FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Notícias


 Inauguração da sala Cel Murilo

 

No dia 26 de setembro foi inaugurada a sala Cel Murilo Silva de Souza, uma justa homenagem ao estimado amigo com quem os integrantes da Fundação Osorio tiveram a satisfação de conviver e que nos deixou em 14 de novembro de 2022.

O Cel Murilo, Artilheiro da turma de 1959 da Academia Militar das Agulhas Negras, trabalhava em nossa escola desde 1999, onde exerceu a função de Chefe da Seção Técnica de Ensino, conquistando o respeito e a admiração de todos pelas múltiplas demonstrações de dedicação, competência profissional e amor a nossa centenária Instituição. Integrou o nosso Conselho Deliberativo, no período de 2020 a 2022, participando ativamente de todas as reuniões e atividades, brindando-nos com ideias, sugestões e até críticas, sempre bastante pertinentes e oportunas.

A sua frase preferida: "Olá baixinho! Tudo bem contigo?" permanece entre nós, juntamente com inúmeras lembranças de seu temperamento alegre e extrovertido, além dos exemplos de cidadão e de soldado.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração a sua esposa, a Sra Silvia Monteiro de Ataide Cordeiro, a sua filha Claudia Teresa Viera de Souza e os enteados Alexandre Monteiro de Ataide Cordeiro e Fabio Monteiro de Ataide Cordeiro.



 Acordo de parceria entre FO x PMERJ

 

Renovando os laços de confiança entre duas Instituições, o Coronel Salgueiro, Presidente da Fundação Osorio, e o Secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, Coronel Henrique, assinaram em 25/09/2023, o documento que renova o "acordo de parceria" entre a nossa escola e a Polícia Militar do Rio de Janeiro por mais cinco anos. O encontro aconteceu no Quartel General da PMERJ, na Rua Evaristo da Veiga, no centro da cidade, e ratificou a cooperação técnica existente entre os dois parceiros.



 Coral da Fundação Osorio nos 400 anos da ISCM

 

O coral de meninas da Fundação Osorio organizado pela Professora de música Ana Cristina esteve presente nas comemorações oficiais dos 400 anos da Irmandade da Santa Cruz dos Militares. A apresentação do coral deu um toque todo especial à cerimônia solene e arrancou da plateia aplausos e cumprimentos.

A data de 14 de setembro de 1623 nos remete às intenções dos soldados que serviam nos "terços" da Capitania de São Sebastião do Rio de Janeiro a construir uma capela, um espaço religioso, que possibilitaria o convívio entre irmãos. Desde então, irmãos construíram a sua identidade a partir de valores comuns ligados ao Cristianismo, ao amor à farda, à proteção das pessoas mais vulneráveis.

Parabéns aos militares que mantém um "comportamento como de irmãos."

Parabéns ISCM !

Acesso ao vídeo da apresentação



 Workshop Técnico Administração

 

No dia 4 de setembro, os alunos do 3° ano do Ensino Médio, do curso técnico em Administração, orientados pela professora Bruna Rosa, realizaram quatro workshop distintos, voltados para o 5° ano do Ensino Fundamental e para o 1° ano do Ensino Médio.

A importância de alunos de Administração planejarem e ministrarem um workshop vai além da simples transmissão de conhecimentos. Isso proporciona aos futuros profissionais da área uma oportunidade valiosa de desenvolver habilidades de liderança, organização e comunicação. Eles aprendem a planejar e estruturar um evento, considerando as necessidades e interesses do público-alvo. Além disso, ao compartilhar conhecimentos sobre temas diversos, esses estudantes contribuem para a formação de indivíduos mais preparados e conscientes, fortalecendo assim a comunidade escolar. O workshop é uma demonstração do compromisso desses futuros administradores em criar um impacto positivo nas gerações vindouras e na sociedade em geral.



 Frida Kahlo - Forte de Copacabana
"Pies para qué los quiero si tengo alas para volar"

 

Neste mês de agosto, os alunos do 3º ano do Ensino Médio visitaram, no Forte de Copacabana, a exposição “Frida Kahlo, uma Biografia Imersiva", onde observaram os traços personalísticos de uma mulher à frente de seu tempo, uma artista visceral e inovadora, que imprimiu em sua arte um jeito único e colorido de retratar a cultura mexicana, projetando-a a níveis internacionais.

Nessa experiência extracurricular, nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer, de forma multissensorial, um pouco da vida e da arte dessa pintora surrealista mexicana do início do século XX. E como língua e cultura estão intimamente ligadas, Frida Khalo se transformou em um ícone hispânico, incentivando o interesse do público pelas culturas que conformam o universo de povos de língua espanhola, além da maior aproximação por um dos idiomas mais falados no mundo.



 II Reunião do Conselho Deliberativo - FO

 

O Presidente da Fundação Osorio convocou e reuniu o Conselho Deliberativo da escola, em 23 de agosto de 2023, para aprovar os processos de prestações de contas dos meses de fevereiro a junho de 2023 e tratar de assuntos administrativos e de ensino que se destacaram e que necessitam da análise, parecer e aprovação de seus conselheiros. As ações desenvolvidas caracterizam boas práticas de Governança que fielmente vem sendo cumpridas pela nossa escola. Após a reunião e dos trabalhos encerrados, o Cel Salgueiro determinou ao auditor interno que divulgue o mais rápido possível os relatórios aprovados em nossa página eletrônica, observando, entre outros, os princípios de "transparência" e "responsabilidade corporativa", previstos pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.

A reunião foi realizada com pleno sucesso, com a aprovação dos processos apresentados, além da efetiva troca de experiências ocorrida quando o assunto em debate se voltou para as preocupações e para as providências tomadas na recuperação escolar dos alunos, particularmente os do Ensino Médio. Algumas ideias surgiram, outras foram questionadas na busca das melhores soluções.



 Formatura em homenagem aos atletas da FO

 

No dia 11 de agosto de 2023, na quadra poliesportiva da Fundação Osorio, foi realizada uma cerimônia em homenagem aos alunos da nossa escola que participaram como atletas dos XV Jogos da Amizade, do Sistema Colégio Militar do Brasil. Na oportunidade, o Cel Luiz Sérgio Melucci Salgueiro, Presidente da Fundação Osorio, destacou a excelente participação dos alunos que representaram nossa escola nas competições, conquistando diversas medalhas e o troféu de campeão do "Judô masculino", feito inédito quando comparamos os efetivos das diferentes delegações participantes.

Foram também homenageados na solenidade, pelo apoio prestado à nossa delegação, o Cel Marco Antônio Souto de Araújo, Gerente de Projetos Educacionais do Sistema Colégio Militar do Brasil e dos Jogos da Amizade e o Ten Cel PM Fabio Pinto Gonçalves, Diretor de Transporte da Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que nos ajudou nos treinamentos das equipes de Judô.





 Educação Financeira

 

Cerca de 25 (vinte e cinco) professores, inspetores e funcionários da Fundação participaram, no último dia 10 de agosto, de um curso sobre educação financeira ministrado pelo Professor Doutor Ivando Silva Faria da Universidade Federal Fluminense - UFF. A inciativa da Divisão de Ensino, alinhada com a ideia de proporcionar as melhores condições para capacitação do pessoal da escola, a fim de obter o melhor desempenho possível de nossos colaboradores nas diferentes atividades desenvolvidas por nós.

As apresentações conseguiram passar aos presentes, conceitos muito práticos que contribuem para entender a importância da racionalidade dos gastos e da necessidade de uma poupança em qualquer situação. O curso faz parte do programa de cursos de extensão da UFF, conferindo aos seus concludentes um "certificado de participação" expedido por aquela Universidade. 




 O Trabalho continua

 

Aproveitando o breve período de recesso de julho, a equipe de manutenção da Divisão de Administração realizou importantes serviços de construção, reforma e reparo em áreas, instalações e equipamentos da nossa escola. O trabalho anônimo do nosso pessoal, realizado no momento em que a maior parte da escola viveu um merecido descanso, irá contribuir para mais conforto e maior segurança de todos nós.

Dentre os diversos serviços realizados podemos citar:

- Transformação da escada junto às salas do 1º ano do Ensino Fundamental, no Pavilhão Francisca Osorio, em rampa com grade;

- Podas de árvores em situações de risco;

- Colocação de piso emborrachado no” parquinho”, na área do Pavilhão Francisca Osorio;

- Manutenção da instalação elétrica e de ventiladores do Pavilhão Epitácio Pessoa;

- Pintura interna e externa da capela;

- Pintura das áreas comuns e sala de administração do refeitório;

- Melhorias nas salas Cel Murilo e da Procuradoria Jurídica;

- Recuperação e melhoria da nova Sala do Setor de Música;

- Fixação do banner no Pavilhão Marquês do Herval;

- Colocação de estantes novas no arquivo da Secretaria Escolar; e

- Criação de mais uma área de lazer na escola.





  Visita à AMAN

 

Aproveitando o recesso escolar neste mês de julho, alunos do Ensino Médio representaram a nossa escola numa visita à Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende-RJ. O evento, previamente planejado e previsto no Plano Geral de Ensino, foi coroado de pleno êxito, proporcionando aos nossos alunos um maior conhecimento da carreira militar, além de mostrar a infraestrutura existente na AMAN totalmente voltada para o ensino acadêmico e o profissionalizante.

Ultimamente, as práticas e iniciativas voltadas para a orientação vocacional têm sido enfatizadas pela Fundação Osorio, no sentido de passar o maior número de informações aos alunos que estão prestes a deixar o nosso convívio e tem pela frente importantes decisões a tomar com relação à escolha de uma profissão.




  Curso de Meio Ambiente - Visita à ETA

 

Fechando o 2º bimestre do curso de Técnico em Meio Ambiente da Fundação Osorio, na última semana de junho, as turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio realizaram, uma visita técnica na Estação de Tratamento de Água Laranjal, localizada em São Gonçalo/RJ. O evento ilustrou o conteúdo das disciplinas "Prática Profissional" e "Gestão e Tratamento de Água” ministrado em sala de aula. Na oportunidade os alunos assistiram a uma palestra sobre as ações ambientais da CEDAE, bem como as etapas de tratamento de água para abastecimento público. Em seguida, os estudantes puderam ver as operações unitárias de uma "Estação de Tratamento", o processo de lavagem do filtro de camadas e os laboratórios de análises físico-químicas e microbiológicas. Por fim, os alunos foram presenteados com mudas de plantas nativas da Mata Atlântica que são criadas em viveiros e que poderão ser plantadas na área da escola.




  Visita ao Espaço Ecobé

 

As turmas do 1° ano do Ensino Fundamental conheceram o espaço Ecobé, uma empresa de educação com foco no ensino de ciências naturais e projetos de educação ambiental, localizada na Floresta da Tijuca, aqui em nossa cidade.

A visita realizada no dia 29 de junho foi a culminância do estudo desenvolvido no 2° bimestre acerca dos vegetais, na disciplina de Ciências Naturais. Nossos alunos puderam vivenciar, através de uma imersão na Mata Atlântica, todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula a respeito dos cuidados de preservação, além das variadas espécies de árvores existentes em nossa flora da Mata Atlântica.




  Visita do Curso de Meio Ambiente

 

Cumprindo o calendário escolar, no dia 15 de junho, 29 alunos dos 2º e 3º anos, do curso Técnico em Meio Ambiente da Fundação Osorio, realizaram uma visita à empresa Bayer S/A, localizada em Belfort Roxo.

Nossos estudantes conheceram as unidades de produção de fertilizantes, de fabricação de embalagens e de envasamento de produtos. A atividade serviu para ilustrar as disciplinas de "Gestão Ambiental" e "Legislação Ambiental" ministradas pelo professor Carlos Augusto. Na mesma oportunidade, todos puderam verificar praticamente o cumprimento da legislação e observância de detalhes comentados em sala de aula e que são fielmente aplicados em um dos maiores e mais importantes polos industriais do Estado do Rio de Janeiro.




  Homenagem "O Sgt Carvalhosa"

 

No dia 12 de Junho, na Seção de Educação Física da Escola, foi inaugurada a sala Sgt Jony Carvalhosa, uma homenagem ao nosso saudoso inspetor, o Sgt Jony Damião Carvalhosa, que nos deixou em março deste ano.

O "Jony", como era conhecido pelos nossos alunos, trabalhava na Fundação Osorio desde 2016, onde conquistou o respeito e a admiração de todos integrantes da escola. Ultimamente somava esforços junto as aulas de educação física, razão pela qual passa a dar seu nome à sala de musculação.

Estiveram presentes à cerimônia, representando a família Carvalhosa, a Sra Tatiane Monteiro Paula Carvalhosa (nora) e o jovem Gabriel Monteiro Carvalhosa (neto).




  “Podcast” na rádio Verde Oliva

 

Em atenção ao Objetivo Estratégico Nr 2 (Aumentar o intercâmbio com as partes interessadas), previsto no Plano de Gestão 2020/2023 da Fundação Osorio, buscando aumentar os canais de comunicação com o Exército Brasileiro e aproveitando todas as oportunidades possíveis, no dia 27 de abril, o Ten Cel Paiva, Chefe da Seção de Comunicação Social, visitou algumas Organizações Militares no Quartel General do Exército, em Brasília. Dentre as atividades realizadas pode participar de um “podcast” sobre nossa Escola, na rádio Verde Oliva, emissora transmitida em FM e também através da internet, que é produzida no Centro de Comunicação Social do Exército (CComSEx).

Acesse o áudio da entrevista.

https://www.eb.mil.br/web/radio-verde-oliva/podcast




  MINHA ESCOLA SEMPRE LIMPA

 

Antes da pandemia, por iniciativa do Corpo de alunos, foi simplesmente um grande sucesso o projeto: “MINHA ESCOLA SEMPRE LIMPA”, que conquistou boa parte dos nossos integrantes, pela espontaneidade dos participantes e, principalmente, pelos resultados alcançados.

Ao final deste primeiro trimestre, novamente por iniciativa dos alunos, o projeto está sendo revitalizado e já conta com o apoio de todos nós. Representantes de turmas, patrulhas de meio ambiente e voluntários já se mobilizam para obter o mesmo êxito do passado.

A limpeza e a ordem do ambiente escolar envolvem todos nós da Fundação Osorio. Afinal de contas, um ambiente limpo, acolhedor, agradável e bonito, contribui para um bom clima escolar. Precisamos conscientizar o grupo sobre a nossa responsabilidade na conservação e na melhor apresentação da escola. Este é um trabalho para o desenvolvimento de atitudes cidadãs.




  MEDALHA EXÉRCITO BRASILEIRO

 

Nos últimos anos, os profissionais da educação na Fundação Osorio têm sido distinguidos com a “MEDALHA EXÉRCITO BRASILEIRO”, cuja finalidade é homenagear personalidades e Instituições que têm apresentado relevantes serviços ao nosso Exército e/ou aos seus integrantes.

Neste ano de 2023, por indicação da Presidência, a escolhida foi a professora EBTT Ana Cristina Ribeiro da Silva, que desde 1999 exerce o cargo de professora de música, dedicando-se integralmente à formação musical dos alunos das séries iniciais, incentivando-os, treinando-os, desenvolvendo entre eles o gosto pela arte. Ao longo desses anos criou e conduziu o “Show de Talentos”, com a participação de alunos de todos os anos. Por iniciativa própria orientou a pintura, com detalhes infantis e lúdicos, das instalações do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, além de envolver os pais e responsáveis na implantação de uma horta comunitária. O amor e a dedicação à Fundação estão sempre presentes nas iniciativas de nossa querida professora ao longo de mais de duas décadas de trabalho, sempre extrapolando as suas atribuições e as suas responsabilidades. Por tudo que fez e vem fazendo a comenda agora recebida demonstra o nosso reconhecimento pelo seu pleno comprometimento com a escola.




  O trabalho continua...

 

Preocupada com a segurança das instalações, a Divisão de administração concluiu a revitalização do "Castelo D'água", situado no Pavilhão General Zenildo de Lucena. Esse trabalho envolveu serviços contratados com o objetivo de fazer a reforma completa da estrutura de ferragem, que se encontrava comprometida pelo tempo de uso, a substituição de assoalhos de ferro, a troca de registros, a instalação de uma nova caixa d'água de 3 mil litros, a colocação de grades e telas de proteção, a substituição da porta de acesso da caixa d’água, a inserção de escada "tipo naval", a reforma de paredes e a pintura em geral.

Neste mesmo momento, a Fundação Osorio pode colocar em prática um projeto de aproveitamento de água de reuso, com a utilização da caixa d'água de 5 mil litros substituída do citado "castelo", que foi reinstalada no solo próximo ao Pavilhão Marquês do Herval. O objetivo será coletar as águas das chuvas, através das calhas, a fim de serem usadas para diversos fins, principalmente para regar as plantas dos jardins, reduzindo bastante o consumo de água na Escola.




  Revista Científica Fundação Osorio

 

Em sua primeira avaliação, a Revista Científica Fundação Osorio (ISSN 2526-4818) recebeu a qualificação B2 no sistema de classificação de periódicos Qualis da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) a quarta mais elevada dentre os indicadores.

A lista foi divulgada no fim de dezembro de 2022 e consolidada a partir das apurações realizadas no âmbito da Avaliação Quadrienal 2017-2020 pelas 49 áreas de avaliação.

O resultado pode ser acessado na Plataforma Sucupira, na opção Qualis, sem necessidade de login. Clique para para acessar.

A destacada classificação da Revista Científica Fundação Osorio, publicada desde 2016, mostra a excelência do trabalho desenvolvido pela equipe editorial da Revista, assim como a alta qualidade da produção científica selecionada para compor as publicações do periódico, muitas delas de autoria de docentes da nossa instituição. Para acessar as edições e conhecer as normas de submissão de artigos para nossa revista clique aqui.

Leia a revista, também, pelo "site" da escola. Um simples toque e você pode acessar todo o conteúdo de cada edição.




  Seminário Rio TEAMA

 

Na semana que antecedeu o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), foi realizada, nos dias 24, 25 e 26 de março, no Rio de Janeiro, a quinta edição do Seminário Rio TEAMA, que reuniu profissionais das áreas da Saúde e Educação e pais de filhos com transtorno do espectro autista.

Durantes três dias, pesquisadores, neuropediatras, fonoaudiólogos, psiquiatras e professores universitários, participaram de palestras e discussões sobre o TEA.

A Fundação Osorio esteve presente e foi representada pelas professoras e colaboradoras da Seção de Orientação Educacional. O evento foi um sucesso, todos tiveram a oportunidade de aperfeiçoar e atualizar os conhecimentos no assunto.


"DONARE AD DOCENDUM!" "Doar-se para ensinar!"




  Reforço em pessoal

 

Nossa escola recebeu, neste mês de março, a apresentação de sete novos integrantes (quatro oficiais e três sargentos), todos militares técnicos temporários. O reforço em pessoal se deve ao acordo de cooperação existente entre o Exército Brasileiro e a Fundação Osorio.

Os militares serão distribuídos por diferentes setores para reforçar nossa valorosa equipe de trabalho, sendo o Aspirante Thiago Petillo, Médico e antigo aluno de nossa Escola; a Aspirante Luana Santos, professora de Espanhol; a Aspirante Aline Paiva, Pedagoga; o Aspirante Denilson Ceciliano, professor de Educação Física; a 3º Sargento Tatyane Benvino; o 3º Sargento Diogo Rodrigues, e o 3º Sargento Magno Barbosa, estes da área de Administração.

Sejam todos bem-vindos !!!




  Sistema de Ensino do EB

 

O DECEx, órgão gestor do Sistema de Educação do Exército Brasileiro, reuniu no período de 6 a 9 de março de 2023, em Itaipava-RJ, comandantes e diretores de todos os Estabelecimentos de Ensino da Força Terrestre.

Além das diretrizes e orientações técnicas, foram debatidos temas relacionados à Cultura, à Pesquisa e à Administração. Na mesma oportunidade aconteceu o intercâmbio de práticas e experiências vitoriosas entre todos os participantes.

Nossa escola foi convidada e teve a oportunidade de falar do seu trabalho, dos seus resultados e de suas peculiaridades como uma Fundação-escola, de constituição totalmente atípica e principalmente do seu orgulho em apoiar o "povo de verde" na guarnição do Rio de Janeiro.

Exército Brasileiro e Fundação Osorio, parceiros irmanados no grande objetivo de "formar hoje, o cidadão do amanhã."




  Doações

 

Neste início de ano a escola foi brindada com duas doações muito importantes. Inicialmente, o oferecimento por parte de um pai de aluno de duas tabelas móveis para a prática de "Basquetebol" que foram muito bem-vindas. Logo em seguida, recebemos um "kit" de bolas, do Cel Glycério, da CDE – Comisséo de Desportos do Exército, que iréo ser bastante utilizadas pelos nossos alunos.




  O Trabalho continua...

 

Recuperação da Estrutura do Castelo d’água do Auditório

A Divisão de Administração da Fundação Osorio está realizando a recuperação da estrutura metálica do castelo d’água do Pavilhão do Auditório, incluindo a substituição do reservatório existente. O serviço engloba o reforço das vigas e travessas, refixação das sapatas, pintura da estrutura, substituição de piso metálico, instalação de escada de inspeção e reforma da cobertura. A obra tem por finalidade proporcionar mais segurança, bem como manter em boas condições o abastecimento da água naquele local.




  Semana de Adaptação - 2023

 

Com o objetivo de familiarizar os alunos matriculados no ano de 2023 com as rotinas da Escola, a Fundação Osorio promoveu mais uma semana de adaptação entre os dias de 31 de janeiro e 3 de fevereiro.

Neste período os novos alunos puderam conhecer as principais atividades da Escola, suas principais rotinas e a localização das instalações que irão fazer parte do dia a dia das turmas de aula. Esta foi mais uma atividade nesse início de ano que começa com toda a força e vigor e nos enche de alegrias ao constatarmos o entusiasmo de todos os participantes.

Novamente, a Fundação pode contar com o apoio do Comando do 1° BG que disponibilizou um grupo de militares auxiliando nos movimentos da ordem unida, facilitando o aprendizado do alunado nas futuras cerimônias e formaturas da Escola.

Na mesma oportunidade foram distribuídos aos novos alunos os livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). As obras fornecidas são: didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio às práticas educativas.






FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5