitivos, a avaliação inclui dois questionários contextuais com perguntas sobre família e a casa do aluno, suas estratégias de aprendizagem, as atitudes e o clima da escola. As escolas participantes, além de um relatório completo sobre todos os aspectos avaliados, têm acesso ao PISA for Schools Online Community, uma plataforma internacional colaborativa que conecta educadores e líderes escolares de todo o mundo.
O PISA pode ser considerado hoje a avaliação mais importante no mundo, não só pela sua abrangência, pois na última edição foi aplicada em 79 países - 37 membros da OCDE e 42 países ou economias parceiras, mas sobretudo por apresentar itens de prova em que se abordam aspectos do mundo real, em que se exigem dos alunos habilidades mais complexas para a sua resolução e não apenas conteúdo das disciplinas escolares.
Representantes da Fundação Osorio estarão participando dessa avaliação no dia 17 de maio.
A comunidade escolar atendeu prontamente a campanha de apoio aos desabrigados de Petrópolis, conseguindo juntar comida, roupa, agasalhos, material de higiene, remédio, etc.
Todo material foi entregue na Avenida D. Pedro, 213, na Clínica Hólon. Petrópolis.
Com o objetivo de apoiar as famílias que sofreram os impactos das recentes chuvas na cidade de Petrópolis, a nossa Escola está se mobilizando no sentido de arrecadar itens que serão enviados para aquela região serrana.
Principais itens:
Alimentos não perecíveis
Material de higiene pessoal
Roupas e agasalhos
Material de limpeza
O material a ser doado deverá ser entregue na Seção de Comunicação Social da Escola.