FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Acontecimentos

 Parabéns Exército Brasileiro!

Os holandeses realizaram a primeira tentativa de ocupação de nosso território em 1624, em Salvador, na Bahia. Os luso-brasileiros conseguiram expulsá-los no ano seguinte. No entanto, uma segunda investida, na capitania de Pernambuco, em 1630, foi mais bem-sucedida e, pouco a pouco, um grande espaço territorial foi conquistado. Os invasores europeus se instalaram em Recife e dominaram grande parte da região Nordeste do país. Na realidade, essa foi conhecida como a “Guerra do Açúcar (1624 a 1654), quando os interesses geopolíticos de investidores estrangeiros da Companhia das Índias Ocidentais sustentaram uma poderosa força militar para ocupar parte do território brasileiro. Os comerciantes “flamengos” tinham grandes interesses econômicos no Brasil e queriam se beneficiar do comércio açucareiro e do mercado de escravos.

Apesar de se reconhecer que a administração holandesa no Recife trouxe alguns benefícios culturais e científicos para a capital pernambucana, a resistência ao invasor sempre esteve presente. Por outro lado, um sentimento nativista se instalou, progressivamente, no coração de nossa gente e começou a fundir os esforços para expulsar aqueles que eram os invasores do solo pátrio. Eles eram os estranhos, os protestantes calvinistas, os estrangeiros, eram aqueles que só queriam se aproveitar de nossas riquezas e da produção açucareira nordestina.

Inconformados, resistindo e sempre fustigando o adversário, os soldados da resistência brasileira continuaram combatendo. A índole guerreira de um Exército constituído por brancos, índios e negros foi forjada com sangue, suor e lágrimas. De batalha em batalha, lideranças naturais se destacaram e as vitórias começaram a aparecer e a estimular os combatentes. A criatividade, as manobras, a surpresa, a rapidez e a perseverança desaguaram numa forma única e peculiar de combater. As vitórias se sucederam e um ânimo redobrado impulsionou as tropas brasileiras rumo ao seu objetivo: expulsar os invasores.

Um pacto foi celebrado: “Nós abaixo assinados, nos conjuramos e prometemos em serviço da liberdade, a não faltar em nenhum tempo, com toda a ajuda de fazendas contra qualquer inimigo na restauração de nossa Pátria”. Os líderes desse movimento foram os soldados que deram origem ao Exército Brasileiro. O marco dessa história de lutas e de sacrifícios foi “19 DE ABRIL DE 1648”, dia em que os holandeses foram derrotados na batalha do Monte das Tabocas.

Atualmente, nesta data se comemora o DIA DO EXÉRCITO. Ela representa o marco de um povo que se recusou a ser dominado por uma cultura estranha e hostil. Ao refletir e cultuar os feitos dos soldados de ontem, penso que os soldados de hoje devem continuar acreditando que a sua força sustenta as decisões estratégicas do Estado. Devem continuar acreditando nos princípios e valores que nos legaram os nossos antepassados na esperança que estas crenças levem o povo brasileiro aos seus mais nobres destinos, preservando os interesses vitais de uma Nação como o Brasil.



 Psicologia no Ensino Médio

Na última semana os 22 alunos eleitos representantes das turmas do Ensino Médio participaram de uma dinâmica de grupo, junto à coordenação da disciplina de Psicologia, para sensibilizá-los sobre a importância de seus respectivos papéis dentro da comunidade escolar. Nesse primeiro encontro foram abordados alguns dos temas fundamentais como: representatividade, liderança e comunicação

Nas primeiras aulas de Psicologia para os cursos técnicos da escola, os alunos puderam conhecer técnicas de autoconhecimento e inteligência emocional, que irão contribuir para o aprendizado de conceitos específicos nas áreas de Administração e Médio Ambiente.



 Visita às Divisões de Administração e de Recursos Humanos.

Nos dias 6 e 7 de março, as turmas do 1° ano do curso Técnico em Administração realizaram uma visita técnica às Divisões de Administração e de Recursos Humanos da Fundação Osorio, como parte do conteúdo programático da disciplina Fundamentos da Administração.

Durante a visita, os alunos puderam conhecer, na prática, os diversos setores que integram a Estrutura Organizacional de uma empresa ou instituição. Foi uma oportunidade valiosa que enriqueceu os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.



 Novos alunos

De braços abertos, o Corpo de Alunos recebeu os seus novos colegas que incorporam ao efetivo da escola e, a partir de agora, passam a fazer parte oficialmente da grande família da Fundação Osorio. A formatura da sexta-feira, dia 08 de março, foi prestigiada por muitos pais e amigos da escola e conseguiu passar a todos os presentes sentimentos diversos, tais como: "amizade", "solidariedade", "disciplina", "civismo"; sobretudo "amor" e reconhecimento pelo trabalho que é desenvolvido por todos nós.

A apresentação conjunta da escola foi implacável e nos deixou, ao final da jornada, convencidos de que estamos no caminho certo e que contamos com um apoio significativo de pessoas que irão nos ajudar.

O Presidente da Fundação Osorio, em sua fala, deu as boas-vindas aos novatos, agradeceu aos presentes e destacou a importância da crescente interação "família x escola" nos trabalhos pelo sucesso escolar. Encerrando, cumprimentou as mulheres pela passagem do "dia internacional da mulher".

Assista ao vídeo da cerimônia.





FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5