FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Notícias 2024


  Sorteio de vagas para 2025

 


Conforme previsto nas Orientações Gerais das Instruções Reguladoras para Solicitação de Vagas na Fundação Osorio – 2025, foi realizado, no dia 3 de dezembro, às 08:30h, no Auditório da Fundação Osorio, o sorteio público das vagas destinadas aos 1º e 6º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio para 2025. Na oportunidade, alguns dos presentes foram convidados para integrar a comissão que realizou o sorteio. Abaixo instantâneos do evento.



Veja a relação de sorteados



  Primeira Comunhão

 


A Fundação Osorio realizou, na sexta-feira, dia 29 de novembro, a Primeira Comunhão de um grupo de alunos de nossa escola. Depois de uma regular preparação com o apoio do Seminário São José e da coordenação do 1º segmento, 18 jovens alunos, meninos e meninas, participaram da sua Primeira Eucaristia, abrindo o caminho de seus corações para uma vida abençoada e marcando o início de um elo com Deus. A cerimônia foi conduzida pelo Pe Thiago Humelino, vice-reitor do Seminário que nos brindou com uma linda homília que nos permitiu refletir bastante sobre a nossa missão como educadores.




  Conselho Deliberativo FO

 


Ontem, dia 26 de novembro, os integrantes do Conselho Deliberativo da Fundação Osorio estiveram reunidos para a última reunião regular de 2024. Além das informaçães sobre os trabalhos em curso e sobre o planejamento para o ano que vem, o Presidente seguiu a pauta prevista na convocação dos conselheiros e os trabalhos se encerraram com um almoço de confraternização.

Vale destacar que foram homologadas as decisães recentemente aprovadas pelo Conselho de Ensino referentes às mudanças do formato do ano letivo, suprimindo uma das avaliaçães feitas durante o ano escolar, reduzindo para 3 (três) o número de provas. Uma outra importante modificação foi a restrição ao uso de aparelhos celulares, pelos alunos, no interior da escola a partir do próximo ano. A reunião foi coroada de pleno êxito com contribuiçães, críticas e sugestães de todos os participantes.




  Coral da FO

 


O Coral de meninas da Fundação Osorio realizou, na última semana de outubro, uma apresentação vibrante para celebrar o encerramento deste ano letivo - 2024.

Ele é formado exclusivamente por alunas do 1º segmento e foram acompanhadas por seus orientadores e músicos da escola. As meninas do Coral encantaram o público presente com interpretações de clássicos da Música Popular Brasileira, como "Emoções", "Sapato Velho" e "Corcovado", evocando lindas memórias e arrancando aplausos da plateia. O evento foi prestigiado por membros da direção da escola, professores, responsáveis e amigos, que tornaram esse momento ainda mais especial.




  Aulas Públicas da Educação Musical

 


Ainda neste mês de outubro, a coordenação de música liderada pela professora Ana Cristina realizou as "Aulas Públicas" onde os alunos apresentaram o conteúdo aprendido ao longo do ano letivo para os pais, responsáveis e demais integrantes da escola.

Essa foi uma oportunidade única para que os estudantes do 1º segmento mostrassem as habilidades adquiridas com muito esforço e dedicação. Emocionados, responsáveis, professores e todos os presentes se encantaram com momentos de criatividade e arte, celebrando tanto o talento individual quanto o coletivo dos alunos da Fundação.




  Outubro Rosa

 


O Serviço de Orientação Educacional da Fundação Osorio, juntamente com os professores das Ciências Físicas e Biológicas do Ensino Médio/Profissionalizante, alinhados com os objetivos das campanhas desenvolvidas nesse mês, já conhecido como “Outubro Rosa”, promoveram uma palestra sobre a saúde da mulher, proferida por uma médica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, a Capitão Glaucimara Gonzaga Nunes Hacar, do Hospital Aristarco Corrêa, que abordou as principais doenças que são diagnosticadas nas mulheres e as principais medidas preventivas e acauteladoras a serem desenvolvidas por todos nós. As perguntas e as abordagens feitas durante a apresentação demonstraram o interesse despertado pela audiência com relação ao assunto.

Previna-se! Cuidar de sua saúde é um compromisso mais importante.




  “Drogas, o paraíso da ilusão”

 


Com a finalidade de oferecer aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, mais uma oportunidade para refletir sobre esse tema tão polêmico e de grande importância, a Divisão de Ensino promoveu uma apresentação da peça teatral: “Drogas, o paraíso da ilusão”, encenada pelo Grupo Tabu.

O espetáculo foi baseado numa história real, contada exclusivamente através de gestos, expressões faciais, movimentos e utilizou linguagem própria, lúdica e totalmente interativa. O objetivo de chamar atenção para os perigos oriundos da dependência química, foi plenamente alcançado, além de ter multiplicado entre os jovens a capacidade para refletir sobre o assunto, enxergando melhor os perigos causados pelo uso indevido de drogas.




  Entrega do Prêmio Sapoti 2024

 


Na manhã do dia 25 de setembro, por mais um ano, realizamos a cerimônia de premiação do Prêmio Sapoti 2024. O projeto é uma iniciativa da presidente da nossa escola, com a finalidade de estimular a produção escrita do corpo discente. Neste ano o tema levou nossos alunos a reconhecer a (in)existência do sentimento de solidariedade, cooperação e empatia, do cidadão brasileiro, em diferentes situações, de modo a refletir sobre a importância de ações decorrentes dessas atitudes, estimulando as pessoas para perceber diferenças, entender necessidades e olhar para "o outro" como um parceiro na construção de uma sociedade melhor, mais justa e comprometida.

Os alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, foram estimulados pelos professores de Língua Portuguesa, de Redação e de Artes a produzirem desenhos e escreverem textos sobre o tema “Solidariedade, cooperação e empatia no Brasil”. Os agraciados, os três primeiros colocados de cada ano, receberam uma medalha (ouro, prata ou bronze), um certificado de honra ao mérito e uma lembrança do evento.




  E o Trabalho Continua 9

 





  Visita Ilustre

 


A Fundação Osorio recebeu a visita da ex-aluna, Sra Nadja Gonzaga Nagib, que estudou em nossa escola no período de 1959 à 1964, quando concluiu o ginásio, curso correspondente ao 2º segmento, junto com “Técnico em Secretariado”.

Foi uma visita plena de sentimentos de gratidão, orgulho e saudade. A Sra Nadja, acompanhada de seu filho, o Sr Gustavo, declarou que os ensinamentos recebidos na Fundação moldaram sua vida pessoal e profissional. Formada em Telejornalismo e Administração, depois de aposentada foi morar nos Estados Unidos da América, segundo ela, ainda com o inglês aprendido aqui. Feliz e emocionada com a evolução da escola, agradeceu a oportunidade e parabenizou a Direção e a Administração pelo cuidado dedicado à querida Fundação Osorio.




  Jogos Regionais do Sudeste – 2024

 

Mais uma vez, a Fundação Osorio participou das competições entre Colégios Militares, desta feita em âmbito regional na cidade de Juiz de Fora – MG, entre 14 e 19 de julho, brigando por medalhas com os CMRJ; CMJF; CMVM e CMSP. Apesar das dificuldades logísticas e financeiras, a delegação da escola se deslocou para Minas Gerais e, com muita garra e entusiasmo, competiu e mostrou o resultado de um trabalho surpreendente realizado pela Divisão de Ensino, particularmente pela Coordenação da Educação Física, que tem trazido mudanças importantíssimas na forma de treinar e praticar esportes.

Além de diversas medalhas individuais, os troféus de Natação masculino e feminino, de Futsal masculino e de Basquetebol feminino ficaram na escola e trouxeram grandes alegrias para alunos e professores. Outro destaque registrado nessas competições foi o recorde batido pela nossa equipe de natação mista, no revezamento 4 x 50 livre, com a marca de 01:51:09, bravamente vencida pelos alunos: João Vitor Chaves, Sophia Lassance, Maria Valentina e Jonathan Maciel.

Os jogos de 2024 mostraram que as competições esportivas são um importantíssimo diferencial no trabalho educacional desenvolvido pelas escolas. A integração, a inclusão estão presentes nas disputas e o congraçamento entre os colégios e as torcidas são uma prova disso.

Parabéns aos nossos atletas, aos pais e responsáveis, parabéns aos nossos professores.








  Lendo, escrevendo e experimentando

 


Na semana passada, a Coordenação do 1º segmento da Fundação Osorio, com o apoio da Divisão de Administração, proporcionou aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma aula bastante diferente e motivadora. As Professoras Fernanda Lutz e Márcia Mota orientaram suas turmas na confecção de placas para identificar legumes e verduras, que foram utilizados no preparo da “sopa da Barbie” e da “sopa do Huck “, servidas aos alunos, em seguida, no refeitóe;rio da escola. Como é gostoso aprender assim: lendo, escrevendo e experimentando!!!




  Jogos Escolares do Rio de Janeiro

 


Nesse sábado, 30 de junho, a Fundação Osorio participou com 2 atletas da competição de natação – categoria A dos Jogos Escolares do Estado do Rio de Janeiro, obtendo excelente performance. O aluno João Vitor Chaves Coelho conquistou 3 medalhas de ouro nas 3 provas que disputou (50 e 100 metros borboleta e 200 metros medley). O aluno Davi Amâncio Nascimento, disputando outras provas, conquistou o 4° lugar nos 50 metros livre. Parabéns aos jovens estudantes atletas pelos resultados.




  2ª Reunião do Conselho Deliberativo da Fundação Osorio

 


Foi realizada, no último dia 02 de julho, a 2ª reunião do Conselho Deliberativo da Fundação Osorio com a presença de nossos conselheiros e dos Chefes de Divisão, a fim de analisar as principais atividades em curso, alguns resultados alcançados, além de discutir as principais estratégicas a seguir, diante de alguns obstáculos enfrentados, hoje, pela Direção de Ensino. O principal alvo das conversas foi o corte orçamentário de mais de R$ 1.200,000 (um milhão e duzentos mil reais), que têm trazido bastante preocupação a todos nós. Foram também apresentados e aprovados os balancetes dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril do corrente ano.

Na mesma ocasião, o Coronel Salgueiro fez a despedida de dois integrantes do grupo, o professor Paulo Sérgio Alves de Souza e a Sra. Sarita Léa Schaffel, que nos deixam, após 8 anos de trabalho, devido a imposições estatutárias.




  Visita da DEPA

 


A escola recebeu na manhã do dia 26 de junho a visita do Diretor de Educação Preparatória e Assistencial, Gen Bda Marcelo ZANON Harnisch, acompanhado pelo Cel VICTOR José Queiroz Cabral, Comandante do CMRJ, que vieram conhecer as práticas escolares desenvolvidas na Fundação Osorio, particularmente nas atividades do 1º segmento do Ensino Fundamental.

Além de troca de experiências, a jornada foi bastante proveitosa e se constituiu numa especial oportunidade de apoio daquela Diretoria e do DECEx aos trabalhos em curso e às parcerias que vem sendo fortalecidas.






  Comemorações na Aeronáutica

 


A Força Aérea Brasileira, comemorou no dia 12 de junho, na Base Aérea dos Afonsos, o 93° Aniversário do Correio Aéreo nacional e o dia da Aviação de Transporte. Estiveram presentes militares da ativa e da reserva, muitos convidados e escolas cívico-militares da cidade do Rio de Janeiro.

A Fundação Osorio participou da cerimônia com a sua Guarda-Bandeira, que se apresentou com a costumeira vibração e garbo, causando excelente impressão no público presente ao evento. Mais uma vez a nossa escola se destaca em apresentaççes externas.








  Visita à Fortaleza de Santa Cruz da Barra

 


Os alunos do 5 e 7° anos da Fundação Osorio visitaram, nos dias 15 e 16 de maio, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, sítio histórico de importância inigualável no sistema defensivo da cidade do Rio de Janeiro durante muitos anos. A pedra fundamental do Forte, data do ano de 1555 e ele é a mais antiga construção militar de ocupação contínua das Américas, no Brasil.

Além de contemplar uma paisagem magistral, os alunos puderam conhecer as curiosas histórias das masmorras; das prisões que diminuíam de altura; da imagem de Santa Bárbara, que foi entregue no endereço errado e insistiu em permanecer ali, além ver de perto a estrutura bélica, composta de canhões e muralhas construídas com pedras cortadas e assentadas à mão, que nos defenderam contra as invasões dos inimigos estrangeiros.

Oportunidade única para os nossos alunos. Um passeio atraente, de conteúdo histórico muito valioso e que permitiu a todos conhecerem um pouquinho mais sobre o nosso estado e o nosso País.






  Visita à EsSLog

 


Como parte da programação da XVII Feira Profissional da Fundação Osorio, o 2° ano do Ensino Médio Profissionalizante, dos cursos técnicos de Administração e Meio Ambiente, visitaram a Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), situada na Vila Militar. A atividade permitiu mostrar aos nossos alunos as opções de carreira nos cursos ofertados pelo Exército Brasileiro naquela escola, tais como Intendência, Material Bélico, Música, Topografia, Manutenção de Comunicações e Saúde. Nossos alunos puderam vivenciar a rotina da EsSLog, conhecendo os espaços pedagógicos de todos os cursos e a infraestrutura de ensino lá existente, além de manter contato com os profissionais que trabalham naquela Instituição.






  Visita de comitiva do CEP

 


Na quinta-feira, dia 16 de maio, o comandante do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP), Cel Drumond, juntamente com uma comitiva de oficiais, esteve na Fundação Osorio para retribuir a visita do nosso Presidente àquela Organização Militar e iniciar as tratativas para uma futura parceria institucional. O encontro foi marcado por uma reunião com a direção da escola. Depois da conversa todos os visitantes conheceram nossas instalações e o nosso trabalho.

Cabe destacar que o CEP é uma instituição de ensino do Exército Brasileiro, situada no bairro de Leme, Rio-RJ que tem por missão a capacitação de recursos humanos nas áreas de ensino, comunicação social, podendo atender muitas de nossas necessidade e dificuldades, assim como podemos ajudá-los com as nossas experiências escolares, particularmente na faixa etária em que atuamos.






  Torneio de Xadrez – Osorio, o Legendário

 

No início do mês de maio, foi realizada a 1ª edição do Torneio de Xadrez – Osorio, o Legendário. A competição contou com a participação de 127 alunos, desde o 3° ano do Ensino Fundamental (EF) até o 3° ano do Ensino Médio (EM), e foi organizada em 2 categorias: mirim (3° ao 5° ano EF) e iniciante (6° ano EF ao 3° ano EM).

Os confrontos finais ocorreram, no dia 9 de maio, no tabuleiro gigante localizado na "Praça do Xadrez". O resultado geral foi:


                  Categoria Mirim


Campeão: Aluno Rafael Infante          – 4° ano EF

Vice-Campeão: Aluno José de Sena  – 5° ano EF

3° Lugar: Aluna Ana Catarina Franco – 5° ano EF


                  Categoria Iniciante


Campeão: Aluno Eric Marcio Souza       – 8° ano EF

Vice-Campeão: Aluno Lucas Carvalhaes – 1° ano EM

3° Lugar: Aluno Miguel Patrocínio           – 7° ano EF


Os campeões receberam troféus e os atletas 1°, 2° e 3° melhores classificados, em cada categoria, foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente.

Este foi mais um evento apoiado pela APAFO e que tem despertado um interesse cada vez maior, entre os integrantes do Corpo de Alunos.






  O Marquês do Herval

 

Com muita alegria, comemoramos os 215 anos do nascimento de nosso patrono o General Osorio. O texto a seguir, de autoria do Professor Eduardo, nos permite conhecer mais detalhes de sua vida e de sua obra.






Manuel Luís Osorio, o Marquês do Herval

 


A Fundação Osorio tem as suas origens em 1907, quando professores do Colégio Militar e da Escola Militar apresentaram ao Ministro da Guerra a sugestão da criação de uma comissão para organizar os festejos do centenário de nascimento do Gen Manuel Luís Osorio, Marquês do Herval, objetivando também a criação de educandário que atendesse às órfãs de militares do Exército e da Marinha.

A Fundação Osorio tem as suas origens em 1907, quando professores do Colégio Militar e da Escola Militar apresentaram ao Ministro da Guerra a sugestão da criação de uma comissão para organizar os festejos do centenário de nascimento do Gen Manuel Luís Osorio, Marquês do Herval, objetivando também a criação de educandário que atendesse às órfãs de militares do Exército e da Marinha.


E qual é o histórico do Gen Osorio?


Nascido no Rio Grande do Sul, nas terras de Vila de Nossa Senhora da Conceição do Arroio, atual cidade de Osorio, em 10 de maio de 1808. Com 15 anos incompletos alistou-se como voluntário na Cavalaria da Legião de São Paulo e acompanhou o regimento de seu pai na luta contra as tropas portuguesas estacionadas na Cisplatina, atual Uruguai, durante a Guerra de Independência do Brasil, 1822 – 1823. Com apenas 15 teve seu batismo de fogo à margem do arroio Miguelete, nas proximidades de Montevidéu.

Entre 1825 e 1828 teve de enfrentar nova campanha, na Guerra Cisplatina. Em 12 de outubro de 1825, junto ao arroio Sarandi, sob o comando de Bento Manuel, o Alferes Osorio combateu os orientais de Lavalleja à testa de seus lanceiros e se destacou não apenas por ser o único oficial do seu esquadrão a sobreviver à batalha de Sarandi, mas também por salvar a vida de seu comandante.

No início de 1827, Osorio continuava em campanha na região de Santana do Livramento e em 20 de fevereiro de 1827, na Batalha de Passo do Rosário (Ituzaingó), seus lanceiros foram o único corpo de tropa brasileira que não foi desbaratado durante a batalha. Em outubro, foi promovido a tenente e participou das conversações de paz com a desanexação da Cisplatina e reconhecimento da independência do Uruguai, acompanhando o General Lecór.

Em 1835, irrompia na província gaúcha a Guerra dos Farrapos, caracterizada por agitações separatistas que, por dez anos, ameaçou a unidade do Império. O tenente Osorio, à época, servia o 2° Corpo de Cavalaria Ligeira, na Vila de Bagé, sob o comando do capitão Mazzaredo, que abandonou a praça e entregou-a aos farrapos. Osório conduziu seu superior até a fronteira e apresentou-se depois ao coronel Bento Manuel Ribeiro.

De espírito liberal, Osorio teve simpatia pela causa farroupilha, combatendo inicialmente ao lado dos rebeldes, até a proclamação da República Rio-grandense (República de Piratini), em 1836, quando o movimento tomou feição separatista, o que ele não aceitou, motivo pelo qual integrou-se ao Exército Imperial, no qual permaneceu até o fim da revolta. Participou, ainda, nos combates contra os rebeldes em Porto Alegre, Caçapava do Sul e Erval. Tornou-se capitão em 1838 e major em 1842. Em 1844, solicitou a sua reforma, mas o Exército não querendo dispensá-lo, nomeou-o tenente-coronel, comandante do 2° Regimento de Cavalaria de Linha. Auxiliou Caxias na feitura da paz de Poncho Verde, que se selou em 25 de fevereiro de 1845. Finda a Revolução Farroupilha, o imperador Dom Pedro II, ainda muito jovem, decidira visitar a Província com o fito de consolidar a paz firmada. Caxias confiou a Osorio a delicada missão:

"O 2° Regimento, reorganizado e adestrado pelo próprio Osorio, escoltar o Imperador através da campanha, desde a Vila da Cachoeira até São Gabriel, na ida e na volta"

No início de 1855, após breve instalação na guarnição do Jaguarão, Osorio foi nomeado para comandar fronteira de São Borja. Promovido a brigadeiro-graduado em dezembro de 1856, logo depois foi incumbido de organizar uma expedição para descobrir ricos ervais, entre os rios Pindaí e Sebolati, no Alto Uruguai. Bem-sucedido na missão, veio a receber mais tarde o título nobiliárquico: marquês do Herval. Mais tarde, foi designado inspetor de cavalaria do Norte do Brasil, onde permaneceu por pouco tempo.

As agressões de Solano Lopez ao Brasil e à Argentina motivaram, em 1865, a assinatura do Tratado da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) contra o Paraguai. Ao eclodir a Guerra da Tríplice Aliança (1864 - 1870), Osorio era o militar de maior prestígio no Prata, tendo atuado ininterruptamente por 42 anos em campanhas sucessivas. Por conta disso, recebeu, em 1° de março de 1865, o comando do I Corpo do Exército Imperial, instalando seu quartel general em Paissandu. Por força do acordo da Tríplice Aliança, entretanto, o comando geral das operações foi entregue ao general argentino Bartolomé Mitre, com quem Osorio nem sempre se entendia bem.

Osorio obteve o título de barão em maio de 1866 e o de visconde com grandeza em 1868. No ano seguinte, antes de findar a guerra, recebeu o título de marquês do Herval. Em agosto de 1871, Deodoro da Fonseca entregou-lhe solenemente, em Porto Alegre, custosa espada de honra, uma obra prima de ourivesaria, cinzelada em ouro e ornada de brilhantes, custeada pelos oficiais comandados por Osorio na guerra. Na lâmina, de aço, estavam gravadas as batalhas e combates em que Osorio participara.

Finda a Guerra, nas quatro primeiras décadas que se seguiram, a vitória na Batalha de Tuiuti, considerada a mais importante da campanha, foi a principal comemoração militar brasileira, sendo que nas comemorações, destacava-se como principal herói o general Osorio.

Com a paz, em 11 de janeiro de 1877, Osório foi nomeado pela Princesa Isabel Senador do Império pela Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, sua terra natal. Em discurso no Senado, declara: "A farda não abafa o cidadão no peito do soldado". Apesar de republicano em sua juventude, acabou por converter-se ao credo monarquista, tornando-se um dos seus mais ferrenhos defensores.

Osório foi nomeado Ministro da Guerra no Gabinete Sinimbu em 1878. Permaneceu no cargo até a sua morte, em 4 de outubro de 1879, no Rio de Janeiro - RJ, aos 71 anos de idade, doente com pneumonia.

Em 1° de dezembro de 1993, deu-se início ao solene translado dos restos mortais do Marechal Osorio, passando pelos Municípios de Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre. Em 11 de dezembro, seu corpo foi depositado no jazigo nas proximidades da casa onde nasceu, já no interior do parque histórico ali criado.

Ao longo de sua vida foi agraciado com os títulos de barão do Herval (1 de maio de 1866), visconde do Herval (11 de abril de 1868) e de marquês do Herval (29 de dezembro de 1869). Foi casado com Francisca Fagundes, de quem teve quatro filhos: Fernando Luís Osorio (1848-1896), Adolfo Luís Osorio (1847-?), Manuela Luísa Osorio (1851-1930) e Francisco Luís Osorio (1854-1910).

Hoje, como máxima homenagem, é o patrono da arma de cavalaria do Exército Brasileiro.


                                             Eduardo Neves da Silva - Cel

                                  Professor de História da Fundação Osorio


Assista ao vídeo!


  Governança Corporativa na FO

 

Governança Corporativa é um conceito que emerge da gestão das empresas sendo determinante, hoje, na busca da sustentabilidade e perenidade de qualquer organização, garantindo a conquista de seus objetivos, a consolidação de seus princípios e a geração de valor para os seus negócios. As melhores práticas de Governança Corporativa na Fundação Osorio são regidas por princípios, que são fielmente seguidos por todos os integrantes da escola.

Entre esses princípios, a "Responsabilidade Corporativa" expõe a ideia de que os conselheiros e executores numa organização devem "ter uma ampla visão de longo prazo, de sustentabilidade, acolhendo considerações de caráter social e ambiental". Na escola, este particular está muito bem internalizado por todos e pode ser constatado ao verificarmos a quantidade de alunos e funcionários oriundos da comunidade vizinha trabalhando conosco. Ao observarmos o sucesso da incorporação do curso técnico profissionalizante em Meio Ambiente entre as opções de escolha dos alunos. Por fim, na proteção e nos cuidados de todos com a "área de Preservação Ambiental" na qual estamos inseridos.

Entendemos que a Governança Corporativa nos auxilia a manter vivo o pensamento crítico, questionando resultados, processos e ações, sempre desafiando argumentos preconcebidos e considerando perspectivas alternativas. O pensamento crítico é essencial para cidadania, para a resolução de problemas, para a melhor escolha e melhores decisões.






  Destaques desportivos

 

Muitas são as nossas alegrias com o trabalho educacional desenvolvido na Fundação Osorio, a maioria delas voltadas para o sucesso escolar dos alunos, no entanto os destaques também aparecem em outras áreas. Desta feita, na área desportiva, com as notícias veiculadas recentemente pela mídia.

A aluna Sophia Lassance Kunstmann, do 2º ano do Ensino Médio do curso Técnico em Administração, medalhista de bronze nos 50 metros livres da natação dos Jogos da Amizade 2023, vem se destacando em diversas competições em que participa. Em fevereiro deste ano, conquistou a medalha de ouro em sua faixa etária no maior festival de águas abertas e esportes de praia do mundo, o Rei e Rainha do Mar, evento realizado na praia de Copacabana, reunindo atletas amadores e estrelas mundiais.

O Aluno Luan Diogo Ferreira, do 2º ano do Ensino Médio do curso Técnico em Administração, medalhista de ouro na competição de judô dos Jogos da Amizade de 2023, foi também campeão Carioca, Brasileiro, Sul-americano e Mundial no mesmo ano. É o atual líder do ranking Brasileiro de luta livre.

Parabéns aos nossos atletas, esperando que os exemplos de garra e determinação, continuem a inspirar outros colegas e a divulgar a "marca" da nossa escola.






  O TRABALHO CONTINUA

 

Em diversas áreas, o processo de “melhoria contínua” da escola continua evoluindo. Muitas vezes um trabalho silencioso, até subterrâneo, vem sendo executado na busca das melhores condições de segurança para todos nós. Desta vez, foi plenamente concluída a operação de retirada da fiação aérea que energizava o pavilhão Cassilda Martins e alimentava o nosso “Datacenter”.

Os fios entre as árvores ofereciam um risco para funcionário e alunos, além de estarem totalmente expostos às intempéries e à queda de galhos. Gradativamente, a Divisão de Administração e a Seção de Serviços Gerais planejaram e executaram a obra, desde a construção de caixas de passagem enterradas, compra e instalação de dutos, até a colocação de cabos especiais no seu devido lugar. A escolha de um dia sem expediente, 28 de março, quinta-feira, facilitou as operações e evitou maiores transtornos, já que havia a necessidade de desligar a rede elétrica e os sistemas de controle da STI.

A Direção da Escola cumprimenta a todos pelo sucesso obtido ao final dessa jornada e particularmente agradece aos que estiveram diretamente envolvidos no trabalho, neste feriado.







  2ª OBMEP MIRIM

 

A formatura da escola no dia 15 de março teve com principal finalidade a entrega das medalhas da 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática Mirim aos alunos do 1° e 2° segmentos que se destacaram por suas notas e ganharam medalhas de mérito pelo desempenho na avaliação. Ao todo, 39 alunos da Fundação Osorio foram premiados, sendo 4 primeiros lugares, 12 segundos lugares e 23 terceiros lugares.

A OBMEP Mirim, realizada em 2023, contou com a participação de 4 milhões e 200 mil estudantes de 27.937 escolas públicas e 1.720 particulares de todo o país. A Olimpíada tem por objetivo transformar a relação das crianças com a disciplina de Matemática nas séries iniciais, introduzindo aspectos criativos e lúdicos no processo de aprendizagem, além de desmistificar a ideia de que essa matéria é um "terror".

Parabéns aos alunos premiados!






  AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

 

Já totalmente integrado às rotinas da escola, o Processo de Avaliação do Desempenho vem sendo desenvolvido, avaliando o corpo docente e homologando promoções que são materializadas no contracheque de nossos professores.

As fotos apresentadas registram o trabalho da comissão de avaliação, neste início do ano, e que evidenciam a preocupação da Direção da escola em agilizar os procedimentos para transformar o esforço na capacitação individual e no desempenho profissional em dividendos à disposição de nossos colaboradores.






  Visita ao Pantheon de Caxias

 

Uma representação de alunos do 9° ano da Fundação Osorio esteve, no dia 27 de fevereiro, visitando e conhecendo em detalhes o Pantheon do Duque de Caxias, localizado junto ao imponente Palácio Duque de Caxias, ao lado da Avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade do Rio de Janeiro.

O monumento que remonta à época da inauguração de uma das mais conhecidas avenidas do nosso centro urbano, homenageia Luis Alves de Lima e Silva, insigne herói da pátria. O mausoléu contém os seus restos mortais e de sua esposa, sua coroa ducal e a sua espada, importantes peças do acervo histórico daquele que foi escolhido como patrono do Exército Brasileiro.

A visita proporcionou contato bem próximo com a história deste ilustre brasileiro, um cidadão e soldado exemplar, cujas ações resultaram na grandeza e na unidade territorial de nosso país.

Lembrando de situações difíceis, quando a tropa e a Pátria estiveram em perigo num momento dramático, em Itororó, na guerra da Tríplice Aliança, ecoou o brado do líder maior de nosso Exército: "sigam-me os que forem brasileiros".

Caxias um exemplo!






  "Cultos em ação de graças"

 

Todo início de ano a escola para por alguns minutos e dedica um pequenino tempo para rezar. Este ano, no dia 27 de fevereiro, fizemos uma missa católica, um culto evangélico e um culto espírita, onde agradecemos a Deus as graças recebidas e pedimos forças para a continuação do nosso trabalho em prol da Educação.

Em breve registro, o Presidente lembrou das dificuldades da falta de recursos financeiros, materiais e de pessoal, mas ao mesmo tempo observou que o valor e a vontade de um grupo de colaboradores dedicadíssimos têm feito muita diferença nos resultados alcançados.

Concluindo, destacou que: "nada nos abalará" e "que nada nos derrotará", já que nossas crenças nos sustentam e nossas orações nos fortalecerão.

                      "Donare ad docendum."






  Retrospectiva 2023

 

Assista ao vídeo que registra algumas memórias da nossa escola no ano de 2023.

Clicando aqui para assistir.




  Novos alunos

 

Mais uma vez, com alegria e emoção, fizemos a recepção aos novos alunos e aos seus familiares. Muita gente participando, conhecendo e se familiarizando com os novos horários e a novas rotinas.

A escola e todas as equipes de trabalho se orgulham dos resultados que temos alcançado. Vibramos com as mensagens e agradecimentos recebidos no fim do ano passado. Agora, vibramos com os que conosco dão os primeiros passos desse novo ano letivo. Fiéis aos nossos compromissos e aos princípios, crenças e valores que nos sustentam, damos as boas-vindas aos que chegam, torcendo para que rapidamente estejam integrados ao nosso grupo, a família Fundação Osorio.








FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5