FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Notícias: Ano 2014


  Missão de Paz no Haiti - (MINUSTAH)


    A Fundação Osorio tem a honra de contar com um "representante" junto a Força de Paz da ONU no Haiti (MINUSTAH). A Força de Paz comandada pelo Brasil, criada em 2004 conta atualmente com 1439 brasileiros, entre eles, está o Sgt Adriano Vieira, do 25° B Log (Es), professor de português desta Escola.

    Em recente mensagem enviada, ele assim se expressou em relação ao trabalho que no momento vem realizando:

    " Estou firme aqui na Missão de Paz. Povo muito sofrido e carente por mudanças. Muito trabalho pela frente, mas faremos o nosso melhor. Saudade das aulas e das crianças da FUNDAÇÃO OSORIO.

    Grande abraço do solo haitiano.

    - Tudo pela PAZ!..........."

    Nossos votos de um Feliz 2015 ao Sgt Adriano e muito sucesso na missão que lhe foi confiada.



  Reforço de Frota


    Perseguindo os seus objetivos de modernização, a Fundação Osorio recebeu neste final de ano, mais uma viatura que se incorpora ao seu patrimônio e vem reforçar a Divisão Administrativa.

    Trata-se de um Toyota-Corolla doado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia - DCT , que por interveniência direta do Gen Ex Sinclair James Mayer, em menos de 01 (um) mês saiu de Brasília - DF e passou à nossa disposição.



  Aniversário da Biblioteca do Exército


    A Fundação Osorio se fez representar, no dia 18 de Dezembro de 2014, no 133° aniversário da Biblioteca de Exército, com uma delegação composta de alunos e funcionários. Numa solenidade simples e de bastante significado a nossa Fundação recebeu o Título de amiga da Bibliex.



  Cerimônia de Colação de Grau


    Em 19 de dezembro, foi realizada a cerimônia de Colação de Grau dos alunos concludentes do 3o ano do Ensino Médio e Profissionalizante.

    A Fundação Osorio deseja a todos os formandos da Turma "Santos Dumont" muita felicidade e o desejo de um futuro brilhante para todos.

    Na oportunidade, o Cel Salgueiro, Presidente da Fundação, dirigiu-se à turma que se despedia com as seguintes palavras:

   Autoridades presentes...

   Senhores pais, ilustres convidados.

   Professores, inspetores e todos os colaboradores aqui presentes. Nosso muito obrigado.

   A presença dos senhores e das senhoras abrilhanta a nossa solenidade.

   Mais um ano chega ao seu final, mais uma turma completa o seu ciclo de aprendizado em nossa Escola. O processo se repete e as alegrias também.

   A Turma de 2014, cujo patrono é Santos Dumont, é uma turma muito especial. Ela é constituída por um grupo de alunos dos mais dedicados que passaram pela nossa Fundação. Inspirados nos exemplos de coragem e de criatividade do "Pai da Aviação" vocês continuarão "voando bem alto" superando todos os obstáculos.

   Parabéns! Parabéns para vocês pelas conquistas alcançadas: ninguém reprovado, ninguém dependente neste final de ano, além do registro de uma média de graus das mais altas de que a Escola tem noticia, até os dias de hoje.

   Concluir com sucesso o Ensino Médio significou para todos vocês: superação, dedicação, estudo e capacidade. Muita capacidade!

   Vocês, formandos, são exemplos de pessoas vencedoras.

   Utilizem essa capacidade, essa garra, sempre que estiverem diante de dificuldades, de problemas. Enfrentem as situações adversas de cabeça erguida. Nunca desistam!

   Lutem pela concretização de seus sonhos. Vocês podem... O sucesso de agora será também repetido amanhã. Tudo depende da vontade de cada um. Para pessoas determinadas, a capacidade e o potencial demonstrados nos bancos escolares são ferramentas para o crescimento pessoal, para o sucesso profissional, para as grandes conquistas da vida.

   Pensem nisso.

   Não se esqueçam, no entanto, de fazer o dever de casa: trabalhem, pois nada se consegue sem esforço. Estudem sempre! O saber não ocupa espaço. Nos caminhos da vida o conhecimento é importantíssimo. Para os mais aplicados as portas irão se abrindo e os problemas serão deixados para trás.

   Parabéns e muitas felicidades a todos!

   Meus alunos!

   Nunca se esqueçam de nossa Escola. Nossos braços estarão sempre abertos para abraçá-los. A prata da casa é sempre bem-vinda. A presença de vocês, no próximo ano, na formatura do aniversário da Fundação, é ponto de honra. Ajudem-nos a fazer desta data um momento de reunião, de confraternização com todos os que por aqui passaram.

   A Fundação Osorio forma hoje o cidadão do amanhã. A sensação do dever cumprido representa o maior prêmio pelo nosso trabalho. Temos certeza de que contribuímos para formar pessoas conscientes, críticas, capacitadas a decidir.

   Nesta oportunidade, nesta última cerimônia oficial, invoco "o legendário Gen Osorio" para que, com seus exemplos de combatividade e de amor ao nosso País, continue a inspirar todos vocês no trabalho e na vida pessoal.

   Ao concluir, desejo a todos os presentes um Feliz Natal e um Novo Ano, pleno de realizações, com muita saúde, com muita paz. Muito obrigado!!!!



  8o Fórum Brasileiro de Educação Ambiental


    Foi realizado no período de 02 à 06 dezembro em Belém (PA), o 8o Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Neste evento a Fundação Osorio se fez presente com a participação de quatro professores do seu quadro de Ciências Físicas e Biológicas. Professores Cristina, Amanda, Jorge e Felipe.

    Perfeitamente alinhados com a preservação ambiental, nossos profissionais estão dando continuidade aos objetivos educacionais da Escola.



  Feira de Ciências - IME


    Alunos do 2o segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio/Profissionalizante participaram da Feira de Ciências promovida pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), no período de 03 a 06 de novembro, apresentando trabalhos sobre "Doenças Respiratórias", "Compostagem", "Chuva ácida", "Energia Move o Mundo" e "Sistema Circulatório".

    O trabalho sobre "Compostagem" apresentado pelos alunos do segundo EM /profissionalizante, foi premiado pela Comissão Julgadora.



  Doação de Viatura


    A Fundação Osorio conta com o Exército Brasileiro como principal parceiro na conquista de seus "Objetivos Educacionais". Além de reforçar os nossos Recursos Humanos com pessoal altamente capacitado, a ajuda também se materializa na área de apoio, na logística.

    Recentemente, a Escola recebeu uma viatura para transporte pessoal - (Kombi - VW) doada pelo Departamento de Engenharia e Construção - DEC, que irá contribuir significativamente nas diversas missões da Divisão Administrativa - FO.

    Muito obrigado Exército Brasileiro!



  Visita à Biblioteca Nacional


    Alunos do 6o ano do Ensino Fundamental, da Fundação Osorio, conhecem a Biblioteca Nacional por meio do Programa de Visitas da disciplina Língua Portuguesa. Mais antiga que o Senado Federal ou que a própria República, a história da Biblioteca Nacional se inicia antes de sua fundação. O núcleo original de seu acervo, calculado hoje em cerca de nove milhões de itens tem origem ligada à Biblioteca Real, trazida ao Brasil em 1808 pela Família Real.

    O acervo trazido para o Brasil, de sessenta mil peças - entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas - foi inicialmente acomodado em uma das salas do Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Direita, hoje Rua Primeiro de Março. Em 29 de outubro de 1810, um decreto do Príncipe Regente determina que no lugar que serviu aos religiosos do Carmo se erija e acomode a Real Biblioteca. Essa é a data oficial da fundação da Real Biblioteca. No entanto, só foi franqueada ao público em 1814.



  Análise da água da Fundação Osorio


    Com o apoio do Instituto de Biologia do Exército, foi realizada no dia 20 de outubro a coleta para análise da água que abastece a Fundação Osorio. O resultado obtido indicou que a água encontra-se livre de contaminação, sendo apropriada para consumo-humano.

   Não podemos deixar de expressar o nosso agradecimento pelo apoio e parceria que o Instituto de Biologia do Exército vem disponibilizando a esta instituição zelando sempre pela excelência e qualidade dos seus serviços.



  Comemoração ao dia 7 de Setembro.


   Com um Concurso Literário, alunos e professores da Fundação Osorio lembraram a Independência do Brasil e homenagearam a Pátria com textos elaborados por eles. Na formatura de 4 de setembro, foram premiados os três melhores textos produzidos em cada ano escolar. Na ocasião, a aluna Bruna Miranda, do 1 ano do Ensino Médio, leu o texto por ela produzido e considerado o melhor pelos professores de Língua Portuguesa. Foram também homenageados os militares promovidos, e destacados, os alunos indicados para monitoria das diferentes disciplinas.

   Aluna: Bruna Miranda Brites - No: 08 - Turma 211.

   

Brasil: um sonho intenso.

   Não podemos negar que vivemos em um país repleto de imperfeições. A tão sonhada Pátria Amada está muito longe de ser um orgulho para o povo. Para que se torne nosso bem maior, é preciso a conscientização sobre o verdadeiro significado da palavra patriotismo e uma profunda mudança na conduta ética de muitos brasileiros.

   Ser patriota é amar e respeitar o seu país com intenção de servi-lo da melhor maneira. É participar das decisões e cobrar do governo atitudes em prol da nação, além de exigir os devidos direitos de cidadão. É saber cantar o Hino Nacional, não só em eventuais festividades. Enfim, é demonstrar, com atitudes corretas, o verdadeiro valor do civismo.

   Muitos brasileiros, no entanto, denigrem a imagem do próprio país com atitudes e posturas inadequadas. Realizam manifestações que incentivam a violência e a depredação do patrimônio público, ocupam cargos importantes e, em vez de defender os direitos do povo, se deixam corromper. Atitudes essas que não podem ser consideradas como um exemplo de patriotismo.

   Portanto, podemos constatar que precisamos mudar nosso comportamento se quisermos evidenciar em nós o verdadeiro espírito patriota. É necessário respeitar as leis, cumprir nossos direitos e deveres, atuar como cidadão, sendo um exemplo para as gerações futuras. Assim, aprenderemos a ter orgulho e a respeitar o lugar onde vivemos, a nossa pátria, Brasil.



  Concurso Nacional de Desenho e Redação.


   A Fundação Osorio está participando do "6o Concurso de Desenho e Redação", organizado pela Controladoria-Geral da União.

   É mais uma oportunidade para nossos alunos expressarem sua criatividade em um evento nacional.

   Informações: www.portalzinho.cgv.gov.br/concursos



  Cinema Escolar: toda terça às 13h00.


   A coordenadora de "História" da Fundação Osorio, Professora Layana, montou recentemente uma videoteca com filmes variados (históricos, científicos, culturais etc), que serão oportunamente apresentados aos nossos alunos.

   O planejamento prevê a apresentação semanal de uma película, no Auditório Francisca Osorio Mascarenhas, toda terça-feira, às 13h00. A estréia desta nova atividade já aconteceu no dia 22 de julho de 2014.

   Informe-se sobre a programação e venha acompanhar essas sessões de cinema com nossas crianças.

   Cinema também é cultura!



  As TIC


    Internet, tablet, clelular, Facebook, cursos online... Cada vez mais o mundo tecnológico adentra as escolas, encantando alguns e despertando a desconfiança de outros..

    É evidente que a educação terá de se reposicionar a esse respeito. Por isso, é preciso que os educadores compreendam que mais do que impactar no dia a dia, as tecnologias da informação e comunicação (TIC) vão transformar a ecologia da aprendizagem, reconfigurando o jeito de ensinar e de aprender.

                Fonte: Revista Escola - maio 2014.



  O que a leitura pode fazer por você?




  O que é Ser Jovem?


    Ser jovem é ser rebelde, aproveitar o tempo, esquecer que o tempo passa muito rápido. Ser jovem é ter a ideia de que seremos jovens pra sempre e que temos todo o tempo do mundo.

    Ser jovem é refletir sobre o que é a vida, é refletir sobre os nossos atos antes de dormir e esquecer de tudo quando dormimos e pensar: o que será que está por vir?

    Ser jovem é ir atrás dos nossos sonhos sem perder a esperança, sem desistir, sem olhar pra trás, sem medo de ir em busca do que realmente queremos, afinal cada segundo é precioso.

    Ser jovem é acordar cedo toda segunda e quarta-feira pra ir caminhando para o curso PIT, indo em busca de uma oportunidade de conseguir o tão sonhado PRIMEIRO EMPREGO.

    Ser jovem é sempre enxergar o lado bom das coisas, mesmo com uma manhã cinzenta, contemplamos o sol deixando o tom cinza e feio do céu de lado.

    Ser jovem é ter sempre uma pessoa pra chamar de inimigo, de chato, de insuportável, dando a essa pessoa o título da tempestade da sua vida.

    Ser jovem é ter também sempre aquela pessoa pra poder chamar de amigo ou de meu amor, vendo nessa pessoa a soluçatilde;o de todos os seus problemas, pra poder fugir de todo o tédio e de preconceitos que ainda teremos que enfrentar.

    Ser jovem é dizer de boca cheia: sou dono do meu tempo, sou dono da minha vida.

    Ser jovem é deixar claro que não sabemos o que nos espera no futuro, mas venha o que vier, queremos estar prevenidos dormindo com as luzes acesas, mas sem ter medo do escuro.

    Ser jovem é estar sempre em busca de algo, muitas vezes coisas que nem sabemos o que é! Mas nos agarramos em ideias e promessas que nós mesmos nos fizemos, acreditando que irá dar certo.

    Ser jovem é acreditar em falsas promessas e ilusões, mas sem perder a esperança, porque não perdemos tempo, somos jovens e temos muito tempo pela frente e muito a aprender.

    Ser jovem se resume a errar e aprender com os próprios erros. Afinal, nós somos jovens.



  Drogas!


    No dia 27 de fevereiro de 2014, quinta-feira, no auditório Francisca Osorio Mascarenhas, foram exibidos quatro filmetes para os alunos do Ensino Médio, sobre as precauções do uso indevido de drogas. Os títulos foram: Álcool na adolescência, Consequências do álcool na mente, Cocaína e Craque.



  Projeto cultural na sala de aula


    Dentre os projetos culturais desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental 1º segmento, a festa popular do Carnaval foi estudada e comemorada. Os alunos estavam muito alegres com os assuntos abordados. A festa popular de carnaval foi um incremento da aula, na qual os alunos dançaram, cantaram e brincaram fantasiados juntamente com seus professores e amiguinhos.



  Início das Aulas


    As aulas regulamentares de 2014 na Fundação Osorio foram reiniciadas, no dia 3 de fevereiro. Os professores e funcionários receberam os alunos e todos se preparam para um ano escolar com grandes sucessos.

    Com muito orgulho nossa escola atingiu a marca de 1.000 alunos.

    Bem-vindos alunos!



  Estágio de Atualização Pedagógica


    O Estágio de Atualização Pedagógica para Inspetores de Alunos ocorreu de 27 a 31 de janeiro de 2014, com a finalidade de capacitar nossos Inspetores para o trabalho diário com os alunos.

    Na ocasião, foram abordados os seguintes assuntos: Relações Interpessoais; Deveres e Direitos do Inspetor; Manual do Aluno; Estatuto da Criança e do Adolescente; Educação e Saúde; Noções para a Educação (Piaget e Vygotsky); Psicomotricidade e sua Relação com a Educação; e, Estudos de Caso. As atividades desenvolvidas tiveram o condão de ampliar o conhecimento dos profissionais ligados à educação, além de prepará-los para melhor atendimento aos pais e de como agir no ímpeto de seu trabalho com os alunos.



  Está em curso o estudo para elaboração do Planejamento Estratégico da Fundação Osorio. Com a orientação da TC ALYNE, Oficial cedida pelo DECEx. A Presidência, a Coordenação Técnica, os Chefes de Seção/Divisão e o Corpo Docente, estão elaborando o Planejamento Estratégico, no qual, temos como um dos seus resultados, o Projeto Pedagógico Institucional.

    Tal planejamento visa realizar o levantamento das necessidades para se alcançar a Visão de Futuro desta Fundação que é "Ser reconhecida, até 2021, como instituição de ensino de referência pela excelência da educação que ministra de forma integral". Tendo como Missão "Ministrar a educação básica e a profissional aos dependentes legais de militares do Exército e das demais Forças Singulares, desenvolvendo competências para o trabalho e exercício da cidadania".

     Abaixo publicamos o Mapa Estratégico da Fundação Osorio:


 

FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5