FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Notícias: Ano 2015


 As Mulheres que inspiram a Fundação Osorio


Nossa escola fará o lançamento do livro "As Mulheres que inspiram a Fundação Osorio" no dia 17 de dezembro de 2015, no salão nobre do Comando Militar do Leste no Palácio Duque de Caxias.

O Livro é fruto de redações elaboradas pelos alunos da escola para homenagear personalidades femininas que se tornaram madrinhas das salas de aula.

Convidamos todos a participarem desse evento e celebrarem conosco esse momento tão especial na história da Fundação Osorio.

       

 Resultado do rendimento escolar


A Seção Técnica de Ensino, após a contabilização do rendimento escolar das provas bimestrais apresenta os percentuais de alunos em provas finais.

Porcentagem de alunos em prova final     Porcentagem de alunos em prova final por ano - 1o segmento              

Porcentagem de alunos em prova final por ano - 2o segmento     Porcentagem de alunos em prova final por ano - Ensino Médio    

Porcentagem de alunos em prova final por turma - 1o segmento     Porcentagem de alunos em prova final por turma - 2o segmento    

Porcentagem de alunos em prova final por turma - Ensino Médio    

 Primeira Comunhão


Foi realizada na capela Santa Catarina de Siena, - Fundação Osorio, no último dia 13 de novembro, a Primeira Comunhão dos alunos do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental. O evento religioso foi coroado de pleno êxito com demonstrações de fé, de esperança e de amor.

Parabéns aos organizadores, pais e responsaacute;veis. Parabéns aos alunos que concluíram o catecismo e fizeram a 1a comunhão.

       

 Eleição da Diretoria do Grêmio Estudantil


Tradicionalmente, ao final de cada ano letivo as turmas do Ensino Médio elegem a nova Diretoria do Grêmio Estudantil Osorio. Este ano, no último dia 10 de novembro, os alunos da Fundação tiveram, novamente, a oportunidade de exercer o pleno direito do voto, escolhendo, entre duas chapas concorrentes, aqueles companheiros que irão representá-los junto à Direção da Escola no próximo ano.

A eleição transcorreu sem problemas e todos os envolvidos deram exemplos de capacidade, liderança, competitividade e de compromisso com o trabalho em prol da coletividade. A Fundação Osorio, por intermédio desta prática democrática, dá mais um exemplo de civismo e de exercício de cidadania aos seus alunos.

Diretoria eleita:

Presidente: Aluna Anna Clara Santos da Silva.

Vice-presidente: Aluno Marcos Vinícius Marques Alves.

Tesoureiro: Aluna Letícia Pasquarelli Linhares Figueiredo Sousa.

Vice-tesoureiro: Aluno Gabriel Oliveira de Andrade.

Secretário: Aluna Isabelle Linhares Rocha.

Parabéns aos novos integrantes do Grêmio Estudantil Osorio.

       

 Projeto Pedagógico Institucional da FO


A Fundação Osorio concluiu o seu Projeto Pedagógico Institucional com a participação de toda a comunidade escolar e, com muita satisfação, torna público o conteúdo deste importante documento da Escola. Cabe destacar que o PPI é uma exigência legal prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96) e que está em consonância com o Objetivo Estratégico número 1 de nosso Plano de Gestão.

Clique aqui para acessar o PPI.



 Alunos da Fundação Osorio participam do ENEM


Depois de muita expectativa, 152 alunos da Fundação Osorio participaram nos dias 24 e 25 de novembro das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Foram dois dias intensos em que os alunos puderam testar o seu desempenho e o nível dos conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos anos de estudos.

A FO deseja a todos sucesso na caminhada e continuadas vitórias na vida.



 Enquete "O consumo de drogas deve deixar de ser crime?"


Aproveitando as discussões em todo o país sobre a descriminalização do uso de drogas, a Fundação Osorio lançou o tema para debate pelos alunos e professores, objetivando uma reflexão sobre as consequências de todas essas mudanças para a sociedade.

Vejam o resultado da enquete:

O consumo de drogas
deve deixar de ser crime?
Votos na Internet
(%)
No de votos
Sim
13,57
90
Não
85,97
570
Indiferente
0,45
3


 Janelas Abertas para a República


Diariamente, de 15 a 22 de novembro, de 10 às 14 horas, você pode participar de um Tour Histórico no centro da cidade. São sete diferentes percursos, em visitas guiadas gratuitas, partindo da Casa Histórica do Marechal Deodoro, situada nas proximidades da Praça da República, no Campo de Santana.

Clique aqui e veja maiores detalhes.



 Visita do Chefe do Centro de Controle Interno do Exército


Atendendo a um convite do Presidente da Fundação Osorio, o Gen Div Luiz Arnaldo Barreto Araujo, Chefe do Centro de Controle Interno do Exército, visitou a nossa Escola na manhã do dia 19 de outubro.

Depois de ouvir uma breve explanação do Cel Salgueiro, o visitante foi apresentado à equipe de profissionais que dirigem as diversas Divisões e Seções da Fundação e, logo em seguida, percorreu todas as instalações de nosso Estabelecimento de Ensino.

A visita se encerrou pouco antes do almoço, quando o Gen Arnaldo se retirou vivamente impressionado com todas as atividades desenvolvidas pela Escola.

       

 Dia do Mestre


Em 13 de outubro, com uma Formatura, a Fundação Osorio comemorou o Dia do Mestre. Na ocasião, nove integrantes da FO, entre oficiais e professores(as), foram agraciados com a medalha Marechal Trompowsky, concedida pelo Instituto de Docentes do Magistério Militar, por terem se destacado no mister da educação.

É com grande orgulho que a Fundação Osorio cumprimenta os agraciados:

Cel Inf IVAN SOARES DOS SANTOS - Fundação Osorio

Maj QCO (Magistério) JOÃO LUIZ DA SILVA MEDEIROS - CMRJ

Profa GL&OAcute;RIA MARIA RIBEIRO MEDIANO DA SILVA - Fundação Osorio

Profa CRISTINA DA SILVA MACHADO - Fundação Osorio

Profa ANDREA TORTORA DE SOUZA NEVES - Fundação Osorio

Profa TANIA MARIA GARCIA PEREIRA - Fundação Osorio

Profa DILZA MARIA TEIXEIRA FIRMINO - Fundação Osorio

Prof CARLOS ROBERTO DO NASCIMENTO - Fundação Osorio

Prof MARCELO DE OLIVEIRA ASSUNÇÃO - Fundação Osorio

Patrono do Magistério Militar

O Marechal Roberto Trompowsky Leitão de Almeida nasceu na cidade do Desterro, atual Florianópolis, no dia 8 de fevereiro de 1853.

Ingressou no Exército em 29 de dezembro de 1869, aos 16 anos, como praça do 1o Batalhão de Artilharia a Pé, de onde saiu para cursar a Escola Militar no Rio de Janeiro. Em 1874, concluiu, com distinção, o Curso de Formação de Oficiais.

Em 1876, ainda como Primeiro Tenente, alcançou o grau de Doutor em Ciências Físicas e Matemáticas. Na Escola Militar da Praia Vermelha, atuou como docente das disciplinas de Geometria Analítica e Cálculo. Em sua carreira, Trompowsky comandou, interinamente, o Colégio Militar do Rio de Janeiro e a Escola Militar da Praia Vermelha, hoje denominada Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Além de professor exemplar, deixou estudos abrangentes sobre História Militar e Organização do Exército e livros sobre Matemática e inúmeros textos e artigos, como: "A importância do Moral na Guerra", "O Civismo", "A Necessidade do Exército instruído e bem comandado", entre outros.

Hoje, os resultados do impacto positivo deixado por Trompowsky são inúmeros: seu nome é encontrado em ruas e avenidas pelo Brasil; a Biblioteca do Exército edita uma coletânea de livros didáticos chamada Coleção Marechal Trompowsky, que é adotada pelos Colégios Militares; existe uma associação de professores denominada Instituto de Docentes do Magistério Militar (IDMM), responsável pela entrega da Medalha Trompowsky a educadores, profissionais e personalidades que se destacam no mister da Educação; e, há uma escola publica no Rio de Janeiro com o nome desse notável chefe militar.

O Marechal Trompowsky, por seus exemplos de educador e de empreendedor, foi escolhido para ser o Patrono do Magistério do Exército. Assim, todo dia 8 de fevereiro, data de seu nascimento, o Exército Brasileiro celebra o dia do Magistério Militar.

       

 Alunos da Fundação Osorio visitam a Estação Alegria - CEDAE"


No dia 5 de outubro, os alunos do 2o ano do Ensino Médio visitaram o Centro de Visitação Ambiental - Estação Alegria, criado pela CEDAE para o tratamento dos esgotos da Baía de Guanabara. Foram recebidos por técnicos especializados que explicaram o funcionamento e a tecnologia empregada e levados para uma visita técnica guiada por toda a estação, onde foram apresentadas as diversas etapas do tratamento dos esgotos, bem como os sistemas de controle operacionais e ambientais envolvidos.

Os alunos puderam constatar os esforços da CEDAE na despoluição da Baía de Guanabara em função de seu compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida da população carioca.

       

 I Torneio de Futebol de Salão "O Legendário"


Realizou-se em 22 de setembro, na praça de esportes da FO, o I Torneio de Futebol de Salão da Fundação Osorio. O evento esportivo, de iniciativa da Seção de Educação Física e apoio da Divisão Administrativa, teve o objetivo de ressaltar e estimular o congraçamento, a camaradagem e o espírito de corpo entre os funcionários e professores da FO.

Participaram oito equipes, com a premiação ao final e encerramento com música e um churrasco de confraternização.

       

 Kursk State Medical University - Rússia


A aluna Ana Clara Guedes, do 3o ano do ensino médio, depois de estudar na Fundação Osorio por oito anos, nos deixa para enfrentar novos desafios. Está de malas prontas para cursar medicina na "Kursk State Medical University", na Rússia. Disse-nos que "medicina é o que eu sempre sonhei, já estudava em pré-vestibular para passar para uma faculdade pública aqui no Brasil desde o segundo ano, pois sempre estive decidida a cursar medicina, mas apareceu essa oportunidade e decidi passar por todo o processo seletivo".

Ana Clara enfrentará as dificuldades de estudar em outro país, numa cultura totalmente diferente da nossa, tendo que adaptar-se ao idioma e ao ensino. Temos certeza que seu sucesso está garantido fundamentado nos oito anos de sólido e profícuo estudo na Fundação Osorio.

Parabéns Ana Clara!

   

 11a Jornada Internacional de Educação


A Fundação Osorio, seguindo o que está estabelecido no seu planejamento estratégico e acreditando na importância da valorização do seu corpo docente, esteve presente na 11a Jornada Internacional de Educação, realizada na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de setembro.



 Visita à Bienal do Livro


Durante os dias 8 a 11 de setembro, os alunos da Fundação Osorio tiveram a oportunidade de visitarem o maior evento literário do país, a XVII Bienal Internacional do Livro. Os discentes, além de entrarem em contato com autores, poetas e lançamentos do mundo literário, puderam também participar de entrevistas, debates e depoimentos com escritores renomados.

O evento teve por objeto conscientizar e estimular os nossos alunos sobre a importância da prática da leitura para a vida pessoal e profissional.

       

 Premiação na Olimpíada de Matemática


A aluna Brenda Barreto dos Santos, da Turma 182, está na Fundação Osório desde 2008 e começou a participar da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ao ingressar no 6o Ano em 2013. Na sua primeira participação na competição recebeu "Menção Honrosa" e na participação, em 2014, recebeu Medalha de Bronze.

A Fundação Osorio parabeniza a aluna Brenda pela vitória que engrandece a nossa Escola e que é motivo de orgulho para todos nós. Parabéns Brenda pela premiação!

   

 Mapa de Indicadores


A Fundação Osorio vem dando continuidade aos trabalhos de "Excelência Gerencial" iniciados em 2014. Depois de cumprir diversas etapas de seu PLANO DE GESTÃO, a administração escolar definiu um "mapa de indicadores" que tem por finalidade auxiliar a todos no controle e no gerenciamento das diferentes ações/projetos voltados para os nossos Objetivos Estratégicos.

Este mapa será publicado, trimestralmente, em Boletim Interno difundindo os resultados alcançados. A periodicidade, as responsabilidades e as peculiaridades de cada um deles estão definidas no próprio documento.

"Quem não tem indicadores não gerencia".

Clique aqui para visualizar o "mapa de indicadores".



 Dificuldades financeiras em 2015.


O "contingenciamento oramentário" e o estabelecimento de um "limite máximo das despesas" foram medidas impostas à Fundação Osorio neste ano de 2015. Elas, com certeza, irão afetar o pagamento da contratação de Serviços de Apoio Administrativo, Técnico e Operacional assim como o dos Serviços de Limpeza e Conservação, podendo comprometer a execução dos macroprocessos finalísticos de nossa Escola.

Cabe lembrar que a contratação de empresas para prover os serviços de apoio técnico, administrativo e de conservação e limpeza se deve às crescentes lacunas decorrentes de aposentadorias dos estatutários. O quantitativo de servidores públicos trabalhando na Escola vem diminuindo dia a dia, com os vários pedidos de aposentadoria, além dos inúmeros afastamentos por doença e tratamento de saúde de um grupo já bem envelhecido. O número de contratados pelo processo de terceirização só não é maior porque o Comando do Exército firmou com esta Fundação um "Acordo de Cooperação", colocando militares à disposição da Escola em áreas de importância capital.

A Presidência da Fundaç&o, novamente, reitera o seu pedido de apoio aos pais e responsáveis, através de consignações e doações, tão importantes dentro desse novo contexto, afim de evitar que tais medidas possam vir a comprometer as atividades escolares e, consequentemente, o rendimento escolar de nossas crianças e adolescentes.

Saiba mais no Demonstrativo FO 2015, colocado no botão "PCA - Prestação/Aprovação de Contas".



 Jogo de Voleibol das alunas da Fundação Osorio.


No dia 2 de junho alunas do sexto ao nono ano do ensino fundamental, que treinam voleibol na Fundação Osorio, participaram de um jogo-treino no ginásio do Grajaú Tênis Clube. Esta foi a primeira disputa fora da Escola objetivando a formação de nossa equipe de voleibol. Na ocasião, as meninas puderam vivenciar a realidade de uma partida, completamente diferente do treino.

A atividade faz parte do projeto que visa resgatar a prática de esportes de forma competitiva em nossa Escola.


   


 Visita à Fábrica da Coca-Cola.


Visitando uma fábrica - A Coca-Cola!

Nos dias 3 e 15 de junho fizemos um passeio divertido, instrutivo e gostoso. Somos do 5° ano do ensino fundamental da Fundação Osorio.

Voltamos ao passado, revimos os brindes e propagandas; conhecemos os procedimentos das garrafas pet, vimos as máquinas funcionando; nos divertimos fazendo crachás, assistindo a um filme 3D e ainda recebemos um delicioso lanche e um copo de brinde.

Agora temos a verdadeira no;ão da complexidade de uma moderna fábrica automatizada.

Valeu Coca-Cola!

   


 A Fundação já se encontra cadastrada no SISTEC.


   Informamos aos senhores pais e responsáveis que a Fundação Osorio já se encontra cadastrada no SISTEC. O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica que disponibiliza, mensalmente, informações sobre escolas, de todo o país, que ofertam cursos técnicos de nível médio. Esse sistema constitui-se na primeira etapa de acesso ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).


.

 Nota da visita ao Correio Aéreo Nacional em 12 junho 2015


   O Correio Aéreo Nacional (CAN) foi criado em 12 de junho de 1931, há exatos oitenta e quatro anos atrás. Integração Nacional, consolidação da cidadania e desenvolvimento da sociedade brasileira foram os motivos de sua criação.

   A data foi comemorada nesta sexta-feira (12/06) na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), localizada na zona norte do Rio de Janeiro, em solenidade presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

   A Fundação Osorio se fez representar pelo seu presidente, Cel Salgueiro, e uma representação de alunos constituída pela Guarda-Bandeira da Escola.


   


  "Portão Monumental"


    Por ocasião da comemoração dos 94 anos da Fundação Osorio, a Administração da Escola empenhou-se na recuperação do "Portão Histórico", cujos suportes e apoios estavam completamente corroídos pelo desgaste natural de seu uso.

    Para aqueles que não sabem, vale relembrar que este portão é um dos que existiam no antigo Quartel General do Ministério da Guerra, doado à Fundação por ocasião da modernização daquele prédio.

    Contribuíram para a conclusão dos trabalhos, o 1° Batalhão de Engenharia de Combate (Es), - Santa Cruz -, e o Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro, organizações militares parceiras, que sem elas nada teria sido possível fazer.

    Nossas crianças agradecem!

    "Fundação Osorio formando hoje o cidadão do amanhã".



  Pintura da Praça de Esportes


    Recentemente, nossa Escola recebeu do Cmdo do CCFEx um presente dos mais importantes. A recuperação e a pintura de nossa Quadra de Esportes. A decisão do Gen Div Décio dos Santos Brasil em apoiar esta Fundação ratifica a importância de nossas parcerias e novamente destaca o EB como principal Organização de apoio ao nosso trabalho.



  94o ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO OSORIO


    Neste 01 de junho a Fundação Osorio se encheu de júbilo com a comemoração de seu nonagésimo quarto aniversário de criação. Para os alunos o dia começou, como sempre, com as aulas transcorrendo normalmente. Às 11h toda a escola se reuniu para uma grande formatura comemorativa.

    Na oportunidade, contamos com a presença de visitantes ilustres, ex-alunos e ex-professores, que atenderam ao nosso convite e vieram matar as saudades da escola e relembrar os bons tempos aqui vividos. A formatura constou do içamento do Pavilhão nacional, entrega de Diplomas de Amigo da Fundação e canto do Hino da Fundação Osorio. Encerrando a solenidade as palavras do presidente da FO e um brilhante e emocionante desfile. Os ex-alunos presentes participaram galhardamente, como nos bons tempos, do "desfile da saudade".

    Nossos visitantes puderam circular pela FO, por suas salas de aula e todas as instalações, ocasião em que interagiram com os atuais alunos. O coral da FO se apresentou no Salão de Honra encerrando a manhã festiva neste dia tão importante para o corpo docente, discente, ex-alunos, ex-professores, funcionários e visitantes.

A escola estava em festa, quanta emoção, quanta saudade!



 Visita à exposiç ão Human Bodies


   No mês de maio do corrente ano, as turmas do 8° ano, juntamente com Prof. Jorge de Ciências participaram da visitação à Exposição Internacional HUMAN BODIES.

   O evento foi realizado no Plaza Shopping de Niterói - RJ, onde foram apresentados corpos humanos desidratados, tema estudado pelos alunos do 8° ano.



 Mensagem ao Aluno(a)


    Aluno (a)

   Recentemente, a Fundação Osorio alterou a sistemática de avaliação escolar de seus alunos. Os novos parâmetros já estão em vigor e serão aplicados pela Seção Técnica de Ensino para mensuração dos resultados das provas. Consequentemente, eles irão influir nas aprovações / reprovações neste ano (2015).

   Cabe destacar, após os resultados da 1ª PB, que uma grande maioria de alunos da Fundação parece continuar acreditando na "corrida de chegada", ou seja,deixando para estudar apenas no fim do ano, contando com a nota da última PB para compensar os pontos não acumulados nos bimestres anteriores.

   Este ano essa possibilidade não existe mais.

   Não se iluda!.

   Todas as PBs têm o mesmo peso.

   Você aluno (a), não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

   Estude sempre!

A PRESIDÊNCIA


 Estágio de Atualização Pedagógica para Professores e Inspetores


    Cumprindo as Normas Gerais de Ação contidas no Plano Geral de Ensino - PGE- 2015, foi realizado nos dias 02 e 04 de fevereiro o Estágio de Atualização Pedagógica para Professores e Inspetores, com a finalidade de difundir as diretrizes da presidência da Fundação Osorio, Divisão de Ensino e Corpo de Alunos, bem como debater temas relacionados à educação e à cultura e ainda propiciar a troca de experiência profissional com professores de outras instituições de ensino.



 

FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5