REAVALIAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO DA FUNDAÇÃO OSORIO
Prezados professores e funcionários da Fundação Osorio
Dando continuidade aos trabalhos de revisão do nosso "Plano de Gestão", informo-lhes que as críticas e sugestões referentes às "ações" e Projetos a serem implementadas para consecução dos nossos 10 (dez) "Objetivos Estratégicos" são muito bem-vindas.
Lembro que existem equipes montadas para cada objetivo e que as sugestões devem responder aos sete questionamentos:
W - O que fazer?
W - Por que fazer?
H - Como fazer?
W - Quem?
W - Quando?
W - Onde?
H - Quanto?
Cerimônias de encerramento do ano letivo
Navegar é preciso! é com esse pensamento e motivação que realizamos, para coroarmos o ano letivo de 2016, três formaturas de encerramento - 5° ano do Ensino Fundamental, 9° ano do Ensino Fundamental e 3° ano do Ensino Médio.
O momento da formatura não é somente uma festa em homenagem a primeira de muitas conquistas, mas também marca um rito de passagem, quando a criança e o adolescente tomam consciência do que é o estar no mundo e se preparam para uma nova fase na sua vida escolar. Não podemos esquecer que, embora a alegria do presente exista, o futuro reserva outras a mais.
O tempo não para e precisamos dar continuidade à vida. Esta celebração especial para todos nós, direção, professores, responsáveis e amigos, confirma que o esforço feito em prol de uma boa educação para nossos alunos valera realmente cada gota de suor, cada lágrima, cada sorriso na construção do caráter de cada um desses jovens.
A Fundação Osorio compartilha a conquista e a alegria desta etapa concluída com êxito com a perspectiva de sucesso no caminho vindouro. A jornada é longa, mas temos a certeza de que o caminho futuro reserva gratas surpresas.
O Legendário
No dia 02 de dezembro do corrente ano foi realizado na Fundação Osorio o 2° Torneio de Confraternização “O Legendário”. Todos os que trabalham na FO foram convidados a participar. Professores, funcionários e terceirizados disputaram partidas de futebol de salão, ocasião em que puderam por à prova os seus dotes de esportistas. Exemplos tão caros de união e camaradagem estavam presentes nas ações e atitudes de todos os participantes. Foram momentos de descontração e congraçamento. A agradável manhã foi encerrada com um saboroso e concorrido churrasco à moda gaucha.
Parabéns a todos que compareceram, vibraram com suas equipes, torceram e se uniram em um momento de descontração, com respeito e amizade.
Parabéns Fundação Osorio!
Memorando de Intenções com a CESGRANRIO
O presidente da Fundação Osorio, Coronel Luiz Sérgio Melucci Salgueiro e o presidente da Fundação CESGRANRIO, Professor Carlos Alberto Serpa de Oliveira reuniram-se no dia 6 de dezembro 2016 para firmar um “Memorando de Intenções”, documento legal que marca o início de uma parceria entre essas duas tradicionais organizações do Rio de Janeiro. Na ocasião o Cel Salgueiro foi entrevistado pela Seção de Comunicação Social, expondo as suas expectativas com relação ao acordo assinado.
Os interesses comuns na área educacional, além da proximidade de suas instalações no bairro do Rio Comprido contribuíram para essa aproximação e para que as primeiras conversas entre seus integrantes fossem coroadas de pleno êxito.
As possibilidades de cooperação mútua, de projetos comuns, de capacitação e de treinamento de pessoal deverão, em curto prazo, fortalecer as ligações entre as duas Instituições, gerando dividendos para a sociedade carioca.
Visita à Escola
Um grupo de senhoras, esposas de oficiais do Exército, visitou a Fundação Osorio no último dia 25 de novembro, conhecendo as nossas instalações, salas de aula, além de participar de atividades escolares previstas para aquele dia.
A comitiva, tendo à frente a senhora Kathya Maria, esposa do Gen Ex Braga Netto, Comandante Militar do Leste – CML, percorreu um itinerário dentro da Escola, conhecendo professores, alunos e colaboradores. As visitantes assistiram a primeira comunhão de um grupo de alunos, conheceram o trabalho de um Conselho de Classe, além de acompanharem uma breve apresentação do presidente sobre as peculiaridades, pontos fortes e principais anseios deste Estabelecimento de Ensino.
Ao final da visita, ficamos com a certeza de poder contar com o valoroso apoio de nossas visitantes.
Família Militar
A Fundação Osorio foi lembrada pelo Exército Brasileiro como Instituição que apoia a família militar e por desenvolver um trabalho de qualidade na área da Educação, há mais de 95 anos.
Por ocasião das comemorações do “Dia da Família Militar”, 18 de setembro, o Presidente da Fundação Osorio, Cel Luiz Sérgio Melucci Salgueiro, foi distinguido com um diploma pela colaboração à Família Militar, de acordo com a Portaria do Comando do Exército nº 650, de 10 de junho de 2016.
Lançamento da Revista Científica da Fundação Osorio
A Revista Científica Fundação Osorio (RCFO) acaba de publicar o seu número inaugural. Publicação eletrônica de periodicidade semestral, tem por objetivos divulgar e promover a produção acadêmica de atividades de pesquisa, ensino e extensão.
A RCFO contempla um contexto de abordagem transdisciplinar e interdisciplinar. Sua missão é ser um canal de divulgação de trabalhos e pesquisas produzidas pelos docentes da Fundação Osorio e também por docentes e pesquisadores de outras instituições do Brasil e do exterior.
A equipe editorial da RCFO é formada pelos docentes Simone Greco, Paulo Sérgio Souza, Eduardo Ferreira, Gilberto Vianna e Alden Douglas.
Agradecemos particularmente a todos os autores que submeteram os seus trabalhos para publicação nesta edição.
Lembramos que o fluxo de submissões de artigos da revista é contínuo e que as mesmas já podem ser feitas para a próxima edição, que vai ser publicada no primeiro semestre de 2017.
Eleição da Diretoria do Grêmio Estudantil Osorio 2017
Como tradicionalmente acontece todo final de ano letivo, os alunos da Escola elegeram, no dia 4 de novembro, a nova Diretoria do Grêmio Estudantil Osorio, para o ano de 2017. Escolheram, entre duas chapas concorrentes, aquela que os representará ao longo do novo ano escolar. Num ambiente de respeito e camaradagem os alunos exerceram o direito de voto, demonstrando maturidade nessa prática democrática.
Parabéns à nova Diretoria eleita:
Presidente: aluno Marcos Vinicius Marques Alves
Vice-presidente: aluno Vitor Pereira Laprovita
Tesoureiro: aluna Marcella Layla Barbosa Teixeira
Vice-tesoureiro: aluno Paulo Henrique Gomes Mothé Salvador
Secretário: aluno Pedhro Enrique Bussad de Carvalho
VII Feira de Ciências e Tecnologias na FO
Em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 2016, a Fundação Osorio realizou várias atividades.
No período de 18 a 20 de outubro, houve exposição de trabalhos dos alunos na Feira de Ciências de Instituto Militar de Engenharia (IME).
Em 19 de outubro, foi ministrada pela Dra Natália Santos e Souza, pediatra do Hospital dos Servidores, a palestra “Leucemia e Transplante de Medula Óssea”, atividade orientada pela Profª Amanda Couto.
No dia 21 de outubro, aconteceu a VII Feira de Ciências e Tecnologias na FO com a participação dos alunos do 2º Segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Houve exposição de trabalhos sobre diferentes temas: "Transplante de Medula Óssea", “Painel sobre Aquecimento de Água nos Vestiários da Escola”, "Transformação do Solo Argiloso em Solo Agrícola” e "Descarte de Pilhas e Baterias para Desenvolvimento Sustentável", entre outros. O terceiro ano do Ensino Médio apresentou a culminância do projeto "Reaproveitamento de Resíduos Vegetais na Fundação Osorio", dando continuidade ao Projeto Compostagem, iniciado em 2014.
Neste ano, sob o tema "Aplicação Prática dos Produtos da Compostagem na Fundação Osorio", os alunos demonstraram, na prática, o resultado do composto produzido com a técnica de Compostagem que será utilizado na jardinagem e na criação de uma Horta Pedagógica, cujos objetivos são desenvolver hábitos de conscientização e conservação da natureza.
Corrida de rua - participação da FO
Professores e funcionários da Fundação Osorio participaram da 8ª maratona de revezamento no Rio de Janeiro. A prova foi realizada no Aterro do Flamengo no dia 23 de outubro e a equipe da Escola foi constituída por 34 atletas que demonstraram grande espírito desportivo.
Esporte é vida!
Parabéns aos nossos representantes.
Semana da Criança na Fundação Osorio
A Semana da criança foi comemorada na escola com muita festa, brincadeira e lanches deliciosos.
De 05 a 14 de outubro, os alunos participaram de gincanas, da Feira do Livro, de encontros com autores de livros conhecidos, assistiram à filmes no auditório e à peça teatral ”Olimpíadas: o jogo que eu jogo”, do projeto Teatro na bala – Cesgranrio.
Foi uma semana intensa, saboreada com alegria pelas nossas crianças.
Padroeira do Brasil
A fé popular e a tradição da Igreja Católica, ao longo de séculos e ainda hoje, atribuíram a Maria, mãe de Jesus, inúmeros títulos. Os nomes se inspiram nos locais em que se acredita ter havido aparições, como Nossa Senhora de Guadalupe, de Fátima, ou em virtude das graças alcançadas por sua intercessão, tal qual em Nossa Senhora do Bom Parto, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ou baseados em momentos da sua vida, Nossa Senhora das Dores.
No Brasil, em outubro de 1717, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição foi encontrada por pescadores no rio Paraíba. As circunstâncias misteriosas dessa descoberta e a abundância de peixes recolhidos instantes depois do episódio fizeram com que o povo interpretasse aquele fato como uma intervenção de Deus. Iniciou-se, assim, a devoção à Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do rio.
Em 1930, o Papa Pio XI decretou Nossa Senhora Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil. Em 1980, instituiu-se oficialmente o dia 12 de outubro como feriado nacional dedicado à devoção à Santa Padroeira.
Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha
dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e
atribulados, ó Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, lançai sobre
nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as
necessidades.
(Trecho da Oração a Nossa Senhora)
Ecos
Quando já se nos a vizinha o final do ano letivo de 2016, com todos os seus mistérios e incertezas, lembramos das nossas responsabilidades, enquanto professores responsáveis pelo desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos, a fim de torná-los cidadãos plenos, conscientes de seus deveres e de suas responsabilidades. É na esteira desta responsabilidade que, desde cedo, já nos primeiros anos da vida escolar, a Fundação Osorio busca incutir nos seus alunos valores de respeito, solidariedade, companheirismo, disciplina, mérito, esforço pessoal, liberdade com responsabilidade, já que a grande missão da instituição é desenvolver competências para o trabalho e para o exercício da cidadania. Constitui-se em senso comum que todo trabalho no campo da educação demanda sacrifícios e renúncias, persistência e determinação, conhecimento e paciência e por tudo isso, revela-se difícil e demorado. Ao longo de 95 anos, a Fundação Osorio vem construindo a imagem de instituição séria, comprometida com os valores da Pátria, competente e alinhada com o seu tempo, seguindo à risca o lema da Bandeira Nacional de "Ordem e Progresso". Ao reverenciarmos a Pavilhão Nacional, submetemo-nos, sem reservas, à "Ordem", no cumprimento do nosso ordenamento jurídico, que prega o respeito ao ser humano e zela pelas instituições e pelos cidadãos, condenando qualquer forma de discriminação - de raça, de credo religioso ou político, de orientação sexual ou de ideologia - preza a liberdade de pensamento e expressão e condena qualquer tipo de assédio capaz de atentar contra o exercício pleno de uma cidadania responsável. Perseguindo o objetivo do "Progresso", inscrito em nossa Bandeira , pregamos a necessidade do trabalho, do estudo, do esforço e da persistência nos bons objetivos da vida, que dignificam o ser humano e da vera fraternidade, que se expressa, não na esmola que humilha, mas na caridade, que enobrece. As ideias e os ideais comprometidos com o progresso serão sempre recebidos com bons olhos e percebidos como verdadeiras molas impulsionadoras do sucesso escolar dos nossos alunos e na inserção social dos mesmos enquanto cidadãos. O "Progresso" está fortemente atrelado ao respeito - que se expressa tanto no labor diário quanto na saudação afetuosa, na cortesia dos pequenos atos, nas continências respeitosas, nos abraços carinhosos - que , no decurso do tempo, vai abrandando as rebeldias infantis e juvenis - decorrentes da inexperiência dos que ainda desconhecem os obstáculos que a vida teima em colocar no caminho de todos nós. Falando de "Progresso", não podemos esquecer que a necessidade de adquirir conhecimentos se prolonga além dos muros da nossa escola. Portanto, não podemos ignorar que os alunos precisam continuar os estudos e prepará-los para a universidade é uma necessidade. Por isto, é necessário esforço duplo: na direção do trabalho, que pode ser uma necessidade imediata e na direção da vida acadêmica, que provavelmente acontecerá logo depois. Ecos são reflexões de ondas acústicas que representam sons lançados ao vento. Esperamos que a reverberação desses sons faça morada no coração e no pensamento de toda nossa comunidade escolar.
A Direção
Reconhecimento
A equipe pedagógica e os professores da turma 184 receberam no último dia 29 de setembro uma surpresa carinhosa da mãe do aluno Thales Correia Dutra: o reconhecimento do trabalho e do empenho de todos os profissionais da Fundação Osorio pelo progresso escolar de seu filho. Tal reconhecimento representa a seriedade e a certeza de que estamos cumprindo nosso lema "Doar-se para Ensinar."
Apresentação do Coral da Fundação Osorio
O coral da Fundação Osorio participou no dia 28 de Set da missa realizada na Igreja da Santa Cruz dos Militares em comemoração aos 393 anos de criação da Irmandade da Santa Cruz dos Militares, associação civil e religiosa que tem finalidades beneficentes, filantrópicas e religiosas.
Mais uma vez o "coral de meninas" da Fundação Osorio representou com graça e beleza nossa escola. Entre lágrimas, sorrisos e aplausos demonstrados pelo público, nos sentimos orgulhosos de nossas meninas que deixam por onde cantam, marcas na emoção de todos. A elas nossos aplausos.
Na oportunidade o Tenente Coronel Gilberto de Souza Vianna, historiador e professor da Fundação Osorio apresentou um texto em homenagem àquela tradicional instituição. (Clique aqui para visualizar o texto)
Olimpíadas de Matemática do 3º ano
Durante o 3º bimestre de 2016 os alunos do 3º ano participaram das Olimpíadas de Matemática, que foram organizadas pelas professoras Fernanda Bezerra, Fernanda Picanço e Rafaela Fernandes.
O trabalho foi um desdobramento do Projeto "Olimpíadas Rio-2016", desenvolvido ao longo dos 1º e 2º bimestres. Com o objetivo de estimular o estudo e a vivência lúdica da matemática, os alunos se empenharam na resolução de cálculos e problemas com as quatro operações, realizados em etapas diárias.
Ao final do projeto os alunos participaram de uma cerimônia de premiação, na qual todos receberam uma medalha de participação e reconhecimento, que resume o espírito olímpico: superação, disciplina, determinação, perseverança, coragem, honestidade e solidariedade.
Essas são as palavras mágicas que levam ao sucesso nos estudos. Parabéns, 3º ano!
Modificações no Conselho Deliberativo da Fundação Osorio
O Conselho Deliberativo da Fundação teve a sua constituição bastante alterada. Em 13 de setembro de 2016 o presidente da FO, Cel Salgueiro, deu início aos trabalhos fazendo os agradecimentos a três conselheiros que se afastaram, a Profª Laiana Lannes de Oliveira, a Profª Terezinha Saraiva e o Cel Leonardo de Andrade, ressaltando a importância da participação de todos eles nos trabalhos desenvolvidos nos últimos anos. Logo em seguida, apresentou as boas-vindas aos novos conselheiros que chegaram, o Prof Paulo Sérgio Alves de Souza, representante do Corpo Docente da Fundação, a Profª Maria Tereza Santos Calzavara, ex-professora da Fundação e a Profª Sarita Léa Shaffel, ex-integrante do magistério do Exército Brasileiro e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC RJ.
A reunião do Conselho ocorreu segundo uma pauta pré-agendada onde foram tratados os assuntos da área de ensino e da Administração.
Inauguração da Sala Profª Rosa dos Reis Ferreira
Foi inaugurada no dia 31 de agosto, a Sala Multiuso da Fundação Osorio com a presença da Direção, professores, alunos e convidados. Estiveram, também, presentes a Senhora Dalila Ferreira, irmã da professora homenageada, que presta trabalho voluntário em nossa Escola, e a aluna Anna Clara Clímaco de Oliveira Adauto Costa, do 7º ano, sobrinha-neta da ProfªRosa.
Localizada no prédio do Liceu a sala será utilizada em aulas de diversas disciplinas com o uso de várias mídias e tecnologias, como computadores, projetores, televisão, Internet, som e imagem. Convidada pelo Cel Salgueiro, Presidente da Fundação, a aluna Anna Clara descerrou uma placa com informações sobre a homenageada:
"Rosa dos Reis Ferreira nasceu no Estado do Pará, em 05 de março de 1939, filha de Cesário da Silva Ferreira e de Gervásia dos Reis Ferreira e faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 24 de julho de 2012, deixando um filho, Mario Henrique da Silva Junior.
No Pará, concluiu o Curso Normal, graduando-se como professora.
Por mais de 40 anos, a Fundação Osório pôde contar com a sua participação como docente, ministrando aulas aos alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental.
Competente, responsável, amiga fiel, a professora Rosa conquistou o respeito e a admiração de seus superiores, colegas e alunos. Nada mais justo que homenageá-la entronizando-a como patrona da sala, recentemente entregue à comunidade escolar. Assim, seu exemplo de dedicação e persistência nos caminhos da educação ficará marcado para conhecimento das próximas gerações.
"Somos feitos da mesma poeira de estrelas de que são feitas as coisas, e quer quando estamos imersos na dor, quer quando rimos e a alegria resplandece, não fazemos mais do que ser aquilo que não podemos deixar de ser: uma parte do nosso mundo." (Carlos Rovelli).
A lembrança da professora Rosa faz parte do mundo em que se insere a Fundação Osorio e de todos que nela trabalham."
Ensino Profissionalizante
Cumprindo o planejamento, a Divisão de Ensino, coordenadores e professores desenvolveram no último dia 29 de julho uma programação totalmente voltada para o Ensino Médio.
Foram apresentadas as seguintes palestras no auditório da Escola:
=> Empreendedorismo Empresarial – Prof Fernando Antônio Portela;
=> Estágio Interno – Prof Carlos Roberto do Nascimento;
=> Acesso à Carreira Militar – Asp Of do 1º Batalhão de Guardas;
=> Empreendedorismo do Conhecimento – Marc Diaz de Las Heras e,
=> Boas Práticas com Segurança Cibernética – Pesquisadora Graziella Alessa Alves dos Santos.
Parte dos alunos, no mesmo dia, visitou a Universidade Veiga de Almeida – UVA – onde tomaram conhecimento de cursos e estágios complementares. Todo esse esforço tem por finalidade enriquecer o trabalho de “orientação vocacional” que vem sendo realizado pela Prof Dilza.
 
Show de Talentos
Realmente, um verdadeiro show de talentos. Talentos novos e talentos consolidados. As apresentações dos pequeninos foram o ponto forte do espetáculo. As crianças de 6 a 9 anos se apresentaram com graça e beleza. Foi o despertar dos seus dotes artísticos. Isso tudo mesclado com os números dos veteranos, como o Ten médico Tzirulnik, ao piano, e da professora Maria Olivia, na dança e música. A união de todos deu ao show um tom peculiar.
Os presentes se encantaram com o que viram e muitos foram surpreendidos pela beleza e qualidade da programação. A Escola cumprindo o seu papel, formando cidadãos sensíveis, habilidosos e comprometidos. A Escola contribuindo para um mundo melhor.
Parabéns a todos que fizeram deste Show de Talentos uma manhã inesquecível.
 
Posse da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD
Os docentes eleitos para a constituição da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD/FO), referente ao período 2016/2018, reuniram-se no dia 20 de julho, às 10h, na sala do Coordenador Técnico da Fundação Osorio. Na oportunidade, foram eleitos o vice-presidente, professor Antônio de Pádua Lino Mendes e a secretária, professora Andréa Tórtora de Souza Neves.
 
Museu do Samba
"...Desperto paixões, alimento multidões, levo alegria, magia, poesia a milhões de corações. Sou forte, sou guerreiro, sou a identidade do povo brasileiro!
Quem sou eu? Eu sou o samba!
Muito prazer!..."
Poema "O samba", de Lília Araujo
Cem anos do Samba no Brasil!
Os alunos do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, sob a orientação da professora de Música, Ana Cristina e sua equipe, promoveram a comemoração dos 100 anos do samba no Brasil.
A iniciativa resultou na montagem de uma exposição reunindo pesquisas realizadas pelos alunos, instrumentos típicos do samba, roupas típicas e adereços.
Na visitação ao museu, destaca-se um vídeo didático sobre a história do “samba” no Brasil, no qual são mostradas a construção e a execução de instrumentos musicais tão significativos, nesta modalidade de música. Os visitantes, em seguida, são convidados para participar de um grande coral, cantando e relembrando grandes sucessos como: "A voz do morro", “Samba de uma nota só” e “Não deixa o samba morrer”. É emocionante ver os alunos cantando e dançando ao som do conjunto instrumental formado por músicos que integram a equipe da professora Ana Cristina. Podemos ver o resgate da música popular brasileira no mais alto nível de excelência.
 
Visita do Comandante do IME
A Fundação Osorio recebeu na manhã do dia 28 de junho a visita do Comandante do Instituto Militar de Engenharia – IME, o Gen Div Engenheiro Militar Waldemar Barroso Magno Neto, que veio conhecer a nossa Escola e o trabalho desenvolvido pelo nosso Corpo Docente.
Na oportunidade, foram estreitados os laços de cooperação entre os dois estabelecimentos de ensino, acertados detalhes da participação da Escola na feira de ciências daquele Instituto e alinhavadas algumas parcerias para o futuro.
 
Festa junina na Fundação Osorio
Seguindo tradição na Fundação Osorio, foi realizada nesse último sábado, 18 de junho, a festa junina da Escola. Mais uma vez, o sucesso foi garantido pela expressiva presença dos amigos, dos alunos e dos familiares. As apresentações das quadrilhas, das brincadeiras, das danças, do correio do amor, dos sorteios, das barracas de comidas típicas, animaram todos os visitantes que aqui estiveram.
O pleno êxito da nossa festa junina foi assegurado pela maciça participação de todos, dedicação dos alunos e professores, dos funcionários, do setor administrativo da Fundação e, principalmente, da atual direção da APAFO.
Viva São João!
 
Reunião de pré-Conselho de Classe
A Fundação Osorio implementou, no dia 17 de junho, mais uma efetiva ação na busca da “excelência”. Realizou, com os representantes das turmas do Ensino Médio, uma reunião de pré-Conselho de Classe. Essa atividade teve por finalidade abrir um canal direto de comunicação entre a Escola e os seus alunos. Estes tiveram a oportunidade de externar as suas observações e anseios em relação ao Ensino, ao Plano de Uniformes, à tolerância pelos atrasos e toda a infraestrutura existente.
Há previsão de que reuniões semelhantes ocorram novamente, inclusive envolvendo outros níveis e outros segmentos da Escola.
 
Visita do CCIEx
Uma equipe do Centro de Controle Interno do Exército - CCIEx, cumprindo o seu calendário de visitas de 2016, esteve na Fundação Osorio nesta última semana de maio, analisando os últimos relatórios de prestação de contas da Escola, assim como o seu Relatório de Gestão referente ao ano passado.
Depois de três dias de conferências, registros e acompanhamentos de alguns processos administrativos e financeiros, os oficiais que aqui estiveram retornam a Brasília e deverão emitir um relatório conclusivo sobre a avaliação feita em nossa Unidade Orçamentária.
 
Fundação Osorio - 95 anos
A Fundação Osorio comemorou no último dia 1º de junho mais um aniversário, realizando uma formatura com todo o Corpo de Alunos e com a presença de ilustres convidados.
Estiveram presentes na cerimônia, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, Gen Ex João Camilo Pires de Campos; o antigo presidente da Fundação, Gen Ex Ney da Silva Oliveira; o Presidente da Fundação CESGRANRIO, Prof Carlos Alberto Serpa de Oliveira; a Profa. Terezinha Saraiva, ex-Secretária de Educação do Rio de Janeiro, entre outras autoridades civis e militares.
A solenidade foi abrilhantada também pela participação de ex-alunos da Escola que, com muito entusiasmo, acompanharam, desde cedo, a jornada escolar. Ao final da manhã, uma apresentação musical e uma exposição de trabalhos encerraram as comemorações dos 95 anos da Fundação.
Veja o texto "Um trabalho exemplar de 95 anos", escrito pela Profª Terezinha Saraiva, ex-Secretária de Educação do Rio de Janeiro, publicado na Folha Dirigida, de 9 a 15 de junho de 2016 (www.folhadirigida.com.br).
 
 
Competições com o CEFET/Petrópolis
A Coordenação de Educação Física promoveu encontro de alunos da Fundação Osorio e do CEFET/Petrópolis, no último dia 24 de maio. Os alunos foram recebidos em meio a grande alegria e farto lanche.
Nessa oportunidade, foram realizadas competições de handball e futsal, bem como organizada visita ao Museu Imperial, tudo dentro do espírito olímpico de confraternização e saudável disputa.
 
"10 de Maio" - Entrega da Boina aos Novos Alunos
Mais um ano escolar e mais uma cerimônia cívica em comemoração ao nascimento do Marechal Osorio, Marquês do Herval, Patrono da Fundação Osorio. Os familiares presentes emocionaram-se com a entrega da boina aos novos alunos, com o cântico do Hino Nacional e, ao final, com o desfile do Corpo de Alunos encerrando a cerimônia.
Lembrando e homenageando o lendário Marechal, o Batalhão de Guardas nos trouxe um cavalo branco, sem o cavaleiro, com um par de botas preso ao estribo, que desfilou perante os alunos, nos transportando para o passado, lembrando nosso insigne Patrono.
Parabéns aos novos alunos!
Parabéns Gen Osorio!
 
 
Sala Multiuso
A reunião semanal do presidente da Fundação Osorio com os chefes de Divisão, Seção e professores coordenadores, foi realizada, no dia 4 de maio, na Sala Multiuso. Todos tiveram a oportunidade de conhecer a nova sala e o andamento das obras. O presidente da FO aproveitou a ocasião para ressaltar o trabalho da pequena mais atuante equipe responsável pela preparação de mais um ambiente colocado à disposição do processo ensino-aprendizagem na nossa Escola. Em breve todos poderão usar os multimeios da nova Sala.
 
 
O Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Durante quase duas horas, todo o Ensino Médio da Fundação Osorio, mais o 8o e 9o anos do Ensino Fundamental, assistiram atentos a palestra do Gen Heleno, Diretor Executivo de Comunicação e Educação do Comitê Olímpico do Brasil - COB.
No momento em que o nosso país está prestes a sediar os primeiros jogos olímpicos no continente sul-americano, a apresentação feita no dia 20 de abril, também, a civis e militares, foi coroada de pleno êxito. As informações trazidas pelo conferencista, o profissionalismo, a preparação dos atletas, as curiosidades e peculiaridades das diferentes provas, com certeza, estimularam a todos para a importância das práticas desportivas.
Todos os presentes entenderam o que vem ser uma "paixão pelo esporte" e irão refletir bastante sobre os sadios princípios e valores que acompanham a maior competição do planeta.
Obrigado Gen Heleno!
 
 
Eleições na APAFO
Realizou-se em 12 de abril de 2016 as eleições para a Associação de Pais de Alunos da Fundação Osorio – APAFO. Sagrou-se vitoriosa a chapa Fênix:
- Presidente: M&ocric;nica Morales Nessimian
- Vice-presidente: Álvaro Fabrício da Silva
- Tesoureiro: Isaac Mariano Siqueira
- Secretário: Ant&ocric;nio de Pádua Rodrigues dos Santos
 
Visita do Diretor da BIBLIEx
A Fundação Osorio recebeu, em 7 de abril, a visita do Cel Moreno, diretor da Biblioteca do Exército.
O presidente da FO o recebeu no gabinete e logo em seguida, depois de breve explanação, foi exibido o vídeo institucional da Fundação e realizada uma visita às nossas instalações.
 
"Reportagem sobre a Fundação Osorio"
A revista "Verde-Oliva Exército Brasileiro" em sua edição especial No230, de dezembro de 2015, publica reportagem sobre a Fundação Osorio (pag 63).
Para ler a reportagem, click na imagem da capa da revista.
 
"Semana em homenagem à mulher"
Os professores de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola em conjunto com a supervisora Lillian, organizaram a Semana em Homenagem à Mulher, no prédio Epitácio Pessoa, inaugurada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Várias atividades lúdicas foram oferecidas aos alunos, exposição de trabalhos, exibição de vídeos e apresentações de música, dança e teatro no auditório.
O interesse e a participação de todos caracterizaram as atividades.
 
"TRABALHO VOLUNTÁRIO"
Como destacou um célebre pensador: "o trabalho outrora subserviente e servil, evoluiu para ser hoje o escudo do homem diante de Deus e de seus semelhantes".
Pois é... mesmo em tempos de crise, encontramos pessoas que acreditam nisso e têm transformado a idéia acima numa ação prática. A Fundação Osorio conta, hoje, com 46 pessoas realizando "trabalhos voluntários", gratuitamente, em proveito da Escola e de seus alunos. São homens e mulheres, pais e mães, que se apresentaram espontaneamente para colaborar nas mais diferentes tarefas deste estabelecimento de ensino e muito têm nos ajudado.
A todos o nosso respeito e a nossa admiração!
Muito obrigado.
Reparo emergencial na rede hidráulica da FO
Depois de dois pequenos vazamentos, bem insignificantes, a principal tubulação de água da Fundação rompeu e estava inviabilizando o abastecimento das cisternas existentes na Escola e, consequentemente as aulas iriam ser prejudicadas.
Prontamente, a Seção de Serviços Gerais e todo o seu pessoal entrou em ação. Voluntariamente trabalharam no sábado, dia 27 de fevereiro, trocando os canos de água, reparando o asfalto, normalizando completamente a situação.
Cabe o registro pela disposição, desprendimento e total voluntariado na solução do problema. Demonstrações desse tipo, de amor à Escola, são típicas de um grupo engajado e altamente profissional.
Parabéns a todos.