Atividade externa no Jardim Botânico
Os alunos do 8° ano da Fundação Osorio realizaram mais uma atividade pedagógica externa, desta vez, no Jardim Botânico da cidade do Rio de Janeiro, considerado um dos mais antigos e importantes do mundo. Ele foi criado por D João VI em 1808.
Durante a visita, nossos alunos puderam explorar toda a diversidade da flora e da fauna presentes, estimular o pensamento crítico e reflexivo, além de conhecer as interessantes histórias daquele local, expressas em seus monumentos, construções e obras de arte. A atividade permitiu complementar o conteúdo da disciplina de Ciências Físicas e Biológicas (CFB), ministrado no 3° Bimestre, de maneira muito lúdica e criativa.
Nossos alunos foram acompanhados pela Supervisora Pedagógica do 2° segmento, Ten Tatiane, pela Coordenadora da Disciplina, Professora Érica, pela Cap Amanda, também professora de CFB do 8° ano e pelos inspetores SubTen Torres e Sgt Martins.
Gincana de Educação Física
A primeira semana do mês de setembro ficou marcada por uma gincana de educação física que reuniu os alunos do 1° e 2° segmento da escola em uma competição sadia e rica em ensinamentos.
O evento, previsto no calendário escolar, contribuiu para o desenvolvimento de importantes atributos da área afetiva, como espírito de corpo, disciplina, competitividade, entre outros; além da oportunidade única para demonstração de habilidades psicomotoras e possível seleção de novos atletas que possam representar nossa escola em competições esportivas externas.
Visita ao Circuito Histórico de Herança Africana
No dia 22 de agosto, as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental da Fundação Osorio realizaram uma visita técnica ao Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana, localizado na região central da cidade do Rio de Janeiro e que estabelece marcos da cultura afro-brasileira na região portuária.
O circuito percorre o Cais e o Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito, Pedra do Sal, Centro Cultural José Bonifácio e Cemitério dos Pretos Novos. São sítios históricos que reúnem vários achados arqueológicos, revelados até 2016, durante as obras de revitalização da região portuária do Rio de Janeiro.
Durante esse passeio-aula nossos alunos puderam conhecer a importância daquele espaço histórico e arqueológico, tão próximo de nós, bem como o valor e a influência da cultura africana em nosso país.
Planejamento estratégico, novo Plano de Gestão
Prosseguindo no seu programa de capacitação de pessoal, a escola iniciou, no dia 23 de agosto, uma série de encontros, a fim de realizar as devidas atualizações no seu planejamento estratégico, redefinindo: a missão, a visão, os seus objetivos e os prazos de execução; reavaliando também as ações e projetos em curso ou a serem implantados para um novo período (2024/26). Aproveitando o sucesso das revisões anteriores, a direção da escola convidou a Cel Alyne Trindade, mestre em Administração e especialista no assunto, para orientar os trabalhos a serem desenvolvidos, em diversas etapas, nesse final de ano. A apresentação inicial contou com a presença de todos os segmentos representativos da escola, para que, juntos, possamos construir o novo Plano de Gestão da FO, consolidar resultados e alinhavar as ações necessárias para novas conquistas, na interminável tarefa de perseguir a excelência gerencial na Fundação Osorio.
Júri Simulado, uma técnica de ensino
No dia 10 de agosto, um evento tomou conta do auditório da Fundação Osorio, envolvendo alunos do 3º ano do Ensino Médio do curso Técnico em Administração, turmas 232 e 233, trata-se do Júri Simulado, uma técnica de ensino que mergulhou os alunos nas complexidades de dois casos jurídicos reais. A professora responsável pelo projeto, Bruna Rosa, ressaltou a relevância das habilidades desenvolvidas no trabalho para os futuros profissionais da área de administração.
O júri simulado não apenas demandou pesquisa minuciosa sobre a situação apresentada e sobre a legislação, mas também desafiou os alunos a desenvolverem suas habilidades de planejamento, comunicação e argumentação. A persuasão e o improviso foram testados, já que os alunos representaram diferentes partes nos casos e tiveram que apresentar suas evidências e argumentos de forma convincente diante de um público e de um painel de "jurados".
Para o curso técnico de administração, essas habilidades são de vital importância. A administração é uma área que exige uma comunicação clara e eficaz, capacidade de planejamento estratégico e argumentação convincente. Além disso, a disposição para a pesquisa e interpretação de regulamentos e leis é essencial para garantir que as operações de negócios estejam em conformidade com os requisitos legais. O evento foi uma vitrine do comprometimento da Fundação Osorio em proporcionar uma educação abrangente e prática, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo profissional com confiança e habilidade.
III FOMUN
O Grêmio Estudantil dos alunos da Fundação Osorio realizou durante o recesso escolar, no período de 17 a 21 de julho, o III FOMUN (Modelo das Nações Unidas – Simulação Diplomática). O evento de cunho pedagógico, contou com 130 participantes, todos alunos, que ocuparam as funções de delegados, diretores e secretários nos diferentes comitês de relações internacionais e discutiram diversos assuntos previamente aprovados pela Direção da escola.
Os estudantes presentes, oriundos de vários estabelecimentos de ensino do estado do Rio de Janeiro, como o Colégio Naval, o Colégio Militar, o Colégio Pedro II, o CEFET, vários Institutos Federais, algumas escolas particulares, e ainda a efetiva participação dos alunos do Ensino Médio, bem como ex-alunos da FO. Os grupos de participantes foram organizados em delegações representativas de diversos países para debaterem temas de relevância mundial, que pudessem estimular a pesquisa e o estudo, proporcionando amplos debates e acaloradas discussões onde as exposições orais e o discurso foram de grande importância. Entre alguns temas em debate destacamos "aspectos do crime organizado transnacional", "a problemática do garimpo na Amazônia", "o desenvolvimento de inteligências artificiais", "os acordos de Bretton Woods (1944)", "União Africana – independência de países e seu reconhecimento como Estado".
XV JOGOS DA AMIZADE
Durante seis dias, mais de 2000 atletas, alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil, estiveram no Rio de Janeiro participando da mais importante competição esportiva entre estudantes de nosso país. A Fundação Osorio, como convidada, também esteve presente com uma delegação de atletas, inscritos em diferentes modalidades esportivas, coletivas e individuais.
Mais uma vez, nossa escola repetiu o êxito de anos anteriores, agora com maior destaque, pois aumentou o número de medalhas conquistadas (4 ouros, 3 pratas e 2 bronzes), além de sagrar-se campeã do "Judô masculino", competindo contra 15 (quinze) Colégios Militares.
A participação nos jogos nos mostrou que os princípios nos quais acreditamos foram fielmente observados e sustentaram todas as decisões da organização do evento. A camaradagem e o entusiasmo estiveram presentes em todas as oportunidades. Nossos atletas e todas as torcidas puderam reforçar valores como: superação; honestidade; determinação e, sobretudo, lealdade para com os adversários. A união dos torcedores da Fundação Osorio com os do Colégio Militar do Rio de Janeiro demonstrou a interação existente entre essas duas escolas. Ao final da semana, o garboso desfile de nossos atletas, na noite de sábado, provou que estamos aptos e somos capazes de enfrentar qualquer problema, quando comungarmos das mesmas ideias e dos mesmos objetivos.
XV Jogos da Amizade - Assista ao vídeo
Eh, eh, eh .... é Fundação.
Osorio é campeão...
Osorio, Osorio ... Brasil!!!
Navio-Veleiro Cisne Branco
O 5° ano do Ensino Fundamental visitou as instalações da Marinha do Brasil e conheceu o Navio-Veleiro Cisne Branco, uma embarcação que normalmente representa o País em eventos náuticos nacionais e internacionais. Nossos alunos puderam percorrer aquela tradicional embarcação da Marinha, conhecendo suas instalações e aprendendo bastante sobre a história do Brasil. O passeio foi um sucesso e nos proporcionou uma manhã de muito aprendizado e diversão.
Curso de Meio Ambiente - Atividades Externas
No mês de junho o 3º ano do curso Técnico em Meio Ambiente realizou uma visita técnica à empresa Ciclo Orgânico, localizada no Bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Ela realiza a coleta de resíduos orgânicos domiciliares e os transforma em adubo e biofertilizante por meio da compostagem. A atividade enriqueceu o conteúdo das disciplinas de "Gestão de Resíduos Sólidos" e "Prática Profissional" visto em sala de aula. Nossos alunos puderam ver na prática o empreendedorismo no setor ambiental, principalmente na área de resíduos sólidos. A visita também serviu como base para a implementação de projetos de compostagem na Fundação Osorio, que fazem parte dos objetivos do Plano de Logística Sustentável (PLS) de nossa escola.
Festa Junina
No dia 24 de junho, dia de São João, com o apoio da Associação de Pais e Amigos da Fundação Osorio (APAFO), a Escola realizou a sua tradicional Festa Junina. Durante o evento as turmas de aula fizeram apresentações culturais, exibindo danças e músicas típicas, inspiradas no cantor e compositor brasileiro Luiz Gonzaga, “o Rei do Baião”. A apresentação da Quadrilha Junina Bate Coração aumentou o brilho da festa, que contou com a presença maciça de pais e alunos.
92 anos do CAN
No último dia 12 de junho de 2023, a Força Aérea Brasileira celebrou os 92 anos do Correio Aéreo Nacional (CAN) e da Aviação de Transporte. A Fundação Osorio foi convidada e participou da cerimônia com uma representação de alunos. A guarda bandeira da escola e alguns militares estiveram presentes e participaram de um desfile, obtendo elogios da platéia que prestigiou a solenidade.
102 anos
A escola comemorou no dia 1º de junho uma marca muito importante. Seus 102 anos de criação, acumulando experiências, incrementando um clima organizacional totalmente voltado para o aprendizado dos alunos. Gerações de colaboradores, professores, funcionários têm compartilhado vivências e boas práticas educacionais, sempre aprimorando processos na busca de melhorias contínuas. Apesar dos problemas, o esforço continuado de uma equipe entusiasmada e cada vez mais energizada vem batendo metas, diminuindo os gastos e otimizando resultados.
As comemorações foram marcadas por cultos religiosos, concursos e trabalhos de pesquisa. Na formatura de nossos alunos foi entregue a medalha Fundação Osorio a diferentes parceiros, autoridades e integrantes do público interno. Encerrando as atividades, o coral da escola brindou os presentes com uma belíssima apresentação musical.
As mensagens recebidas, os cumprimentos e as diferentes manifestações dos presentes nos garantem que, novamente, fizemos a nossa parte. O caminho a seguir está sinalizado. Continuamos convictos de que é nobre a missão de ensinar.
Links:
- Coral - Clique aqui para acessar
- Solenidade - Clique aqui para acessar
- Canção da escola - Clique aqui para acessar
Um dia Festivo
Tradicionalmente, no dia 10 de maio, aniversário do Marechal Osorio, a escola faz uma formatura solene para reverenciar o nosso patrono e sempre nessa data faz a entrega da boina aos novos alunos. Neste ano de recuperação escolar, adiamos o evento para o dia 12 de maio com a intenção de não prejudicar as aulas em curso e a de criar as melhores condições para as comemorações, trazendo mais gente para conhecer o nosso trabalho.
Parceiros, responsáveis, amigos e colaboradores estiveram na Fundação Osorio nesta sexta-feira prestigiando a cerimônia. Juntos vibramos com a festa cívica do corajoso General Osorio, um vencedor nos campos de batalha, um exemplo de cidadão-soldado e de político incorruptível, que depois de eleito, assumiu o cargo de senador do Império. Nas homenagens cívico-militares, o desfile de um cavalo tordilho, sem o cavaleiro, com a bota virada para a retaguarda e a espada do "Marques do Herval" presa aos arreios de sua montada foi o grande destaque durante a formatura.
Na mesma oportunidade foram homenageados com o diploma de "Amigo da Fundação Osorio" diversas autoridades e organizações que têm colaborado e apoiado a escola durante esses últimos anos. Atualmente, o binômio família e escola tem se fortalecido com a efetiva participação de parceiros e amigos, constituindo-se num importante suporte dessa caminhada na conquista de nossos objetivos, dos quais se destaca o "sucesso escolar".
A platéia presente, ao final do desfile do Corpo de Alunos, pode assistir a uma retreta da banda de música do Regimento Andrade Neves, que esteve presente abrilhantando a nossa formatura e representou os soldados da arma de Cavalaria.
Salve Osorio, "O Legendário"!
Exposição do dia do Exército
Em comemoração ao dia do Exército, dia 19 de abril, o 1º Batalhão de Guardas (1º BG), unidade parceira, montou uma exposição de materiais na escola. As atrações e os painéis expostos na área do pavilhão Epitácio Pessoa conseguiram atrair a atenção dos alunos e se constituíram num grande sucesso, fortalecendo nossos princípios, crenças e valores. As motocicletas do Batalhão, os cães, os equipamentos especiais, além dos vibrantes soldados que aqui estiveram fizeram a alegria da garotada. Nosso especial agradecimento ao Ten Cel Aquino, comandante do BG, e a todos os seus integrantes.
Parabéns ao nosso Exército e a todos os soldados de hoje, de ontem e de sempre. Os exemplos dos que nos antecederam continuam nos mostrando os caminhos a seguir, conduzindo aos objetivos para o bem do Brasil. A bravura e o patriotismo dos brasileiros em Guararapes continuam nos inspirando nas demonstrações de amor à nossa Pátria.
Início oficial do ano letivo
No dia 10 de março foi realizada, na Fundação Osorio, a formatura escolar que marca, simbolicamente, o início do ano letivo na Escola. Nesta manhã comemorativa, a solenidade reuniu todos os professores, funcionários, alunos e familiares no ginásio, local onde foram apresentadas as boas-vindas aos novos colegas matriculados no corrente ano. Em clima de festa e amor cívico o Corpo de Alunos desfilou e cantou o Hino Nacional. A presença expressiva dos pais e responsáveis demonstrou a confiança de todos no trabalho desenvolvido pela nossa equipe de profissionais. Na mesma oportunidade ficou patente o desejo de participação e de apoio às atividades de ensino. Juntos, família e escola, o sucesso escolar estará garantido e conseguiremos alcançar todos os objetivos previstos em nosso Plano Geral de Ensino.
Estágio de Atualização Pedagógica
A Fundação Osorio, por meio da Divisão de Ensino, promoveu nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro, o Estágio de Atualização Pedagógica (EstAP) para professores como preparação para o ano letivo de 2023. Na ocasião, foram ministradas palestras ao nosso Corpo Docente sobre diversos assuntos, com destaque para o Plano Geral de Ensino (PGE) e os principais desafios a enfrentar nesse novo ano.
A professora Sueli destacou os resultados do ano passado, estabelecendo metas a serem alcançadas a fim de “aumentar o sucesso escolar”.
CULTOS RELIGIOSOS
Todo o início de ano, a Fundação Osorio realiza cerimônias religiosas reunindo segmentos da escola para agradecer a Deus pelas conquistas do ano anterior e para pedir suas graças no prosseguimento de nossa caminhada no ano em curso.
Neste mês de fevereiro, foram realizados uma missa, na capela da escola; um culto espírita, na sala de idiomas; e um culto evangélico, no auditório. A presença de alunos, professores, inspetores e funcionários abrilhantou esses eventos e demonstrou que a fé e a nossa confiança em Deus, nos sustenta e nos mantém de pé.
III Simulação Intercolegial do Rio de Janeiro (III SIM RJ)
Prosseguindo no esforço de criar situações que proporcionem a pesquisa, a análise crítica e o debate entre os alunos do Ensino Médio, a Fundação Osorio sediou em suas instalações, no período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, a 3° Edição da Simulação Intercolegial do Rio de Janeiro (III SIM RJ).
O evento reuniu 65 alunos de várias escolas: do Colégio Militar do Rio de Janeiro; do Colégio Naval; do Colégio Brigadeiro Newton Braga; do II Colégio da Polícia Militar e da própria Fundação Osorio. Durante esses dias nossos jovens alunos aproveitaram as oportunidades para discutir temas pedagógicos sobre aspectos relativos às "Relações Internacionais", sobre conflitos, crises e situações que estiveram nos noticiários alguns anos atrás. Os estudos e as discussões permitiram o aprofundamento dos temas, desenvolveram a capacidade de argumentação, além de proporcionarem condições de aproximação entre as Instituições participantes, gerando laços de apreço e amizade entre escolas e entre todos os alunos.