FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Notícias


 "Coronavírus". Cuidados e prevenção.

Pensando na segurança e na proteção de todos os seus integrantes, a Fundação Osorio tem realizado um continuado trabalho de capacitação de seus funcionários para o adequado enfrentamento dos perigos de contaminação pelo Covid-19.

Respeitando as normas de distanciamento, a Seção de Saúde da FO já realizou um treinamento com a equipe de funcionários da portaria, ensinando-os a usar corretamente os termômetros recentemente adquiridos, já que a nossa escola estabeleceu como regra a aferição da temperatura de todos os que entram em nossas dependências. Aqueles em que forem observadas alterações na temperatura, não poderão entrar na escola.

Os funcionários da limpeza também receberam orientações educativas, destacando a crescente importância desses serviços durante a pandemia e em todos os momentos daqui para frente. Novas condutas e rigorosas medidas de higiene foram também reforçadas com o pessoal da cozinha. As exigências são voltadas para os cuidados redobrados no manuseio, na higienização e no preparo dos alimentos.

Cuidados, controle e supervisão são deveres de todos nós.



 Nota de falecimento

Paulo Alves Moreira, brasileiro, professor de História, casado com a Viviane e pai do Daniel de dois anos. Dia 22 de agosto, seu aniversário, faria 43 anos. Em março veio de Roraima, transferido para Fundação Osorio. Sua família ficou lá e viria logo depois.... Em mensagem recente sua esposa disse: "ele estava muito feliz, animado com a FO, estava realizando um sonho de voltar para sua terra natal".

Um vírus, voos cancelados e um número a mais. Foi assim que o Rio de Janeiro o recebeu. Ele entrará para a História do Brasil, como mais uma das vítimas da Pandemia do Covid 19, dentre os muitos outros homens e mulheres, jovens e idosos, igualmente, vitimados.

Sabemos muito pouco do Paulo, mas ele não será para nós um número. Trabalhamos juntos e vivemos com ele e com a Viviane todos os dias da doença... ajudando, apoiando, nos mobilizando por notícias, rezando.... Não queríamos perder o Paulo, mas não estava ao nosso alcance... Sentimento de impotência nos ronda e, hoje, lamentamos com muita dor a sua partida.


Nossa solidariedade e nosso abraço amoroso à família!

Fiquem em paz e com Deus.


 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

Cuidado e proteção são as palavras que clamamos neste dia. Essa campanha de mobilização nacional destaca a necessidade de toda a sociedade lançar um olhar especial às nossas crianças e jovens em defesa do seu bem-estar e da sua felicidade. É primordial que todos aqueles que os cerquem zelem para que o seu desenvolvimento ocorra de forma segura e protegida. Esta obrigação não cabe só aos pais e cuidadores, mas também a toda sociedade. Proteger a criança e o jovem, denunciar o abuso e a exploração sexual, que ocorre em muitos casos dentro da própria família, é o nosso dever. Estejamos todos, principalmente nos dias de hoje, atentos aos sinais que podem ser não-verbais.



 Ajuda Comunitária

No dia 17 de abril, em meio ao ambiente de crise, por conta das medidas de combate ao Coronavírus, professores e demais integrantes da Fundação Osorio se mobilizaram para proporcionar um pouco de conforto a moradores da "Comunidade Paula Ramos", vizinha à nossa Escola.

Acompanhadas de mensagens de incentivo e apoio, escritas por nossos alunos, 60 cestas básicas foram entregues a famílias em situação de maior necessidade.



 Reunião de Coordenação

O Presidente da Fundação Osorio reuniu, na manhã do dia 23 de março, os Chefes de Divisão, Seções e repartições da escola para organizar os trabalhos em curso, coordenando iniciativas e ações já iniciadas e implementando novas práticas exigidas pela atual crise do "coronavírus".

Depois de analisar as informações recebidas foram estabelecidas normas extraordinárias e incrementados alguns cuidados com a comunicação interna e externa. Foi relembrado a todos os presentes que a "palavra oficial da Direção" é sempre veiculada em nossa página eletrônica.

A preocupação em apoiar as diferentes iniciativas do Corpo Docente, para minimizar os prejuízos causados por esse período sem aulas, foi um dos tópicos da reunião e principal foco das atenções. As alternativas apareceram com o total engajamento da equipe de profissionais existentes na escola. Torcemos para que os resultados apareçam em breve.

A Fundação espera contar com a ajuda de pais e responsáveis para que, juntos, possamos enfrentar esse período difícil, ainda sem prazo para terminar. Todos em casa podem colaborar, acompanhando, verificando e cobrando o andamento das orientações e tarefas escolares.

Ao final da manhã, coroando o esforço da Direção, conseguimos algumas doses da vacina contra a "influenza" e aplicamos no pequeno efetivo presente.

"Fundação Osorio, formando hoje o cidadão do amanhã."


 Melhoria contínua

Depois da criação de duas salas de aula há dois anos atrás, da melhoria dos corredores de acesso nas classes de alfabetização, da iluminação e da instalação do ar condicionado, chegou a vez dos banheiros e das instalações de apoio aos mais novos alunos da escola.

Os melhoramentos deste ano, realizados exclusivamente com recursos orçamentários, se voltaram para a adequação dos banheiros desses pequeninos alunos e seus professores. A obra foi recentemente concluída e vai dar um conforto ainda maior a todos aqueles que trabalham com o 1º e 2º ano do 1º segmento do Ensino Fundamental.

A direção da Fundação Osorio espera que todo esse esforço venha representar mais um aumento no sucesso escolar do corpo docente. Os cuidados com os primeiros passos da criança na escola sempre resultaram em bons rendimentos ao longo dos cursos e respostas altamente positivas. Vale a pena insistir, vale a pena trabalhar com Educação.


 Novo curso: Técnico em Meio Ambiente

Em 2020, a Fundação Osorio apresenta uma nova alternativa de formação profissional para o seu alunado do Ensino Médio: o curso Técnico em Meio Ambiente, que se inicia com uma turma de 32 alunos.

A proposta de implantação do novo curso foi elaborada pela divisão de ensino em conjunto com as coordenações das disciplinas de química, biologia, física e do curso técnico em administração, sendo aprovada pelo Conselho de Ensino e pelo Conselho Deliberativo da Fundação Osorio, conforme previsto em seu estatuto. A criação do novo curso também está alinhada com dispositivos legais estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e com as diretrizes e orientações da Base Nacional Curricular Comum-BNCC.

O técnico em meio ambiente atua de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável e na prevenção e controle da poluição, desde a aquisição de matéria-prima até a sua reciclagem, em consonância com a legislação ambiental. Ele poderá intervir também na avaliação de eficiência energética, nas implicações da saúde do consumidor e na segurança ambiental, em programas de educação ambiental e, também, participar dos processos de implantação e certificação de Sistemas de Gestão Ambiental (normas NBR/ISO 14000 e 18.000).

O objetivo principal do curso técnico em meio ambiente é capacitar o profissional formado para atuar na área ambiental em empresas do setor produtivo, órgãos públicos, empresas de consultoria e de prestação de serviços.

É com muita satisfação que a Fundação Osorio oferece essa nova possibilidade de ingresso no mercado de trabalho para o seu alunado.


 "1 milhão de acessos"

Neste mês de janeiro, a Escola registrou a marca de "Um milhão de acessos" em sua página eletrônica, demonstrando o sucesso de uma estratégia de transparência e ampla comunicação.

Esse êxito significa vontade, trabalho e muita dedicação de todos para a melhoria contínua desse importante veículo de comunicação da Fundação Osorio. Parabéns aos integrantes da Seção de Tecnologia da Informação - STI, da Seção de Comunicação social e a todos os que têm produzido notícias com qualidade.


"Fundação Osorio, formando hoje o cidadão do amanhã"

 Melhorias no Laboratório de Ciências Físicas Químicas e Biológicas

O Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército entregou, no dia 27 de janeiro, à Associação de Pais de Alunos da Fundação Osorio, uma balança analítica de precisão, um microscópio binocular e um pequeno aquecedor de bancada. Esses importantes equipamentos doados à Escola serão destinados ao laboratório de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas da Fundação Osorio. Irão enriquecer o conteúdo das aulas, consolidando conhecimentos científicos, além de contribuir com a melhoria do aprendizado dos nossos alunos.




FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5