FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Acontecimentos 2024


 Turma Cesar Lattes

Mais um ano que chega ao fim, mais uma formatura com uma nova turma de alunos deixando a nossa escola, a turma que leva o nome do cientista Cesar Lattes, que se consagrou com a descoberta de uma nova partícula subatômica, o "méson pi".

Parece que foi ontem. Desse grupo de formandos, 23 (vinte e três) deles fez a matrícula na escola no início de 2013 e testemunhou, ao longo desses últimos doze anos, o imenso esforço de uma equipe de profissionais que se organizou, planejou e se voltou para a conquista de alguns objetivos estratégicos, a fim de tornar a nossa Fundação mais moderna, mais competitiva, arrumada e organizada, em condições de desenvolver um trabalho de excelência.

"Uma escola não faz bons alunos ...

os bons alunos fazem uma escola."

Esperamos que as boas lições aqui aprendidas permaneçam com vocês. Que os muitos exemplos de Cesar Lattes, patrono da turma, possam inspirar a todos na conquista de muitas vitórias e de grandes alegrias na vida particular e na vida profissional. Ao tomarmos conhecimento das inúmeras batalhas vencidas por este incansável pesquisador, retemperamos o nosso ânimo para prosseguirmos em frente, com a cabeça erguida e sempre acreditando que os nossos sonhos podem de ser realizados.






 Colação de grau 1º e 2º Segmentos

Missão cumprida! "Guerra Ganha"

5º ano





9º ano





 FECTI 2024

Depois de diversas apresentações em feiras de ciências, dois trabalhos de dois grupos de alunos, do 3º ano do Ensino Médio, da Fundação Osorio, foram classificados como finalistas da FECTI - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, deste ano, no CEFET- Campus Maracanã, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, de 10 h às 15:30 h. Os trabalhos dos nossos alunos tiveram como temas: Bioinformática no Ensino Médio e o Tratamento de Esgoto Sanitário em Sistema Vertical.

Na etapa final na FECTI, o grupo das alunas Letícia, Milene e Sophia do 3º ano do Ensino Médio da Fundação Osorio, que apresentou o Tratamento de Esgoto Sanitário, ganhou o prêmio de primeiro lugar na categoria Ciências Biológicas e da Saúde. Dentre todos os trabalhos premiados na FECTI, o nosso grupo de alunas da FO foi um dos três indicados para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), a maior feira de Ciências do Brasil que acontecerá na USP em São Paulo, entre os dias 24 e 28 de março de 2025.





 19 de novembro – Dia da Bandeira

Dentre os “princípios, crenças e valores” incessantemente difundidos pela escola destaca-se o culto aos símbolos nacionais, dentre eles a Bandeira Nacional. Esta por estar sempre presente nas atividades escolares assume um papel de grande importância na formação de nossos alunos. Aqui na Fundação Osorio, sempre existiu uma preocupação de colocar em evidência as manifestações cívicas, seja para o público interno, como para todos os que estejam à nossa volta. Portanto, neste 19 de novembro, em pleno G 20, a nossa escola mesmo sem expediente, não deixou de reverenciar a nossa bandeira, com uma representação do seu público interno, liderada pelo Cel Alex Costa Cardoso, içando o pavilhão nacional exatamente ao meio-dia.

“Salve lindo pendão da esperança, salve símbolo augusto da paz.”

Clique aqui e aprenda mais






 Apresentação da Banda Escolar da Fundação Osorio

No dia 18 de outubro no nosso auditório, marcando o coroamento das atividades musicais no ano letivo de 2024, foi realizada uma apresentação da “Banda Escolar” dos Alunos da Fundação Osorio, recentemente estruturada conforme planejamento das atividades de gestão deste estabelecimento de ensino.

Com energia, alegria e vibração, nossos alunos encantaram o público presente ao demonstrarem as habilidades aprendidas ao longo do ano letivo de 2024, tudo fruto do empenho dos discentes e da dedicação dos professores de Educação Musical. O repertório musical constou de: EXODUS, LET IT GO, O CANTO DO PAJÉ, SAMBA DE VERÃO e HINO DA FUNDAÇÃO OSORIO.

Estiveram presentes nesse emocionante evento alguns integrantes da Direção e colaboradores da FO, sendo prestigiado, massivamente, pelos pais, responsáveis e amigos de nossos alunos, que, de maneira entusiasmada, aplaudiram as performances instrumentais de nossos jovens músicos.





 Dia da Hispanidade

No dia 12 de outubro, os países de língua espanhola celebram o “Día de la Hispanidad”, em referência à chegada de Colombo ao continente americano, em 12 de outubro de 1492. Esta data se tornou um marco da união entre as etnias, povos e continentes que representam as culturas hispäcirc;nicas.

Desde 2017, como forma de aproximar a comunidade escolar desse rico universo; e de fomentar o interesse pelo idioma desses povos, a equipe de Língua Espanhola da Fundação Osorio dá luz a essa celebração cultural por meio do projeto “Hispanidades”.

A cada edição do projeto, escolhemos um país-tema acerca do qual os alunos do 3º ano do Ensino Médio desenvolvem trabalhos de pesquisa sobre literatura, dança, música, tradições, turismo, gastronomía, cinema, história, entre outros aspectos, e apresentam-nos a toda comunidade escolar em forma de exposição.

Este ano de 2024, depois de termos passeado pelas maravilhosas diversidades do México, Espanha, Uruguai, Argentina, Colômbia e Peru, o país contemplado foi o Paraguai, sob o lema “Paraguay, más allá de la frontera". Durante a realização do projeto, tivemos a grata oportunidade de desconstruir esteriótipos ligados às identidades dos paraguaios por meio da aproximação a sua cultura diversa, rica em sabores e saberes; a suas belezas naturais e a sua história.






 Dia dos Professores

Antecipando-se às comemorações do dia 15 de outubro – “Dia do Mestre”, a Fundação Osorio realizou uma formatura escolar, na última sexta-feira, para homenagear os seus professores e entregar a Medalha Marechal Trompowsky, a mais distinta comenda do magistério militar, a seis integrantes do atual Corpo Docente.

O evento foi precedido de um lanche festivo, onde funcionários, alunos e professores, no refeitório da escola, puderam fazer uma confraternização familiar.

Parabéns a todos os nossos professores!





Clique aqui e assista ao vídeo

 Desafio Global do Conhecimento

No período de 30 de setembro a 4 de outubro de 2024, a Fundação Osorio participou do 7º Desafio Global do Conhecimento, em Brasília - DF. O evento foi organizado pela Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), envolvendo os 15 colégios, que integram o Sistema Colégio Militar do Brasil, além de outras instituições de ensino convidadas, como a Fundação Osorio e o Instituto Militar de Engenharia (IME).

A nossa delegação, composta por quinze alunos, quatro professores e um inspetor, esteve presente na atividade denominada Mundo CM, uma das maiores simulações diplomáticas a nível nacional; no Quiz, com perguntas envolvendo a História do Brasil e História do Exército Brasileiro; na Feira das Nações, evento que neste ano a nossa temática foi a Grécia; e pela primeira vez, na Olimpíada de Matemática e Física e também na Feira de Ciências, com o projeto Tratamento de Chorume com Macrófitas Aquáticas em Sistema Vertical e o projeto Bioinformática no Ensino Médio - aplicativo para o Ensino de Genética Molecular e Evolução.

Acompanhados pela Chefe de Delegação e professora orientadora do Mundo CM, a 2º Tenente Luana Leite da Silva dos Santos; pela professora orientadora da Feira de Ciências Anna Carolina de Oliveira Mendes; pela professora orientadora da Olimpíada de Matemática e Física Carolina Bonisson Cardoso Pereira; pelo professor orientador da Olimpíada de Robótica Cristiano Oliveira de Souza; e pelo inspetor 3º Sargento Ivan Martins Correa, os alunos da Fundação Osorio tiveram uma brilhante atuação, merecendo destaque com menção honrosa na Feira de Ciências para as alunas Letícia Nunes Berto; Milene Nunes Berto e Sophia Cristina Santos da Silva, todas do 3º ano do Ensino Médio, com o projeto TRATAMENTO DE CHORUME COM MACRÓFITAS AQUÁTICAS EM SISTEMA VERTICAL; além da premiação de menção honrosa no Mundo CM, concedida aos alunos Davi Santos da Silva e Jonathan de Oliveira Ladeira, também do 3º ano do Ensino médio, por terem se destacado como delegados no comitê CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS - A CRISE DO CANAL DE SUEZ (1956).





 Campanha Setembro Amarelo

Como parte da campanha do “Setembro Amarelo” e com a finalidade de promover a divulgação de informações sobre a prevenção ao suicídio, o Serviço de Orientação Educacional do Ensino Médio, orientado pela professora Carla Cristina, ministrou este mês uma palestra para os alunos desse segmento, destacando aspectos muito importantes sobre o tema. Essa foi mais uma iniciativa da escola para esclarecer a todos e difundir as melhores práticas já conhecidas e desenvolvidas, voltadas para esse sério problema de saúde pública.




 Premiação OBMEP

Aa Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, foi palco no dia 24 de setembro da cerimônia regional de premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Na realidade, uma competição organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), na qual se destacaram sete alunos da Fundação Osorio, dentre os mais de 18 milhões de participantes, de 55,3 mil escolas públicas e privadas, em todo território nacional.

O Professor de Matemática do 7º ano da nossa escola, capitão Paulo Roberto Monteiro de Andrade Novaes, representou a Fundação Osorio nesse evento, que reuniu alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, cujo grande objetivo foi incentivar o estudo da Matemática e identificar jovens talentos na disciplina.


Nível 1

Amanda Marins Seixas M. de Souza (ex-aluna), medalhas de Bronze Nacional e Regional;

Diego Mota Lutz (Turma 173) - medalha de Bronze Regional;

Tiago Duarte Cardoso (Turma 171) - medalhas de Bronze Nacional e de Prata Regional;

Isabella de Souza Braga (Turma 181) – medalhas de Bronze Nacional e de Prata Regional;

Pablo de Oliva Pinheiro (Turma 181) - medalha de Bronze Regional;


Nível 2

Renan Rodrigues Honorato Pereira (Turma 191) - medalha de Bronze Regional;


Nível 3

Pedro Rodrigues Alberti (ex-aluno) - medalhas de Ouro Nacional e de Ouro Regional.


O destacado desempenho desses alunos é reflexo do compromisso da Fundação Osorio em promover a excelência no ensino da matemática e de estimular a participação de todos em competições, fiéis aos princípios crenças e valores da escola.




 Dançando pelo Brasil de Norte a Sul

Este foi o tema escolhido pelos nossos professores para a tradicional festa junina da escola. O intuito de promover a integração de diferentes públicos e a socialização de nossos alunos por intermédio de divertimentos e muita alegria foi o foco de todas as atenções nas reuniões preparatórias para este importante evento. A APAFO proporcionando o apoio e o patrocínio conversou bastante com a Divisão de Administração, enquanto que os coordenadores de diferentes áreas não mediram esforços na preparação e nos trabalhos preliminares para o encontro de sábado no ginásio de esportes da Fundação.

As danças, as apresentações, a comida e as brincadeiras respeitaram uma herança cultural passada de geração em geração, demonstrando a diversidade de nossos costumes, crenças e tradições. Temos plena certeza de que a festa despertou o interesse e a curiosidade de todos pelas riquezas de nosso País, incentivando o pensar sobre a grandiosidade do Brasil e pelo potencial do nosso povo nas diferentes regiões geográficas brasileiras.

Dia a dia, na continuidade dos trabalhos escolares e no esforço por bons resultados, a comunidade escolar está percebendo cada vez mais que a Educação é transformadora e realizadora. Somente com o saber seremos mais capazes de fazer e de utilizar inteligentemente as melhores ferramentas para transformar o nosso Brasil no país de nossos sonhos.






 Semana Nacional do Meio Ambiente

Encerrando as atividades relativas à Semana do Meio Ambiente na Fundação Osorio, a Coordenação do Curso Técnico do Ensino Médio realizou um trabalho artístico, composto por performance de dança e desfile de moda com alunos. O projeto idealizado pela Professora Maria Olívia chamou a atenção da comunidade escolar para as questões relacionadas ao Meio Ambiente, estimulando o consumo e o descarte conscientes, a prática da reciclagem e a tão necessária preservação dos nossos recursos naturais.

Em clima de muita descontração e com uma grande presença de alunos e professores, o espetáculo mostrou um grupo com trajes multicoloridos e todos feitos de material reciclado apresentando personagens históricos, artísticos e culturais, abordando temas como o desmatamento, as secas e queimadas, as enchentes, o efeito estufa e o aquecimento global. As diversas exposições proporcionaram a todos muita reflexão em relação a esses importantes temas tão debatidos no mundo de hoje.




 103 anos da Fundação Osorio

As comemorações dos 103 anos da Fundação constituíram-se de diversos eventos: cultos religiosos, apresentação de trabalhos escolares, entrega de medalhas e a tradicional apresentação do Corpo de Alunos.

Na formatura solene de nossa escola, reafirmamos com orgulho que a nossa comunidade escolar continua se espelhando nos exemplos e no legado de seu patrono. O símbolo maior da família Osorio, o brasão familiar que destaca a figura de um "leão", denotando exemplo de coragem, valentia e determinação, são valores sempre presentes para professores, inspetores e alunos. Acreditamos que com o nosso trabalho, nas forjas de nossas salas de aula, em toda a escola, estamos formando cidadãos honrados, cônscios de seus deveres e de suas responsabilidades, prontos para enfrentar as batalhas da vida que terão pela frente.

Apesar do tempo, da existência centenária e do aspecto conservador, nossa escola é dinâmica e tem procurado modernizar-se, pensando, reagindo, pesquisando. Fiel às tradições repassadas por todos aqueles que nos antecederam, a Direção e o Corpo Docente não medem esforços para incorporar e implementar as melhores práticas educacionais aos seus processos de ensino. Inovações e alterações são frequentes e modificam comportamentos e procedimentos. Nada de novo pode ser recusado e nada de novo pode deixar de ser analisado. O velho não pode inviabilizar o novo. Os nossos currículos têm sido continuadamente modificados, nosso sistema de avaliação já foi alterado e modernos indicadores têm sido regularmente incluídos em nosso Plano de Gestão. Entretanto, a escola reage e repudia intervenções político-ideológicas que venham a questionar os nossos princípios, crenças e valores. Definições, significados, entendimentos sobre: respeito, honestidade, justiça, liberdade de expressão... não podem ser distorcidos, porque irão comprometer o caráter do cidadão brasileiro que precisamos ver lutando por um Brasil mais forte, por um País mais rico.

         Parabéns Fundação Osorio !

Guerra ganha. Missão cumprida.


Assista ao vídeo da Formatura.







 Coral no aniversário da FO

A apresentação do coral de meninas do 1° segmento do EF foi um dos atrativos das comemorações do aniversário da Fundação da Osorio. O texto abaixo, de autoria da Professora Ana Cristina, foi lido pela aluna Maria Luiza na apresentação de música, após a formatura escolar.

É com grande alegria que hoje comemoramos os 103 anos de existência de nossa escola. Agradecemos a todos pelas oportunidades de crescimento e por tanto sucesso alcançado. A educação É transformadora, este continua sendo o lema da nossa escola em todos esses anos de existência. Hoje celebramos não apenas mais um aniversário da FO, mas celebramos inúmeros sonhos realizados, conhecimentos compartilhados, laços que se fortalecem ao longo de todos esses anos de educação.

Convidamos o coral de meninas para coroar este momento lindo que será certamente de grandes emoções.


         Música "Emoções".

A educação tem esse papel fundamental e profundo de fazer as pessoas se conectarem com os próprios talentos. Neste lugar temos um ambiente enriquecedor e constantes incentivos no desenvolvimento de nossas competências socioemocionais, com empatia, colaboração e respeito. Temos a oportunidade de lidar com desafios, superar a timidez e evoluir em todas as habilidades. É com alegria que ouviremos os alunos do 5° ano e o coral de meninas representando todos os alunos do 1° segmento tocando 2 canções do folclore alemão na flauta doce, instrumento utilizado para alfabetizar musicalmente todos os alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.


         Música "Alemãzinha 1 e 2".

Nessa escola acreditamos no poder de aprender, crescer e transformar. A educação que recebemos aqui, sentimos que somos tratados como indivíduo único, repleto de sonhos, talentos e aptidões singulares. Temos aqui um ambiente de crescimento, somos alimentados com conhecimento dos momentos que passamos aqui, mesmo quando aqui, não estivermos mais as lembranças de nossa infância linda e feliz aquecerá nossos corações por toda nossa vida.


         Música "Sapato Velho”.

Criatividade é uma das chaves para o sucesso no nosso século. Aqui na Fundação Osorio, somos encorajados a pensar de forma original, explorar novas ideias e abraçar a inovação. Somos gratos pela paixão, dedicação de todos os educadores que aqui trabalham e gratos pelo apoio constante de amigos, que permitem que nossa escola tenha meios de proporcionar práticas que nos farão alcançar nossos sonhos com competência, inteligência e valores genuínos, valores que serão eternos em nossas vidas.

Encerrando, com muita alegria, ouviremos a canção "Um sonho a realizar".

Os aplausos e os cumprimentos ratificaram o sucesso da apresentação.


Assista ao vídeo da apresentação musical.





 VIII Feira Profissional FO

Prosseguindo nas atividades pedagógicas, o Plano Geral de Ensino da escola planejou e realizou, no dia 23 de maio, a tradicional Feira Profissional, em sua oitava edição, enriquecida com as experiências de anos anteriores e muito bem coordenada pelos professores do ensino profissionalizante.

Nesta oportunidade, mais uma vez, os alunos do Ensino Médio puderam contar a contribuição imprescindível de profissionais de diversas áreas do mundo do trabalho que, a convite da escola, doaram seu tempo para apresentar aos nossos alunos, as principais características de cada profissão, desde os esforços na formação até os pequenos detalhes de suas vivências no dia-a-dia de cada um deles.

Neste ano, tivemos também a participação de antigos alunos da Fundação que, já como profissionais, puderam apresentar as suas impressões sobre a importância do ensino na Fundação Osorio em suas caminhadas futuras depois de deixar os nossos bancos escolares para trás. Todos destacaram a importância do que aprenderam aqui.

Ainda dentro do planejamento desta VIII Feira Profissional, os alunos do 2ª ano do Ensino Médio realizaram uma visita técnica à Escola de Sargentos de Logística, situada na Vila Militar, escola do Exército que possui doze cursos de nível técnico.




 Formatura "10 de maio"

Três importantes destaques foram feitos na formatura escolar da Fundação Osorio neste “10 de maio”. O primeiro deles foi a entrega do “Diploma de Amigo” a todas as pessoas/instituições que têm nos ajudado, colaborado com a escola na conquista de seus objetivos. O segundo foi a tradicional entrega da boina aos novos alunos, materializando a efetiva incorporação à nossa comunidade escolar. O grande número de pais e responsáveis na cerimônia, nos enche de orgulho e nos estimula a trabalhar mais e melhor. O terceiro e importante destaque da solenidade foi a homenagem prestada ao nosso patrono, o Marechal Osorio, o Marquês do Herval, cidadão e soldado que tanto nos inspira e aponta o caminho do dever.Nos tempos modernos, onde o direito à liberdade de expressão vem sendo questionado, vale lembrar de uma célebre frase de nosso herói: "a farda não sufoca o cidadão no peito do soldado".







 Parabéns Exército Brasileiro!

Os holandeses realizaram a primeira tentativa de ocupação de nosso território em 1624, em Salvador, na Bahia. Os luso-brasileiros conseguiram expulsá-los no ano seguinte. No entanto, uma segunda investida, na capitania de Pernambuco, em 1630, foi mais bem-sucedida e, pouco a pouco, um grande espaço territorial foi conquistado. Os invasores europeus se instalaram em Recife e dominaram grande parte da região Nordeste do país. Na realidade, essa foi conhecida como a “Guerra do Açúcar (1624 a 1654), quando os interesses geopolíticos de investidores estrangeiros da Companhia das Índias Ocidentais sustentaram uma poderosa força militar para ocupar parte do território brasileiro. Os comerciantes “flamengos” tinham grandes interesses econômicos no Brasil e queriam se beneficiar do comércio açucareiro e do mercado de escravos.

Apesar de se reconhecer que a administração holandesa no Recife trouxe alguns benefícios culturais e científicos para a capital pernambucana, a resistência ao invasor sempre esteve presente. Por outro lado, um sentimento nativista se instalou, progressivamente, no coração de nossa gente e começou a fundir os esforços para expulsar aqueles que eram os invasores do solo pátrio. Eles eram os estranhos, os protestantes calvinistas, os estrangeiros, eram aqueles que só queriam se aproveitar de nossas riquezas e da produção açucareira nordestina.

Inconformados, resistindo e sempre fustigando o adversário, os soldados da resistência brasileira continuaram combatendo. A índole guerreira de um Exército constituído por brancos, índios e negros foi forjada com sangue, suor e lágrimas. De batalha em batalha, lideranças naturais se destacaram e as vitórias começaram a aparecer e a estimular os combatentes. A criatividade, as manobras, a surpresa, a rapidez e a perseverança desaguaram numa forma única e peculiar de combater. As vitórias se sucederam e um ânimo redobrado impulsionou as tropas brasileiras rumo ao seu objetivo: expulsar os invasores.

Um pacto foi celebrado: “Nós abaixo assinados, nos conjuramos e prometemos em serviço da liberdade, a não faltar em nenhum tempo, com toda a ajuda de fazendas contra qualquer inimigo na restauração de nossa Pátria”. Os líderes desse movimento foram os soldados que deram origem ao Exército Brasileiro. O marco dessa história de lutas e de sacrifícios foi “19 DE ABRIL DE 1648”, dia em que os holandeses foram derrotados na batalha do Monte das Tabocas.

Atualmente, nesta data se comemora o DIA DO EXÉRCITO. Ela representa o marco de um povo que se recusou a ser dominado por uma cultura estranha e hostil. Ao refletir e cultuar os feitos dos soldados de ontem, penso que os soldados de hoje devem continuar acreditando que a sua força sustenta as decisões estratégicas do Estado. Devem continuar acreditando nos princípios e valores que nos legaram os nossos antepassados na esperança que estas crenças levem o povo brasileiro aos seus mais nobres destinos, preservando os interesses vitais de uma Nação como o Brasil.






 Psicologia no Ensino Médio

Na última semana os 22 alunos eleitos representantes das turmas do Ensino Médio participaram de uma dinâmica de grupo, junto à coordenação da disciplina de Psicologia, para sensibilizá-los sobre a importância de seus respectivos papéis dentro da comunidade escolar. Nesse primeiro encontro foram abordados alguns dos temas fundamentais como: representatividade, liderança e comunicação

Nas primeiras aulas de Psicologia para os cursos técnicos da escola, os alunos puderam conhecer técnicas de autoconhecimento e inteligência emocional, que irão contribuir para o aprendizado de conceitos específicos nas áreas de Administração e Médio Ambiente.






 Visita às Divisões de Administração e de Recursos Humanos.

Nos dias 6 e 7 de março, as turmas do 1° ano do curso Técnico em Administração realizaram uma visita técnica às Divisões de Administração e de Recursos Humanos da Fundação Osorio, como parte do conteúdo programático da disciplina Fundamentos da Administração.

Durante a visita, os alunos puderam conhecer, na prática, os diversos setores que integram a Estrutura Organizacional de uma empresa ou instituição. Foi uma oportunidade valiosa que enriqueceu os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.






 Novos alunos

De braços abertos, o Corpo de Alunos recebeu os seus novos colegas que incorporam ao efetivo da escola e, a partir de agora, passam a fazer parte oficialmente da grande família da Fundação Osorio. A formatura da sexta-feira, dia 08 de março, foi prestigiada por muitos pais e amigos da escola e conseguiu passar a todos os presentes sentimentos diversos, tais como: "amizade", "solidariedade", "disciplina", "civismo"; sobretudo "amor" e reconhecimento pelo trabalho que é desenvolvido por todos nós.

A apresentação conjunta da escola foi implacável e nos deixou, ao final da jornada, convencidos de que estamos no caminho certo e que contamos com um apoio significativo de pessoas que irão nos ajudar.

O Presidente da Fundação Osorio, em sua fala, deu as boas-vindas aos novatos, agradeceu aos presentes e destacou a importância da crescente interação "família x escola" nos trabalhos pelo sucesso escolar. Encerrando, cumprimentou as mulheres pela passagem do "dia internacional da mulher".

Assista ao vídeo da cerimônia.





FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5