FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Acontecimentos


 Prática de Comunicação Oral

A comunicação oral é uma habilidade essencial para qualquer profissional nas suas relações de trabalho e nas diversas situações em que tem que expor seu ponto de vista ou mesmo apresentar algum resumo sintético dos resultados de sua atuação. Os alunos do 1º ano do Ensino Médio/Técnico em Administração tiveram a oportunidade de aprimorar essa habilidade de forma bem prática na disciplina de “Práticas empresariais”, sob a orientação da Professora Bruna Rosa, quando foram desafiados a fazer diferentes apresentações no auditório da instituição.

A experi&ecric;ncia proporcionou um ambiente real onde os alunos puderam praticar diversas compet&ecric;ncias desde a estruturação do conteúdo, organizando as ideias de forma lógica e coerente para transmitir a mensagem de maneira clara e objetiva. Constataram a import&acric;ncia da pesquisa para um total domínio do assunto/tema a ser desenvolvido, garantindo assim segurança e credibilidade durante toda a apresentação. Treinaram a expressão verbal e não verbal, trabalhando a dicção, o tom de voz, a postura, os gestos e o contato visual para envolver a plateia. Aprenderam a controlar o nervosismo, a ansiedade, diminuindo o medo de falar em público, aplicando técnicas para manter a calma e a confiança. Enfim, aprenderam também a interagir com o público a responder perguntas e a manter a atenção da audi&ecric;ncia.

Ao enfrentar o desafio de falar para um grupo grande de pessoas, mesmo que composta por colegas e professores, os alunos puderam identificar seus pontos fortes e fracos na comunicação oral. Essa experi&ecric;ncia prática foi fundamental para que desenvolvessem a segurança e a fluidez necessárias para se expressarem de forma eficaz em diferentes contextos, preparando-os para futuros desafios acad&ecric;micos e profissionais.




 Visita Encantadora

A Fundação Osorio foi palco de um encontro especial entre literatura e imaginação visual. A ilustradora Joana Penna, responsável pelas imagens de uma série de TV, conhecida como "Diário de Pilar", esteve com os alunos do 6º ano e do 7ª ano a convite da Prof.ª de História, Ana Paula Franchi, que há três anos conduz ações interdisciplinares inspiradas nas viagens de Pilar.

A visita realizada em clima de grande entusiasmo demonstrou que os personagens da série já são velhos conhecidos dos alunos, pois as ações dialogam com diversas áreas do conhecimento, como CFB, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Matemática e Geografia. A apresentadora, ao longo da manhã explicou como transforma palavras em imagens, revelando os bastidores da construção visual da personagem Pilar e suas aventuras pelo Egito Antigo.

Durante o encontro, uma surpresa especial preparada pelos alunos que confeccionaram um cartão personalizado inspirado na cultura egípcia. Os cartões eram verdadeiros mosaicos de criatividade, imaginação e carinho. Além disso, eles apresentaram orgulhosamente suas réplicas da Pedra de Roseta, construídas no ano anterior como parte de um estudo sobre os hieróglifos e a escrita egípcia. Joana Penna ficou encantada com a criatividade e o rigor histórico das produções, elogiando o cuidado dos estudantes com os detalhes visuais e a proposta unindo arte e conhecimento.

O encontro deixou uma marca de admiração mútua e nos mostrou o quanto a arte pode atravessar páginas e transformar salas de aula em verdadeiras caravanas pelo tempo.




 Sopão do 5º ano

Na semana passada, o 5º ano realizou uma vivência pedagógica, no refeitório da escola, na qual foi preparada uma deliciosa sopa de legumes para complementar o aprendizado teórico das aulas de Ciências. Os docentes aprenderam na prática que uma alimentação saudável, rica em nutrientes de diferentes grupos alimentares, também pode ser divertida e muito saborosa. O projeto desenvolvido pelas professoras do 5º ano teve sua culminância no refeitório, com a degustação da sopa preparada com os alimentos, legumes e verduras, levados pelos próprios alunos.




 Festa Junina

Repetindo o sucesso de anos anteriores a Fundação Osorio realizou a sua festa junina no último sábado, dia 14 de junho, valendo-se do tema a “Literatura de Cordel”. A celebração foi marcada por manifestações culturais, comidas típicas, danças, músicas e animadas brincadeiras. O dia nos proporcionou momentos de muita alegria e um clima de grande confraternização entre os nossos alunos promovendo uma perfeita integração entre os diferentes públicos presentes.

As atividades respeitaram uma herança cultural passada de geração em geração. Os poemas de cordel, inicialmente vendidos em feiras, expostos em cordéis ou barbantes, foram trabalhados em salas de aula pelas professoras do 1º segmento, culminando em apresentações de dança belíssimas apreciadas e aplaudidas pelo enorme público presente na nossa festa.

Estão de parabéns os coordenadores, os colaboradores e todas as organizações parceiras que nos ajudaram na montagem e execução da festa. O saldo altamente positivo demonstra a capacidade da Escola em dar continuidade ao seu planejamento, apesar das dificuldades do presente momento.





 Chá das avós

A coordenação do 1º Segmento do EF realizou mais uma vez o tradicional “Chá dos avós”, o evento foi apenas para os integrantes do 1º ano homenageando esses entes queridos tão importantes em nossas vidas. As professoras Fernanda, Flávia e Lilian contaram com a participação da aluna Malu de Marco, do 5º ano, na apresentação feita e que foi baseada no projeto “Colcha de Retalhos” do livro de Português do 1º ano.

Além de um lanche participativo, os avós presentes encantaram-se com o show do coral formado pelos alunos das turmas 111 e 112, enchendo os olhos de lágrimas e os corações de emoção.



Clique aqui e assista ao vídeo da apresentação


 104 anos

Um decreto presidencial em 1 de junho de 1921 transformou um sonho em realidade, a criação de uma escola. Este era o sonho de três oficiais do Exército Brasileiro, três professores que queriam estender para meninas, órfãs de militares, a possibilidade de estudarem e transformarem suas vidas. Começava a ser escrita a história deste estabelecimento de ensino, que alguns anos depois se instalaria no bairro do Rio Comprido com muito entusiasmo dos primeiros colaboradores e com pequenas contribuições voluntárias que possibilitariam a formação das primeiras turmas de mulheres profissionalizadas, em condições de enfrentar um mercado de trabalho competitivo e totalmente preconceituoso com o público feminino naquela época.

Atualmente, uma equipe pequena, decisivamente engajada, comprometida, integra os nossos quadros e não tem medido esforços em perseguir metas audaciosas, ultrapassando obstáculos, sempre fazendo "mais com menos". É a força leonina de nosso patrono inspirando e sustentando aqueles que tem feito a diferença em nossa Fundação.

Apesar das dificuldades financeiras o aniversário não deixou de ser comemorado com uma formatura escolar, entrega de medalhas aos parceiros/amigos e a realização de cultos religiosos. Aos homenageados no dia de hoje, os novos detentores da mais distinta honraria da escola, "a Medalha Fundação Osorio", os nossos sinceros agradecimentos.





Veja a participação dos alunos clicando aqui!.


Acesse aqui a matéria publicada na págia no Exército Brasileiro.


 "A integridade"

O termo integridade pode ser entendido como "a qualidade de uma organização que possui conduta reta, ética, justa e honesta". Estes são atributos facilmente percebidos no trabalho desenvolvido por nossa escola e foram lembrados na visita de representantes da Controladoria Geral da União - CGU feita à Direção da Fundação Osorio na manhã desta sexta-feira (23/05/2025). Procedimentos voltados para maior transparência e o livre acesso às informações estiveram no foco das conversas e na troca de experiências.

Na oportunidade foi assinado um protocolo de intenções no sentido de formalizar um Programa e um Plano específicos para a condução da integridade em todas as atividades por nós desenvolvidas. Os integrantes da CGU que aqui estiveram ficaram vivamente impressionados com a escola e com as diversas atividades em curso.




 Entrega das boinas

     Evocação a Osorio

 


A tradicional formatura da escola para a entrega das boinas aos novos alunos sempre é prevista no dia do nascimento do Marechal Osorio, patrono da Fundação. A data é muito significativa para nós e para os militares, particularmente para os da Arma de Cavalaria. Relembramos nossas origens castrenses e cultuamos as tradições cívico-militares, sempre difundindo os princípios e valores que acreditamos e praticamos.

Mereceu destaque na solenidade: a entrega do Diploma de Amigo da Fundação às personalidades que têm colaborado voluntariamente para a conquista dos nossos objetivos institucionais; a apresentação do Estandarte e do Brasão da Fundação Osorio; a entrega das boinas pelas madrinhas e padrinhos.

Durante a cerimônia uma evocação ao Marechal Osorio, o Marquês do Herval foi um ponto alto que emocionou os jovens alunos, quando um cavalo tordilho, sem o seu cavaleiro, com uma espada presa na sela e as botas voltadas para atrás nos remeteu à figura do imortal soldado, liderança inconteste nos combates da “Guerra da Tríplice Aliança. Seu legado nos inspira ainda hoje e aponta o caminho do dever na busca da liberdade e na defesa da Pátria. Como senador da República são muitos os destaques de sua participação legislativa, principalmente no combate à corrupção e aos desonestos. Vale lembrar sua célebre frase: “a farda não abafa o cidadão no peito do soldado”.

Nesta emocionante comemoração foi marcante a presença significativa de pais e responsáveis, oportunidade ímpar para uma maior integração da escola com as famílias, estimulando-nos a trabalhar cada vez mais e melhor.

                                                                                                                                                                                                           




 Trabalho de Conclusão de Curso

No dia 25 de abril de 2025, a aluna Lorena Lopes, do curso técnico em Administração da Fundação Osorio, protagonizou um momento inovador para a Fundação ao realizar a primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Escola. O trabalho marcou não apenas o início dessa nova prática acadêmica, mas também o fortalecimento de uma cultura escolar mais voltada à pesquisa científica e à produção de conhecimento. A apresentação do TCC é parte dos requisitos finais para a conclusão do curso, enquanto atividade compensatória ao estágio curricular supervisionado, e representa o resultado de um processo de formação técnica e científica desenvolvido ao longo do curso. Merece também destaque o esforço da banca examinadora, composta pelos professores (as): Bruna Rosa, orientadora da pesquisa; José Vitor Palhares, coordenador do curso e Giovana Oliveira, professora do curso.

A Fundação Osorio parabeniza a nossa jovem aluna por sua dedicação e pelo pioneirismo de seu trabalho, reafirmando o nosso compromisso com a formação de profissionais críticos, éticos e preparados para os desafios do mundo de hoje. Essa etapa vencida representa o início de uma nova fase, em que o incentivo à pesquisa e à investigação científica ganha espaço no cotidiano pedagógico da escola.





                  Dia do Exército Brasileiro


Um pacto foi celebrado: “Nós abaixo assinados, nos conjuramos e prometemos em serviço da liberdade, a não faltar em nenhum tempo, com toda a ajuda de fazendas contra qualquer inimigo na restauração de nossa Pátria”. Os líderes desse movimento foram os soldados que deram origem ao Exército Brasileiro. O marco dessa história de lutas e de sacrifícios foi “19 DE ABRIL DE 1648”, dia em que os holandeses foram derrotados na batalha do Monte das Tabocas.

Nesta data se comemora o DIA DO EXÉRCITO. Ela representa o marco de um povo que se recusou a ser dominado por uma cultura estranha e hostil. Ao refletir e cultuar os feitos dos soldados de ontem, penso que os soldados de hoje devem continuar acreditando que a sua força sustenta as decisões estratégicas do Estado. Devem continuar acreditando nos valores que nos legaram os nossos antepassados, na esperança que eles conduzam o povo brasileiro aos seus mais nobres destinos. Os soldados de hoje devem continuar acreditando que o nosso Exército é o elemento final para a preservação dos interesses vitais de uma Nação como o Brasil e que... princípios, crenças e valores são inegociáveis.

Antecipadamente, a data foi comemorada pelo Comando Militar do Lesteem umasolenidade cívico-militar, com entrega de medalhas, no salão nobre do Palácio Duque de Caxias. Por indicação da Presidência, o Cel Josevaldo de Souza Oliveira, vice-presidente da Fundação Osorio foi agraciado com a Medalha Exército Brasileiro. Fica aqui registrado o reconhecimento da escola pela dedicação, pelo comprometimento deste velho soldado com as missões e responsabilidades no trabalho de formar hoje o cidadão do amanhã.





 Fundação Osorio na 23ª FEBRACE

Pela primeira vez, alunas da Fundação Osorio participaram da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a maior feira de ciências do país, realizada na Universidade de São Paulo (USP). Elas se classificaram após conquistarem o 1º lugar na categoria de Ciências Biológicas e Saúde da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI).

O projeto apresentado na 23ª FEBRACE pelas alunas, Sophia Cristina Santos da Silva, Milene Nunes Berto, Letícia Nunes Berto, foi o ”Sistema Vertical de Tratamento de Esgoto com Plantas Macrófitas Aquáticas e Carvão”, desenvolvido juntamente com as alunas Fernanda Bruna Passos, Michaela Clementino Alves e Sarah de Almeida de Sena, sob orientação dos professores Hugo Bolzani e Cristiano Souza.

A participação das alunas no evento contou com o apoio da direção da Fundação Osorio, da Associação de Pais e Alunos da Instituição e da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) do Exército Brasileiro. A professora Anna Carolina Mendes, uma das coordenadoras da Feira de Ciências da Fundação Osorio, chefiou a delegação para o evento.

Esta conquista representa um marco para a escola e um incentivo para que outros estudantes possam despertar o interesse pela pesquisa e inovação científica.

A participação em eventos como a FEBRACE oferece uma valiosa oportunidade de trocas de experiências e conhecimentos entre os jovens participantes, permitindo que compartilhem suas descobertas e aprendizados com outros estudantes de diversas partes do país. Além disso, nossas alunas tiveram acesso a novas perspectivas e ideias que podem enriquecer, ainda mais, seus projetos e inspirá-las em suas trajetórias acadêmicas e profissionais.

Acesse a matéria publicada pela DEPA

Clique aqui!





 Treinamento de Orientação na FO

Cumprindo o seu planejamento anual e objetivando uma participação ainda mais expressiva em competições futuras, a Seção de Educação Física da Fundação Osorio está formando uma equipe de Orientação, esporte que usa a natureza como campo de jogo, combinando o condicionamento físico e a capacidade intelectual, despertando valores de preservação do meio ambiente.

Nesta última semana, a título de conhecimento e motivação, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio assistiram uma apresentação do Professor Neir Braga da Silva, ex-atleta de Orientação, no auditório da escola. No fim de semana seguinte, o Professor Braga conduziu um treinamento com alunos voluntários, no Aterro do Flamengo, familiarizando nossos atletas para competir nessa importante modalidade esportiva.





 Formatura de recepção aos novos alunos

No dia 21 de março, os convidados presentes na escola participaram de uma cerimônia cheia de emoções, transbordando sentimentos, com lágrimas de alegria e demonstrações de civismo e disciplina do nosso Corpo de Alunos. Os alunos antigos receberam os seus novos colegas, agora incorporados aos efetivos da escola, que passam a fazer parte oficialmente da grande família da Fundação Osorio.

A formatura foi prestigiada por muitos pais e mães, familiares e amigos, que puderam aplaudir o desfile da garotada e cantar conosco o Hino Nacional Brasileiro. A solenidade pública foi mais uma demonstração que coisas simples tem que ser valorizadas e são importantes em nosso dia a dia. O culto aos símbolos nacionais e um desfile escolar, ao som de uma banda de música ainda consegue fazer uma plateia vibrar. Além dos nossos apoiadores, estiveram conosco nesta oportunidade as famílias contempladas com vagas neste ano de 2025.

O Presidente, em sua fala, deu as boas-vindas aos novatos, familiares e alunos, agradecendo o incentivo e os aplausos, reiterando o pedido para que todos se filiem à APAFO e que venham colaborar com as demandas e crescentes necessidades da Fundação nesse enfrentamento de mais um ano letivo com um orçamento muito aquém de suas necessidades.




Clique aqui e assista ao vídeo da formatura



 Bem-vindos!

O expediente começou com a apresentação dos recém-chegados. Um verdadeiro acontecimento, já que a falta de pessoal é um problema nevrálgico numa escola como a nossa. A 1ª RM, honrando seu acordo de parceria com a Fundação Osório, nos repassou 3 oficiais e 3 sargentos temporários.

O novo acordo com a Marinha do Brasil, representado pelo Abrigo do Marinheiro, nos propiciou o reforço de 1 “agente escolar e 1 “Técnico em TI”. Finalmente, recebemos como voluntária uma Psicopedagoga que, em boa hora, fortalece o nosso time.

Parabéns a todos que contribuíram para esse importante reforço de pessoal.

Aos novos integrantes, nosso fraterno abraço.





 Adolescência, Violência e Justiça

Nos dias 10 e 12 de fevereiro, a Fundação Osorio foi contemplada com a apresentação da Doutora Vanessa Cavalieri, Juíza Titular da Vara da Infância e da Adolescência do Rio de Janeiro, que apresentou aos alunos o tema “Adolescência, Violência e Justiça”.

Para o momento atual, em que não é mais permitido o uso do celular nas dependências da escola, a fala da Dra Vanessa foi de extrema importância para o Corpo de Alunos. Além disso, as informações trazidas aos nossos alunos foram importantíssimas com relação ao uso da “internet”, principalmente pelos alertas sobre riscos, ameaças e problemas que podem ser evitados com o conhecimento do assunto.





 Cuidando de quem Educa

Este ano, iniciamos as atividades didáticas na Fundação Osorio com uma dinâmica de grupo com todos os nossos professores. O tema escolhido pela escola foi “Cuidando de quem Educa” e teve como principal finalidade a integração de toda a equipe docente, independentemente do segmento em que cada um esteja trabalhando, sempre na busca de uma comunhão de esforços para a conquista do “sucesso escolar” de nossos alunos.

O encontro, realizado no dia 3 de fevereiro, no Centro de Estudos de Pessoal – CEP, no bairro do Leme, aqui no Rio de Janeiro, foi conduzido por profissionais especializados e teve uma repercussão muito positiva entre todos os participantes. Todos conseguimos perceber que a “união faz a nossa força”, que as nossas diferenças são tão importantes quanto os nossos alinhamentos, que “as nossas escolhas e atitudes podem realmente afetar não só a nossa vida, mas também a vida dos que nos rodeiam”. Vivemos momentos intensos, de muita reflexão que nos permitiram entender que, a comunicação, a paciência, a tolerância são variáveis muito importantes na montagem dos diferentes quebra-cabeças que montamos ao longo de nossas vidas.







FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5