FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Notícias


 Projeto Flor de Maio


O 2º ano do Ensino Fundamental desenvolveu no 2º semestre deste ano o Projeto Flor de Maio, onde os alunos vivenciaram um trabalho envolvendo valores como solidariedade, respeito, perseverança e amor ao próximo, habilidades socioemocionais cada vez mais importantes em nossas vidas.

A culminância foi realizada no dia 08 de novembro, com a apresentação de um musical no auditório da escola, envolvendo alunos, responsáveis, professores, equipe pedagógica e administrativa.

Fruto de uma parceria e integração escola x família, o Projeto Flor de Maio foi um sucesso. Parabéns a todos!

 

 Aulas públicas de música


Mais uma vez, a equipe de música da Fundação Osorio apresentou às famílias o trabalho de educação musical dos alunos do 1° Segmento do Ensino Fundamental, nos instrumentos de sopro e percussão, desenvolvido ao longo do ano.

Foi um momento mágico em que as nossas crianças apresentaram um repertório lindo tocando, dançando e cantando, emocionando a todos os presentes.

Ficou bem evidenciado o maravilhoso progresso musical dos alunos e seu impacto na vida das famílias, promovendo grandes transformações.

 

 "Dia de La Hispanidad"


O dia 12 de outubro marca uma comemoração que abrange todos os países hispânicos, conhecida como "El día de La hispanidad" ou "El Día de la Raza", ou ainda "El Día de las Culturas". Essa data tem como objetivo celebrar a união das etnias, dos povos latino-americanos e espanhóis, e do velho e novo continentes iniciada por Cristóvão Colombo, ao chegar com seus navios Santa Maria, Pinta e Niña à Costa de San Salvador (Bahamas), em 12 de outubro de 1492.

Com o objetivo de manter viva a memória e a tradição desse encontro, bem como a sua importância para a história mundial, os alunos do 3° ano do Ensino Médio da Fundação Osório, sob orientação da Professora Fabiana Lopes e com a prestimosa colaboração dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, do Instituto Cervantes, da Casa de Espanha e da APAFO, organizaram, no dia 24 de outubro, a exposição do "Día de La Hispanidad". O evento culminou com uma belíssima apresentação de Dança Flamenca da Cia de Dança Studio Gesto e com a apresentação solo da aluna Stela, da Turma 233, com o número Boneca Espanhola.

 

 Brabo é Ser Honesto (avaliação sem fiscal)


Nos dias 19 e 22 de outubro, liderados pelo Prof Adriano, as turmas do Sexto Ano da Fundação Osorio realizaram uma "avaliação sem a presença de nenhum fiscal em sala". Essa atividade está ligada ao trabalho desenvolvido em torno da máxima: BRABO É SER HONESTO. O esforço foi executado durante este ano letivo e teve como principal objetivo estimular os alunos a praticarem ações honestas no dia a dia.

A HONESTIDADE é uma das virtudes mais nobres do ser humano. Entretanto, nos tempos atuais, infelizmente, são observados inúmeros casos de corrupção e outros desvios de conduta na sociedade. Ciente disso, a Fundação Osorio investe na disseminação de princípios, crenças e valores que reforcem os direitos e deveres dos cidadãos, para poder, em um futuro próximo, mudar a realidade do país.

Vale ressaltar que a HONESTIDADE é um dos valores inegociáveis da nossa escola.

ESSE É O BRASIL QUE EU QUERO!

 

 Parceiros unidos!


O voleibol, o futebol e o handebol foram algumas das modalidades de esportes que estimularam o encontro entre os alunos do Colégio Militar do Rio e da Fundação Osorio, na manhã de sábado, dia 27 de outubro.

Retribuindo a gentileza, nossa escola recebeu as equipes de atletas, professores e torcedores do CMRJ para realizar alguns jogos em nossas dependências. O clima de confraternização reinou em todos os momentos e os alunos puderam vibrar com seus representantes em diferentes situações. O esporte, mais uma vez, à serviço da educação e da integração de pessoas.

Um grupo de meninas do CM fez uma apresentação de dança, encantando todos os presentes, pela coreografia apresentada e pela perfeição dos movimentos. Festa, um sábado de festa.

Especial cumprimento aos professores de Educação Física da FO que, junto com o Corpo de Alunos, organizaram e coordenaram a realização do evento.

 

 Feira de Ciências


No dia 19 de outubro de 2018, foi realizada a Feira Científico-Cultural da Escola, onde estimulamos a apresentação de trabalhos baseados em questões-problemas, procurando aguçar o instinto criativo e questionador do aluno. Através de trabalhos em grupos, valorizamos as potencialidades de cada um e o respeito mútuo. Além disso, procuramos estimular a comunicação, a divulgação de dados importantes para a população e o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.

Foi grande a participação e o envolvimento dos alunos.

 

 Evento Esportivo em Petrópolis


No dia 23 de outubro, os alunos da Fundação Osorio participaram de jogos de voleibol e handebol com o Cefet, em Petrópolis, na companhia do professor Ronaldo Figueiredo e do estagiário Paulo César. As modalidades foram disputadas nas categorias masculina e feminina. Além dos jogos, os alunos puderam experimentar uma caminhada pela trilha "Castelinho", de onde, do seu ponto mais alto, puderam avistar a Baía de Guanabara e a Baixada Fluminense.

Foi uma jornada intensa e de grande proveito, ficando evidenciado o espírito esportivo, a camaradagem e o excelente relacionamento das duas instituições.

 

 Medalha Marechal TROMPOWSKY


O momento atual nos faz credor do trabalho abnegado de homens e mulheres que, não medindo esforços, se dispõem a enaltecer o nome da Fundação Osorio, contribuindo para o seu reconhecimento como instituição de ensino de excelência.

Como medida de justiça, foram indicadas ao Instituto dos Docentes do Magistério Militar - IDMM - Sede Rio - pessoas merecedoras da MEDALHA MARECHAL TROMPOWSKY, pelo muito que fizeram e ainda farão pela Fundação Osorio, tendo como ênfase a educação no Exército e, consequentemente, em nosso País:

- PROF CARLOS ALBERTO SERPA DE OLIVEIRA - FUNDAÇÃO CESGRANRIO (PRESIDENTE)

- ADM LEOCIR DAL PAI - CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (PRESIDENTE)

- PROF ALFREDO HERMES TAVARES DE LIMA - FUNDAÇÃO OSORIO (SECRETÁRIO ESCOLAR)

- PROFª ADRIANA DE ANDRADE GOMES - FUNDAÇÃO OSORIO

- PROFª BIANCA KARAM SILVA - FUNDAÇÃO OSORIO

- PROFª CARLA MACHADO COUTO - FUNDAÇÃO OSORIO

- PROFª MARIA CLARA DA GAMA CABRAL COUTINHO - FUNDAÇÃO OSORIO

- PROFª RENATA CRISTINA RIBEIRO PEÇANHA - FUNDAÇÃO OSORIO

- PROFª SIMONE HENRIQUES GONÇALVES - FUNDAÇÃO OSORIO

- PROFª FERNANDA FERREIRA DA MOTA LUTZ - FUNDAÇÃO OSORIO

- CORONEL JORGE VASCONCELOS BRANCO - FUNDAÇÃO OSORIO (CONSELHO DELIBERATIVO)

- CORONEL ALEX COSTA CARDOSO - FUNDAÇÃO OSORIO (DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO)

- TENENTE-CORONEL MARCOS BISMARQUES CARRERA MAIA - FUNDAÇÃO OSORIO (DIVISÃO DE AUDITORIA)

- 1° TEN ELEN PEREIRA GOMES - COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (ADISPO FO COMO PROFESSORA DE ESPANHOL)

- 2° TEN LEONARDO LUIS COSTA E SILVA GIORNO - COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (ADISPO FO COMO PROFESSOR DE FILOSOFIA)

- 1° SGT LUIZ GUSTAVO TEIXEIRA MORAES LOPES - DIRETORIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MILITAR (ADISPO FO COMO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA)

- 1° SGT PM MANASSÉS PEREIRA DOS SANTOS - DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (MONITOR EM EDUCAÇÃO MUSICAL)

- 2° SGT RICIERI ALBERICI NETO - DIRETORIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO EXÉRCITO (ADISPO FO COMO PROFESSOR DE HISTÓRIA)

O evento de entrega da comenda aos agraciados ocorreu em formatura escolar comemorativa ao Dia do Professor, no dia 11 de outubro do corrente ano, às 11h, com presença de convidados.

 

 Dia do Professor


A comemoração do Dia do Professor foi oficializada nacionalmente pelo Decreto Federal N° 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto indica o verdadeiro sentido da homenagem: "Art. 3° - Para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias."

A nossa escola realizou, no dia 11 de outubro, a formatura em homenagem aos Professores que teve como destaque o texto "Os percursos do ensinar", de autoria da Profª Marcelle, que disse: "É neste momento, mais que especial, que nos reunimos para homenagear o professor, figura tão importante e emblemática que se doa para o bom aprendizado daqueles a quem se dispõe a ensinar."


Ser professor


Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou; Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original; Ser professor É entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender; Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado; Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo"; Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés.

                                                                                                                                 (autor desconhecido)


Parabéns professor da Fundação Osorio!

 

 Revitalização da Ala D. Francisca Osorio Mascarenhas


Um ambiente alfabetizador onde nossas crianças do 1° e 2° anos estudam, cantam e brincam. A união da família com a Escola, em uma parceria de amor e colaboração incondicionais, promoveram esse espaço a um cantinho acolhedor e encantador para nossos pequenos alunos. Tudo feito sob a orientação da Profª Ana Cristina Ribeiro da Silva.

Foi um trabalho a quatro mãos, só possível graças ao envolvimento de todos: pais, Escola e amigos, principalmente, o Comandante do 2° BMtz (Es), que cedeu o pintor, Sd Glauco Francisco, um grande artista, que carinhosamente realizou o painel decorativo do espaço.

A união faz a força, a força do amor pelas nossas crianças, porque juntos podemos ir ainda mais longe.

Nossas crianças agradecem. A todos o reconhecimento da Fundação Osorio!

 

 Hipertensão Arterial e Obesidade Infantil


A Hipertensão Arterial e a Obesidade Infantil estão sendo objeto de investigação por parte de uma equipe da UNIRIO, sob a responsabilidade da professora Dra. Ana e com a colaboração de dez alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Biomedicina. No dias 28 de setembro do corrente ano, a turma 151, do 5° ano do Ensino Fundamental, foi atendida pela referida equipe, assistindo palestra, realizando a medição de pressão, peso, altura e IMC, fazendo atividades físicas e atividades no papel desenhando e colorindo figuras. As mesmas atividades acontecerão nos próximos dias 05 e 26 de outubro, com as turmas 152 e 153, respectivamente.

Saúde deve ser uma preocupação de todos, Escola, pais e alunos.

 

 Assinatura de Acordo de Cooperação


Depois de assinarem o acordo de cooperação entre o Conselho Regional de Administração - RJ e a Fundação Osorio, o Presidente do CRA -RJ, Administrador Leocir Dal Pai, acompanhado do Cel Salgueiro, Presidente da Fundação Osorio, descerrou, em 25 de setembro de 2018, uma placa comemorativa na entrada da sala que abrigará o novo "escritório de empresas" dos alunos do Ensino Médio da Escola, técnicos em administração.

A expectativa de que possamos interagir e aprender com um órgão representativo da classe é grande. Esperamos dar continuidade e praticidade aos conteúdos ministrados a este segmento do corpo discente. Por outro lado, colocamos nossos espaços e salas de aula à disposição do CRA - RJ para desenvolver projetos conjuntos e estabelecermos um apoio mútuo que possa beneficiar a todos.

A FO saiu engrandecida e os alunos, certamente, com um universo de atuação cada vez maior e sempre atualizado.

Parabéns aos representantes da Fundação Osorio.

 

 Aniversário do Patrono da Aeronáutica


Com muita vibração, garbo e entusiasmo a Guarda - Bandeira da Fundação Osorio participou, no dia 20 de Setembro, na Base Aérea dos Afonsos, da Solenidade em Comemoração ao 122° Aniversário do Marechal Eduardo Gomes, patrono da Aeronáutica. Os alunos honraram as tradições da nossa Escola com uma apresentação e desfile impecáveis.

Parabéns aos representantes da Fundação Osorio.

 

 Comentários nas Redes Sociais


A Direção da Fundação Osorio repudia veementemente as observações críticas que circulam nas redes sociais sobre decisões internas tomadas pela escola.

Considera, ainda, que qualquer comentário relativo às rotinas internas de trabalho deva ser debatido em fórum adequado, já que procedimentos diferentes, normalmente, infringem normas éticas. A escola reserva-se ao direito de não responder a qualquer provocação ou mesmo insinuação maldosa, considerando tais colocações como indelicadas, inoportunas e descabidas de racionalidade.

Finalmente, relembra a todos os integrantes do Corpo Docente e do Corpo Discente, aos colaboradores e funcionários, aos pais e responsáveis que: os princípios e valores da escola são inegociáveis.


 Resultados do IDEB/2017


Educação é investimento de longo prazo, que exige paciência e persistência. A Fundação Osorio vem investindo fortemente nos seus profissionais e nos recursos materiais, que constituem o seu ativo. Como consequência lógica vem conseguindo oferecer à sociedade seu produto final - o aluno - cada vez de melhor qualidade. O INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -, órgão responsável pelas avaliações de larga escala e que tem como responsabilidade identificar a qualidade da educação oferecida pelas escolas brasileiras, liberou, recentemente, o IDEB - Índice do Desenvolvimento da Educação Básica - de 2017. Nele, a instituição aparece em excelente posição, com médias que ultrapassaram as expectativas, caso do 5º ano do Ensino Fundamental com grau 7.7, do 9º ano do Ensino Fundamental que superou a média de 2015, obtendo grau 6.6 ou do 3º ano do Ensino Médio / Profissionalizante, que alcançou nota 5.9, superando em muito os resultados da grande maioria das escolas de Ensino Médio, do Estado do Rio de Janeiro.

Diante disto, só nos resta agradecer o empenho dos docentes e de todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para o êxito dos alunos, os quais desde já parabenizamos. Para maiores informações sobre os resultados do IDEB/2017 acesse o site www.inep.gov.br .


 Confraternização Fundação Osorio - CEFET / Petrópolis


No dia 22 de agosto de 2018, a Fundação Osorio recebeu a visita da delegação do CEFET/Petrópolis, composta por 35 alunos e 4 professores, para uma confraternização em jogos amistosos. Ocorreram partidas de vôlei, handebol e futsal nas categorias masculino e feminino do ensino médio.

Acreditamos que a prática esportiva dentro da escola é um instrumento educacional visando desenvolver diversas habilidades e incentivando a cooperação, socialização e respeito mútuo.

O envolvimento e a empolgação de todos caracterizaram a confraternização.

 

 Prêmio Fundação Osorio


O Presidente da Fundação Osorio, no uso das atribuições estatutárias que lhe são conferidas e perseguindo os objetivos do PLANO DE GESTÃO da Escola, resolveu instituir o "Prêmio Fundação Osorio", a ser conferido, anualmente, ao cadete melhor classificado no Curso Básico da Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN às vésperas da cerim*ocirc;nia de entrega do espadim, valorizando o mérito e a dedicação aos estudos do premiado.

Esta iniciativa, além de difundir o trabalho da escola, aumentará a visibilidade da Fundação Osorio, o número de colaboradores e a quantidade de consignações.

Em 16 de agosto de 2018 o prêmio foi entregue ao Cadete 8014 João Pedro Castro Brum Silva Gomes, do 2º ano do Curso Básico.

 

 Chá dos avós


Em 16 de agosto, os alunos do 5º ano realizaram uma linda homenagem para seus queridos e adorados avós.

AVÓS, pessoas que transbordam carinho, preocupados em nos oferecer o melhor da vida.

Durante esse primeiro semestre, o livro Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado, acompanhou toda a jornada de estudos. Com ele os alunos foram capazes de relembrar fatos do passado e do presente, imaginando como serão no futuro. Essa leitura proporcionou uma reflexão sobre as diferentes culturas mostrando todo o modo de viver de gerações anteriores.

Aprenderam que devem agir sempre corretamente para que possam se orgulhar do que são hoje e do que serão no futuro.

 

 "Da Obesidade à Maratona"


A Fundaçáo Osorio, preocupada com a alimentação, preparo físico e saúde dos seus alunos, trouxe um exemplo bem realista de superaçáo para nosso conhecimento e reflexáo.

No último dia 3 de agosto, o Professor Walquer Figueiredo proferiu uma palestra intitulada "Da obesidade mórbida à maratona de Nova York: Superações". Nela descreveu sua impressionante trajetória de gordo mórbido, sedentário, com 140 Kg, a atleta maratonista. As seguidas vitórias sáo exemplos de determinaçáo e disciplina para todos nós.

Estamos certos de que a história de vida e de "superaçáo" do agora maratonista Walquer será inspiraçáo para nós. Cuidemos da nossa alimentaçáo, preparo físico e saúde, para que náo tenhamos de perder tempo cuidando da doença.

Saúde é qualidade de vida!

 

 Projeto de Incentivo à Leitura: QUEM LÊ MAIS SABE MAIS


Os alunos do sexto ano da FO participaram, durante o primeiro semestre, de um projeto que visou a estimular a prática da leitura. O professor Adriano ressaltou, em suas aulas, os inúmeros benefícios do hábito de ler para suas classes: estimula a criatividade, aumenta o vocabulário, melhora a comunicação, amplia o conhecimento, entre outros. Para se adaptar com a faixa etária dos alunos, foram explorados, principalmente, os contos maravilhosos e os contos de fadas. Essa fantástica viagem literária passou pelo Centro da Terra de Júlio Verne, as Fábulas de Esopo, os clássicos dos irmãos Grimm, as Princesas da Disney, o Sítio do Pica-Pau Amarelo de Monteiro Lobato até o bruxinho Harry Potter. Por fim, as turmas realizaram um Café Literário, onde fizeram uma exposição dos seus livros particulares e estimularam a socialização e o espírito de companheirismo ao trocar esses livros com seus colegas.

 

 XII Jogos da Amizade


A Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial (DEPA) realizou em Campinas - SP, de 1 a 7 de julho de 2018, os XII Jogos da Amizade, reunindo mais de 1700 alunos de todos os Colégios Militares do Brasil. As competições, individuais e por equipes, se desenvolveram em clima de sã camaradagem e grande entusiasmo, reunindo atletas de diferentes modalidades: atletismo, futebol, vôlei, basquete, handebol, pentatlo moderno, hipismo, judô, orientação, xadrez e natação.

Pela primeira vez, a Fundação Osorio participou do evento com nove (nove) atletas, marcando presença e conseguindo destaques em algumas provas:

         

  • Aluno Lucas - 3º EM - medalha de ouro no judô em sua categoria;
  •          

  • Aluna Ingrid - 9º EF - medalha de bronze na prova de natação feminina;
  •          

  • Aluna Isabelle - 7º EF - 4º lugar na prova hípica
  • .

    Nossos atletas participaram das cerimônias de abertura e de todas as atividades previstas, tendo ao final alcançado um excelente resultado. O trabalho dos professores Ronaldo e Miguel da Seção de Educação Física e dos inspetores Sales e Luciana foi exemplar, ajudando a destacar o nome da Escola entre todos os presentes.

    Além de aumentar o intercâmbio com amigos e parceiros, a participação da Fundação Osorio no "Jogos da Amizade" teve como objetivo estimular os alunos para a saudável prática de atividades físicas, buscando um melhor condicionamento e incentivando as atividades esportivas.

     

     O Exemplo da Fundação Osorio



                                                                                                                                            Terezinha Saraiva*

    No bairro do Rio Comprido, dentre as belas árvores da Mata Atlântica e arbustos de vários tons de verde, numa área de 200 mil metros quadrados, avista-se a Fundação Osorio.

    Sua história começa em 1º de junho de 1921, quando o Decreto 14.856 criou o Orphanato Osorio destinado a oferecer educação às órfãs de militares do Exército e da Armada que haviam tombado na Guerra do Paraguai.

    .............

    Para ver o texto completo publicado na Folha Dirigida nº 2669, de 07 de junho de 2018, clique aqui

     

     97 Anos da Fundação Osorio


    Com uma solene formatura do Corpo de Alunos, a Fundação Osorio comemorou os seus 97 anos de criação. Na oportunidade, foi feita uma entrega de prêmios aos "amigos da escola", foi realizada uma apresentação musical dos alunos do 1° segmento do Ensino Fundamental e os convidados presentes puderam conhecer as dependências da escola e saborear um gostoso lanche.

    Abrilhantando as comemorações esteve presente, presidindo a solenidade, o Gen Ex Mauro Cesar Lourena Cid, chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, acompanhado de sua esposa Sra Agnes e do Gen Ikeda, da DPHCEx. Registramos também as presenças da Profª Terezinha Saraiva, ex-secretaria de Educação do Rio de Janeiro, do Sr Leocir Dal Pai, Presidente do Conselho Regional de Administração-RJ, de comandantes de organizações militares, de muitos amigos, parceiros e colaboradores.

    O Presidente da Fundação Osorio, Cel Salgueiro, usou da palavra agradecendo a presença de todos. Em trecho de sua fala podemos destacar:

    "Ao comemorarmos 97 anos de existência, cabe-nos observar com humildade, que há ainda muito a ser feito. As dificuldades são grandes, mas os desafios nos entusiasmam. Vamos em frente com a certeza e a tranquilidade de quem se apoia em princípios e valores. Princípios e valores inegociáveis, fortes e sadios, que vêm orientando as mudanças de hoje nessa caminhada da escola para o futuro.

    Acreditamos no Brasil. Acreditamos em nosso povo e esperamos formar continuadamente cidadãos inteligentes, conscientes e capazes, para marcar presença e atuar efetivamente no desenvolvimento da Nação Brasileira.

    Todos nós, integrantes desta Fundação, temos consciência de que um país só pode ser mudado com educação. Com educação de qualidade e, sobretudo, com muito trabalho.

    Acreditamos nisso e trabalhamos para isso.

    Que Deus nos ajude a continuar perseguindo esses objetivos."

     

     Laboratório de Química Geral da UERJ


    Na tarde do dia 23 de maio, a professora de química da Fundação Osorio, Maria Olívia, levou 27 alunos do primeiro ano do Ensino Médio para visitar o Laboratório de Química Geral da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), localizado no Pavilhão Haroldo Lisboa, no Campus do Maracanã.

    A visita foi um prêmio concedido aos alunos que mais se destacaram no trabalho da Tabela Humana, numa analogia com a Tabela Periódica, apresentado em abril.

    A professora Fátima Gomes e o professor Ilton Jornada, que foram professores da Maria Olívia durante sua graduação em engenharia química, receberam os alunos da Fundação Osorio com muito carinho e atenção. Os alunos foram divididos em três grupos com 9 integrantes cada e, em cada uma das 3 bancadas, foi realizado um experimento e ao término os grupos trocavam de bancada.

    Foi realizado o "Ensaio de chamas" com a análise da coloração emitida por vários metais, o "Teste da condutividade elétrica" com a utilização de soluções contendo diferentes substâncias e a observação de três métodos de separação de mistura: destilação simples, decantação e filtração.

    Uma visita extremamente proveitosa!

     

     "Plano orienta ações de sustentabilidade na FO


    Cada vez mais a sociedade vem tomando consciência de que é parte integrante do meio ambiente. Muito além de modismo, a sustentabilidade envolve uma responsabilidade social e o cumprimento de normas legais.

    Dentro deste contexto, a Fundação Osorio vem, desde a última década, elaborando projetos e desenvolvendo iniciativas com o objetivo de implementar ações que promovam a redução do impacto ambiental de suas atividades, bem como desenvolver uma cultura institucional para a sustentabilidade.

    Para que essas iniciativas se transformem em ações eficazes, foi elaborado o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS-FO) com o objetivo de direcionar os esforços a serem empreendidos na instituição para promover a cultura da sustentabilidade no biênio 2018-2019.

    O PLS-FO foi elaborado de forma coletiva e participativa e é resultado das iniciativas que vêm sendo executadas por toda a FO nos últimos anos e que serviram de alicerce para as ações nele propostas. O maior desafio do PLS-FO será transformar as ações em rotinas e envolver toda a comunidade escolar para que sua implementação seja de fato efetiva.

     

     "10 de maio" - entrega da boina aos novos alunos


    No final da manhã do dia 10 de maio, a Escola comemorou o nascimento do Marechal Osorio, o Marquês do Herval, o Patrono da Fundação. Familiares, convidados, padrinhos e madrinhas aqui estiveram aplaudindo as nossas crianças e se emocionando com a formatura de "entrega da boina".

    Na solenidade, o "estandarte" da Escola e o "brasão" do Marechal Osorio foram, oficialmente, apresentados a todos os novos integrantes da comunidade escolar.

    Lembrando e homenageando o lendário Marechal Osorio, o 2º Regimento de Cavalaria de Guardas nos trouxe um cavalo tordilho, sem o seu cavaleiro, conduzido por um soldado em trajes típicos da época, que desfilou perante os alunos, nos transportando para o passado, lembrando nosso insigne Patrono.

    O Cel Salgueiro, presidente da Fundação, saudou todos os presentes, destacando os exemplos do nosso patrono, chamando atenção para os "princípios e valores" cultuados pela nossa Escola e que tanta falta fazem no Brasil de hoje.

    Parabéns aos novos alunos !

    Parabéns Gen Osorio!

     

     FO x CMRJ


    Em clima de grande entusiasmo, acompanhados por professores e inspetores, os alunos da Fundação estiveram no Colégio Militar do Rio de Janeiro - CMRJ no dia 28 de abril, onde foram realizadas várias competições de futebol, voleibol, natação e handebol, entre equipes de meninos e meninas, de diferentes faixas etárias. Na torcida e na vibração dos que acompanharam as provas pudemos garantir o sucesso total dessa importante aproximação, cujo principal objetivo foi uma confraternização entre os dois estabelecimentos de ensino.

    O Cel Himário, Comandante do CMRJ e o Cel Salgueiro, Presidente da FO, presentes ao evento, selaram um acordo de apoio mútuo, confirmando os antigos laços de amizade e respeito existentes entre essas duas tradicionais escolas do Rio de Janeiro, cujas históricas origens têm as mesmas raízes.

    O esforço da Seção de Educação Física liderado pelo professor Ronaldo e do Cel Godoy, Comandante do Corpo de Alunos da Fundação, em bem apresentar as nossas equipes, além do excelente suporte logístico e médico colocado à disposição dos atletas e da torcida foram destacados pelos pais e mães presentes ao Colégio Militar. Independente dos resultados, já que ganhamos algumas provas e perdemos outras, a iniciativa desse encontro foi coroada de pleno êxito, esperando que outras oportunidades semelhantes possam surgir ainda este ano.

    Sem destacar esse ou aquele atleta ou equipe cabe cumprimentar a todos os que ajudaram, apoiaram e prestigiaram os jogos entre o CMRJ e a FO. As fotos a seguir ilustram o sucesso alcançado.

     

     Aula de Química


    A maioria dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio não conhece a história da criação da Tabela Periódica e nem da gama de cientistas envolvidos na sua construção tal como ela é hoje.

    Eles preocupam-se apenas em memorizar alguns dados numéricos sobre os principais elementos químicos para resolver as questões das provas.

    Desconhecem que cada elemento possui uma história, uma singularidade, uma aplicação cotidiana.

    Portanto, no intuito de despertar o interesse dos alunos não apenas pelo conhecimento mais aprofundado desse grande mapa periódico como também pela química de maneira geral, a professora Maria Olívia teve a idéia da construção da Tabela Humana como sendo parte da Avaliação Periódica (AP) para o primeiro bimestre letivo de 2018.

    O trabalho funcionou da seguinte maneira: no final de fevereiro, cada aluno de uma das três turmas de primeiro ano nas quais ela leciona sorteou um elemento químico e teve 5 semanas para pesquisá-lo a fundo.

    Depois, entregaram para a professora, toda semana, um diário periódico (DP) onde relatavam suas descobertas e compartilhavam suas idéias de caracterização para o dia do evento, marcado para a primeira semana de abril.

    No dia 04 de abril, no pátio externo da Escola, foi então realizada a montagem final do trabalho.

    Cada aluno estava caracterizado do seu elemento químico e agrupado em sua família. Eles foram avaliados quanto ao conteúdo absorvido e quanto à caracterização de seus elementos.

    A comissão avaliadora foi composta por 18 funcionários da Escola - pois são 18 famílias na Tabela Periódica -, compreendendo professores, inspetores e integrantes da administração.

    Foi uma maneira lúdica de tornar o aprendizado de química menos dolorido e mais divertido.

     

     A construção da Rosa dos Ventos


    Como "Escola" o nosso papel é pensar na formação de sujeitos que tenham curiosidade, interesse e vontade como parte integrante da sua personalidade. Para tanto, é importante lembrar que a 'formação do sujeito crítico', tem ligação direta com a criatividade. E esta não é desencadeada através de conteúdos definidos sobre temas já desgastados e o uso de técnicas de ensino inadequadas.

    Com o propósito de estimular a procura do novo, promovendo a curiosidade, o interesse e a vontade como fatores fundamentais do processo de aprendizagem, as professoras do 5º ano, Cláudia Correia, Rafaela Fernandes e Rosa Cosenza, desenvolveram com suas turmas uma atividade criativa, onde a única regra estabelecida por elas foi: usar e abusar da imaginação e criatividade para a construção de uma Rosa dos Ventos que tivesse a característica e a identidade de cada aluno.

     

     Vacinação contra Febre Amarela


    Pelo segundo ano consecutivo a Fundação Osorio disponibilizou para seu público interno, notadamente os alunos matriculados no presente ano letivo, a vacina contra a febre amarela.

    A ação preventiva mostrou-se necessária tendo em vista a FO localizar-se numa área silvestre de mata atlântica.

    A vacinação ocorreu no dia 22 de março.

     

     AP Integrada


    A fim de atender ao que prevê o Objetivo Estratégico N° 5 do Plano de Gestão da Fundação - Aumentar o sucesso escolar - e melhorar os resultados dos nossos alunos nas avaliações nacionais de larga escala, a Divisão de Ensino, por intermédio das coordenações, supervisão e professores do Ensino Médio, organizou um instrumento de medida denominada "Avaliação Periódica Integrada". Esta iniciativa visa, a exemplo do que ocorre no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a implementar uma avaliação por áreas de conhecimento (Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas, e Linguagens).

    Pretende ainda, racionalizar essa prática de avaliação parcial, criando um "clima" e condições mais parecidas com os exames de larga escala que os nossos alunos irão enfrentar.

    Para tanto, a participação da coordenação, da supervisão e dos professores foi fundamental para o sucesso do novo procedimento avaliatório.

     

     Formatura de início do ano letivo


    Com ânimo redobrado, o Corpo de Alunos participou da primeira formatura escolar de 2018, onde foram recepcionados e cumprimentados os novos alunos, seus responsáveis e os novos integrantes da nossa Fundação Osorio.

    Durante o evento, o Presidente da Fundação fez uso da palavra destacando a importância da aplicação dos alunos e da total dedicação aos estudos, razão de ser de um estabelecimento de ensino. Incentivou a todos para um enfrentamento inteligente do ano letivo, estudando sempre com calma e determinação, a fim de obter pleno êxito nas avaliações correntes.

    Ainda durante a formatura, foram entregues os prêmios dos trabalhos escritos que destacaram as comemorações do "Dia Internacional da Mulher", 8 de março, data tradicionalmente lembrada em todo o mundo e principalmente em nossa Escola.

    Na Categoria Texto em Prosa obtiveram o primeiro lugar no Concurso de Redação promovido pela Equipe de Língua Portuguesa do 2º Segmento do Ensino Fundamental:

         - Lorena Raphael de Melo Silva (6ºAno )

         - Eduarda Vergueiro de Souza (7ºAno)

         - Kelly Proença Batista (8ºAno)

         - Rafaela Marinho Gonzales Machado (9ºAno)

    Na Categoria Poesia:

         - Raquel Lopes Silva Gomes Moreira (6ºAno)

         - Letícia Lima da Costa (8ºAno)

    Também foi dado destaque aos dois alunos premiados com Medalha de Bronze na 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica:

         - Danilo Caetano Fernandes (1ºAno do Ensino Médio)

         - Luana Silva e Gomes (6ºAno)


     

     Novas vagas de estacionamento


    Atendendo ao Plano de Gestão da Fundação Osorio no que diz respeito à infraestrutura de apoio organizacional a Divisão Administrativa, numa tentativa de atenuar a falta de estacionamento na Escola, disponibilizou mais seis vagas em frente ao Portão Histórico, na rua Paula Ramos.

    Na presença do presidente da Fundação Osorio as vagas foram inauguradas e já colocadas à disposição dos professores, contribuindo para a solução do problema da procura de vagas ao início das aulas.


     

     APAFO em ação


    Iniciamos o ano de 2018 com a sala da APAFO (Associação de Pais de Alunos da Fundação Osorio)reformada e atendendo, com mais conforto, aos pais e responsáveis pelos alunos.

    A Escola agradece essa parceria, que propicia doação de material escolar, de uniformes, de mobilários e que permite uma participação atuante nos projetos desenvolvidos durante todo o ano letivo.

    Participe da APAFO! Colabore, contribua! Seja uma mãe ou um pai representante!


     

     Regras básicas de trabalho em grupo


    Se você trabalha em grupo e pretende melhorar o desempenho do seu grupo de trabalho, veja essas 5 regras compiladas de trabalhos diversos:

    1° ) Diga às pessoas o que se espera delas.

    Transmita com clareza a missão e as metas esperadas, além do desempenho desejado para o grupo. Não assuma que o grupo sabe o que se quer. Diga a eles o que é esperado;

    2°) Dê valor ao trabalho.

    Coloque as pessoas para realizarem o trabalho que elas gostam de fazer e sabem fazer bem. Dê a elas tarefas que as habilitem a atingir suas metas pessoais, tais como auto-estima, crescimento e reconhecimento profissional;

    3°) Torne o trabalho factível.

    Aumente a confiança dos empregados de que eles poderão fazer o que espera deles, através de treinamento, orientação, escuta, pesquisa, programação, provisão de recursos, e assim por diante;

    4°) Dê "feedback".

    Dê "feedback" positivo para indicar do que eles precisam para continuar a fazer o que se espera deles, e corretivo para auxiliá-los a superarem os enganos;

    5°) Reconheça o desempenho bem sucedido.

    Quando o grupo fizer o que se espera deles, recompense-os através do reconhecimento.


                 Sucesso!

     

     Vila Getúlio - novas condições


    Desde o ano passado, a Vila Getúlio vem sofrendo constantes melhorias nas suas dependências. O telhado foi restaurado e as instalações elétricas e "lógicas" foram modernizadas. Este ano, foi a vez da colocação de ar condicionado em todo o pavilhão, da aquisição de carteiras e cadeiras novas, tudo com o objetivo de oferecer melhores e mais confortáveis condições de estudo para os alunos e de trabalho para os professores e funcionários, que ocupam aquele espaço.

                                                                                Fundação Osorio - formando hoje o cidadão do amanhã.


     


    FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5