Um decreto presidencial, em 1º de junho de 1921, transformou um sonho em realidade: a criação de uma escola. Este era o sonho de três oficiais do Exército Brasileiro. Três professores militares queriam estender para as meninas a possibilidade de estudarem e transformarem suas vidas, frequentando uma escola de qualidade. Desta forma, começava a ser escrita a história deste estabelecimento de ensino, que alguns anos depois, se instalaria no bairro do Rio Comprido, com muito entusiasmo dos primeiros colaboradores e com pequenas contribuições voluntárias que possibilitariam a formação das primeiras turmas femininas de profissionais em condições de enfrentarem um mercado de trabalho competitivo e totalmente preconceituoso em relação às mulheres daquela época.
A década de 20 se iniciava com o Modernismo batendo a nossa porta, com uma série de mudanças impactando as relações humanas, numa verdadeira ruptura de paradigmas. A Primeira Guerra Mundial havia terminado e alterações sensíveis modificavam hábitos, abrindo novos espaços. Vivíamos o ano de 1921 e o Rio de Janeiro passava por grandes transformações. A nossa cidade era o centro cultural do Brasil, possuindo cerca de um milhão de habitantes. As inovações surgiam a toda hora e uma nova realidade causava reações nos costumes e nas ideias até então aceitas. Acompanhando essas novidades, as mulheres começaram a ser protagonistas dos acontecimentos e a nossa escola começava a participar efetivamente da formação de meninas capazes de enfrentarem esses novos desafios na formação do cidadão do amanhã que sempre esteve e ainda está presente no rol das nossas maiores preocupações.
Ao longo de todos esses anos muitas foram as dificuldades superadas, muitos foram os sacrifícios enfrentados no cumprimento da missão de trabalhar educando, ensinando, mudando comportamentos. No decurso do tempo, em diversas ocasiões tomamos conhecimento do sucesso dos nossos ex-alunos, ouvindo testemunhos de reconhecimento, do aprendizado e do carinho e atenção que eles receberam. Percebemos prontamente o quão foi importante o trabalho que desenvolvemos. Nossa responsabilidade aumenta e esses relatos nos estimulam a prosseguir na nobre tarefa da Educação. Uma equipe pequena, engajada e comprometida integra os nossos quadros e não medem esforços na consecução de metas audaciosas, ultrapassando obstáculos sempre fazendo “mais com menos”. É a força leonina de nosso patrono inspirando e sustentando todos aqueles que têm feito a diferença em nossa Fundação Osorio e esteve presente na comemoração dos 104 anos da instituição.
Atualmente, lamentamos a inversão de valores que estamos vivendo sobre o “certo e o errado”. Há na verdade, uma distorção dos conceitos nos quais acreditamos, parecendo um pesadelo no qual os homens de bem estão sendo derrotados pelos maus. Trabalho honrado e dignidade parecem coisas do passado, o lucro e as facilidades passam ao largo do cidadão batalhador enquanto os espertos e aproveitadores, valendo-se de escudos legais, continuam locupletando-se e surfando na onda de corrupção que assola o país. Triste realidade veementemente repudiada por nós, que precisa ser modificada, enfrentada com consciência, tirocínio, educação e muita vontade de acertar, a fim de transformar totalmente a atual situação, resgatando a esperança em dias melhores.
Apesar desse cenário desanimador é importante afiançar que continuaremos a conduzir o nosso trabalho com entusiasmo e com a determinação dos que nos antecederam e que nos legaram esse patrimônio cultural que é a Fundação Osorio, hoje uma “Fundação-Escola”. A formação do cidadão cônscio de seus deveres, ético e responsável é o primeiro passo na busca de soluções para os problemas de nosso País.
Ministrar a educação básica e profissional aos dependentes legais de militares do Exército e das demais Forças Singulares desenvolvendo competência para o trabalho e exercício da cidadania.
XVI Jogos da Amizade
Conversa com o Grêmio
Trabalho em equipe
Realidade preocupante
Prática de Comunicação Oral
Visita Encantadora
Tel.: (21) 2273-7447
CNPJ: 34.143.842/0001-14
Endereço: Rua Paula Ramos, 52
Bairro: Rio Comprido
Cidade: Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20261-210
Hoje: 88
Ontem: 819
Esta Semana: 4062
Este Mês: 7451
Acessos: 2196001
Desde 02 de Setembro de 2014.